Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Arquivado

Este Post foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Notícias

Encontrada na Colômbia a maior vala comum da América Latina

Posts Recomendados

Recentemente, na Colômbia, foi descoberta a maior vala comum da história contemporânea do continente latino-americano, horrenda descoberta que foi quase totalmente invisibilizada pelos meios de comunicação de massa na Colômbia e no mundo. A vala comum contém os restos de ao menos 2.000 pessoas e está em La Macarena, departamento de Meta. Desde 2005, o Exército, espalhado pela zona, enterrou ali milhares de pessoas, sepultadas sem nome.

 

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos

 

A reportagem está publicada no sítio colombiano Cronicón, 29-07-2010. A tradução é do Cepat.

 

A população da região, alertada pelas infiltrações putrefatas dos cadáveres na água potável, e afetada pelos desaparecimentos, já havia denunciado a existência da vala em várias ocasiões ao longo de 2009: havia sido em vão, pois a fiscalia não realizava as investigações. Foi graças à perseverança dos familiares de desaparecidos e à visita de uma delegação de sindicalistas e parlamentares britânicos que investigava a situação dos direitos humanos na Colômbia, em dezembro de 2009, que se conseguiu trazer à luz este horrendo crime perpetrado pelos agentes militares de um Estado que lhes garantia a impunidade.

 

Trata-se da maior vala comum do continente. Dois mil corpos em uma vala comum, isso é um assunto grave para o Estado colombiano, mas sua mídia, e a mídia mundial, cúmplices do genocídio, se encarregaram de mantê-lo quase totalmente em silêncio, quando para encontrar uma atrocidade parecida é preciso remontar às valas nazistas. Este silêncio midiático está sem dúvida vinculado aos imensos recursos naturais da Colômbia e aos mega-negócios que ali se gestam em base aos massacres.

 

A Comissão Asturiana de Direitos Humanos, que visitou a Colômbia em janeiro de 2010 (menos de um mês depois da descoberta da vala), perguntou às autoridades sobre o caso. As respostas foram preocupantes: na fiscalia, na procuradoria, no Ministério do Interior, na ONU, todos tentam se esquivar do assunto. E enquanto isso, tratam de “operar” a vala para minimizá-la, mas a delegação britânica a constatou, e as próprias autoridades reconheceram ao menos 2.000 cadáveres. Em dezembro, “o prefeito, aliado do governo, o denunciou também junto ao sepulteiro”, mas depois, as pressões oficiais tendem a fazer “diminuir suas apreciações sobre o número de corpos”.

 

A Delegação Asturiana denunciou a ostensiva vontade de alterar a cena do crime: “ninguém está protegendo o lugar. Ninguém está impedindo que se possam alterar as provas. Que um trator possa entrar e voltar a misturar os cadáveres anônimos, a tirá-los e levá-los para outro lugar”. “Solicitamos às instituições responsáveis do Governo e do Estado colombiano que implementem as medidas cautelares necessárias para assegurar as informações já registradas nos documentos oficiais, que tomem as medidas cautelares necessárias com a finalidade de assegurar o perímetro para prevenir a modificação da cena, a exumação ilegal dos cadáveres e a destruição do material probatório que ali se encontra (...) É fundamental a criação de um Centro de Identificação Forense em La Macarena com a finalidade de conseguir a individualização e plena identificação dos cadáveres ali sepultados”.

 

A Delegação Asturiana transmitiu às autoridades outra denúncia. As autoridades aduziram desconhecimento, e alegaram incapacidade operativa: “há tantas valas comuns em nosso país que...”. Trata-se do município de Argelia em Cauca: “Um ‘matadouro’ de gente, onde as famílias não puderam ir buscar os corpos de seus desaparecidos, pois os paramilitares não as deixaram entrar novamente em suas comunidades: deslocaram os sobreviventes”. As vítimas sobreviventes relataram: “havia pessoas amarradas que soltavam aos cachorros esfomeados para que os assassinassem pouco a pouco”.

 

Na Colômbia, a Estratégia Paramilitar do Estado colombiano, combinada com a ação de policiais e militares, foi o instrumento de expansão de latifúndios. O Estado colombiano desapareceu com mais de 50.000 pessoas através de seus aparelhos assumidos (policiais, militares) e de seu aparelho encoberto: sua Estratégia Paramilitar. O Estado colombiano é o instrumento da oligarquia e das multinacionais para a sua guerra classista contra a população: é o garante do saque, a Estratégia Paramilitar se inscreve nessa lógica econômica.

 

A invisibilização de uma vala comum das dimensões da vala de La Macarena se inscreve no contexto de que os negócios de multinacionais e oligarquias se baseiam nesse horror, e em que esta vala seja produto de assassinatos diretamente perpetrados pelo Exército nacional da Colômbia, o que prova ainda mais o caráter genocida do Estado colombiano em seu conjunto (para além do seu presidente Uribe, cujos negócios e vínculos com o narcotráfico e o paramilitarismo estão mais do que comprovados).

 

A cumplicidade da grande imprensa é criminosa, tanto a nível nacional como internacional. Os povos devem romper o silêncio com que se pretende ocultar o genocídio. Urge solidariedade internacional: a Colômbia é, sem dúvida, um dos lugares do planeta no qual o horror do capitalismo se plasma da forma mais evidente, em seu paroxismo mais absoluto.

Compartilhar este post


Link para o post

O Chavez é o Uribe de esquerda ou o Uribe é o Chavez de direita.

Compartilhar este post


Link para o post

Pra mim os dois merecem ir pra vala! ::bruuu::::lol3::

O Chavez é o Uribe de esquerda ou o Uribe é o Chavez de direita.

Compartilhar este post


Link para o post

Sim! Merecem os 2, menos o povão da Colombia e da Venezuela. Só que apenas o Chavez é satanizado, pois a nossa imprensa é um partidão de direita e trata o Uribe como exemplo a ser seguido! É o mocinho da América do Sul e tá aí a prova que esse é um canalha igual ou até pior que o outro! É pior, pois pelo menos ainda não acharam esses valões na Venezuela. Ainda...

Compartilhar este post


Link para o post

Os caras so dao Ibope aqui na terra do "gracas a Deus"... Pergunta pra algum filho do Tio San ou algum Lorde da Rainha se eles sabem quem eh Chaves e Uribi..... Acho que o Seu madruga eh mais famoso!

Que venha o "Santos" agora, neto, sobrinho, irmao etc do mesmo de sempre... e sem os meninos da vila pra ficar xingando torcedor na web!...kkkkk.

Felizmente acho que ano que vem vou poder comprovar qual eh a dele! Vou botar fogo em Bogota.. Ah Vo bota!..kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post

A Colômbia é uma país 10 pra viajar. Fui e recomendo, mas se ainda estiver igual fica a impressão para o viajante que eles vivem um estado de sitio permanente. Soldados por toda parte e daí para cometer esse tipo de coisa é um pulo. Deu no que deu. Em tese é uma democracia. Uma democracia que prende, mata e enterra inimigos políticos na vala comum! Em Cuba, que é uma ditadura, eles prendem e deixam lá... Não sei o que é pior. Só que Cuba e Venezuela é pau na moleira diariamente na Rede Globo, Folha, Estadão, etc

 

E Leo, eles não dão só Ibope aqui não. Os EUA tem bases militares na Colômbia e o Chavez é figurinha carimbada na televisão americana... hahahaha! É o Satan, os americanos tem medo dele! uhauhauauha!

 

Compartilhar este post


Link para o post

Ah Silnei... Os EUA tem tanto medo do Chaves quanto de um urso de pelucia. O Unico medo que eles tem eh do maluco tocar fogo nos pocos de Petroleo e botar a culpa no Uribe!!!...kkkkk.. Na base da Colombia deve estar a Brigada de Incendio!....kkkkk

Filminho preconceituoso esse ai hein..kkkk... Botaram o Lula no pior angulo dele!..rsrsrs... E ele so queria ser tratado como igual!

Patrao.. Ano que vem nao vou mochilar nao.. To eh mudando pra la!!!...se tudo der certo pelos proximos 10 anos, Medellin sera meu lar doce lar..rsrsrs ( future!)

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post

É verdade Leo,

 

O governo dos EUA tem medo mesmo é da coisa ficar pior na economia deles, huahuahuahua! É por isso que eles estão de olho no Chavez. No fundo é mesma conversa de sempre! Querem o petróleo dos Venezuelanos e se possível bem baratinho. ::hahaha:: Esse filme do Oliver Stone ficou um panfletão pró Hugo Chavez, mas vale a pena assistir.

 

Vai morar na Colômbia!? ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Eu achei a Colômbia o país da América do Sul que mais se parece com o Brasil. O povo, as paisagens...

Gostei de Bogotá, é um cidade bem estruturada até, tem uns bairros boêmios com bares e restaurantes, calçadas largas com ciclovias. Medellin eu não conheci! Passei de busão por Cali. Nos arredores da cidade tem plantações de trigo. Bonitas paisagens. Tú vai espalhar Radar Eletrônico pela Colômbia inteira né? ::hahaha::

Compartilhar este post


Link para o post

Ainda tô pensando se vou deixar ele ir pra Colômbia!!!!! E se eu vou junto!!!!!

 

Silnei,

Imagina o Leo mandando multa pras Farc e pra esse governo aí??????

Vou ficar viúva rapidinho! Se bobear ele vai pra vala tb!!!!!!! ::ahhhh::

 

::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

Compartilhar este post


Link para o post

Visitante
Este post está impedido de receber novas mensagens


×
×
  • Criar Novo...