Ir para conteúdo

Morar em Portugal vale a pena?


Posts Recomendados

  • Membros

Boa noite galera, estou pensando em morar em Portugal, Braga. Loucura que surgiu entre eu e minha esposa, curtimos muito a Europa a pesar de nunca termos ido, íamos apenas para conhecer, mas tantas pessoas foram e ficaram por la, que estamos pensando nisso. Alguém aí que já foi a Portugal o que acha da qualidade de vida deles? Eu estou otimista e acredito que vá valer a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vocês conseguirão morar legalmente lá?  

Ou irão ficar ilegalmente por lá, trabalhando em sub-empregos, sem registro, sem direitos, ganhando uma miséria e ficar a vida inteira com medo, fugindo e se escondendo das autoridades, pois se estiver ilegal, você pode ser deportado a qualquer momento?

Você tem alguma profissão altamente qualificada que lhe permita arrumar emprego facilmente? Ou vai ter que concorrer com milhares de portugueses desempregados que tem formação profissional melhor que a sua?

Se você conseguir ir legalmente e tiver uma boa formação, que lhe permita arrumar um bom emprego e que pague bem, a qualidade de vida costuma ser boa.

Mas se for ilegalmente, somente uma pequena minoria consegue uma qualidade de vida decente, a grande maioria acaba tendo uma qualidade de vida pior do que no Brasil.  Eu morei 10 anos legalmente na europa (sou engenheiro formado e trabalhava na área numa multinacional) e consegui ter um bom padrão de vida lá, e conheci muito brasileiro que estava ilegalmente, passando perrengue todo dia, mas a maioria não queria assumir o seu fracasso, e ficava posando de bem sucedidos para os seus amigos e parentes no Brasil. 

Um detalhe, um salário líquido de 2 mil Euros pode parecer tentador se converter para Reais pois dá mais de 8 mil reais, mas lembre que lá tudo é pago em euros, e o custo de vida é muito mais alto, e um salário de 2 mil Euros tem menos poder de compra do que um salário de 3 mil Reais no Brasil.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei changed the title to Morar em Portugal vale a pena?
  • 2 meses depois...
  • Membros
12 horas atrás, dianacavalcanti disse:

Nossa, que medo. Estou indo morar como estudante por seis meses com uma bolsa de 1300 euros... Se 2000 não dão pra nada, imagina 1300

Tudo depende de onde você vai morar e com o que você vai gastar o seu dinheiro.

Por exemplo, você vai alugar uma casa/apto de 2 quartos e pagar sozinha o aluguel, água, luz, condomínio, internet, gás, etc, ou vai morar no alojamento da universidade ou numa republica dividindo os custos entre 4 ou 5 pessoas?

Você vai conseguir se alimentar no restaurante universitário, que normalmente é subsidiado e bem barato, ou terá que pagar preço normal nos restaurantes e supermercados?

Você vai querer comprar um carro e ter gastos com gasolina, "impostos" e taxas de licenciamento? Ou vai andar a pé...

E assim por diante...

Uma coisa bem diferente é você ir para passar 6 meses ou 1 ano estudando, morando em república ou alojamento e comendo no RU, você aguenta estes pequenos desconfortos, afinal é por pouco tempo, outra bem diferente é morar e trabalhar definitivamente lá, você vai querer ter um padrão de conforto e vida mais elevado e custoso do que um estudante.

 

Por exemplo, quando eu fiz o meu mestrado na Alemanha, eu consegui passar 2 anos gastando entre 500 e 600 Euros por mês, mas eu morava no alojamento da universidade, almoçava e jantava no R.U. da universidade e ônibus era quase de graça para estudantes.

Depois do mestrado voltei ao Brasil, e após uns anos voltei a morar na Alemanha, desta vez para trabalhar e morar. Nesta segunda vez, quando eu tinha que pagar tudo por conta e sem subsídio por ser estudante, no inicio gastávamos entre 1.200 e  1.500 Euros por mês para mim e minha esposa entre aluguel,  comida, supermercado, ônibus, condomínio, luz, aquecimento, internet, telefone, etc...

Isto morando um um apto minúsculo e ruim e sem carro, mas depois de um tempo acabamos pegando um apto maior e um carro, por que o trabalho da minha esposa ficava longe era complicado ir de ônibus, o que aumentou bastante os nossos custos mensais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
12 horas atrás, dianacavalcanti disse:

Nossa, que medo. Estou indo morar como estudante por seis meses com uma bolsa de 1300 euros... Se 2000 não dão pra nada, imagina 1300

As bolsas brasileiras são muito criticadas nas universidades europeias, eles acham que elas são altas demais, que sobra muito dinheiro para os estudantes brasileiros ficarem fazendo festa e viajando, e que por causa disto eles não se concentram como deveriam nos estudos.

As bolsas para graduação e mestrado concedidas por entidades europeias geralmente ficam na faixa de 600 Euros, que é o valor que eles julgam suficiente para um estudante morar no alojamento da universidade ou numa republica, se alimentar no RU e pagar ônibus para ir a universidade e sobrar uns trocadinhos para alguma outra coisa.

Então se você levar uma "vida de estudante", e não ficar gastando com besteiras, festas e viagens, esta bolsa deve ser mais que suficiente para você passar 6 meses tranquilamente se concentrando nos estudos.

Mas agora se você quer morar em apto individual, não comer no RU, ficar saindo e fazendo festa, ficar viajando nos finais de semana e feriados, realmente pode ficar apertado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Outro detalhe que muitas vezes as pessoas esquecem de analisar quando vêm os salários "tentadores" na Europa, é que o salário anunciado sempre é o salário bruto, sem os impostos e descontos.

Um salário bruto de 2 mil Euros, depois dos descontos vira 1.400 Euros, um salário de 3 mil Euros, vira 2 mil Euros depois de todos os descontos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...