Ir para conteúdo

Sleeping Bag: Comprar para frio extremo morando em um país tropical?


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, sou novo no grupo e ainda não fiz o meu primeiro trekking (na verdade ainda não comprei nada, mas já estou analisando).

A minha pergunta é: meu objetivo é ir ao Pico da Bandeira, claro que não será o meu primeiro destino, visto que estive rapidamente no Pico do Lopo ano passado mas somente como uma caminhada de algumas horas (acho que 4 horas ida e volta), porém, como meu objetivo é em algum dia conhecer o Pico da Bandeira e dormir por lá, gostaria de saber qual sleeping bag seria a ideal, visto que a temperatura mínima atual está em 0ºC e ano passado chegou a -14ºC. No caso de eu planejar um trekking para lá no inverno de 2019 (após treinar bastante esse ano em algumas montanhas mais fáceis com caminhadas leves, moderadas e testar dormir em alguns locais não tão frios por alguns dias em finais de semana, claro), qual seria a melhor opção de saco de dormir que eu deva comprar? Pois fico com medo de comprar um que tenha a temperatura confortável de -15ºC e extrema em -25ºC e eu nunca poder utilizá-lo caso a temperatura de lá e/ou de outros lugares não chegarem a 0ºC.

E aí? Como faço?

PS: Comprar dois sacos de dormir está fora de cogitação por enquanto, visto que a grana é curta e ainda nem sei se vou gostar do esporte.

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Membros

Valeu pelas dicas. 

Acabei comprando o Deuter Exosphere + 2 graus ( https://www.arcoeflecha.com.br/saco-de-dormir-deuter-exosphere-2-graus-p1558/ ) e no caso de fazer mais frio que isso, eu comprei também o aquecedor para saco de dormir da Nautika ( https://lojaam.com.br/aquecedor-para-saco-de-dormir-nautika ).

Valeu pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Sergio, a temperatura limite deste saco é dois graus, o que significa que você terá desconforto abaixo desta temperatura, o que é muito comum no Pico da Bandeira. O aquecedor vai ajudar bastante, mas recomendo levar também um saco de dormir de emergência, de alumínio, que é muito pequeno, leve e barato, e pode salvar sua vida em casos extremos. O frio lá em cima diminui bastante se buscar abrigo do vento mais abaixo do cume, entre as pedras. Boa sorte na aventura!!!

P_20181004_070244.jpg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bacana @lucband, já tenho também o cobertor de emergência e uns fleeces pra me ajudar no caso de uma noite mais fria que +2ºc. Lí agora a pouco em um vídeo no YouTube o seguinte:

"Caparaó julho de 2016 -8 na área de camping Terreirão, última pelo lado mineiro (2.400al aproximadamente) quase sem oscilações das 2h até 4:30 verificamos 3 vzs e sempre marcando -8!!! 2017 um evento raríssimo -14 (quase no cume) tem fotos e vídeos nas redes sociais, ano passado -7 (Terreirão MG) em Julho. Mas, é coisa rara mesmo, o normal é 5 a -1!"

Vídeo onde tem o comentário: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Só para você saber, é proibido acampar no alto do Pico da Bandeira. Nada impede que as pessoas fiquem lá em cima, abrigadas em sacos de dormir ou bivaque, o que, tecnicamente, não seria um acampamento... Os guardas da reserva desaconselharam esta prática, pelo risco ocasionado pelas baixas temperaturas, então resolvi não arriscar, porque minha primeira ideia era subir à tarde para ver o por-do-sol, dormir lá em cima e descer após apreciar o nascer do sol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Sei que o tópico é antigo, mas não custa contribuir. Por experiência própria, recomendo fortemente um saco de bivaque e um toldo quebra vento para quem vai bivacar em montanha. O saco de bivaque tem que ser respirável, tipo Goretex, senão seu saco fica molhado de sereno de madrugada, o que é perigoso. Além disso, pode chover mesmo em julho, na montanha o tempo vira de repente, e se vc fica molhado pode morrer de hipotermia. O meu bivi é  da Millet, mas tem de outras marcas, como a N. Face., de vez em quando aparece um no M. Livre. Utilizo também um toldo (tarp) que tb serve de capa de chuva (da Sea to Summit) para quebrar o vento. Ambos também protegem na eventualidade de chuva. Na última temporada bivaquei no Marinzinho com este equipamento (mais um Deuter Orbit -5) e dormi muito bem, apesar da garoa e fortes ventos.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...