Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Sergio Costa F.

Sleeping Bag: Comprar para frio extremo morando em um país tropical?

Posts Recomendados

Pessoal, sou novo no grupo e ainda não fiz o meu primeiro trekking (na verdade ainda não comprei nada, mas já estou analisando).

A minha pergunta é: meu objetivo é ir ao Pico da Bandeira, claro que não será o meu primeiro destino, visto que estive rapidamente no Pico do Lopo ano passado mas somente como uma caminhada de algumas horas (acho que 4 horas ida e volta), porém, como meu objetivo é em algum dia conhecer o Pico da Bandeira e dormir por lá, gostaria de saber qual sleeping bag seria a ideal, visto que a temperatura mínima atual está em 0ºC e ano passado chegou a -14ºC. No caso de eu planejar um trekking para lá no inverno de 2019 (após treinar bastante esse ano em algumas montanhas mais fáceis com caminhadas leves, moderadas e testar dormir em alguns locais não tão frios por alguns dias em finais de semana, claro), qual seria a melhor opção de saco de dormir que eu deva comprar? Pois fico com medo de comprar um que tenha a temperatura confortável de -15ºC e extrema em -25ºC e eu nunca poder utilizá-lo caso a temperatura de lá e/ou de outros lugares não chegarem a 0ºC.

E aí? Como faço?

PS: Comprar dois sacos de dormir está fora de cogitação por enquanto, visto que a grana é curta e ainda nem sei se vou gostar do esporte.

Grande abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Sergio Costa F. Na cidade de Alto Caparao-Mg, vi algumas lojas que alugavam equipamentos(só que faz algum tempo, procure se informar), pode ser a solução para você. 

Essa empresa aluga equipamentos. 

www.frutodaterra.tur.br

 

 

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O melhor é alugar mesmo. Mas aceite um conselho: tudo que comprar compre de boa qualidade, baixo peso e volume, porque você vai ficar viciado em montanha!!!

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sergio, a temperatura limite deste saco é dois graus, o que significa que você terá desconforto abaixo desta temperatura, o que é muito comum no Pico da Bandeira. O aquecedor vai ajudar bastante, mas recomendo levar também um saco de dormir de emergência, de alumínio, que é muito pequeno, leve e barato, e pode salvar sua vida em casos extremos. O frio lá em cima diminui bastante se buscar abrigo do vento mais abaixo do cume, entre as pedras. Boa sorte na aventura!!!

P_20181004_070244.jpg

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana @lucband, já tenho também o cobertor de emergência e uns fleeces pra me ajudar no caso de uma noite mais fria que +2ºc. Lí agora a pouco em um vídeo no YouTube o seguinte:

"Caparaó julho de 2016 -8 na área de camping Terreirão, última pelo lado mineiro (2.400al aproximadamente) quase sem oscilações das 2h até 4:30 verificamos 3 vzs e sempre marcando -8!!! 2017 um evento raríssimo -14 (quase no cume) tem fotos e vídeos nas redes sociais, ano passado -7 (Terreirão MG) em Julho. Mas, é coisa rara mesmo, o normal é 5 a -1!"

Vídeo onde tem o comentário: 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só para você saber, é proibido acampar no alto do Pico da Bandeira. Nada impede que as pessoas fiquem lá em cima, abrigadas em sacos de dormir ou bivaque, o que, tecnicamente, não seria um acampamento... Os guardas da reserva desaconselharam esta prática, pelo risco ocasionado pelas baixas temperaturas, então resolvi não arriscar, porque minha primeira ideia era subir à tarde para ver o por-do-sol, dormir lá em cima e descer após apreciar o nascer do sol.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora



×