Ir para conteúdo

Montevidéu, La Paz, Salar de Uyuni, Atacama e Santiago - dúvidas


Posts Recomendados

  • Membros

Olá galera!

 

Bom, esse é meu primeiro post aqui pois sou novata no fórum e não tenho certeza se estou postando no lugar certo. Se for esse o caso, por favor me falem!

Pretendo fazer uma viagem (25 dez - 10 jan) saindo de Belo Horizonte e passando por Montevidéu, La Paz e Santiago. 

Eu gostaria muito de visitar o desertos Salar do Uyuni e Atacama e escolhi essa época do ano porque está um preço bacana e porque é quando o deserto de sal fica alagado. Contudo, vi que nessa época chove bastante em La Paz. Continua compensando fazer a viagem nessa época? Não pretendo ficar muitos dias em La Paz, apenas o suficiente pra conhecer um pouco e me adaptar à altitude.

Vi também que muitos tours pelo deserto de sal levam até o deserto do Atacama no Chile, um passeio que eu gostaria muito de fazer. Porém, nos sites que olhei não deixam claro se os tours voltam para La Paz ou se do Atacama posso ir direto para Santiago (Aliás, isso é possível?).

Alguém sabe tirar minhas dúvidas? 

Também aceito dicas de companhias que façam os passeios pelo deserto e dicas em geral sobre esses países, pois nunca visitei nenhum deles.

Muito obrigada!

Link para o comentário
  • Membros

Olá galera!

 

Bom, esse é meu primeiro post aqui pois sou novata no fórum e não tenho certeza se estou postando no lugar certo. Se for esse o caso, por favor me falem!

Pretendo fazer uma viagem (25 dez - 10 jan) saindo de Belo Horizonte e passando por Montevidéu, La Paz e Santiago. 

Eu gostaria muito de visitar o desertos Salar do Uyuni e Atacama e escolhi essa época do ano porque está um preço bacana e porque é quando o deserto de sal fica alagado. Contudo, vi que nessa época chove bastante em La Paz. Continua compensando fazer a viagem nessa época? Não pretendo ficar muitos dias em La Paz, apenas o suficiente pra conhecer um pouco e me adaptar à altitude.

Vi também que muitos tours pelo deserto de sal levam até o deserto do Atacama no Chile, um passeio que eu gostaria muito de fazer. Porém, nos sites que olhei não deixam claro se os tours voltam para La Paz ou se do Atacama posso ir direto para Santiago (Aliás, isso é possível?).

Alguém saberia tirar minhas dúvidas? 

Também aceito dicas de companhias que façam os passeios pelo deserto e dicas em geral sobre esses países, pois nunca visitei nenhum deles.

Muito obrigada!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Olá!

O primeiro palpite que tenho para dar é que Montevidéu não combina em um roteiro com o restante dos lugares que queres conhecer. Encaixa melhor em uma viagem em que tu vás conhecer cidades mais próximas como Punta del Este, Colonia del Sacramento, Buenos Aires e até o litoral do Uruguai (Punta del Diablo, Cabo Polonio, etc) - que é maravilhoso.

Sobre La Paz não posso opinar pois não conheço, mas os tours que vão para o Salar de Uyuni podem tanto retornar para o ponto inicial na Bolívia (salvo engano, a cidade de Uyuni) como podem finalizar te levando até San Pedro de Atacama.

Eu fiz no sentido inverso, saí de San Pedro até o Salar. Uma das pessoas do grupo ficou em Uyuni (ela contratou o passeio assim), enquanto o restante retornou para San Pedro.

San Pedro do Atacama é a cidade base para conhecer a região do Atacama e requer, na minha opinião, pelo menos quatro dias completos para conhecer as principais atrações. Não é possível conhecer o Atacama em um bate-volta a partir de alguma cidade boliviana (não sei se te entendi direito, mas me parece que esta seria tua ideia), até porque não se conhece o Atacama em UM passeio, mas em diversos, que levam a distintas partes e cenários bem diferentes uns dos outros.

De San Pedro para Santiago, tens duas opções: ônibus (deslocamento aproximado de 24 horas) ou avião (duas horas).

Quanto às agências, contratei a Atacama Connection para fazer os passeios no Atacama, e a Cruz Andina para o tour ao Salar de Uyuni. Gostei bastante de ambas.

Espero ter ajudado um pouco!

 

 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Olá, @RaquelGerman .

Fiz parte desse roteiro, mas separadamente. Passei o ano novo de 2004 para 2005 em La Paz e o tempo não estava muito bom, mas também não estava horroroso. Alguns dias foram nublados e com uma chuva fina, mas nada que uma jaqueta impermeável não resolveram. Atente-se que apesar de ser verão, La Paz fica numa altitude de 3.600m então o clima é mais fresco lá.

Ano passado conheci Montevidéu e o Atacama. A cidade base pra conhecer o deserto é San Pedro de Atacama e não tem aeroporto lá. Para ir até Santiago vc tem que ir a Calama e de lá pegar um vôo até a capital chilena.

Eu sei que em San Pedro de Atacama têm agências que fazem tour de ida e volta para o Salar de Uyuni. Agora não sei como são os tours lá na Bolívia.

Fiz alguns relatos que talvez possam te ajudar:

 

 

Boa viagem!

 

 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Olá @RaquelGerman ! Tudo bem?

Quando fui pra Peru e Bolívia passei pelo mesmo dilema que vc: por um lado, queria ver o salar alagado, por outro, tive receio de que a chuva pudesse afetar o passeio nos outros lugares. Acabei decidindo ir na época seca porque faria muitas atividades outdoor nos outros locais e a chuva com certeza estragaria tudo.

Então, meu conselho pra vc é esse: veja as coisas que quer fazer nos outros lugares e pense se vale a pena colocar sob risco. Pelo que vi dos índices pluviométricos, Dezembro não é o mês com maior volume de chuvas na época chuvosa, mas há sempre o risco de vc pegar uma semana ruim.

Nos tours que saem de Uyuni vc pode já deixar acertado o transfer pro Atacama.

Outra coisa, considerando o período que vc citou (25/12 a 10/01) desconsiderando os dias de ida e volta, vc teria apenas 15 dias pra fazer todo o seu roteiro, considerando os deslocamentos internos. Vale a pena pensar se haverá tempo suficiente pra curtir cada local, pois vc está planejando conhecer lugares bem distantes uns dos outros.

De resto, para o que precisar, estamos aqui!

Excelente viagem pra vc!

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

@Helen Pusch hmmm, eu vi um passeio de bate e volta pro Atacama e achei que fosse suficiente, mas conforme fui lendo os relatos de viagem pra lá vi que o pessoal fica no mínimo 4 dias mesmo... Acho que vou acabar deixando de ir pro Uruguai mesmo pra passar mais tempo no Chile

Muito obrigada pelas dicas e indicação de agências! Ajudou demais mesmo!

Link para o comentário
  • Membros

Oi @RaquelGerman !

As empresas que eu recomendo são a Cordillera Traveller e a Esmeralda Tours. Uma coisa importante é que todos os tours seguem os mesmo roteiro, então priorize a qualidade dos carros e dos motoristas.

Pra fechar, o ideal é na hora, porque vc pode negociar os preços com as empresas. Eu consegui quase 40% na Esmeralda pra eles poderem fechar o carro kkkk

Como fui há dois anos, não posso dizer com certeza que mantiveram a mesma qualidade da época, mas acredito que não deve haver erro.

Estes são os sites, se quiser dar uma olhada:

http://www.cordilleratraveller.com/index.php/en/

https://www.esmeraldatoursuyuni.com/

Meu review sobre a Esmeralda: excelente guia, comida boa e farta, fazem parada pra ver o pôr do sol no salar (acredite, vc vai querer ver). Outra coisa legal é que nosso guia nos levou na Laguna Negra, uma laguna em que geralmente os tours não passam no roteiro padrão, aí pegamos o lugar praticamente vazio

  • Gostei! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...