Ir para conteúdo

Como se locomover em Paris?!


Posts Recomendados

  • Membros

Galera, em outubro estou indo pela primeira vez com meu namorido para Paris... Minha maior preocupação é como se locomover pela cidade... Sei que muito pode ser feito caminhando, porém nem tudo. Sei da grandiosa rede de linhas do metrô, porém muitas pessoas me assustaram, dizendo ser bem complexo andar... Eu só arranho o inglês, e meu namorido é fluente no alemão e se vira bem no italiano, o que não ajuda muito... Alguém poderia me orientar se dois leigos e analfabetos em francês se virariam bem no metrô de Paris? Ou se apenas os ônibus de turismo já resolveriam essa questão? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A rede de metrô de Paris é bem extensa e pode parecer confusa e complicada no inicio, mas depois de 1 ou 2 dias, você já se acostumou e não vai mais achar complicado.

O mais importante na minha opinião é você ter um mapa do metrô sempre com você. De preferência um mapa em papel mesmo, que você pode imprimir da internet ou pegar numa estação de metrô lá em Paris mesmo. Pois pode ter certeza, que uma hora a bateria do celular acaba, ou a internet não funciona, e o mapa em papel vai lhe salvar.

Também há vários aplicativos para você baixar com mapa do metrô e gps, que são uma mão na roda.

O que você precisa "decorar" e não esquecer é o nome da estação mais próxima do seu hotel, em qualquer estação que você entrar vai haver um mapa do sistema de metrô, e sabendo o nome da estação mais próxima do seu hotel, basta você seguir o mapa que há em todas as estações para você chegar de volta ao seu hotel.

O contrário também é válido, antes de sair do hotel pela manhã, olhe na internet ou mapa qual a estação mais próxima dos pontos turísticos que vocês pretendem visitar, e depois é só seguir o mapa das estações.

O que ajuda muito também é você anotar num papel ou no mapa mesmo os principais locais, para você usar rapidamente quando estiver na rua.

Ou seja, quando você estiver perdido, ache a primeira estação de metrô, co isto você já consegue saber onde está e vai conseguir voltar para o hotel, próxima atração, etc...

E quando você sair da estação do metrô, nada como o google maps para se localizar nas ruas. Veja como fazer ele funcionar offline no seu celular.

Mas relaxe, se perder em Paris, descer na estação errada, pegar o metrô no sentido errado, faz parte do pacote e vai render ótimas histórias depois e muitas risadas. Só fiquem atentos nas estações intermediárias, para tentar identificar que estão indo no sentido errado cedo, e não só 45 minutos depois, e para isto, o mapinha em papel do metrô ainda é a melhor solução.

Mapas: https://parisbytrain.com/paris-metro-maps/

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sim, estou estudando todos os mapas possíveis e inimagináveis, já baixei diversos aplicativos do metrô e já verificamos as estações próximas ao hotel antes da reserva... Mas tua postagem foi bem esclarecedora, já diminuiu um pouco do medo do metrô... Minha maior preocupação é exatamente o que citou acima, o sentido da linha... Mas vou seguir tuas dicas com atenção!  Valeuuu, muito! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pegar metrô no sentido errado é algo que acontece, mas não se desespere se isto acontecer, basta descer na próxima estação e pegar o metrô de volta.

Sempre que você for pegar o metrô, olhe no mapa qual o ponto final da linha no sentido que você quer ir, e fique atento a sentido na hora de embarcar no trem, o sentido da linha é mostrado nos placares eletrônicos e no trem também, pois as vezes os trens em sentidos contrários param em plataformas uma ao lado da outra e é fácil de se confundir.

E na pressa ou correria, não embarque no primeiro trem se não tiver certeza, pois é mais rápido tirar a sua dúvida antes e esperar 6 minutos até o próximo metrô, do que embarcar no trem errado e depois ter que voltar... rsss

Antes de embarcar, eu sempre olho no mapa o nome das próximas uma ou duas estações no sentido que eu quero ir, e depois de embarcar, na próxima parada eu sempre confiro se é a estação esperada, aí já consigo descobrir logo se peguei o trem errado, não preciso esperar até chegar no ponto final para descobrir que estou errado.

Assim se acontecer de pegar o trem no sentido errado, basta esperar a próxima parada, descer e pegar o trem no sentido contrário, as vezes na mesma plataforma, ou as vezes tem que atravessar para  outro lado, pelos corredores e escadas rolantes da estação.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Assisti alguns vídeos de brasileiros andando pela primeira vez no metrô de Paris... Realmente é intimidante, mas é como tu disse, atenção nos detalhes! E também, se perder em Paris não deve ser a pior coisa do mundo... Kkkkkk... Brincadeiras à parte, vou levar a risca suas dicas, só espero que o problema da língua não atrapalhe! Um mega obrigado! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cris, (experiência própria de quem viajou há duas semanas para Paris) - eu e meu marido temos conhecimento bem baixo de metrô, trens e linhas (pois moramos em uma cidade que não tem nada disso), e o modo mais simples que encontramos é o... Google Maps! Usamos o aplicativo para tudo! Lá ele fala o nome da estação e o sentido para onde ele está indo. Nós acompanhávamos "ao vivo" o andamento das estações, e se ele estava andando para o lado certo ou o errado. 
Não posso dizer que foi tudo perfeito, em algumas vezes erramos sim, mas era só "atualizar" o Google Maps que ele explicava novamente o caminho. 

Outra coisa que recomendo muito, muito mesmo (ainda mais se vocês vão chegar pelo aeroporto CDG) é o NaviGO. Há vários blogs explicando o funcionamento dele. Você carrega ele por semana e utiliza de segunda a domingo (depois disso, precisa carregar novamente). No nosso caso, mesmo chegando em uma quinta-feira, ele foi a nossa alegria! O NaviGo é o cartão que funciona em todos os transportes de Paris (trem, metro, ônibus e até o folicular para subir a Sacre Coeur), e vocês não ficam preocupados em comprar tickets, e qual que funciona para ir a Versailhers, Disney ou aeroporto, ele é aceito em tudo mesmo. Ele foi perfeito para nós, e compensou financeiramente também! Custa 22 euros sendo feito no aeroporto de CDG. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
1 hora atrás, Cris2243 disse:

Assisti alguns vídeos de brasileiros andando pela primeira vez no metrô de Paris... Realmente é intimidante, mas é como tu disse, atenção nos detalhes! E também, se perder em Paris não deve ser a pior coisa do mundo... Kkkkkk... Brincadeiras à parte, vou levar a risca suas dicas, só espero que o problema da língua não atrapalhe! Um mega obrigado! 

Poderia explicar melhor esse "intimidante"??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Rafael, me assustei  com a quantidade de linhas, estações, andares e pessoas que circulam pelas linhas de metrô que vi nos vídeos, por isso fiquei um pouco assustada, ou intimidada como citei... Mas os vídeos são ótimos para ir se perdendo o medo aos poucos, eles explicam desde a compra dos tickets até os cuidados na hora de embarcar, deu para aprender bastante... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Heidy, muito obrigado pelas dicas, serão todas usadas!! Já tinha lido algo sobre o cartão NaviGo, porém achei que valesse a pena apenas para muitos dias em Paris, mas irei ver novamente... E adorei  a dica do acompanhante de deslocamento do Google maps, com certeza iremos usar, será bem mais tranquilo!! Um mega obrigado!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Este cartão NaviGO tem algumas pegadinhas que você tem que ficar atento,  pois não serve para todo mundo, e para a maioria das pessoas acaba sendo uma furada:

@Heidy Prado Pracz, me corrija por favor se eu estiver errado, uma vez que você foi recentemente, eu vi isto em 2015 e pode ter mudado.

- Custa 5 Euros para fazer o cartão

- Ele é pessoal, só vale para uma unica pessoa, então se estiver em casal, tem que fazer 2 cartões.

- Você precisa colar uma foto sua nele, então tem que levar de casa uma foto 3x4 impressa ou pagar para tirar uma foto lá na hora

- Ele vale somente para semanas fechadas, de segunda a domingo. Então se você chegar numa quarta-feira e for embora na Terça, tem que carregar 2 semanas.

- Não vale para ir ao aeroporto de Orly

Então se chegar por Orly,  ou ficar uma semana "quebrada", acaba sendo mais barato pegar o 10 ticktets t+ por 1.49 cada e pagar avulso a ida de CDG para o Centro e para Versailles e Dysney, do que pegar dois NaviGo

Mas se você não quer se preocupar com ticket de metro, pegar 2 NaviGo acaba compensando pela facilidade, mas ai você está dando preferência a comodidade em relação ao economia, o que também não é algo ruim.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...