Ir para conteúdo

Torres del Paine - circuito "O" - Jan/2010 e circuíto "IOI" fev/2011


Posts Recomendados

  • Membros

Fala pessoal...só para deixar minha opinião, em novembro de 2010 eu e minha mulher fizemos sozinhos o Circuito Completo em Torres del Paine...em 2005 fiz o circuito W...comparando os dois, não tenho dúvida de que o Circuito Completo é muito melhor...mais dificil, mais cansativo, mais bonito, pouquíssimas pessoas e muito, muito mais natureza. Em breve estarei disponibilizando um relato completo da viagem, com as coisas que acertamos e erramos no "O". Adiantando já, nem sonhe em ir sem uma boa barraca ...com sorte, uma barraaca meia boca quebra o galho...mas se pegar um dia " típico", sua viagem já era..um abraço e boas mochiladas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Danilo,

 

Que ótimo que vc fará um relato de viagem, estamos aguardando ansiosos!! não esqueça de colocar umas fotos.

 

Em fevereiro de 2011 fizemos novamente o "O", e ponto alto dessa vêz foi o amanhecer nas torres, com o sol batendo nelas e um colorido incrível. Em breve postarei o relato de viagem e as fotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Concordo! Fiz o W em 2009 e o completo agora em 2011 e com certeza, de longe, o Completo vale muito mais. No W a pessoa pega trilha pesada jah no primeiro dia. No completo a dificuldade aumenta gradualmente, assim como o nivel da beleza das coisas que se ve. Se bobear ele foi planejado pra ser assim.

 

Acabei de escrever o relato do circuito grande em outro topico neste mesmo forum. Vejam "Circuito Completo Torres del Paine Fevereiro 2011".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Alexandre, muito boas as fotos. Dá uma vontade....

Rapazes, as informações sobre o cirtuito O não são tão disponíveis com sobre o W.

Então, agardeço se puderem ajudar com duas dúvidas:

1. nesse circuito, há a opção de refúgios, como no W?

2. em média, qntos kms se anda por dia nesse circuito?

Obrigada e valeu pelo relato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Alexandre, muito boas as fotos. Dá uma vontade....

Rapazes, as informações sobre o cirtuito O não são tão disponíveis com sobre o W.

Então, agardeço se puderem ajudar com duas dúvidas:

1. nesse circuito, há a opção de refúgios, como no W?

2. em média, qntos kms se anda por dia nesse circuito?

Obrigada e valeu pelo relato!

 

Repostas:

1)-Não utilizei refúgio, mas tenho ceteza que no campamento dickson tem, no serón deve ter, no resto não tem(campamento los guardas, paso, los perros);

2)-depende quantidade de dias que pretende fazer, se for em 8 dias, creio uns 14 kms por dia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá viviane

 

É isso que o Marioluc disse...Nos refúgios, você só terá essa opção no Serón e no Dickson...Perguntei aos guarda parques e eles me mostraram os quartos nesses dois locais. São quartos simples, compartidos e por um preço salgado.

Nos demais locais, como Los Perros, El Paso e Los Guardas , você não terá essas opções...se quiser minha opinião, já que vai fazer o circuito completo, o mais bonito e selvagem do parque, durma em barraca...é uma experiência fantástica(desde que a sua barraca seja apropriada para as condições climáticas habituais do parque). O que pode valer a pena,desde que esteja aberto os refúgios e você tenha uma grana sobrando, é fazer as refeições nestes locais, o que te economizaria peso.

 

Em média se caminha 14-16 km por dia,dependendo dos locais que você optar por acampar. O dia em que menos caminhei foi 10km e no máximo, 21 km. Mas vale a pena cada minuto que se passa lá...um abraço e boas viagens

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Marioluc e Danilo, muito obrigada pelas respostas.

Fazer o circuito O vai demorar um pouco ainda. Estou começando a planejar minha primeira viagem à Patagônia e devo encarar o W primeiro. Estou passando pelos tópicos para me auxiliar nas informações e no meu planejamento.

Valeu mesmo!

Vívia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

RELATO DE VIAGEM - CIRCUITO "IOI" DE TDP FEV 2011:

Farei um breve resumo, pois a maioria das informações estão inseridas nas mensagens anteriores, prá esse não ficar muito repetitivo, postarei mais fotos.

Essa viagem começou em Lima, fomos até Quito, galápagos..............punta arenas....torres del paine, foram +-60 dias de viagem.

O relato completo está: america-do-sul-de-carro-mochila-no-verao-de-2007-a-2011-t25689-285.html

 

Saimos de Quito-equador no dia 19/01/2011 e conseguimos chegar no extremo sul do chile(Punta Arenas) no dia 08/02/11; foram exaustivos 20 dias, quase 35 busões, conhecemos toda região da cordilheira equatoriana e, também, laguna quilotoa(talvez o melhor passeio); visitamos novamente Lambayeque, Trujillo(huaca de la luna, festa la marinera...), Lima, Huacachina(e seu maravilhoso passeio de buggy nas dunas), arequipa e Puno(a festa da virgem de la candelária, culminando com o desfile dos campesinos)..... atravessamos todo o chile(de árica até Punta arenas), Na argentina passamos somente para trocar de ônibus, pois não conseguimos pegar direto de Santiago para Punta arenas.....

 

Agora começa o melhor da viagem, os preparativos e a conclusão de, talvez, o lugar mais incrível da américa do sul - TORRES DEL PAINE, como já existe vários relatos de viagens para aquele lugar, copiarei a ideia do alndx, e postarei somente as fotos, assim o relato ficará mais leve.

 

Pernoitamos em Punta arenas no outro dia, visitamos o novo shopping center de PA, compramos um corta-vento da marmot, não compesou preço salgado, mais caro do que P.natales(tem the north face e outras lojas); chegando em PN já providenciamos aluguel de equiptos(barraca(doite), saco de dormir, panelas, isolantes, mochila cargueira, .......) compramos comidas...........

No outro dia, de manhã compramos o que faltava(frutas secas, caixa primeiros socorros....), saimos de busão de PN para TDP(Pcl$12.000 ida/volta p.pessoa), na portaria lag. amarga pagamos entrada(pcl$15.000 p.pessoa), como estava tarde(17:30horas), da portaria até hosteria la torres pegamos uma Van(Pcl$1.500 p.pessoa), ali decidimos que iriámos dormir ao pé das torres, no camping las torres, com as mochilas carregadíssimas, começamos o trecho tranquilos, aquela subida inicial foi cansativa, mas paramos várias vezes para descansar, levamos pouca água, duas francesas educadamente nos forneceu água, depois de +- 02:55horas, chegamos ao camping, a noite já estava chegando, montamos nossa barraca, fizemos uma sopa e cama, pois acordaria no outro dia bem cedo para ver os amanhecer do dia lá em cima.

Minha parceira estava indisposta, então as 04 horas da matina subi até as torres, muitas pessoas fizeram o mesmo, o dia propiciava um amanhecer lindo, minha cãmara não tinha recursos para fotografar o sol batento nas torres e elas ficaram quase vermelha, pouco mas ficaram. alguns gringos ficaram decepcionados pois não conseguiram chegar à tempo de ver o espetáculo, fui um dos primeiros a chegar lá em cima(esperei por esse dia, uns 5 anos, ano passado a chuva abortou minha subida, mas esse ano valeu topo o sacríficio.

 

 

A chegada ao parque:

DSC02735.jpg

Torres ao amanhecer: depois de quase uma hora de subida, escuro, somente com lanterna, chegamos ao topo.

DSC02748.jpg

A descida, nas pedras, ao fundo, camping las torres(entre floresta)

DSC02759.jpg

Camping las torres

DSC02761.jpg

Lindas margaridas brancas e amarelas, no caminho entre hosteria las torres x campamento seron

DSC02766.jpg

 

Chegada ao campamento seron: depois de subir e descer até as torres(2 horas ida/volta), sair do camping las torres e chegar a hosteria las torres(02:30hrs), saimos da hosteria e chegamos ao campamento seron em +- 03:45 horas, totalizando mais de 08 horas, mas valeu cada passo.

DSC02769.jpg

 

Dessa vez foi menos cansativo, apesar que tinha subido/descido as torres antes, mas no ano passado foi complicado, estava sem preparo físico e sofri muito.

chegamos ao campamento seron, o banho quente não estava funcionando, montamos barraca, fizemos um macarrão com salmão, dorminos sem tomar banho.

Nesse ano não fêz muito frio, e o vento não apareceu com muita força, passamos uma ótima noite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Segundo dia:

Acordamos cedo, como de costume fomos os primeiros a sair. O dia estava lindo, com sol, dessa vez não pegamos nem chuva/neve/vento. A visibilidade estava boa, da outra vez não conseguimos nem ver os lagos abaixo.

 

Tudo tranquilo

DSC02771.jpg

Ponta das torres

DSC02778.jpg

A ponte ainda está do mesmo jeito, após a ponte um barro só

DSC02780.jpg

Que visual, flora, glaciar, campamente dickson, rio......lindo

DSC02784.jpg

 

Terceiro dia:

A noite foi tranquila, não choveu muito, ventou pouco. Acordamos cedo e saimos.

Uma chuva fina e fria nos acompanhou

DSC02792.jpg

Cachoeira pelo caminho

DSC02799.jpg

Algumas árvores caídas

DSC02801.jpg

tomamos um suco com essa agua ai.

DSC02802.jpg

Glaciar los perros, um vento forte e gelado lá em cima

DSC02805.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

4º dia - a travessia do paso J.gardner.

A noite no campamento los peros foi complicadíssima, choveu 12 horas seguidas, todas a barracas entraram água, tivemos que acordar as 4 da matina para secar quase tudo: saco de dormir, barraca, algumas roupas......., foi tenso. Acendemos o aquecedor do comedor e começamos a secar tudo, nisso foi aparecendo pessoas de todo lugar com o mesmo problema........

Todo mundo com receio de subir, a chuva deu uma pausa, saimos bem cedo, fomos os primeiros.

A subida do bosque foi difícil devido a acúmulo de água na caminho, mas a subida do paso, foi até tranquila, não tivemos esse ano que enfrentar o vento blanco e nem os fortes ventos.

Dessa vez, devido estarmos carregando a barraca molhada, resolvemos dormir no campamento Paso. Terminamos de secar os sacos de dormir, barraca e roupas.

 

Algumas fotos:

Subida no bosque:

DSC02813.jpg

Paso de baixo

DSC02819.jpg

Paso de cima

DSC02829.jpg

Paso, que frio:

DSC02838.jpg

A temida descida após o paso e a linda vista

DSC02840.jpg

As árvores caidas;

DSC02844.jpg

Campamento Paso e nossa "casa"

DSC02851.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...