Ir para conteúdo

Dicas mochilão em Maio/19 - Europa


Posts Recomendados

  • Membros

Boa  tarde mochileiros e mochileiras,

Estou planejando meu primeiro mochilão para Maio/2019 inicialmente para ficar por 30 dias na Europa e gostaria de algumas dicas (mochileiro de primeira viagem), me desculpem se algumas delas forem "perguntas bestas"... Mas vamos la:

1 - Alguém que já tenha feito, tem mais ou menos uma base de custo pra uma viagem sem luxo nem roteiros muito caros?

2 - Qual a melhor antecedência pra comprar as passagens?

3 - Roteiro (BR - Madri - Barcelona - Paris - Amsterdã - Hamburgo - Berlim - Praga - Viena - Budapeste - Roma - BR)?

4 - Reservar todas as hospedagens antes ou durante a viagem?

5 - Outras dicas e sugestões pra viajar bem gastando "pouco"?

Agradeço desde já aos que colaborarem e novamente, desculpa se as perguntas são fora da realidade... espero ir evoluindo com a ajuda de vocês!!

Obrigado

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros
1 hora atrás, Davi Sotti disse:

1 - Alguém que já tenha feito, tem mais ou menos uma base de custo pra uma viagem sem luxo nem roteiros muito caros?

Tem vários fatores que influenciam os custos de uma viagem, entre elas a duração da viagem, ficar pulando de cidade em cidade a cada 2 ou 3 dias, o tipo de hospedagem que você vai escolher, o tipo de alimentação que vai fazer, se pretende sair a noite, etc, etc...

Mas em média, numa viagem econômica, mas também não pão duro a ponto de deixar de fazer os passeios legais que custm 10 euros de ingresso e nem passar a viagem toda a base de miojo e mac donalds, ficando em quarto coletivo de hostel, o pessoal por aqui costuma gastar em média uns 70 euros por dia entre hospedagem, alimentação, metrô e ingressos.

Some a isto mais uns 50 a 60 euros de passagens para cada deslocamento entre cidades, e outros R$ 3.000 nas passagens de ida e volta do brasil para a Europa.

Fora seguro, vida noturna que não está nestas estimativas, no máximo um happy hour de vez em quando estaria incluído nos 70 euros/dia.

Agora é só fazer as contas, este tanto de cidades, precisaria uns 35 dias para fazer as coisas com calma, o que daria em torno de 2.500 Euros ou R$ 12.000, mais uns 400 a 450 Euros (R$ 2.000 a 2.200)em passagens locais, mais R$ 3.000 de passagens Brasil x Europa, e conta chega em 17 ou 18 mil reais facilmente.

1 hora atrás, Davi Sotti disse:

2 - Qual a melhor antecedência pra comprar as passagens?

Passagens Brasil Europa: entre 9 e 3 meses antes da viagem
Passagens locais lá na Europa: 60 a 90 dias antes para conseguir os melhores preços.
 

1 hora atrás, Davi Sotti disse:

4 - Reservar todas as hospedagens antes ou durante a viagem?

Reservar antecipado costuma ser mais barato, e você pode escolher o melhor local com calma. Se deixar para reservar durante a viagem, muitas vezes vezes você vai ter que escolher o que estiver disponível, e não aquilo que você gostaria.

E se comprar as passagens antecipado, não tem por que deixar para reservar lá, você já vai estar com o roteiro fixo e sem possibilidade de mudança de qualquer jeito.

 

Link para o comentário
  • Membros

Cara, o problema é que o dólar e Euro andam caros, e como tudo é cotado em dólares e Euros, tudo acaba sendo mais caro ainda.

A alguns anos atras, você achava com certa facilidade passagens Brasil x Europa x Brasil na faixa dos R$ 2.000, hoje, sendo realista a faixa de preços mudou para R$ 2.700 a R$ 3.200, qualquer coisa abaixo disto só se aparecer alguma promoção, mas se ficar esperando promoção, você não sai de casa..

Com uma passagem de R$ 3.000 consumindo quase 40% do seu orçamento de viagem, sobra pouca margem para o resto, sobrariam uns 5 mil reais para o resto.

Mas o Euro anda bem caro, a alguns anos atras estava custando R$ 3.20, mas hoje está custando R$ 4.80 depois das taxas e impostos.

Convertendo 5 mil reais para Euros pela cotação de R$ 4.80, daria em torno de 1.050 Euros, e dividindo 1.050  Euros por 70, seria o suficiente para uns 15 dias de viagem.

Mas você tem que descontar ainda as passagens locais deste valor, se ficar restrito a 3 ou 4 cidades, seriam em torno de 200 Euros em passagens arredondando para cima por segurança, tem que descontar o seguro obrigatório, uma reserva para imprevistos, alguma lembrancinha, etc. etc...

Então na prática lhe sobrariam em torno de 800 Euros para gastos do dia dia, o que sendo realista, é o suficiente para uns 11 ou 12 dias de viagem.

Link para o comentário
  • Membros

Não pense que um orçamento de 70 Euros é um orçamento alto e dispendioso,  já é bem low-cost, pessoalmente o meu orçamento quando eu viajo é de 80 a 100 Euros por dia, pois não gosto de ficar em quarto coletivo de hostel.

Alguns exemplos para você se situar nos custos:

- Uma diária num quarto coletivo de um hostel razoável, nem muito ruim e nem cheio de "frescura"  custa em média 25 a 30 Euros, se for ficar num quarto privativo, a conta já sobe para no mínimo uns 40 a 50 Euros por noite.
- Um almoço ou jantar num restaurante simples, pedindo um prato simples + algo para beber e ajudar a comida descer, custa em média 15 a 20 Euros
- um lanche comprado na rua custa em média 3 a 5 Euros dependendo do que você pedir
- uma água, suco, café, refrigerante, cerveja comprada na rua ou num café barzinho qualquer custa a partir de 2 ou 3 Euros
- em muitas cidades você vai precisar pegar metrô e ônibus várias vezes por dia, todo os dias, cada passagem custa em média 2 Euros, eu separo uns 5 Euros por dia para isto.
- Passeio e ingressos para as atrações turísticas custam entre 10 e 15 Euros, e você não vai atravessar meio mundo, e ficar lá do lado de fora das atrações turísticas passando vontade de entrar mas não o poder fazer, por que se gastar os 10 Euros do ingresso, você não tem dinheiro para jantar. Pessoalmente eu separo uns 10 euros por dia isto.

Agora somando: 25 Euros de hostel + 15 Euros de almoço + 10 Euros para lanchar no jantar e algo que beber/comer na rua no café da manhã se não houver no hostel + 5 Euros de metrô/ônibus + 10 Euros de ingressos

Dá 65 Euros, eu coloquei 5 Euros em cima e arredondei para 70 Euros, para você ter uma folguinha e ir num pub de vez em quando, tomar uma ou duas cervejas, ou então visitar 2 atrações turísticas que cobrem ingressos em alguns dias ao invés de somente uma, comprar alguma lembrancinha, etc, etc...


O que pode lhe ajudar a baixar os custos é tentar ver ser você tem sorte e consegue uma passagem Brasil x Europa mais em conta, na faixa dos R$ 2.500 ou 2.600 ao invés dos 3 mil que eu falei, mas isto também não teria uma grande diferença, permitiria no máximo você aumentar em 1 ou 2 dias a viagem.

Outra coisa que pode fazer os custos baixarem, é tirar locais sabidamente caros como Barcelona, Paris, Amsterdam e Viena, tirando estes locais caros, que puxam a média de gastos para cima, talvez você consiga baixar a média para uns 60 a 65 Euros por dia...

Mas novamente, não será algo significativo, lhe renderia no máximo uma economia de 70 a 100 euros, suficiente mal e mal para outros 2 dias de viagem.

Ou seja, tendo sorte de achar passagens baratas, cortando locais caros, sendo realista, um orçamento destes, daria para no máximo uns 14 ou 15 dias, não mais que isto, você já precisaria ser bem low-cost para se manter dentro de um orçamento de 60 Euros por dia.

 

Link para o comentário
  • Membros

Eu, quando viajo, faço um pouco low cost, fico em hostel e como lanche ou restaurante mais barato, e em média tiro uns 50-60 euros/dia, dependendo da cidade.

Maio é fora de temporada, então hostel ficam mais baratos, dá para reserver 20-25 euros a viagem. Almoço e janta, dá para reservar 20 por dia, se encontra restaurante decente a 10 euros, jantar um Subway ou McDonalds, e mais uma cerveja.

Mas tudo isso depende do nível de conforto que quer, porém, em minha opinião, 55 euros o dia é um valor ainda possível sem perder muito conforto. Mas, todos esses são valores sem contar passagem entre cidades. Se quiser economizar nessa parte, precisa viajar para locais vizinhos, ou uns 1 - 2 meses antes, ir no rayanair e comprar os voos mais baratos, (porém vindo de mala/mochila grande, não sei se compensa pelo gasto extra com despache, 25 euros a mala).

Meu irmão, por exemplo, é um viajante muito low cost, ele faz uns 30/40 o dia, mas daí é só pra quem tem saco mesmo a pegar hostel sempre mais barato, comer lanche todo dia, não entrar em locais pagos, etc.

 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Salve mochileiros,

Ainda na missão de fechar um roteiro pro mochilão queria a opinião de vocês sobre os países/cidades "pré-selecionados", tipo quantos dias ficar em cada (no mínimo), atrações, possíveis alterações, melhor rota logicamente falando e por onde seria melhor entrar/sair...

Paris;

Amsterdã;

Berlim;

Praga; 

Viena;

Cracóvia (Auschwitz);

Budapeste;

Roma ou Milão.

A ideia é a viagem toda durar de 20 a 25 dias e ser feita ao estilo mochilão raiz, sem muito luxo e gastos com compras/atrações muito caras.

Lembrando que a viagem será em Maio/19

Agradeço desde já as dicas e ajudas!!

Link para o comentário
  • Membros
14 minutos atrás, Davi Sotti disse:

tipo quantos dias ficar em cada (no mínimo)

Quanto tempo em cada local depende muito dos seus interesses em cada um destes locais, mas para não virar uma correria só do começo ao fim, e para que vc possa visitar as principais atrações de cada cidade com alguma calma, pessoalmente eu recomendaria a seguinte quantidade de dias em cada local:

- Paris: 4 ou 5 dias
- Amsterdã: 3 dias
- Berlim: 4 dias
- Praga: 3 dias
- Viena 3 dias
- Cracóvia (Auschwitz): 3 ou 4 dias, este é o mais complicado, dependendo dos horários dos ônibus que você comprar, você perde um dia inteiro para chegar lá, e outro para ir embora.
- Budapeste: 3 dias
- Roma : 3 ou 4 dias
- Milão.: 1 ou 2 dias.

14 minutos atrás, Davi Sotti disse:

melhor rota logicamente falando e por onde seria melhor entrar/sair..

Brasil > Paris > Amsterdam > Berlin > Cracóvia > Praga > Viena > Budapeste > Roma > Brasil

  • Gostei! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...