Ir para conteúdo

Mestrado em Portugal


Posts Recomendados

  • Membros

Olá.. mais alguém planejando fazer mestrado em Portugal? Pedi demissão do meu emprego e vou trabalhar até janeiro. Não estou feliz, quero viver a experiência de morar em outro país e ao mesmo tempo estudar. Estou um pouco perdida, me questiono muito se essa é a decisão certa e seria bom ter pessoas com o mesmo objetivo por perto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
21 horas atrás, Tamiris Durães disse:

Olá.. mais alguém planejando fazer mestrado em Portugal? Pedi demissão do meu emprego e vou trabalhar até janeiro. Não estou feliz, quero viver a experiência de morar em outro país e ao mesmo tempo estudar. Estou um pouco perdida, me questiono muito se essa é a decisão certa e seria bom ter pessoas com o mesmo objetivo por perto.

Se você não está satisfeita com o seu emprego e vida atual, você tem que mudar, achar outra coisa para fazer, neste ponto você está certa.

Mas fazer mestrado, e ainda mais no exterior, não é como se inscrever num cursinho de inglês, onde você só precisa fazer a matricula e pagar o boleto, tem um monte de coisas para você pensar antes de decidir fazer um mestrado no exterior.

Você já foi aprovada num programa de mestrado em Portugal?
Está participando de algum programa de iniciação científica da sua universidade?
Está participando de algum projeto de pesquisa da universidade?
Tem algum projeto de pesquisa ou área de pesquisa em mente?
Já sabe quais universidades tem mestrado na sua área de interesse?
Tem como se sustentar lá?
Tem como pagar pelas aulas do mestrado, que geralmente não são de graça para estrangeiros?
Tem alguma bolsa de estudos?
Tem algum professor da sua universidade que possa escrever uma carta de recomendações, explicando por que você seria um bom candidato para o mestrado?

Pergunto isto, por que quando eu fui fazer o meu mestrado na Alemanha, eu fiz a inscrição numa universidade, fui aprovado mas não consegui bolsa de estudos, e eu não tinha condições de pagar 10.000 Euros por ano de anuidade da universidade + 400 Euros por mês de aluguel, comida e transporte.

Tive que desistir do primeiro mestrado, por que seria impossível trabalhar e ainda estudar para o mestrado,  fiquei mais 2 anos no Brasil, trabalhando meio período juntando dinheiro e estudando inglês e alemão (na maioria dos mestrados precisa ser fluente em 1 ou 2 idiomas estrangeiros) e participando de projetos de iniciação científica da universidade onde fiz a graduação, até finalmente conseguir ser aprovado num mestrado e uma bolsa de estudos do governo alemão na Alemanha.

E mesmo assim não foi fácil, eu só consegui bolsa do Daad que dava isenção da anuidade de 10.000 Euros da universidade (100 mil Reais pelos 2 anos de mestrado), tive que me virar para pagar as despesas de aluguel, comida e transporte, que mesmo sendo beeeem econômico giravam na casa dos 400 a 500 euros (R$ 2.000 a R$ 2.5000) mensais.

As despesas do dia-a-dia eu paguei com as economias que fiz durante os estágios no Brasil, mas não foi suficiente para todo o mestrado, mesmo conseguido um estágio remunerado na universidade nos últimos 6 meses do mestrado, teve alguns meses onde precisei de ajuda dos meus pais para pagar as despesas.

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...