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Corumbau - Perguntas e Respostas


popozi

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  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Olá Popozi, desculpe-me pela demora, pois não encontrava algumas anotações.

Resalvo que os valores abaixo são de dezembro de 2004, portanto devem ter sofrido um pequeno reajuste.

Em Corumbau encontrei várias pousadas com preço médio de R$ 80,00 a diária e os Campings:

Vila Pousada e Camping Segovia a R$ 11,00 diária sem café da manhã e R$15,00 com café da manhã.

E o Camping do Lourinho com diária a R$ 10,00 sem café da manhã e um pouco mais afastado da praia.

A pesquisa das pousadas e Campings fizeram parte apenas da minha pesquisa geral de Corumbau, pois em meus planos estava acampar numa das praias desertas rumo a Cumuruxatiba já que eu estava fazendo uma travessia até Caravelas.

O Camping do Lourinho é mais simples e como a maioria dos homens nativos sobrevive da pesca para consumo próprio e venda para os moradores e pousadas da região. O Camping é apenas uma rendinha extra quando aparece alguém.

O Segovia tem uma extrutura melhor, é também pousada com uma arquitetura legal edificada em madeira (estilo chalé) com obras de arte e peças artesanais na decoração, os donos chegaram em Corumbau anos atrás, se apaixonaram pelo lugar e resolveram ficar.

Quando passei por lá era véspera de Natal e ambos os Campings estavam "completamente" vazios.

A insidência maior de turístas é mesmo durante o Carnaval segundo a gerente do Segovia.

O clima é como de todo o litoral do extremo sul baiano: quente. As 6:30hr a barraca já tinha virado forno, tirei a roupa encharcada de suor e cai naquele mar maravilhoso.

 

Uma ótima Trip para você.

 

Abraço.

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  • Membros

Putz, valeu, suas informações edtão sendo de grande serventia.

Quando perguntei do clima, estava me referindo ao astral do lugar...coisas do tipo.

 

Você saiu de onde? Moro no Rio, teria que ir pra Arraial d'Ajuda???

 

Tô meio perdida em relação a isso...

 

valeu!!!!!!!!

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  • Membros de Honra

Oi Popozi, o astral de Corumbau é pra quem procura praias desertas e (excetuando-se algumas pousadas) uma típica vila de pescadores, ou seja: é muito tranqüilo.

Por estar “relativamente longe” de Trancoso e Caraíva, praias badaladas pelo turismo de massa, Corumbau ainda mantém a pacata rotina de uma vila caiçara com casas simples e uma dúzia de ruas de terra usadas mais por pessoas a pé que por carros. O comércio se limita a algumas vendas, conhecidas antigamente como empórios que suprem necessidades básicas do dia a dia do povoado.

Um dos fatores que garantem essa tranqüilidade é justamente o relativo distanciamento que frisei acima.

Para se chegar em Corumbau por terra só tem três formas: Uma é pela praia, o que sendo de Caraiva corresponde a 19 km e de Trancoso 53 km, pelo norte.

Vindo de Cumuruxatiba serão 31 km de caminhada, pedalada ou moto.

 

A segunda opção é pela estrada Guarani que liga Corumbau a Itamarajú, são uns 64 km de muita poeira, alguns trechos esburacados e outros com pedregulhos o que deixa o trajeto cansativo e judia bastante dos carros. Mas a estrada é conservada, está sempre passando por manutenções por causa da linha de ônibus que liga as duas localidades e da própria cobrança que as pousadas devem fazer.

A terceira é por uma estrada recomendada apenas para carros com tração nas quatro rodas por conter trechos erodidos, muitas pedras e com travessias de riachos que percorre a costa por trás das falecias ligando Corumbau a Cumuruxatiba e depois a Prado.

Sendo assim, o acesso via Itamaraju é a forma como a maioria das pessoas acabam chegando a Corumbau e para se chegar em Itamarajú é bem fácil, de qualquer parte do Brasil é só pegar a BR101.

Ah! Muito importante: Quando você estiver saindo de Teixeira de Freitas avise o motorista que você vai ficar na rodoviária de Itamaraju, pois algumas linhas com destino a Salvador ou Porto Seguro nem sempre entram em Itamaraju, alguns motoristas perguntam dentro do ônibus se alguém vai descer lá, mas se você estiver distraída ou dormindo...

Chegando no Terminal Rodoviário de Itamaraju é só ir até o guichê da empresa Viação Brasileiro (tem uns 5 guichês só) e comprar passagem para Corumbau (Estrada Guarani), na época eu paguei R$ 8,20.

DETALHE: EXISTE APENAS UM ÔNIBUS DIÁRIO :? Se perdê-lo o jeito é ir para a estrada e esticar o polegar quando passar um meio de transporte, mesmo que este seja um boi ou um jegue! 8)

 

Seguem dois mapinhas da região:

 

[align=center]Mapa02.gif

Mapa%2003.gif[/align]

Uma ótima viagem para você e nos escreva um relato bem bacana depois.

Abraço.

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  • 3 anos depois...
  • 2 anos depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Visitè Corumbau, al regreso de la visita a Abrolhos.

Voy a colocar mis dicas:

Desde Cumuruxativa a Corumbau:

opciones: en bus hay que pegar el bus que parte de Cumuraxatiba a las 6 AM rumbo a Itamaraju y saltar en Guaranì, el bus a Corumbau pasa alrededor de las 14 hs. Sin embargo, el bus no funciona cuando llueve mucho, quedan pràcticamente aislados.

Por suerte no elejimos esa opciòn ya que quedaron todos los transportes cancelados x la lluvia.

CAMINAMOS!!!!!!

 

Llegamos caminando desde Barra do Cahy, lugar que es fantàstico. (varias horas ya que son aprox. 18 kms, y por causa de la lluvia desviamos hasta veleiro, y luego bajamos al mar nuevamente)

La caminata valiò la pena, varias horas, pero la visual compensa.

En Corumbau nos alojamos pròximo al Pontal en una posada accesible:

Pampo (pagamos 70 p/dos personas con cafè )

canaldopampo2012@gmail.com

73-91202469

 

visitamos tambièn otra posada Pontal (pero el lugar de Pampo nos pareciò mejor ya que es frente al mar). PF super recomendable en Cantinho Nativo (15rs)

En el camino vimos el cartel de Villa Segovia en la playa, pero como no sabìamos la distancia tuvimos miedo de desviarnos demasiado.

Luego conseguimos una carona con el dueño del supermercado y descubrimos que donde està Villa Segovia hay opciones de posadas y chalets super lindos, pero està a varios kms de Pontal.

Rui aluga apartamentos: bahiminas@gmail.com, (73-32941200), almorzamos PF en Lourinho por 15 rs. Retornamos con carona, ya que el Sr. Rui viaja varias veces al dìa a Pontal llevando productos del supermercado.

SALIDA DE CORUMBAU:

El precio del transporte en Buggy CORUMBAU a Caraiva: 80 rs, (viene desde la Aldea Indìgena, hay que llamar x telef)

nosotros, ya al fin de nuestro viaje optamos por caminar, cruzamos en la canoa (4 rs), y al comenzar la caminata vimos 2 buggies con turistas, negociamos el precio y conseguimos viajar x 50 rs.

INDIO SAVARA 73-99551522, (mora en la aldea y ademàs ofreciò agendar paseos a Monte Pascual), hay un bus que llega a Caraiva desde Eunapolis (Eunapolis/Barra Velha, 6, 14 hs), retorno 5 AM. la otra opciòn es vìa Porto Seguro

 

En Caraiva, hicimos el paseo de boya, 25 rs con Benè, al lado de la Panaderìa, adoramos Caraiva, y encontramos todos super amables y accesibles.

Caminamos de Caraiva a Espelho, llegamos sin problema, vimos playas lindìsimas !!!!!

y con suerte conseguimos carona hasta Arraial.

Sabìamos que es posible alojarse x 100 rs. en casa del Sr. Mario, en el primer estacionamiento, pero debido a la lluvia preferimos continuar.

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  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

Eu fiquei em Caraiva e fiz um passeio bate e volta de buggy p/ Ponta do Corumbau.

 

Parece q o acesso de carro/onibus, a partir de Porto Seguro é meio longo, faz uma volta, acho q dá + de 200 km. Por isso, acho q é vantagem ir de Porto Seguro p/ Caraíva, dormir lá, curtir a vilinha q é bem legal e depois rachar um buggy ou passeio de barco p/ Ponta do Corumbau. Dá p/ ir a pé tb, disseram q dá uns 13 km. No meio do caminho, vc tem uma vista do Monte Pascoal.

 

Não dormi lá em Ponta do Corumbau, mas parece q tem uma estrutura c/ pousadas e restaurantes ali à beira-mar. O pessoal me disse q tem uns hotéis mto chiques por lá e o pessoal vai d helicóptero...

 

Ali perto da “ponta”, do encontro do rio c/ o mar fica a vila e o local + movimentado. Depois, a praia fica praticamente deserta. Dá p/ andar, andar, só vendo coqueiros...

 

Relatos 2013:

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

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