Ir para conteúdo

EUROTRIP Setembro/Outubro 2019


Rozales

Posts Recomendados

  • Membros

Pessoas,

 

Estou nos planejamentos iniciais da primeira viagem da minha vida, especificamente por alguns países da Europa. Pretendo realizar um mochilão, ficando em hostels e sempre que possível trocando trabalho por estadia/alimentação (tenho passaporte português). Um dos problemas iniciais encontrados momentaneamente é que não tenho ideia ainda de qual quantia monetária vai estar à disposição nessa viagem, visto o grande tempo que resta ainda para ela. Se houvesse todo o tempo e dinheiro possível, gostaria de andar por Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Alemanha, Holanda, Bélgica, Inglaterra e Escócia majoritariamente, mas claro que tenho o sonho de conhecer dezenas de outros países. Sei que isso é bem abrangente então tomando de exemplo que terei R$ 10.000 para a viagem, e resumindo bastante alguns lugares, vocês acreditam que é possível realizar de uma forma legal o roteiro abaixo? Lembrando que tudo ainda está indefinido, inclusive a ordem dos países e localizações, é tudo um esboço.

PORTUGAL
Porto, Lisboa

ESPANHA
Madrid, Barcelona

FRANÇA
Paris

ITÁLIA
Roma, Veneza

HOLANDA
Amsterdã

REINO UNIDO
Londres

 

Gostaria de passar a maior quantidade de tempo possível, gastando a menor quantia de recursos. Não tenho restrição de tempo pois estou me formando da faculdade e tirarei esse momento da minha vida para viajar. Vale ressaltar também que não vou gastar com acomodação em Portugal, pois tenho lugar para ficar em Porto e Cascais, podendo visitar Lisboa. Todas dicas e sugestões sobre planejamento, roteiro e todo o resto são muito mais do que aceitas! 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Você ter casa para ficar em Cascais não muda muita coisa, você vai gastar 5 Euros de trem para ir e voltar todo dia a Lisboa, e como em Lisboa você acha com certa facilidade hosteis de 10 Euros a noite, na prática ficar na casa dos seus amigos/parentes em Cascais não faz muita diferença, no máximo uns 5 euros por dia, o que é quase irrisório, então não conte ter estas hospedagens como uma grande vantagem, por que não é.

O mesmo em Porto, se a casa onde você ficar hospedado icar meio longe, você tem que pegar ônibus todo dia, e novamente lhe rende no máximo 5 ou 10 euros de economia por dia, que podem ir pelo ralo se os seus anfitriões forem meio festeiros e quiserem convidar você para ir numa balada ou barzinho todo final de tarde, coisa que talvez você não fizesse se estivesse sozinho num hostel.

Trocar trabalho por estadia é algo bem incerto, nunca dá para ter certeza de que você consiga algo, pode ser que você consiga 1 semana numa cidade, mas depois passe 3 semanas sem conseguir nada, ou então chegar lá no local, e você querer se mandar no segundo dia, por que é um local horrível...

Então o negócio é você fazer o planejamento da sua viagem sem contar com isto, e planejar como se fosse pagar por tudo.

Se você conseguir alguma coisa, ótimo, você vai economizar este dinheiro, e pode guarda-lo para uma próxima viagem, ou então estender a viagem por mais uma, duas ou 3 semanas, conforme a quantidade de dinheiro que você conseguir economizar durante a viagem.

Paris, Veneza, Amsterdam, Londres e Barcelona são locais caros, se for pagar hospedagem, alimentação, metrô, passeios e ingressos, eu estimaria uma média de 60 a 70 Euros por dia com estes itens.

E convertendo os seus 10 mil reais para Euros com a cotação de hoje, você teria em torno de 2 mil Euros.

Passagens entre todas estas cidades deve lhe custar algo entre 200 e 250 Euros se você comprar as passagens 60 ou 90 dias antes, mas se deixar para comprar em cima da hora, 1 ou 2 semanas antes, cada uma delas pode lhe custar mais de 100 Euros.

Descontando 250 Euros das passagens dos seus 2 mil Euros, sobraria em torno de 1.750 Euros, e dividindo isto por 60 Euros/dia, seria o suficiente para uns 30 dias de hostel, alimentação, metrô, passeios e ingressos.

Quanto tempo em cada local depende dos seus interesses em cada local, mas se você tiver o dia inteiro livre para "turistar" sem se preocupar em trabalhar, pessoalmente eu recomendaria pelo menos a seguinte quantia de dias em cada local:

Lisboa(3 ou 4), Porto(3), Madrid(3), Barcelona(3 ou 4), Paris(4 ou 5), Londres(4 ou 5), Amsterdam(3), Veneza(2), Roma(3 ou 4)

Então, para passar nestas cidades todas, você precisaria de 29 ou 30 dias, o que seria no limite do seu dinheiro caso tenha que pagar por quase tudo na maioria dos locais.

 

Ou seja, se você conseguir juntar 10 mil reais + as passagens Brasil x Europa, e o preço do Euro não subir muito, estes 10 mil em teoria seriam suficientes para você passar 30 dias na Europa no modo bem econômico, sem precisar trabalhar.

Para conseguir estender isto, você teria que conseguir algum trabalho...

Mas ai entra outro porem, a passagem de volta!

Se você for comprar a passagem só de volta lá, algumas semanas antes de voltar, ela estará custando uma fortuna, facilmente ela custará uns 600 ou 700 Euros se for comprar em cima da hora.

E se comprar ida e volta e depois remarcar para uma outra data, você paga multa e a diferença de preço, que também chegam facilmente em 500 ou 800 euros...

Ou seja, no final das contas, se você conseguir trocar trabalho por hospedagem e comida em alguns locais e estender a viagem, você vai gastar muito mais com as passagens de volta, e tudo fica no mesmo...

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
50 minutos atrás, 234234 disse:

Você ter casa para ficar em Cascais não muda muita coisa, você vai gastar 5 Euros de trem para ir e voltar todo dia a Lisboa, e como em Lisboa você acha com certa facilidade hosteis de 10 Euros a noite, na prática ficar na casa dos seus amigos/parentes em Cascais não faz muita diferença, no máximo uns 5 euros por dia, o que é quase irrisório, então não conte ter estas hospedagens como uma grande vantagem, por que não é.

O mesmo em Porto, se a casa onde você ficar hospedado icar meio longe, você tem que pegar ônibus todo dia, e novamente lhe rende no máximo 5 ou 10 euros de economia por dia, que podem ir pelo ralo se os seus anfitriões forem meio festeiros e quiserem convidar você para ir numa balada ou barzinho todo final de tarde, coisa que talvez você não fizesse se estivesse sozinho num hostel.

Trocar trabalho por estadia é algo bem incerto, nunca dá para ter certeza de que você consiga algo, pode ser que você consiga 1 semana numa cidade, mas depois passe 3 semanas sem conseguir nada, ou então chegar lá no local, e você querer se mandar no segundo dia, por que é um local horrível...

Então o negócio é você fazer o planejamento da sua viagem sem contar com isto, e planejar como se fosse pagar por tudo.

Se você conseguir alguma coisa, ótimo, você vai economizar este dinheiro, e pode guarda-lo para uma próxima viagem, ou então estender a viagem por mais uma, duas ou 3 semanas, conforme a quantidade de dinheiro que você conseguir economizar durante a viagem.

Paris, Veneza, Amsterdam, Londres e Barcelona são locais caros, se for pagar hospedagem, alimentação, metrô, passeios e ingressos, eu estimaria uma média de 60 a 70 Euros por dia com estes itens.

E convertendo os seus 10 mil reais para Euros com a cotação de hoje, você teria em torno de 2 mil Euros.

Passagens entre todas estas cidades deve lhe custar algo entre 200 e 250 Euros se você comprar as passagens 60 ou 90 dias antes, mas se deixar para comprar em cima da hora, 1 ou 2 semanas antes, cada uma delas pode lhe custar mais de 100 Euros.

Descontando 250 Euros das passagens dos seus 2 mil Euros, sobraria em torno de 1.750 Euros, e dividindo isto por 60 Euros/dia, seria o suficiente para uns 30 dias de hostel, alimentação, metrô, passeios e ingressos.

Quanto tempo em cada local depende dos seus interesses em cada local, mas se você tiver o dia inteiro livre para "turistar" sem se preocupar em trabalhar, pessoalmente eu recomendaria pelo menos a seguinte quantia de dias em cada local:

Lisboa(3 ou 4), Porto(3), Madrid(3), Barcelona(3 ou 4), Paris(4 ou 5), Londres(4 ou 5), Amsterdam(3), Veneza(2), Roma(3 ou 4)

Então, para passar nestas cidades todas, você precisaria de 29 ou 30 dias, o que seria no limite do seu dinheiro caso tenha que pagar por quase tudo na maioria dos locais.

 

Ou seja, se você conseguir juntar 10 mil reais + as passagens Brasil x Europa, e o preço do Euro não subir muito, estes 10 mil em teoria seriam suficientes para você passar 30 dias na Europa no modo bem econômico, sem precisar trabalhar.

Para conseguir estender isto, você teria que conseguir algum trabalho...

Mas ai entra outro porem, a passagem de volta!

Se você for comprar a passagem só de volta lá, algumas semanas antes de voltar, ela estará custando uma fortuna, facilmente ela custará uns 600 ou 700 Euros se for comprar em cima da hora.

E se comprar ida e volta e depois remarcar para uma outra data, você paga multa e a diferença de preço, que também chegam facilmente em 500 ou 800 euros...

Ou seja, no final das contas, se você conseguir trocar trabalho por hospedagem e comida em alguns locais e estender a viagem, você vai gastar muito mais com as passagens de volta, e tudo fica no mesmo...

Cara, primeiramente muito obrigado pelas sugestões, são explicativas e de muita ajuda! Quanto ao fato do custo de comboio/ônibus em Portugal, você não acredita que possa valer a pena aqueles cartões onde pagando certa quantia você tem livre acesso a esses meios de transporte por x tempo?

Quanto à questão de trabalhar por estadia e planejar a viagem como se fosse pagar toda, sim! Estou realizando isso, não vou com a certeza que consiga emprego mas como não tenho limite temporal nessa viagem, apenas monetário, tenho que analisar o que vale mais a pena, o problema de ir sem data e passagem de volta definidas é, como você citou, o valor que voltar vai ser.

Já falando sobre as passagens e compras antecipadas, talvez seja uma pergunta leiga, mas você falou que marcar vôos com semanas de antecedência saem caros. Pesquisando aqui de bobeira no Skyscanner,  imaginando se estivesse agora por exemplo na Espanha querendo ir para Itália, encontrei passagens através da Ryanair por cerca de R$150, para daqui a 10 dias, de Barcelona à Milão. Tem algo de errado?

De resto, como falei, é um planejamento bem inicial e toda ajuda é bem-vinda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
8 horas atrás, Rozales disse:

Pesquisando aqui de bobeira no Skyscanner,  imaginando se estivesse agora por exemplo na Espanha querendo ir para Itália, encontrei passagens através da Ryanair por cerca de R$150, para daqui a 10 dias, de Barcelona à Milão. Tem algo de errado?

Isto ai é algo um pouco "fora da curva normal", baixa temporada com pouca procura, voos partindo ou chegando de cidades "ruins" para turismo, ou seja, você chega lá em Milão, e depois tem que gastar outros 30 ou 40 Euros em passagens para ir ao locais que realmente interessam, horários horríveis, voos saindo muito cedo ou chegando muito tarde, o que é um problema, por que ai você gasta 40 ou 50 Euros de táxi de madrugada, etc...

Também e está rolando um "Mega Saldão" de passagens na Ryanair esta semana, 50%, 70% ou 80% de desconto, eu estava "namorando" uma passagem daqui de Düsseldorf para Madrid, até semana passada estava custando 40 Euros, esta semana baixou para 15 Euros, mas amanhã pode ter certeza que volta aos 40 ou 50 Euros...

Mas estas promoções não são tão comuns, e geralmente não aparecem sempre, e nunca nas datas que precisamos...

Eu tenho viajado muito a trabalho aqui, as vezes tenho sorte e consigo alguma promoção de última hora, por 20 ou 30 Euros, mas também já perdi a conta das vezes em que tive que pagar mais de 100 Euros por uma passagem comprada 2 ou 3 semanas antes.

8 horas atrás, Rozales disse:

Quanto ao fato do custo de comboio/ônibus em Portugal, você não acredita que possa valer a pena aqueles cartões onde pagando certa quantia você tem livre acesso a esses meios de transporte por x tempo?

Você está falando dos cartões para uso mensal dentro da cidade e periferia? Ou aqueles Passes da Eurail  de trem  que valem no país inteiro?

Em relação aos passes para usar dentro da cidade, se você for qualificável para eles, dá si para tirar, mas na maioria dos casos o valor mínimo é alto e tem taxa para fazer ele, e só compensa se você for ficar mais de 10 ou 20 dias num local usando diariamente, se ficar menos tempo, muitas vezes acaba ficando mais caro do que comprar avulso só nos dias que você precisa, e só vale dentro da cidade e vizinhas, não dá para ficar indo a Sintra por exemplo...

Já os passes de trem, ultimamente eles estão uma m.. caros e não são aceitos mais em quase nenhum lugar, são aceitos mesmo só nos trens regionais lentos e paradores, nos trens internacionais e de alta-velocidade geralmente paga-se um adicional para usar o pass

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@234234 

Entendi! E com mais liberdade de datas fica mais barato comprar as passagens de ida/volta quando surgir uma promoção, e marcar consecutivamente os voos entre países europeus com base neste inicial?

Quanto ao cartão de uso dos transportes da cidade, não me recordo se foi em um vídeo ou post aqui que cheguei a entender que existia um tipo de cartão em que você paga certa quantia e pode usar praticamente todos os trens e ônibus das redondezas por 1, 2 ou mais dias.

Estou em um impasse entre deixar tudo agendado com datas definidas nesta viagem, ou comprar apenas a passagem inicial, deixando os próximos destinos dependentes da vontade e repentinas promoções em passagens de trem/avião. A rigidez das passagens me impediria de eu poder ficar um dia a mais ou a menos, por exemplo, em alguma cidade que eu ache MUITO bacana ou pior do que o esperado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
26 minutos atrás, Rozales disse:

Quanto ao cartão de uso dos transportes da cidade, não me recordo se foi em um vídeo ou post aqui que cheguei a entender que existia um tipo de cartão em que você paga certa quantia e pode usar praticamente todos os trens e ônibus das redondezas por 1, 2 ou mais dias.

Sim estes cartões existem

Em Lisboa um cartão de 24 horas de uso ilimitado do metrô/trem/ônibus e que seja válido para ir a Cascais custa 10.40 Euros, e a assinatura mensal válida para Cascais acho que custa mais de 50 euros.

Se você for usar pouco trem/metrô, é mais barato pagar avulso 2.50 Euros em cada passagem do que pagar 10.40 euro para 24 horas, uma vez que o centro de Lisboa é compacto, uma vez você estando no centro, dá para fazer tudo a pé, só Belem que fica um pouco mais longe e precisa usar bonde, mas o resto dá para fazer tudo a pé.

Então tem que avaliar bem estes passes de uso ilimitado, em muitas cidades você não chega nem perto de usar metade do que pagou nele.

42 minutos atrás, Rozales disse:

Estou em um impasse entre deixar tudo agendado com datas definidas nesta viagem, ou comprar apenas a passagem inicial, deixando os próximos destinos dependentes da vontade e repentinas promoções em passagens de trem/avião. A rigidez das passagens me impediria de eu poder ficar um dia a mais ou a menos, por exemplo, em alguma cidade que eu ache MUITO bacana ou pior do que o esperado.

Cara, não tem jeito, todo mundo que quer fazer uma viagem sem datas marcadas passa por este dilema.

E não tem muito o que fazer, a não ser você se conformar de que a viagem pode ficar muito mais cara do que se tivesse feito ela com datas e rotas definidas e passagens compradas 90 dia antes.

Ou seja, você quer flexibilidade, você tem que pagar mais caro por ela, e se você quiser economia, tem que fixar o seu roteiro e comprar tudo antecipado.

Agora qual opção escolher, isto é com você...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
22 horas atrás, 234234 disse:

60 Euros/dia

Fecha essa conta de 60 euros / dia em Londres ou em Amsterdam para mim... Incluindo hospedagem essa conta só fecha em Lisboa!

12 euros o hostel mais barato que achei (não olhei sequer a localização) em Londres... Restam 42 libras para cafe da manha, na pior das hipóteses  02 lanches no Mc'Donalds (vai aguentar 30 dias nessa "dieta"?), água, transporte publico, sanitários em alguns lugares são pagos... para mim essa conta não fecha.

Em Amsterdam a conta da hospedagem dobra, não adianta ficar afastado e gastar mais com transporte publico (esta a 3 euros o ticket ) ... as atrações são caras (na media 15 euros) ... 

Se pretender partir para o congelados tem que ver se seu hostel disponibiliza microondas e tem que ver o custo com transporte para voltar ao hostel comer e voltar para a rua novamente... 

3 horas atrás, 234234 disse:

Em Lisboa um cartão de 24 horas de uso ilimitado do metrô/trem/ônibus e que seja válido para ir a Cascais custa 10.40 Euros, e a assinatura mensal válida para Cascais acho que custa mais de 50 euros.

Justamente! Tem que ficar atento as zonas da cidade cobertas por cada cartão... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
13 horas atrás, Rafael_Salvador disse:

Fecha essa conta de 60 euros / dia em Londres ou em Amsterdam para mim... Incluindo hospedagem essa conta só fecha em Lisboa!

12 euros o hostel mais barato que achei (não olhei sequer a localização) em Londres... Restam 42 libras para cafe da manha, na pior das hipóteses  02 lanches no Mc'Donalds (vai aguentar 30 dias nessa "dieta"?), água, transporte publico, sanitários em alguns lugares são pagos... para mim essa conta não fecha.

Aproveitando uma mega promoção da Ryanair estivemos  final de semana passado em Londres e meus gastos foram os seguintes:

Hotel com quarto privativo com banheiro no easyHotel Victoria: £35 a diária para o casal (£17,5 por pessoa)

2 almoço em pubs com entrada e prato principal: £11 cada almoço

Café da manhã eu comprei no supermercado Tesco que havia ao lado do meu hotel, comprei um café na máquina + 1 croissant + 1 sanduíche natural, total de £5 por dia.

1 jantar no Nando´s £13 por pessoa

1 jantar de lanche na estação de trem a caminho do aeroporto £8

Pub no sábado, combo de dois pints de cerveja e fritas £10 cada combo.

Pub no domingo a tarde, 2 pint de cerveja por £6

Metrô: 2 Libras

Total : £ 71 Libras por pessoa

 

Fora isto teve o gasto das passagens: 9.99 Euros passagem de ida e 11.99 Euros passagem de volta, e £15 do trem Stansted Express entre aeroporto

 

Se conseguir um hostel por umas 20 libras, se ao invés de jantar foro e comprar lanche pronto, você comprar as coisas no supermercado, um pacote de pão, presunto, queijo, uma caixinha de leite, um pacotinho de café solúvel, etc, você consegue jantar e tomar café da manhã e jantar com £10, e se não for gastar com cerveja nos pubs, etc...

Você consegue reduzir estas £71 do meu exemplo para umas £60, sem precisar passar fome e sem precisar apelar para Mac Donalds todo dia, você conseguiria ao menos almoçar todo dia comendo um prato de comida quente...

O problema são os passeios, se resolver visitar a Torre de Londres, é £22 de ingresso, a London Eye £18... e isto puxa para cima os gastos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

@111111 É isso cara, além dos passeios serem caros os custos são em Libras.. mesmo ele apertando para 60 Libras/dia, isso da quase 70 euros... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

De fato a realidade é que a maioria das cidades do roteiro têm o custo de vida mais elevado, com a ciência disso o objetivo é ir com aquela grana de gordura caso a situação aperte. O valor que dei no post inicial foi hipotético imaginando um valor mínimo em que consiga chegar até a data da viagem, porém acredito que vá conseguir mais, assim dando uma folga nas despesas diárias. Obrigado pelos comentários até agora, estão sendo de muita importância para o planejamento da viagem. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...