Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Trem Belo Horizonte x Vitória

Postado
  • Membros

Fiz a viagem de Belo Horizonte à Vitória no trem de passageiros da Cia Vale do Rio Doce. É um pouco cansativa (13h de viagem) mas foi muito legal. Quem quizer mais dica, me escreva.

• Respostas 61
  • Visualizações 43.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Sim, quem comprar na classe executiva pode transitar pelo trem. Não tem nenhuma proibição.

Antigamente tinha-se área para fumantes. Hj, por causa da lei, não é mais permitido fumar dentro do trem.

Sim existe o bar e o restaurante no trem porém não é vendido e nem é permitido o consumo de bebidas alcóolicas.

Até mais!

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Pessoal, irei fazer o percurso Bh - Gov. Valadares. Estou atualizando os links. Espero que de BH até Gov. Valadares tenha paisagens bonitas. Alguém pode falar alguma coisa?

http://www.vale.com.br/pt-br/o-que-fazemos/logistica/trens-de-passageiros/estrada-de-ferro-vitoria-a-minas/paginas/default.aspx

Postado
  • Membros

Nooossa... genial isso aqui! Nunca tinha ouvido falar nesse trem! Só não vou nesse fds pq a previsão é de chuva pra aqueles lados.

Perguntinha: Por falta de tempo, pretendo fazer só um trecho. Qual deles é melhor (visualmente falando) BH/Cariacica ou Cariacica/BH - levando em consideração que praticamente não verei as últimas cidades, já que já vai ter anoitecido. Quero muito passar pelas minas e fotografá-las.

Obrigada!!

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Estou pensando em embarcar nesse trem sô... srs Sempre quis fazer esse percurso.. (salvo engano é o unico trem de passageiros em funcionamento na região sudestes.. ao que sei tem dois na região sul...)... Pretendo viajar lá pelo dia 18 de outubro... se alguem animar procuro Cia.. (dizem que é ruim ir sozinho e existe risco de roubos e pequenos furtos)...

Postado
  • Membros
Pessoal, irei fazer o percurso Bh - Gov. Valadares. Estou atualizando os links. Espero que de BH até Gov. Valadares tenha paisagens bonitas. Alguém pode falar alguma coisa?

http://www.vale.com.br/pt-br/o-que-fazemos/logistica/trens-de-passageiros/estrada-de-ferro-vitoria-a-minas/paginas/default.aspx

Olá Emmanuel!

Tem sim. Na verdade, a maior parte do tempo você vai rodar por pastagens, mas vez ou outra há algumas boas atrações.

1) O percurso de Belo Horizonte até Barão de Cocais, a primeira parada, é marcado por relevo de mar de morros. Pra contornar a situação, foram construídos os enormes "Viadutos da Vale", que são estruturas gigantescas que rendem ótimas fotos! rsrs Uma dica é ficar no lado esquerdo do trem, pois assim você verá pela janela o trem fazendo as curvas sobre os vales, como a foto abaixo, olhando "pra trás". Crédito: Thiago Costa

534139_482049931808343_245076698_n.jpg

2) Antes de chegar em Barão de Cocais, pouco depois de Sabará, vc entra num tunel MUITO extenso. Se nao me falha a memória é o segundo túnel. Logo que sai dele, à esquerda, vc verá a Mina do Gongo Soco, uma das maiores minas de exploração do Brasil. É impressionante! Cenário de outro mundo! rsrsrs a cratera aberta está cada vez maior e mais inacreditável. E triste, tb, pela devastação em volta.

3) Assim que passar a mina, se vc correr pro lado direito, verá entre a mata as Ruínas do Gongo Soco. Passam bem rápico. São o que sobrou de uma vila britânica do sec XVIII.

4) Próximo a João Monlevade, você começa a acompanhar o rio, que polui, clareia, polui, clareia.... enfim, de qualquer forma é cheio de corredeiras, é bem bonito.

5) Mais próximo de Valadares, começam a aparecer alguns maciços de granito. Não chegam a ser Pontões, mas como a mata em volta já tá destruída, eles acabam se sobressaindo.

6) Por fim, chegando a Valadares, vc vai passar (visto do lado direito) pela face frontal do Pico do Ibituruna, que é bem bonito.

E claro, nas últimas horas de trem, vai poder ir vendo (principalmente pelo lado direito do trem) o vai e vem do Rio Doce.

Espero que te ajude! rsrs

Postado
  • Membros
Nooossa... genial isso aqui! Nunca tinha ouvido falar nesse trem! Só não vou nesse fds pq a previsão é de chuva pra aqueles lados.

Perguntinha: Por falta de tempo, pretendo fazer só um trecho. Qual deles é melhor (visualmente falando) BH/Cariacica ou Cariacica/BH - levando em consideração que praticamente não verei as últimas cidades, já que já vai ter anoitecido. Quero muito passar pelas minas e fotografá-las.

Obrigada!!

Oi Ana!

Ambos os percursos sao bem bonitos. Mas pessoalmente eu indico fazer o sentido Belo Horizonte - Cariacica, primeiro, por alguns motivos:

1. A parte inicial e os viadutos enormes do início da viagem são um dos melhores visuais da viagem, no sentido contrário vc nao vê nada.

2. O por do sol é visto na região de Aimorés-MG, incluindo sua barragem, que pra mim é, disparadamente, o melhor panorama do trajeto (mas tem que ser no por do sol, por causa dos reflexos dos maciços de granito no lago da usina!!! ). No sentido contrario vc passa nesse local com sol a pino, é bonito, mas nao tanto.

3. Vc passa, durante a tarde, por vários vilarejos onde as pessoas vêm vender coisas na janela do trem (classe economica). E tem uns produtos, como as cocadas de Tumiritinga, que são sensacionais. No percurso contrário há menos vendedores e vc passa mais ou menos na hora do almoço ou antes, daí não aproveita "gastronomicamente" tanto a viagem como no trajeto minas-es.

4. A parte serrana do ES é muito bonita mesmo! Estou falando das proximidades de Cariacica... só que é uma região serrana menor que a mineira, eu acho mais bonita a parte mais próxima a BH.

Mas deixar claro, são impressões pessoais, pode ser que outras tantas pessoas pensem que o sentido contrário seja melhor... sei lá... Vai do gosto de cada um.

Postado
  • Membros
Estou pensando em embarcar nesse trem sô... srs Sempre quis fazer esse percurso.. (salvo engano é o unico trem de passageiros em funcionamento na região sudestes.. ao que sei tem dois na região sul...)... Pretendo viajar lá pelo dia 18 de outubro... se alguem animar procuro Cia.. (dizem que é ruim ir sozinho e existe risco de roubos e pequenos furtos)...

Fred!

Então, na verdade não é o único trem não.

Claro, existem as Maria-Fumaças, que podem ou não ser consideradas trens. Em Minas Gerais, atualmente estão em funcionamento nas cidades de São Lourenço, Ouro Preto/Mariana e São João del Rei/Tiradentes.

Em São Paulo, há um trem de passageiros na cidade de Jaguariúna.

E no Espírito Santo, há o recém-reinaugurado Trem das Montanhas Capixabas, só que é um pouco caro! rsrs

Mas em extensão, é o maior, sem sombra de dúvidas.

Se está pensando em embarcar, vai mesmo! É uma viagem muito interessante. Mas se for embarcar com malas sozinho, prefira a classe executiva, e deixe sua mala no bagageiro. Existe sim o risco de furtos, e não é pequeno. E é maior na classe economica, onde o fluxo de pessoas é infinitamente maior. E qualquer um pode andar por lá.

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá pessoa, fiz o percurso de Bh - GValadares. Muito legal, depois posto fotos. Mas confesso que a parte mais bonita deve ser entrando no ES, pois fui de ônibus e pelo cenário, tive essa impressão.

Postado
  • Membros

Quero fazer isso , 13 horas de trem . altas paisagens .....interessante...

pretendo ir mes que vem na vespera do feriado...

alguem vai nesse dia + - ?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.