Ir para conteúdo

Europa 2019 | Itália + Suíça + ?


Julia B

Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia, pessoal! Gostaria de pedir ajuda para montar um roteiro para a Europa/2019. Será a minha segunda vez no continente, a primeira vez foi em 2017 e visitei Paris, Frankfurt, Berlim, Gante e Amsterdam.

Todas as viagens que eu fiz até o momento se deram na metade do Outono ou no Inverno, então dessa vez gostaria de fugir do frio dessas estações na medida do possível e tentar viajar na Primavera, por isso estabeleci o período de 23/04 a 20/05 (dependendo 21/05 caso haja alguma diferença de preço). O total de dias, sem descontar o tempo no avião, é 28~29 dias

Meu roteiro até o momento é inexistente. A única coisa que tenho parcialmente definida até o momento são as datas (que posso mudar caso ache necessário) e os dois países que pretendo visitar: Itália e Suíça. Vou viajar com os meus pais e o meu pai particularmente quer muito visitar a Itália e eu sugeri incluir a Suíça porque é um país que eu desejo visitar e vou aproveitar a fronteira. Moramos em Porto Alegre e notamos que o preço das passagens de POA para ITA não são "tão" caros, então minha ideia inicial é começar a viagem pela Itália mesmo (provavelmente por Roma) e seguir o roteiro subindo o país, até a Suíça. Acredito que farei todo o trajeto de trem mesmo. 

Estou bem impressionada com os preços na Suíça, preços mais caros que as cidades que visitei na minha primeira viagem. Bem mais caros. Não apenas a moeda local mas também os preços de airbnb (meus pais têm 60 anos e não querem ficar em hostel). Não decidi ainda quanto tempo ficar em cada país e muito menos quanto tempo ficar em cada cidade, mas considerando as pesquisas que fiz por enquanto, acredito que vamos evitar nos estender muito na Suíça pela questão do dinheiro... Ao mesmo tempo, não gostaria de ficar pouco tempo na Suíça, queria pelo menos um meio-termo pra aproveitar bem o país, já que não é um país super grande e eu posso aproveitar o trem pra ver mais de uma cidade.

Minha ideia é comprar uma passagem múltiplos destinos e entrar na Europa a partir da Itália e voltar por outro país, ainda não decidi qual. Minha dúvida é para onde ir a partir da Suíça. Seguem abaixo algumas opções que pensei:

1. Cogitei irmos de Zurique para a Áustria, mas Viena é particularmente longe, e pelo pouco que pesquisei até o momento, não é um país muito barato também (mas Suíça ainda leva o prêmio de país mais caro no meu roteiro). Pensei em talvez partir de Zurique -> Innsbruck -> Salzburgo -> Viena -> Brasil. Outra questão que estou considerando é o preço da passagem - numa pesquisa rápida feita hoje, é mais barato pra mim voltar para o Brasil a partir de Zurique do que de Viena. Talvez daí faça mais sentido fazer Itália -> Áustria -> Suíça.

2. Outra opção que pensei é partir da Suíça para a Alemanha. Já visitei Berlim e Frankfurt, mas ainda não fui à Munique. Poderia começar o trajeto Alemanha a partir daí, dependendo alugar um carro e visitar alguns lugares da Rota Romântica e fechar a viagem em Frankfurt, que pelo que eu vi tem preços um pouco mais em conta para a passagem de volta ao Brasil. Não me importaria de passar mais uns 2 dias em Frankfurt, já que foi uma das cidades que eu mais gostei na minha viagem anterior.

3. Uma terceira opção seria incluir algum país que não faça fronteira e daí fazer o trajeto de avião mesmo, pagando o despacho das nossas bagagens. Aceito sugestões aqui, pois daria pra fazer qualquer ordem aqui, posso entrar na Europa a partir desse país e depois ir para Itália/Suíça ou partir desses dois para o terceiro destino. 

Estamos abertos à viajar pra praticamente qualquer lugar. Pessoalmente gosto de conhecer museus e visitar monumentos históricos, também quero aproveitar paisagens bonitas já que estarei indo (finalmente) na Primavera (estou cogitando alguns roteiros de trem na Suíça justamente por isso hehe), não me interesso por baladas já que estarei indo com os meus pais... enfim, realmente aceito qualquer sugestão pra começar a estruturar essa viagem, aceito até que me sugiram pegar um avião e me mandar pra Escócia hahaha estou aberta à todas as possibilidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Bom... vou palpitar (rs)! Que acha de Fazer Veneza, Florença, Genova + Cinque Terre e ir descendo pelo Sul da França ... Nice, Marselha, da para passar em Cannes... É um roteiro com cidades relativamente próximas já que estará com seus pais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Agora, Rafael_Salvador disse:

Bom... vou palpitar (rs)! Que acha de Fazer Veneza, Florença, Genova + Cinque Terre e ir descendo pelo Sul da França ... Nice, Marselha, da para passar em Cannes... É um roteiro com cidades relativamente próximas já que estará com seus pais...

Oi Rafael 🙂

Você sugere daí entrar por onde e ir embora por onde? hehe Achei ok o preço voltando por Paris, mas as outras cidades que vi da França eram caras pra voltar. Você recomenda o sul da França usando carro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

@Julia B Estou planejando 2019 fazer algo bem parecido e nesta ordem entrando por Veneza. A saída ainda está em aberto.

O que acho que deveria ficar era evitar deslocamentos internos de avião e deslocamentos longos de trem... afinal estará com idosos.

Muita gente aluga um carro para fazer Cote D'Azur, porem existem os riscos iminente de alugar um carro e no verão fica tudo muito engarrafado... na Primavera não sei. Nunca aluguei carro fora... acho meio complicado pilotar em um lugar que não estou familiarizado com estradas, leis, sinalizações, hábitos... 

Outro fator que acho importante é dar uma pesquisada nas temperaturas nos meses em que vai estar la e ver se são aceitáveis para você e sua família...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
3 minutos atrás, Rafael_Salvador disse:

@Julia B Estou planejando 2019 fazer algo bem parecido e nesta ordem entrando por Veneza. A saída ainda está em aberto.

O que acho que deveria ficar era evitar deslocamentos internos de avião e deslocamentos longos de trem... afinal estará com idosos.

Sim, estou tentando ao máximo evitar deslocamentos longos de trem. Na minha primeira viagem fiz um trajeto Berlim -> Amsterdam e achei longo demais, foram umas 6h, quero evitar esse tipo de viagem.

O que eu pensei bem por cima foi algo assim:

(ITA) Roma -> Florença -> Veneza -> Milão -> (SUI) Genebra ou Berna, posso dependendo entrar por Zermatt também, mas com certeza ficarei em Berna em algum momento -> Lucerna?? -> Zurique -> a partir de Zurique cogitei ir para Munique e subir, ou dependendo entrar por Stuttgart ou ainda entrar na Áustria a partir de Innsbruck e seguir. De Zurique para Viena direto fica longe demais pra mim, teria que ir pipocando em algumas cidades antes.

Dependendo seguindo a sua sugestão de ir para a França, eu posso começar a viagem na Suíça (provavelmente a partir de Zurique) e seguir todo o trajeto à esquerda: Zurique - Lucerna - Berna - Genebra -> e partir de lá para Lyon e depois para Marselha. E de Marselha eu sigo para a Itália fazendo Milão - Veneza - Florença - Roma e BRA. Não achei uma opção barata de passagem que me dê a possibilidade de fechar a viagem na França.

Meus pais fizeram trajetos comigo de trem na primeira viagem. Fizemos Amsterdam -> Paris -> Frankfurt -> Berlim -> Amsterdam (1 dia bate e volta em Ghent) -> Brasil. Fizemos a burrice de entrar pela Holanda e voltar pelo mesmo lugar, daí quando chegamos em Amsterdam partimos no mesmo dia para Paris e voltamos para Amsterdam apenas ao final da viagem. Foi muito cansativo mas meus pais aguentaram hahaha Eles não se importam de viajar de trem mas realmente trajetos muito longos (mais de 4h) até eu mesma estou querendo evitar.

Você já foi para a Suíça? Recomenda quanto tempo por lá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
8 minutos atrás, Julia B disse:

Você já foi para a Suíça? Recomenda quanto tempo por lá?

Não conheço.

Olha vou dar uma opinião. Estou achando um numero grande de deslocamentos em seu roteiro. Esta preocupado em economizar na passagem de ida e volta para o Brasil, mas esta esquecendo de ponderar os gastos (financeiros, de tempo e físicos) dessa quantidade enorme de deslocamentos.

Comece a pensar em 06 cidades das quais não abre mão e que possa se deslocar entre elas com certa facilidade, reservando 04 dias  para cada uma. Ficando com 03 dias em aberto como uma "carta na manga" ... destas cidades chaves que escolher você pode estender sua estadia em mais um dia ou dois caso sejam cidades maiores e queira conhecer com calma e/ou fazer o esquema de bate-e-volta para cidades próximas...

Para mim 15 dias de viagem é um tempo ótimo. A partir dai meu rendimento cai e começo a querer fazer as coisas mais devagar. 27 dias nessa correria de trem, compromisso de horários não é brincadeira! E se não for na correria, nesse esquema que esta pensando, com tantas cidades e tão pouco tempo em cada uma, não irá aproveitar muita coisa! passara mais tempo dentro das estações e trens do que propriamente aproveitando a viagem.

Exemplo:

21 minutos atrás, Julia B disse:

(ITA) Roma -> Florença -> Veneza -> Milão ->

Aqui já se vão 13 dias (5+3+3+2)

24 minutos atrás, Julia B disse:

Dependendo seguindo a sua sugestão de ir para a França, eu posso começar a viagem na Suíça (provavelmente a partir de Zurique) e seguir todo o trajeto à esquerda: Zurique - Lucerna - Berna - Genebra -> e partir de lá para Lyon e depois para Marselha. E de Marselha eu sigo para a Itália fazendo Milão - Veneza - Florença - Roma e BRA. Não achei uma opção barata de passagem que me dê a possibilidade de fechar a viagem na França.

10 cidades em 27 dias da uma media de 2,7 dias/cidade! Considerando o tempo de deslocamento entre as cidades (que se iniciam no momento em que você faz o check out na hospedagem e termina quando você faz o check in na nova hospedagem .. rs) você estará utilizando um precioso tempo para se deslocar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bem vamos lá, primeiro é difícil fazer qualquer roteiro pensando em Países, o ideal é sempre focar em cidades. Reforçando que realmente o ideal seria limitar ao máximo a quantidade de cidades de pernoite.

O começo do planejamento de viagem sempre é a fase mais difícil. O que eu costumo fazer na prática normalmente é fazer roteiros simulados defino as cidades de entrada e saída, depois algumas variações das cidades de pernoite e tipo de deslocamento entre elas , estimando o custo total da viagem. A que tiver melhor custo benefício é normalmente a minha escolha. 

Agora em relação as sua dúvidas pontuais. 

Itália : Se gosta de museus reserve muito tempo para a Itália, especialmente Florença. Eu fiquei 10 noites no esquema Veneza-Florença-Roma e saí completamente exausto , é uma verdadeira overdose de cultura. Na ocasião viajava com pais idosos e filho pequeno, então minha recomendação é : pegue leve, reserve pelo menos uns 18 dias para fazer esse eixão Roma (5 noites com bate e volta a Pompeia)  - Florença (6 noites com bate e volta  a Sam Gimignano/Siena/Lucca/Pisa) - Veneza (2 noites) - Milão (3 noites com bate e volta a Bergamo/Lago Como).   

Suíça : De Milão há trens diretos para Berna. Fique 4 ou 5  noites por lá e compre o swiss pass. Sugestões de bate e volta : 1 dia para os alpes centrais (Interlaken, Murren, Grindelwald,...) , 1 dia para Lucerna (com Mt Pilatus e/ou passeio de barco), 1 dia para Zermatt ou passeio de trem panoramico se o tempo estiver ruim. É importante ser flexível porque o tempo nas montanhas é imprevisível , mesmo na primavera, e você não vai querer torrar um monte de grana subindo a montanha para ver um monte de nuvem. Se o tempo estiver ruim pegue um trem panorâmico (com o vagão clássico de madeira) até Montreux e visite o castelo.

A partir daí você teria por volta de 6 noites, correto? Considerando que você mencionou que tem vontade de conhecer Munique, lhe diria que a viagem de trem até Munique é longa, mas pode ser dividida  praticamente no meio com uma parada de uma noite (stopover) em Lindau, cidade em uma ilha interessante no lago constança. De lá há vários trens diretos para Munique onde você  ficaria as últimas noites até a volta por Frankfurt.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal, fui fazer uma simulação de preço de passagem e a TAP sugere uma "oferta": saindo de Zurique, adicionar Lisboa ou Porto "sem custo adicional" (duvido, mas ok) e ficar lá de 1 a 5 noites e depois ir embora para o Brasil. O preço desse trecho Zurique (16/05) -> Lisboa (5 noites) -> Bra ficaria R$1413,67 (não estou considerando a passagem de ida para a Europa, é claro). Poderia incluir Lisboa desse jeito, e deixar Munique pra outra viagem. Eles me permitem bagagem de mão e também despacho de 2 bagagens de até 23kg.

Alguém já fez essa adição de destino com a TAP? Tem alguma pegadinha nisso? hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...