Ir para conteúdo

Duvidas de um mochileiro iniciante.


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, eu ainda tenho 17 anos e farei 18 em agosto. Ainda estudo por isso não posso viajar agora, mas já estou planejando tudo..

 

Porém, tenho várias duvidas, se puder responder pelo menos alguma eu já ficarei muito grato. entao ai vai:

 

- Sem o passaporte, eu posso mochilar pelo menos a america do sul inteira, ja que nao necessitarrei de transporte?

 

- é mais facil viajar sozinho ou acompanhado ?

 

- como optei por viajar gastando pouco. Quanto mais ou menos eu preciso levar pra minha primeira viajem (levando em conta q eu use worldpackers e invista em meios de lucrar como vender coisas em onibus ou ate agua em praias)

 

- kk quais os melhores lugares para dormir. existe algum bom argumento para arrumar um lugar(uma casa por exemplo) pra dormir onde so tem estranhos ou é melhor optar por barraca?

 

- quais os melhores meios de lucrar durante as viajens, fazer magica funciona? (Caso vc ja tenha feito algo para ganhar dinheiro em viajem)

 

- planejo minha primeira viajem pelo brasil, estou aberto à conselhos e ideias para lugares.

 

- nao sou timido mas sou uma pessoa de poucas palavras, no brasil isso pode interferir em algo? Com caronas eu conseguiria mudar meu jeito? É bom caso eu vá para um país que não conheço a lingua ???

 

É isso ai, obg [emoji4]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa noite Matheus! Não sou o maior mochileiro daqui mas posso te ajudar com algumas respostas, vamos lá.

 

PASSAPORTE: Não é necessário, mas é interessante. A maioria dos países da America do Sul tem parcerias com o Brasil facilitando sua entrada com sua Identidade por exemplo. Não sei te dizer quais, mas sei que a maioria é assim.. 

SOZINHO OU ACOMPANHADO: Eu acho que sozinho é mais fácil de se organizar pois é só você, não dependendo de ninguém.. Porém uma companhia é sempre muito bom, sendo assim 'menos fácil' porém mais prazeroso..

VALORES: É bem difícil dar números, pois depende muito da época, do lugar, do câmbio, e mais uma série de fatores.. recomendo que pesquise aqui mesmo no fórum sobre pessoas que estiveram em lugares que você tem interesse, leia relatos de viajem e vai aprender muito, tem muita informação aqui que pode te ajudar nessa parte, mas você que vai ter que pesquisar e estimar valores!

ACOMODAÇÃO: Hoje temos diversas opções, ai vai depender do seu bolso e de sua necessidade de conforto. Os AirBNB eu acho que é interessante para quando se viajar com mais pessoas, sozinho acaba sendo um 'desperdício' (sem falar que eu particularmente não curto ficar muito tempo no hostel/hotel, e sim passear o máximo que der, usando o local apenas para descansar e banhar.). O camping é uma opção boa e barata também, super recomendo.. Mas ainda acho que o Hostel é a melhor opção em modo geral, preços e serviços básicos que você precisa, sem frescura.. Também tem a opção de arranjar um lugar pra dormir na hora ! Tipo conhecer alguém, contar sua história de forma a transmitir confiança e perguntar se podem te oferecer estadia (o não vc ja tem :p).

MÁGICA: Eu nunca vi a ideia da mágica, mas acredito que se você for razoavelmente bom pode atrair a atenção de muitas pessoas e tornar isso uma forma de ganhar dinheiro ! Por que não trocar ideia com estabelecimentos e oferecer seu serviço para o publico deles ?? Tipo um bar por exemplo.. A maior parte das coisas da certo resolvendo e conversando na hora ! 

TIMIDEZ: Eu era uma pessoa extremamente tímida e falava muito pouco.. Por conta do trabalho e outros assuntos meio que me obriguei a ser mais sociável.. Isso é uma barreira pra muita gente mas eu te digo, está apenas na sua cabeça.. O mundo é tão grande e tem tanta coisa boa pra se conhecer! Oque posso te dizer é: Seja você mesmo o tempo todo! Conte sua história, seja sociável, comunicativo.. As oportunidades vão aparecer!

 

De modo geral não tem muito erro.. a parte de planejar é mais pra grana, horários, datas, voos e trechos.. Mas a parte de se entrosar e conhecer os lugares você vai pegar na hora mesmo ! Espero que você realmente faça sua trip e depois nos conte aqui.. Eu estou fechando assuntos pessoais esse semestre e ainda esse ano quero cair na estrada sem rumo ! Carona e pouca grana, roots mesmo.. Bora conhecer esse mundo lindo enquanto podemos.. forte abraço

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Sobre o lance do passaporte infelizmente sou bem leigo no assunto, mas quanto aos demais....

 

Ir sozinho é INFINITAMENTE melhor, pelo motivo que o amigo aí em cima citou. Ir em dupla ou grupos gera divergências nas atividades ou roteiros, às vezes, e em grupo ocorre muito daquela coisa chamada democracia ne (a maioria que decide, se vc não gostou, problema seu). Mas dependendo do seu roteiro, vc não fica sozinho quase nunca. Irá conhecer muita gente, tanto nos locais onde passa quanto nos deslocamentos, pode até arrumar uma companhia de viagem (às vezes até conhece uma gatinha, rs).

Sobre a quantia a ser levada, é uma questão relativa pq não existe um valor padrão. Vai depender do seu roteiro, se for pelo Brasil, apenas, é um valor X, se envolver outros países, Aí a coisa muda pq existe câmbio, trocas de moedas, quais países são mais baratos, caros, etc. 

As pessoas costumam recomendar muito o AirBNB no fórum, é uma alternativa. Outra coisa interessante é vc se hospedar na casa de terceiros usando o coachsurfing, enfatiza o que falei de vc não estar sozinho. Podes ajudar na casa de alguém cadastrado e disponível e em troca ter sua acomodação. Os hostéis são os recursos mais baratos de acomodação um pouquinho melhor, e nem sempre os dormitórios estão lotados, vai depender do local e época que vai.

Cara, quanto a esse lance da mágica, vai depender de como vc vende seu peixe. Já vi ilusionistas de rua da minha cidade faturarem 100 reais por espetáculo (não por dia), por que os caras ERAM MUITO BONS MESMO! Não só tinham bons truques, como sabiam conquistar o público com carisma. Fique ciente de que rola muita crítica, algumas pessoas fazem gracinha, podem até faltar com o respeito (fora o risco de assaltos), maaaaaas não deixa de ser uma opção. O negócio é fazer as pessoas se aglomerarem, não vc precisar ir até elas (pelo menos é assim que vejo).

No Brasil depende de onde vc mora, opção não falta. Um bom começo seria o litoral sul e vc ir subindo: Sul, Sudeste e Nordeste, muita gente faz isso. Até pq, tirando a região norte, o Brasil é bem conectado entre as regiões.

Timidez atrapalha um pouco no lance da mágica ou em espetáculos, como disse, precisa ter carisma e jogo de cintura para chamar a atenção das pessoas. Mas uma viagem é capaz de mudar uma pessoa, e muito! Por conhecer novas pessoas e precisar se comunicar com frequência, vai acabar precisando ser uma pessoa mais comunicativa. E ir para um país estrangeiro a situação complica se vc não sabe se expressar. 

Comece por um tour pelo litoral Brasileiro, creio que é um bom começo, daí vc pode ir "aumentando a ambição" e ver se uma viagem mais complexa vinga. 

 

Bons ventos!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
19 horas atrás, Matheus Juan disse:

- Sem o passaporte, eu posso mochilar pelo menos a america do sul inteira, ja que nao necessitarrei de transporte?

Voce pode viajar sem passaporte para os países que fazem parte do MERCOSUL, nem todos os países da America do Sul fazem parte do tratado, entao é válido ficar atento.

Voce pode viajar para os países em questao portando apenas o RG, desde que o mesmo nao seja muito antigo, mais de 10 anos, ou que pelo menos nao mostre uma cara de criança, bem diferente do seu rosto atual.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
19 horas atrás, Matheus Juan disse:

quais os melhores meios de lucrar durante as viajens, fazer magica funciona? (Caso vc ja tenha feito algo para ganhar dinheiro em viajem)

Acho válido voce tentar arrumar uma grana durante a viagem, porem nao acho interessante voce ja sair de casa com pouca grana ja contando com um dinheiro futuro que possa nao conseguir.

Quando decidir viajar, escolha o destino, pesquise muito sobre o local, sobre o que fazer, como se deslocar e com isso vc terá uma estimativa de gastos. 

Dê uma lida no tópico abaixo, tem muita informaçao relevante pra vc que ta começando agora.

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
20 horas atrás, Matheus Juan disse:

- é mais facil viajar sozinho ou acompanhado ?

Eu acho mais fácil sozinho porque você é dono das suas decisões, mas para quem é um pouco mais inseguro é mais fácil com alguém, pois sempre tem gente pra passar pelos perrengues com você.

Mas eu amo viajar sozinho, é um aprendizado diário e algo que faz você se abrir para novas experiências e pessoas.

20 horas atrás, Matheus Juan disse:

- nao sou timido mas sou uma pessoa de poucas palavras, no brasil isso pode interferir em algo? Com caronas eu conseguiria mudar meu jeito? É bom caso eu vá para um país que não conheço a lingua ???

Cara, ser deslocado sem dúvidas te facilita a vida. Se quiser viajar trabalhando, negociando hospedagem, etc. não vai ajudar muito ser quieto. Mas se você não se considera tímido, tenta ser mais falante durante a viagem.

20 horas atrás, Matheus Juan disse:

- quais os melhores meios de lucrar durante as viajens, fazer magica funciona? (Caso vc ja tenha feito algo para ganhar dinheiro em viajem)

Troque hospedagem por trabalho em hostel, ajuda bastante. Vários hostels aceitam isso, então é uma boa forma de economizar grana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...