Ir para conteúdo

Israel, Jordania e Egito - 22 dias - Outubro/Novembro 2010 - com fotos


Posts Recomendados

  • Colaboradores

20º dia - 11/11 - Abu Simbel & Felluca Ride

 

a van realmente passou as 03:15 da manha pra pegar a gente... o pior foi sair na rua e ainda ver umas lojinhas abertas com os donos de papo fumando arguile do lado de fora.

Abu Simbel fica a 280km ao sul, (quase no Sudao) entao a trip durou 3,5h numa van. A principio todo mundo sai em combio escoltado pela policia, mas meio q dissolve no meio da estrada e vai cada um por si.

 

Chegamos em Abu Simbel as 07:15, e apos uma rapida caminhada e um stress do diabo na bilheteria (o bilhete tinha escrito EGP 80.00, mas tavam cobrando no dia EGP 95,00.. bagunca desgracada) eu avistava finalmente o templo... 4 estatuas colossais de Ramses II (o mega) guardam um templo igualmente rico em hieroglifos. parece bem normal pra egito nao? o detalhe eh q o templo de Abu Simbel foi recortada e movido completamente durante os anos 60... um trabalho colossal e impressionantemente bem feito. tudo isso pq o local original seria coberto pelas aguas do lago artificial Nasser (o maior do mundo) criado para evitar as cheias do Nilo e permitir q o egito desenvolvesse melhor sua agricultura.

O trabalho foi incrivel, e tudo, absolutamente tudo foi recolocado exatamente na mesma posicao que o local do templo antigo... fantastico!!!!

a visita eh essencial pra quem vem ao Egito. nao percam!

 

depois de horas voltando de van, pelo meio do Saara e diversas miragens... chegamos na nossa Felluca para singrar o Nilo pelo resto do dia.

O barco em si nao tem luxo algum,tem uma protecao em cima contra o sol, nenhuma janela e uma plataforma ao longo de todo o barco acolchoada... o contexto do barco eh muito massa... estavamos em 12 pessoas (varios rostos conhecidos de algum ponto turistico da viagem) e ficamos de papo durante longas horas... o capitao preparou um rango simples (falafel, salada, tahine e pao) e todo mundo foi dormir cedo na brisa do Nilo.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

21º dia - 12/11 - Kom Ombo, Edfu, Luxor

 

A noite na Felluca teria sido melhor se eu (todos, na verdade) tivessemos ouvido o capitao. ele ofereceu cobertores e ngm deu bola... no meio da madruga fez um frio do capeta e pra achar os cobertores foi uma tortura no escuro.

 

Amanheceu como sempre, um dia lindo e... perfeito para... UM MERGULHO NO NILO!!!Aparentemente a agua parecia bem limpa (estou saudavel e vivo ateh hj :) ) e quase todo mundo foi nadar um pouco antes do cafeh da manha. Boiamos Nilo abaixo ateh umas 13h, aonde uma van veio nos pegar.

 

Primeiro destino, Kom Ombo, templo para louvar Sobek, o Deus crocodilo responsavel pelo Nilo. O templo em si eh bonito, mas nada especificamente lindo e/ou especial... o principal deveria ser o museu dos crocodilos, que o lonely planet indicava como sendo fantastico e tendo enormes crocos mumificados. POREM... egito neh. tinham acabado de mudar o museu de lugar, e ele tava fechado (e fechado mesmo, pq nenhum guarda veio se oferecer pra abrir o museu por uma graninha)... enfim, maybe next time

 

Na sequencia, Edfu, e seu magnifico templo para honrar Horus, o Deus falcao dos céus (e hereticamente habitado por milhares de pombos).

Construido na era Ptolomaica (bem recente), foi um dos mais bem conservados que eu visitei, em questao de hieroglifos... milhares dentro e fora do templo e da muralha... alguns ainda com cores!

Infelizmente, muitos rostos de Deuses antigos foram talhados pelos Cristaos Coptos, querendo apagar a herança paga do Egito antigo. (Como me enerva essas posturas religiosas destrutivas e malditas!!!)

 

Chegamos em Luxor de noite ja, nos hospedamos no Nefertiti Hotel (lugar SENSACIONAL - barato, limpo, confortavel, localizacao fantastica e um terraço de frente pra avenida das esfinges!) e fomos dar um rolé... nao entrei no Templo de Luxor pq a grana tava acabando e parecia q dava pra ver quase tudo por fora... acabei entrando numa mesquita do lado pra conhecer e acabei tendo vistas diferentes do templo de dentro da mesquita... uma boa pra economizar no finalzinho da viagem. de jantar, pra experimentar, Carne de Camelo!! bom, eh horrivel, mas valeu a experiencia....hahahaha

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

22º dia - 13/11 - Luxor

 

o dia começou com um cafeh da manha alucinante (normal, mas visto os demais desjejuns da trip...) no terraço do alto do hotel.

Seria um dia curto, pq o trem de 2ª classe (proibido pra estrangeiros, mas foi o unico ticket q a gente conseguiu no mercado paralelo) sairia as 18h... entao nao havia tempo a perder.

 

Luxor no passado funcionava basicamente como o Sol, do lado leste (onde o Sol nasce) venera-se a vida e os templos sao grafados de forma completamente diferente do outro lado do rio Nilo, (Oeste, onde o sol se poe) onde ficam as tumbas e necropolis, grafadas conforme o livro dos Mortos

 

Descemos ateh a recepcao e resolvemos encarar um Tour guiado pelo lado Oeste (vale dos reis, rainhas e templo de Hatshepsut)... a opcao foi boa... embora haja la suas vantagens em visitar locais por si soh (preço e flexibilidadE), a gente tava de saco cheio de olhar pra coisas e nao conhecer em detalhes o background por tras delas, fora q o tempo curto nao permitia desperdicios tipo pegar onibus errado ou qquer outro imprevisto.

 

a Van parou primeiro nos Colossos de Memnon, nao tao impressionantes, mas o interessante era q foram muito danificados em um terremoto em 27 a.C e os romanos tentaram reconstrui-los depois... um conserto fracassado e absolutamente tosco. Depois seguimos para o Vale das Rainhas, aonde eu nao botava muita feh. porem, acabei me surpreendendo com as cores super vivas nas paredes de umas tumbas e uma horripilante mumia de um feto humano ::ahhhh::

infelizmente, devido a excessos de alguns turistas (especialmente russos) nao se pode tirar foto nem no vale dos reis nem no das rainhas >< que lastima enorme.

Proxima parada: Templo de Hatshepsut, uma rainha que de tao boa q foi, acabou sendo enterrada no Vale dos Reis, e nao no das Rainhas. O templo foi construido somente para o proposito de mumificacao da Rainha... e ERA enorme... continua grande, mas parcialmente reconstruido pq o terremoto tb acabou com ele... Detalhe para as pinturas na parede q contavam de uma missao comercial q a rainha enviou a somalia... com varios babuinos, girafas e ateh PRANCHAS DE SURF (eh, aparentemente os egipcios aprenderam a surfar antes dos havaianos). Outra curiosidade eh o fato de praticamente todas imagens de Hatshepsut foram destruidas apos sua morte, sob ordens de Tutmosis III, genro dela (de certo a mulher era uma megera e tanto). ah, esse templo tb foi o local dos atentados de 1997, onde 6 malucos armados com metralhadoras mataram 60 turistas :o

Last spot desse tour foi o fantastico Vale dos Reis, onde existem supostamente 200 reis enterrados... embora soh tenham descoberto umas 36(?). O ticket nao paga a visita a tumba de Ramses VI (a mais conservada) nem a de TuthAnkhAmun (a mais famosa) e eu num acesso de pirangagem resolvi nao visitar nenhuma das 2 (quem foi disse q era legal... mas nada assim, ridiculamente deslumbrante). Visitei as tumbas de 3 Ramses (VII, IV e IX acho) e foi muito bacana... dificil descrever o q se ve la dentro, mas sao pinturas q contam a trajetoria desse mundo para o proximo...

 

o tour guiado valeu a pena pq o guia era um egiptologo muito bom, entao realmente soubemos de muitas coisas interessantes... ja de tarde, nao tivemos a mesma sorte visitando o Templo de Karnak do lado Leste... o guia falava ingles tao bem quanto um babuino, era apressado e nao respondeu 80% das minhas perguntas (meh, eh questao de sorte).... o Templo na verdade eh um complexo gigantesco, aumentado ao longo de diversas dinastias e ateh hj, eh considerado o maior complexo religioso do MUNDO. mas em si... tem colunas e obeliscos incriveis... mas depois de tanta coisa vista na viagem, elas pareciam um tanto menos mágicas que todo o resto (podia ser o meu cansaço, mas minha sugestao eh q visitem la por primeiro)

 

depois... a aventura no trem... conto no proximo capitulo

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

ola bruno,cara li todo seu relato,maravilhoso.muito detalhado,riquissimo em detalhes.

qto ficou sua viagem/todo o orcamento.

vc faria algo diferente nesta viagem?quero dizer se arrependeu de algo na viagem/faria alguma mudanca?

quero fazer esta viagem em breve por isto as perguntas.

cade as fotos,estou ansioso por elas,vc vai posta-las?

abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Sergio,

a viagem acabou saindo total em uns 5.500,00 - com passagens aéreas

 

pelo tempo curto, eu teria pulado Haifa e Akko pra passar mais tempo no passeio de barco no egito, e talvez 1 dia a mais em Cairo pra conhecer a parte muçulmana.

nao me arrependo de ter pulado a Galileia e Golan... ainda mais q minha viagem era de fundo secular, sem objetivos religiosos

 

o link as fotos ta aí embaixo (preguiça de postar :P)

http://www.facebook.com/album.php?aid=49629&id=1673184412&l=06fa04c383

 

qualquer coisa eh soh gritar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bruno acabo de ver suas fotos,cara muito lindas,estou louco por fazer esta viagem,soh tenho um pouco de medo,sempre viajo soh e para aqueles lados todos dizem que eh melhor viajar em companhia.estou saindo pra europa em marco 01,depois desta viagem estarei planejando uma como a que vc fez para o oriente medio,para 2012.se vc puder gostaria que me ajudasse pois como disse nao tenho nem ideia de por onde comecar.ja fui algumas vezes aa europa,mas oriente medio eh muito diferente,quero dizer,europa vou soh e faco tudo que quero sem depender de ninguem,mas oriente li que vc sempre precisa de dividir taxi,van ou qualquer outro meio de transporte.bom queria parabenizar te fique com Deus cara

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Serjao,

nao tem problema em viajar sozinho... mas eu sou daqueles q me enturmo facil, entao sozinho MESMO soh quando eu tou em transito, entre cidade x e y

se vc tb eh de se enturmar, acaba descolando gente para alguns programas, e quando bookando tours, sempre conhece um ou outro bacana.

 

eu vejo q toda viagem começa com uma ideia.

entao escolha o ponto de começo e termino (no meu caso foi tel-aviv e cairo) e depois vc vai "recheando" o meio do caminho com coisas interessantes q tem no meio.

pra ser bem sincero, extrai a maioria das ideias aqui do forum, de varios relatos... outra coisa q ajuda, q eu nao fiz dessa vez (mas fiz quando fui pro Peru) eh comprar um guia de mochileiro GRINGO (triste, mas eh dificil achar bons pra mochileiros em lingua portuguesa). da pra comprar via internet um Trotamundos ou Lonely Planet na amazon.com q ajuda MUITO.

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

valeu Bruno,como te disse estou enfocando nesta viagem de marco,ja tenho tudo pronto soh faltam algumas reservas de hoteis,pois como uso employee rates,soh posso fazer as reservas com no maximo 90 dias de antecedencia,ja fiz 4 faltam ainda 6 que estarei fazendo no decorrer deste mes.vou comprar o manual que vc disse,mas assim que regressar da viagem comecarei a preparar a viagem do oriente e com certeza vc esta ajudando muito.obrigado e feliz festas para ti.....abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...