Ir para conteúdo

Cuba - turismo histórico


Posts Recomendados

  • Membros

Prezados, 

Como há muitos relatos sobre o turismo de praia e pontos turísticos de interesse geral, resolvi escrever este relato para as pessoas que têm interesse em conhecer a história da independência de Cuba e da conseguinte Revolução Cubana de 1959, a fim de que saibam quais lugares seriam indispensáveis para que se faça uma viagem pela honrada história de Cuba. 

De início, sugiro a leitura do livro A Revolução Cubana, de Luis Fernando Azevedo. Leitura fluida, contextualizada com o panorama internacional e com a história da independência. É bem fininho! rs... Se vc tiver essa leitura prévia, garanto que sua viagem ficará mais rica e interessante.

Vou colocar aqui um roteiro de lugares indispensáveis para visitar em Cuba com o fim de fazer esse recorrido histórico, mas é óbvio que Cuba possui outros atrativos indispensáveis para conhecer. Aqui vai constar apenas o que não pode faltar para quem se interessa pela história.  

Minha viagem foi em março de 2019.

 

Havana:

1) Introdução: Museu da Revolução  - indispensável que a visita seja guiada. 

2) Período Colonial Espanhol e movimento de independência: Museu dos Capitães Generais na Plaza de Armas - indispensável que a visita seja guiada.  Prestem muita atenção nas informações sobre Jose Marti, Cespedes (preste atenção no porquê dele ser considerado o Pai da Pátria) e Antonio Maceo (a tropa  rebelde feminina chamada Mariana Grajales (vc terá visto no Museu da Revolução) adotou esse nome para homenagear a mãe de Antonio Maceo)

 

Santiago:

Sugiro ir de avião - passagem em torno de 135 dólares. Necessário comprar com bastante antecedência no site da Cubana Aviación (uns 2 meses), porque esgota. Não é teco-teco. Avião comercial comum. Mesmo sendo voo nacional, eles pedem para chegar com 3 horas de antecedência. O terminal de voos domésticos é muito diferente do internacional. 

1) Museu Emílio Bacardi: é muito eclético, mas aqui vc vai ter uma noção de que pessoas muito poderosas e de extrema cultura em Cuba eram abolicionistas e investiram pesado na independência Cubana. Emílio Bacardi alforriou todos os seus escravos. Sim, é o cara do rum Bacardi, do morceguinho! rs.... Não é um museu indispensável do ponto de vista histórico, mas é muito interessante. O Emílio Barcardi foi uma figura muito interessante e de muita nobreza com seu país. Até múmia egípcia vc verá no acervo que foi de Emílio Bacardi. 

2) Museu da Luta Clandestina - indispensável que a visita seja guiada.  Neste museu, vc vai conhecer a gênese da Revolução de 1959. Esse museu é essencial. Aqui vc vai se lembrar de Jose Marti. O revolucionários do centenário de Marti.

3) Museu do Carnaval - é pequeno e a visita rápida, mas é interessante ler os recortes de jornais nas paredes. O ataque ao Quartel Moncada foi planejado para o dia do carnaval de Santiago e é a partir daí que nasce o Movimento 26 de Julio, que vc vai ter visto inúmeras vezes o patch vermelho e preto no Museu da Revolução lá em Havana. Ele fica pertinho do Museu Emílio Bacardi. Então, para não ter que andar muito, vale a pena visitar logo depois do Museu Bacardi. 

4)  Museu do Quartel Moncada - no dia que fui, não sei se tinha guia, mas acho indispensável. Como eu já estava andando com historiadores de Santiago, tive uma guiagem independente e foi essencial. Lá tem uma mochila de Fidel, repare no detalhe da sigla estampada! rs... Esse museu é bem chocante. Aqui vc terá uma ideia do episódio do assalto ao Cuartel Moncada e  da crueldade do regime ditatorial de Fulgêncio Batista. Uma coisa é matar um rebelde em um conflito, outra coisa é prendê-lo dias depois e torturá-lo da forma mais cruel possível ou matar em emboscada.

5) Museu Granjita Siboney - indispensável a guiagem . Fica a uns 10km de distância do centro de Santiago. Nesta granja, foi preparado o assalto ao Moncada. É um museu muito legal e os guias são muito preparados. Vale muito a pena. Ao lado dele, há um outro museu do período colonial, como vc já chegou até lá, vale a pena conhecer tb. Se caminhar mais 2km , vai chegar a uma praia frequentada por 99% de cubanos. Não espere boa estrutura como nas praias brasileiras e não se assuste com as pessoas jogando lixo na areia. Há como alugar guarda-sol.  A praia é bonita, mas tem muita pedra na faixa de areia por causa dos ciclones. Repare que algumas casas mantêm tapumes de madeira protegendo os vidros das janelas mesmo fora do alerta. E também há atividade sísmica na região. 

Obs.: Você vai sentir muita diferença entre os cubanos de Havana e os do Oriente. Em Havana, lidamos praticamente com pessoas ligadas ao turismo e, nesse ponto, acho que há uma atmosfera de artificialidade e interesse na sua grana. Eu comecei a amar o povo cubano depois que saí de Havana. As pessoas me pareceram mais cultas, inteligentes, solícitas, simpáticas, nacionalistas e menos interessadas no dinheiro do turista. 

 

 

Bayamo:

Base para você visitar  La Comandancia de La Plata em Sierra Maestra. Contratei um passeio. Cerca de 75 dólares, com almoço ao final.  Vc sai às 8h para santo Domingo e chega umas 16h/16h30 a Bayamo. Te buscam na porta da sua casa. Carro novo, confortável e com ar. No carro, eram 3 turistas. Na trilha, 5 pessoas. Quem acertou para mim foi o pessoal da casa particular. 

Tem como ir por menos, contratando o táxi diretamente e rateando com outras pessoas. Mas como eu só tinha um dia em Bayamo, eu não quis arriscar que algo desse errado. Dá para sair direto de Santiago também, mas aí sai bem mais cedo, é bem mais caro e mais difícil de formar o grupo para o carro encher.  

Indico muito a casa particular da Kenia Guevara: kenialegna@gmail.com, kenialegna@nauta.cu  Ela é uma médica muito simpática, acolhedora e com uma energia muito boa. Conversávamos muito e sobre diversos assuntos.  Combinei de jantar  na casa dela e a comida era muito boa. A casa é bem ampla, com boa estrutura e o quarto que fiquei era independente e grande, com banheiro privativo e entrada separada direto para a rua. Fica relativamente perto da rodoviária da ViaAzul e pertinho da rua peadonal onde há comércio. 

La Comandancia de La Plata: local onde Fidel montou um QG nas montanhas. É uma trilha de 6km (total - ida e volta). Não é muito fácil, porque é sempre muito úmida e o solo escorrega, além de ser bem íngreme. Não tem mosquito. Vá com roupas e sapatos adequados. Leve água. Vc vai se sujar bastante. O guia foi excelente. Uma pessoa super inteligente e antenada com a política internacional. Fomos conversando a trilha toda. Diga que vc quer ir até a rádio rebelde e onde ficava a antena. Acho que deve ser só uns 200 metros a mais da casinha de Fidel, mas é muito íngreme e esse pedacinho é matador. Mas, não desista, camarada! Vale muito a pena!

Vc vai se pegar refletindo sobre o porquê de um civil, advogado, de família abastada, como Fidel ter passado por tudo aquilo para lutar pelo direito dos mais pobres. Ele poderia ter tido uma vida tranquila e confortável. Vc ficará chocado com a astúcia de Fidel. Vc terminará a viagem fã de Fidel. Vc ficará se perguntando sobre o que vc  já fez de relevante para o seu país, para sua comunidade. 

 

Santa Clara:

Pegue uma visita guiada que envolva todos os pontos turísticos, porque, do contrário, muita coisa não fará sentido, como, por exemplo, a estátua de Che e o Menino, que é cheia de significado.

Sugiro assistir na véspera da viagem  ao filme Che, interpretado por Benicio del Toro. Sua visita vai ter outra emoção!

Lugares para vistar:

Praça da batalha contra os policiais de Fulgêncio (esqueci o nome). Tem homenagens ao Vaquerito.

Monumento ao trem blindado

Mausoleu de Che (entre tb onde estão os restos mortais de Che)

Estátua de Che e o Menino

 

Playa Girón

Recomendo fortemente a casa da Tania. Ela trabalha no museu. Uma das casas com melhor estrutura que fiquei em Cuba. A Tania conseguiu uma bike para eu alugar e ir à praia. Praia lindíssima. Caleta Buena. 10km da casa. Tudo plano e margeando o mar. Não é asfaltado, tem que ter um pouco de atenção. Quase não passa carro nenhum. A casa dela fica relativamente perto da Viazul. Uns 600m. Cheguei andando. O Museu fica em frente à Via Azul (wi-fi só na Via Azul).  A Tania é muito atenciosa e vc se sente em casa. Para entrar em contato com a casa particular Tania e Richard: robert.cortina@nauta.cu

Museu Girón - indispensável a visita guiada. Neste museu, vc vai conhecer a tentativa de invasão mercenária patrocinada pelos EUA à Baía dos Porcos, bem como conhecer a realidade daquela região até a Revolução de 1959. É muuuito interessante e imperdível!

Sugiro que você primeiro assista a um filme de 15 minutos que passa lá repetidas vezes (ruim , mas informativo), depois faça a visita guiada e depois leia com calma todo o material do Museu. Tem até a lei da reforma agrária feita por Fidel proibindo o latifúndio.

O museu funciona de 9h às 17h.

 

Espero que a turma que gosta de história aproveite algo deste roteiro. 

 

 

 

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@SARITA_BSB Ninguém respondeu, acho que só nós que somos de história aqui.

Deixa eu acrescentar,Cienfuegos é uma cidade média,mas visitável em pouco tempo,pois de turismo tem somente o centro,aonde nosso ídolo Fidel,fez um discurso após tomar a cidade e toda a história que encontra-se no museu.Há um mirador  em frente,aonde se vê toda a baía e,claro,a unipresente sorveteria Copelia.

Baracoa não tem muita história da revolução, mas da colônia,pois foi a cidade mais a Oeste colonizada.Por isso tem 2 fortes,2 fechado para reforma,outro com vistas lindíssimas para  a baía. 

Holguim não tem nada,seus 2 museus encontram-se fechados para reforma. 

Varadero,ah Varadero que falamos tanto antes de ir tem ares de Canadá, muitos canadenses na rua,é base para irmos as cavernas da região, 2 estão ao Sul,mas ao norte e em Matanzas há muitas,muito visitadas. 

Remédios do tamanho de um bairro, tem 2 igrejas e o museu do açúcar ,conta a história da cana no país, que nos velhos e bons tempos do socialismo, era trocada por víveres básicos com a saudosa URSS.

Cuba é inesquecível,como já te falei particularmente,várias vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Prezada Sarita,

Gostei muito de suas dicas. Estou indo para Santiago dia 15 de janeiro e como você disse que estava com historiadores queria saber se você tem o contato dos mesmos. Nos Museus em Santiago geralmente tem guias ou pelo menos podemos "contratá-los" lá?

Em Santa Clara terei menos de um dia. É o suficiente?

Muito obrigado pela atenção,

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@daniel fernandes da silva Santiago de Cuba não tem guia nos museus,apenas no de la lucha clandestina,como disse a Sary.

O museu do carnaval é dispensável.1 dia em Santa Clara?A cidade tem 3 pontos turísticos,o memorial e o museu do Che,a estatua do Che com o niño e ali perto o Trem Blindado.Reservei 2 dias,no outro fiquei sem ter o que fazer,fui ao museu do açúcar ,um pouco longe,depois de Remédios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...