Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Postado

Olá pessoal, segue um breve relato da nossa viagem ao Peru no mês de outubro de 2010.

 

Saída do Brasil

 

Tire o passaporte, pelo sim ou pelo não é melhor você estar com o documento. Durante a viagem vi brasileiros usando apenas a identidade, contudo se o seu RG for antigo - mais que dez anos - você terá problemas. Entre no site da polícia federal siga o roteiro que tem por lá e pague quase R$ 160,00 para ter o seu. Outro documento importante é a carteira de estudante. Se você tiver a oportunidade de ter a internacional melhor ainda, entretanto leve a da sua faculdade por exemplo, pode ajudar a conseguir descontos em alguns lugares, como na compra do ticket de entrada para Machu Picchu.

Preencha os formulários da alfândega e na hora da volta esteja com o canhoto na mão. Caso não, vão tentar te estorquir uma grana ali mesmo no balcão do aeroporto como fizeram comigo.

Cusco

 

Ao chegar no aeroporto você rapidamente será cercado por uma série de pessoas das agências que operam dentro do terminal. Aconselho a rechaçá-los. Não feche nada ali, é sempre mais caro, inclusive o táxi. Saia do aeroporto, se o seu destino for a Plaza de Armas o táxi não custa mais que Dez Soles. Para ter grana quando chegar procure trocar seus dólares já em Lima, o câmbio será o mesmo de Cusco. Não troque tudo de uma vez, em Cusco tem muitas casas de câmbio, mas nunca variam o valor; é sempre o mesmo em todas elas.

Cusco é uma cidade linda. Dá pra ficar muito tempo lá aproveitando baladas e a parte histórica. Uma diária em um Hostel na Plaza de Armas fica na faixa de 25 dólares um apartamento Double (12,5 por pessoa) mas, existem Hostels mais baratos com banheiro e quartos coletivos, você não vai andar mais que 20 minutos pela Plaza para encontrar algum.

Estando em um Hostel ou Hotel perto da Plaza vocês terá de tudo que precisar, desde farmácias a supermercados sem falar nos restaurantes, bares, casas de massagens... As refeições ficam na faixa de 15 soles, mas pode-se comer mais barato no mercado ou mesmo em pequenos restaurantes nas ruelas que ficam no entorno da Plaza.

 

Trilha Salkantay

 

Nunca feche a Trilha com uma Agência antes de chegar em Cusco. Abri um tópico sobre isso aqui no mochileiros e ele foi censurado - não me perguntem o porque, eu realmente não quero acreditar em maldade mas, o tópico foi muito visitado e até hoje se você pesquisar no google "Trilha Salkantay" vai ser o segundo link a aparecer; realmente eu não quero crer que o moderador fez por mal ao sugerir que os mochileiros saíssem do Brasil com informações datadas de 2008 mas, vá lá, minha vã filosofia não conhece o que tudo há entre o céu e a terra. O certo é que na mesma Plaza de armas você pode pecchinchar entre várias agências. Fechamos a nossa trilha em U$ 180,00 o que poderia ser mais barato com a carteira internacional de estudante.

 

No primeiro dia foram 19Km de caminhada saindo de Mollepata. A van vai buscar você no Hostel que estiver. Já havia lido isso aqui no site, a trilha não é fácil! Se prepare, são muitas subidas e tem o efeito da altitude - é bom também não ir de ressaca, vá por mim você pode ter um dos piores dias da sua vida. Ao final, você acampará ao pé do Salkantay. Com você leve apenas uma mochila de ataque, não leve muitas coisas, vai sentir o peso depois que começar a caminhar. No nosso grupo os cavalos levavam a bagagem maior e nós apenas as tralhas necessárias. Deixamos as mochilas no Hostel - esse serviço é grátis. As barracas ficam por conta do pessoal da trilha, caso não queira carregar seu saco de dormir negocie com o tropeiro, vá direto a ele não fale com o guia; não precisa mais de dez Soles e ele vai levar suas coisas até o terceiro dia quando vocês chegarão próximos ao povoado de Santa Teresa.

O segundo dia é considerado o mais difícil. São 21 Km e uma subida a mais de 4000m de altitude. Em compensação, picos nevados, neve, e com sorte - sorte como a minha - você pode ver até uma avalanche. Ao final do segundo dia depois de passar a tarde toda em uma trilha de selva você acampa em lugar simpático num vale bem bonito. O segundo dia, em termos de trilha é o mais completo pois você passa por várias paisagens.

Terceiro dia. Pouca caminhada, até meio dia você já está tomou uma van para o almoço, depois chegará em Santa Teresa à tarde e passará o resto do dia dentro de uma piscina térmica natural - muito bom. Em Santa Teresa já terá banho quente e telefone para ligar pra casa, até então você estava incomunicável.

Quarto dia é o de chegada a Aguas Calientes. Pela manhã é melhor ir de carro até a hidroelétrica e depois caminhar cerca de duas horas e meia seguindo a linha do trem até chegar na simpática Aguas Calientes. A cidade é turística, gente de todo mundo está por lá. As ruas são estreitas e os bares e restaurantes são aconchegantes demais. Irá dormir em um hostel da agência. Durante o jantar vão ou a noite vão lhe entregar o ticket de entrada para o Gran Finale...

 

Quinto dia. Machu Picchu. Acorda-se as quatro da manhã para chegar cedo à entrada do parque. As cinco os portões se abrem e você começa a subida. A razão de se ir tão cedo é para pegar o carimbo de subida para Wayna Picchu. Somente duzentas pessoas podem subir pela manhã. A subida também é difícil, são quarente minutos até chegar aos portões de Machu Picchu. A subida para Wayna Picchu então... Não fui, machuquei meu joelho durante a ida para o portão e fiquei apenas pelas escadarias de Machu Picchu. O lugar é lindo, depois que o guia voltar - eles passarão umas duas horas com você lá dentro da cidade depois abandonarão o grupo explicando o local de encontro para pegar os tickets do trem de volta para Cusco - você terá um tempo para aproveitar a cidade a seu modo. Dormir um pouco, meditar, relaxar e observar, tentar desvendar como tudo aquilo foi feito e o esmero empregado por aquele povo em um local sagrado, tão sagrado como inóspito para se construir uma cidade.

 

A volta para Cusco é tranquila. Tire uns dois dias para aproveitar a capital Inca. Vale muito a pena...

  • Amei! 1
  • 5 meses depois...
  • Membros
Postado

Gostaria de saber se os pacotes de trilhas contratados nas agências ao redor da plaza são feito logos em seguida ou são com datas limitadas.

Pois estou pensando em chegar la dia 10 de julho e seria possivel um pacote ja no dia 11?

grato.

  • Membros
Postado

Olá!!

 

Vou para Machu Picchu em agosto e li numa revista que eu deveria já reservar minha vaga. Só que, minha dúvida é: Eu reservo por uma agência ou pode ser de forma independente? Porque pretendo pegar uma agência lá mesmo, não quero pegar pela internet daqui porque é muito mais caro.

:DD

  • 9 meses depois...
  • Membros
Postado
Olá!!

 

Vou para Machu Picchu em agosto e li numa revista que eu deveria já reservar minha vaga. Só que, minha dúvida é: Eu reservo por uma agência ou pode ser de forma independente? Porque pretendo pegar uma agência lá mesmo, não quero pegar pela internet daqui porque é muito mais caro.

:DD

 

Marcello,

 

Trilha Salkantay não necessita reservas. Chegue em Cusco ao redor da Plaza de Armas, procure por uma agência e feche para o dia seguinte.

  • Membros
Postado
Estou indo em Julho!

 

Alguem tem dicas de agências para a trilha Salkantay?

 

Fala lupao,

 

Aqui no forum tem bastante agencias, o pessoal nos relatos sempre comenta qual agencia usou e quais perrengues ou maravilhas teve.

 

Eu fui com a Peruinfocusco que hoje se chama Machu Picchu Brasil. É de um brasileiro, vai pagar preço justo ($170 eu paguei) e ter muitas informações. De quebra ele te da dicas importantes de Cusco.

 

Aconselho você a gastar um tempo aqui vendo o que o pessoal fala das outras. Principalmente a quantidade de bagagem que elas permitem levar! Varia!

 

Boa viagem.

  • Membros
Postado
Estou indo em Julho!

 

Alguem tem dicas de agências para a trilha Salkantay?

 

Fala lupao,

 

Aqui no forum tem bastante agencias, o pessoal nos relatos sempre comenta qual agencia usou e quais perrengues ou maravilhas teve.

 

Eu fui com a Peruinfocusco que hoje se chama Machu Picchu Brasil. É de um brasileiro, vai pagar preço justo ($170 eu paguei) e ter muitas informações. De quebra ele te da dicas importantes de Cusco.

 

Aconselho você a gastar um tempo aqui vendo o que o pessoal fala das outras. Principalmente a quantidade de bagagem que elas permitem levar! Varia!

 

Boa viagem.

 

grande Leonardo!

 

Eu estou anotando todos os nomes das empresas que a galera cita, tanto as boas como as ruins!

já tinha visto essa Machu Pichu Brasil, tenho anotado o nome do cara lá em casa!

inclusive olhei pelo site, mas o preço tá bem salgadinho!

como a galera fala em todos os tópicos, Sakantay é tranquilo para agendar para "o dia seguinte", então vou deixar para fechar lá em Cusco mesmo!

hehehe

 

gracias, abraço!! ::otemo::

  • 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Fala pessoal,

 

Estou indo para minha viajem pelo Brasil, Bolívia, Peru, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil novamente. Estou indo escrever um livro em resposta a um desafio de fazer todos esses países com menos de R$ 1.000,00... Não perguntem o porque, mas aceitei o desafio e dia 16/03 estou na estrada.

 

Minha pergunta mais importante de todo meu caminho é sobre a trilha Salkantay... Já vi dezenas de mapas, naveguei pelo google earth, analisei o terreno, etc, porém não falei com ninguém que já tenha feito a trilha e pedir dicas, etc.

 

Vou fazer a trilha sozinho e sem guia, carregando todo meu equipamento. Já tenho experiencia em ultra trekking e tenho treinamento em resgate e sobrevivência na selva. Bom... qualquer dica é válida...

 

Valeu e bons ventos para todos...

  • 3 semanas depois...
  • Membros
Postado

Vou fazer Salkantay também Aventureirosemgrana!

 

 

devo fazer final de Junho, e quero fazer independente sem guia, arreio ou mulas!

Quando você vai? Dá um toque bother!

Peguei vários mapas, já dei uma olhada no google e fora a altitude e o frio parece ser tranquilo, a trilha é bem aberta.

Já fiz a trans-mantiqueira sozinho, Serra fina e Pico do Marins e Itaguaré parecem ser bem mais difíceis de navegação!

 

Poxa quando lançar esse livro quero ver!interessante só $1.000, boto fé!

 

Abraço!

  • 4 semanas depois...
  • Membros
Postado

Olá!

 

Pretendo realizar a viagem para Machu Picchu com um grupo de amigos em setembro/12.

 

Não conheço pessoas que foram nesse período, sabem informar se é uma boa época para ir?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...