Ir para conteúdo

Trilhas + Montanhas + Bushcraft = Desafio Radical de Sobrevivência.


Luka Izzo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Olá, amigos trilheiros, montanhistas e sobrevivêncialistas. Estou criando este espaço para a troca de informações referentes a encontros, eventos e desafios com o tema “sobrevivência”. Além de viajante compulsivo, explorador, trilheiro e montanhista de alta altitude também pratico o bushcraft. Já tenho certa experiência adquirida em carreira militar do exército, tendo aperfeiçoado as técnicas com a Via Radical Brasil, empresa brasileira filiada às internacionais IASA e a SIWA. Seria interessante encontrar amigos com o mesmo interesse e que buscam desenvolver o sobrevivencialismo, seja iniciante básico ou de níveis mais avançados, porque ninguém sabe tanto que não possa aprender e nem sabe tão pouco que não possa ensinar.  Desenvolvo a prática do bushcraft durante trilhas, picos (montanhas) no Brasil e também em cachoeiras na região de Paranapiacaba, Biritiba-Mirim, também em linhas férreas como a Funicular entre outras. Ficaria feliz em formar grupos para a prática mateira, roots ao extremo e sem mi-mi-mi.  

Terei um evento denominado "Desafio Radical" no próximo feriado, dias 3, 4 e 5, mas esse seria só para os colegas que já tem experiência, pois trata-se de imersão na mata com restrição de itens permitidos, sendo somente autorizado dois itens a escolha do sobrevivencialista. O curso é oficializado e certificado com diploma da IASA – International Adventure & Survival Association – e também da SIWA – Survival Instructors World Association, que é uma das maiores Associações de Sobrevivência do mundo e credenciada pela ONU – Organização das Nações Unidas – e registrada pelo Governo da Espanha.  A certificação é só para quem conseguir sobreviver e prosperar nos 3 dias 'largado' na mata e também brevetação. Depois desse evento continuo com as trilhas e montanhas, com permanência na mata e desenvolvimento do bushcraft...  ahh... lembrando, tudo FREE.  Não faço parte de agências, é tudo grátis, sem recursos nenhum, na mais sincera amizade, trocando informações e experiência mateira. Como diria o "Chapolim Colorado".... Sigam-me os bons! rss.  
 

 

Leo Rocha 1b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
11 minutos atrás, casal100 disse:

@Luka Izzo Caramba, você é o cara viu!

Um dia ainda farei um negocio desse, assistia aqueles programas nos canais fechados sobre esse tema e adorava. 

Parabéns pela iniciativa! 

Opaaaaaaaaa.... maravilha amigo!!!!  
Será muito bem-vindo!! 
Tamo Junto, brother!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra
..... dando continuidade ao tema "Sobrevivência & Buscraft".
 
Viajar - Trilhar - Escalar - Sobreviver!!!
 
Sei que muitos aqui, assim como eu, tem afinidade à mochilada roots e buscam associar incríveis aventuras, viagens, comodidade restrita e baixo custo. E assim vamos caminhando pelas trilhas e cidades maravilhosas do nosso Brasil e ao mesmo tempo alimentando o sonho de conhecer o mundo.
 
E foi exatamente durante uma destas viagens que, voando sobre uma montanha e vislumbrando pela janelinha os altos e lindos cumes brancos cobertos por neve que eu me indaguei: Porque tenho que ficar cruzando as montanhas aqui por cima? Não seria mais emocionante desbravá-la e vivenciar uma aventura incrível por baixo?
 
Foi então que nasceu a vontade de escalar os mais altos picos, as maiores montanhas.
Iniciei aqui pelo Brasil e caminhei uma a uma, começando pelas mais fáceis, algumas fiz até várias vezes como preparo para as mais exigentes. E foi do alto de uma delas me fiz outra pergunta: se eu for surpreendido aqui em uma situação de emergência, o que eu vou fazer? Será que estou preparado para me manter vivo e alertar a minha posição até ser encontrado e resgatado?
 
E foi neste dia que outra prática passou a fazer parte de meus dias: a sobrevivência ou bushcraft (artes do mato). Até já tinha certa experiência adquirida nas forças armadas, mas a reciclagem foi uma necessidade assim como o aprimoramento, estudos mais profundos e depois colocar tudo isso em prática em desafios extremos, onde o controle emocional está acima da força, da resistência e até mesmo das técnicas adquiridas.
 
Na mata, ser paciente e ter um bom controle emocional é sinônimo de ser forte. E são estes desafios reais que podem responder se você realmente está preparado, pois tiram você de sua zona de conforto e ofertam situações de risco causadas principalmente pela ausência dos pilares básicos da sobrevivência: água, abrigo, fogo e comida.
 
Quero aqui deixar claro que estou falando de uma situação real de sobrevivência e não de acampamento nutela de pessoas inconsequentes que provocam fogo nas matas como sempre vemos por aí. Sim, em uma situação real de sobrevivência o fogo é uma necessidade e pode decidir se você vive ou morre.
 
Pronto: escrevi tudo isso para filtrar os impacientes e chegar a uma simples indagação: Algum colega aqui aqui já vivenciou, tem vivenciado ou vontade de vivenciar essa prática? Teria coragem de permanecer infiltrado por alguns dias na selva, em meio a toda sorte de animais ferozes e ralando para fazer seu próprio abrigo, elaborar uma boma para ofertar um pouco mais de segurança durante sua permanência, encontrar água e buscar métodos para purificá-la, identificar e coletar vegetais próprios para o consumo e conseguir proteína para se manter vivo?
 
Alguém mais aqui pratica ou teria coragem de se submeter a um desafio extremo de sobrevivência?
Reflexão: Antes de tecer críticas (que eu até vou aceitar numa boa, porque opinião é um direito de todos e cada cabeça uma sentença), quero tentar explicar o porquê de ser submetido a todo esse 'sofrimento' e isolamento de comodidades de forma gratuita.
 
Simples: para quando alguém te pedir água, você saiba como foi passar sede; para quando alguém te pedir comida, você saiba como foi passar fome; para quando você estiver em uma situação difícil, você entenda que passou por situações muito piores e superou; para que você se lembre também de valorizar as coisas mais simples, como poder tomar um banho ou até mesmo fazer refeições sentado a uma mesa.
 
Nada é por acaso, o sofrimento é passageiro e o aprendizado é para toda a vida!
Seeeeelvaaaaa!
 

PantanalQuadro2-Recovered.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Você podia se candidatar a participar de um episódio do "largados e pelados", hein?

Ia ser legal ver um brasileiro participando...

No Discovery Channel tem alguns programas nessa linha. Gosto de ver também o "Ed Stafford - contra todos", em que ele enfrenta esses ambientes hostis, competindo com outros especialistas.

Outro programa que eu acho legal é "I should't be alive" (tem no Youtube também), que conta histórias reais de pessoas que se encontraram em situação de extremo risco ao ficarem isolados de alguma forma na natureza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...