Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Sergio Costa F.

Um saco de dormir dentro de outro ou liner?

Posts Recomendados

Vou para uma travessia em um local que faz uma média de -5°C à noite podendo chegar a -10°, porém o meu saco de dormir é um Deuter Exosphere +2 (+8°, +2°, -12° | http://www.deuter.com.br/sacos-de-dormir/enchimento-sintetico/exosphere-2 ) e aquecedores Nautika para saco de dormir (https://www.arcoeflecha.com.br/aquecedor-p-saco-de-dormir-nautika-p5784/ ), só que como prevenção eu não gostaria de passar frio e nem morrer de hipotermia, por isso tenho uma dúvida: tenho outro saco de dormir da Decathlon Forclaz +15°, +10° e gostaria de saber: se eu colocar o saco da Decathlon dentro do da Deuter se os limites se somariam (+2° com +10° = -8° de limite) ou se não é bem assim. Ou ainda se valeria mais a pena comprar um liner que dizem que “aumenta a temperatura do saco de dormir em até 10°”, se isso realmente é verdadeiro, sendo assim eu conseguiria uns -8° de limite, o que imagino que seja suficiente para as noites geladas. 

A outra dúvida é: com o kit que disse que tenho acima, seria necessário algo além de só o saco da Deuter?

Para cálculo (caso precise): tenho 38 anos, 84kg, 1,80m e 12% de gordura corporal.

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ambas as possibilidades são factíveis. 

Mas eu consideraria outra. Usar roupas mais quentes para dormir.

Das 3 opções a que usaria (e que uso inicialmente) são roupas mais quentes. Principalmente sem tem um boa calça segunda pele, calça de fleece ou que é raro no Brasil caça de pluma e uma blusa de pluma. Fica mais leve. Você provavelmente já irá roupas para o frio e pode graduar melhor. Se mais quente sem as roupas, se moderado uma camada e se muito frio usar todas.

A minha segunda opção seria usar dois sacos. Existem 3 formas de vc calcular a temperatura estimada do conjunto. A primeira seria vc calcular o CLO de cada saco somar e usar como base um metabolismo de 0,8 MET. Mas não vai conseguir calcular isso.  Segunda forma seria medindo o loft dos dois sacos. Mas iria complicar pois são compostos de dois isolamentos diferentes. Seria uma estimativa mais fraca. E por fim usar a fórmula que usam em alguns fóruns lá fora. The formula provided [x -(70 – y)/2 = z]. Sendo X a temperatura em Farenheight do saco mais quente, Y a temperatura também em Farenheight do saco menos quente. X e a temperatura final esperada. Lembre-se que sacos sintéticos desgastam muito rápido e se tiverem alguns anos de uso eu usaria uma temperatura 1 a 3 graus mais quente para o cálculo.

Por fim a que nunca usaria seria um liner. Nenhum fórum do mundo conseguiu mostrar em laboratório o real ganho de um liner. Eu acho todos muito exagerados.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sensacional a resposta Rodrigo, muito obrigado por toda a explicação técnica, você foi fera!

No meu caso deu o seguinte:

[Temperatura Conforto]
+8ºC = 46,4ºF
+15ºC = 50ºF
Aplicando o cálculo: [46,4ºF - (70 - 59ºF) / 2)] = 40,9ºF
40,9ºF = 5ºC

[Temperatura Limite]
+2ºC = 35,6ºF
+10ºC = 50ºF
Aplicando o cálculo: [35,6ºF - (70 - 50ºF) / 2] = 25,6ºF
25,6ºF = -3,6ºC

Ou seja, se eu colocar um saco de dormir dentro do outro terei um saco de dormir de 5ºC para conforto e -3,6º para limite.

Acho que com essa temperatura e seguindo a outra dica de dormir com mais roupas quentes, dificilmente irei sofrer com a baixa temperatura que pode chegar a -10ºC. Tenho calça e blusa de fleece que irei levar nessa travessia, mas o medo de dormir mal (ou nem dormir) por causa do frio me deixa bastante preocupado.

Sobre o liner, é uma pena saber que ele não serve realmente de complemento para o saco de dormir.

Aproveitando: Testei ontem um dos aquecedores de saco de dormir da Nautika que comentei acima (https://www.arcoeflecha.com.br/aquecedor-p-saco-de-dormir-nautika-p5784/) e serei sincero: não senti que aqueceu quase nada! Ou seja, se eu estivesse em uma situação de risco e realmente precisasse dele para colocar dentro do saco de dormir e dormir quentinho, provavelmente eu passaria um belo perrengue e muito frio!

Grande abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.




×
×
  • Criar Novo...