Ir para conteúdo

Um saco de dormir dentro de outro ou liner?


Posts Recomendados

  • Membros

Vou para uma travessia em um local que faz uma média de -5°C à noite podendo chegar a -10°, porém o meu saco de dormir é um Deuter Exosphere +2 (+8°, +2°, -12° | http://www.deuter.com.br/sacos-de-dormir/enchimento-sintetico/exosphere-2 ) e aquecedores Nautika para saco de dormir (https://www.arcoeflecha.com.br/aquecedor-p-saco-de-dormir-nautika-p5784/ ), só que como prevenção eu não gostaria de passar frio e nem morrer de hipotermia, por isso tenho uma dúvida: tenho outro saco de dormir da Decathlon Forclaz +15°, +10° e gostaria de saber: se eu colocar o saco da Decathlon dentro do da Deuter se os limites se somariam (+2° com +10° = -8° de limite) ou se não é bem assim. Ou ainda se valeria mais a pena comprar um liner que dizem que “aumenta a temperatura do saco de dormir em até 10°”, se isso realmente é verdadeiro, sendo assim eu conseguiria uns -8° de limite, o que imagino que seja suficiente para as noites geladas. 

A outra dúvida é: com o kit que disse que tenho acima, seria necessário algo além de só o saco da Deuter?

Para cálculo (caso precise): tenho 38 anos, 84kg, 1,80m e 12% de gordura corporal.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ambas as possibilidades são factíveis. 

Mas eu consideraria outra. Usar roupas mais quentes para dormir.

Das 3 opções a que usaria (e que uso inicialmente) são roupas mais quentes. Principalmente sem tem um boa calça segunda pele, calça de fleece ou que é raro no Brasil caça de pluma e uma blusa de pluma. Fica mais leve. Você provavelmente já irá roupas para o frio e pode graduar melhor. Se mais quente sem as roupas, se moderado uma camada e se muito frio usar todas.

A minha segunda opção seria usar dois sacos. Existem 3 formas de vc calcular a temperatura estimada do conjunto. A primeira seria vc calcular o CLO de cada saco somar e usar como base um metabolismo de 0,8 MET. Mas não vai conseguir calcular isso.  Segunda forma seria medindo o loft dos dois sacos. Mas iria complicar pois são compostos de dois isolamentos diferentes. Seria uma estimativa mais fraca. E por fim usar a fórmula que usam em alguns fóruns lá fora. The formula provided [x -(70 – y)/2 = z]. Sendo X a temperatura em Farenheight do saco mais quente, Y a temperatura também em Farenheight do saco menos quente. X e a temperatura final esperada. Lembre-se que sacos sintéticos desgastam muito rápido e se tiverem alguns anos de uso eu usaria uma temperatura 1 a 3 graus mais quente para o cálculo.

Por fim a que nunca usaria seria um liner. Nenhum fórum do mundo conseguiu mostrar em laboratório o real ganho de um liner. Eu acho todos muito exagerados.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sensacional a resposta Rodrigo, muito obrigado por toda a explicação técnica, você foi fera!

No meu caso deu o seguinte:

[Temperatura Conforto]
+8ºC = 46,4ºF
+15ºC = 50ºF
Aplicando o cálculo: [46,4ºF - (70 - 59ºF) / 2)] = 40,9ºF
40,9ºF = 5ºC

[Temperatura Limite]
+2ºC = 35,6ºF
+10ºC = 50ºF
Aplicando o cálculo: [35,6ºF - (70 - 50ºF) / 2] = 25,6ºF
25,6ºF = -3,6ºC

Ou seja, se eu colocar um saco de dormir dentro do outro terei um saco de dormir de 5ºC para conforto e -3,6º para limite.

Acho que com essa temperatura e seguindo a outra dica de dormir com mais roupas quentes, dificilmente irei sofrer com a baixa temperatura que pode chegar a -10ºC. Tenho calça e blusa de fleece que irei levar nessa travessia, mas o medo de dormir mal (ou nem dormir) por causa do frio me deixa bastante preocupado.

Sobre o liner, é uma pena saber que ele não serve realmente de complemento para o saco de dormir.

Aproveitando: Testei ontem um dos aquecedores de saco de dormir da Nautika que comentei acima (https://www.arcoeflecha.com.br/aquecedor-p-saco-de-dormir-nautika-p5784/) e serei sincero: não senti que aqueceu quase nada! Ou seja, se eu estivesse em uma situação de risco e realmente precisasse dele para colocar dentro do saco de dormir e dormir quentinho, provavelmente eu passaria um belo perrengue e muito frio!

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros
Em 15/05/2019 em 10:01, Sergio Costa F. disse:

Sensacional a resposta Rodrigo, muito obrigado por toda a explicação técnica, você foi fera!

No meu caso deu o seguinte:

[Temperatura Conforto]
+8ºC = 46,4ºF
+15ºC = 50ºF
Aplicando o cálculo: [46,4ºF - (70 - 59ºF) / 2)] = 40,9ºF
40,9ºF = 5ºC

[Temperatura Limite]
+2ºC = 35,6ºF
+10ºC = 50ºF
Aplicando o cálculo: [35,6ºF - (70 - 50ºF) / 2] = 25,6ºF
25,6ºF = -3,6ºC

Ou seja, se eu colocar um saco de dormir dentro do outro terei um saco de dormir de 5ºC para conforto e -3,6º para limite.

Acho que com essa temperatura e seguindo a outra dica de dormir com mais roupas quentes, dificilmente irei sofrer com a baixa temperatura que pode chegar a -10ºC. Tenho calça e blusa de fleece que irei levar nessa travessia, mas o medo de dormir mal (ou nem dormir) por causa do frio me deixa bastante preocupado.

Sobre o liner, é uma pena saber que ele não serve realmente de complemento para o saco de dormir.

Aproveitando: Testei ontem um dos aquecedores de saco de dormir da Nautika que comentei acima (https://www.arcoeflecha.com.br/aquecedor-p-saco-de-dormir-nautika-p5784/) e serei sincero: não senti que aqueceu quase nada! Ou seja, se eu estivesse em uma situação de risco e realmente precisasse dele para colocar dentro do saco de dormir e dormir quentinho, provavelmente eu passaria um belo perrengue e muito frio!

Grande abraço!

@Sergio Costa F. tudo bem? Vc chegou a  usar os dois sacos combinados? Testou esse sistema? Funcionou? 

Estou querendo fazer a mesma coisa para acampar em montanha sem a necessidade de comprar um apenas para essa finalidade. Combinaria um mummy e um mícron da ntk, que somados me dariam o seguinte:

MUMMY= -1 a 8

MICRON = 5 a 8

COMBINADOS = -6 a 2 (valores arredondados pra cima)

 

o resultado seria uma faixa de temperatura muito próxima ao do antartik da nautika.

 

acredito que a grande vantagem desse sistema seja a possibilidade de cobrir todas as estações do ano com apenas 2 sacos (claro que com ressalvas uma vez que não daria para acampar no pico parana no auge do inverno por exemplo). Mas como estou começando acredito que da para acampar em muitos picos na serra da mantiqueira com essa combinação. 

@rodrigo-whisky qual a sua opinião?

 

Obrigado!!

Abraço a todos!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...