Ir para conteúdo

Um míope em altas montanhas


Posts Recomendados

  • Membros

Amigo(a)s, 
Sempre estou de olho em alguns trekkings em altas montanhas, como Kilimanjaro e Campo Base do Everest. Entretanto, tenho receio com minha visão.
Sites destacam a importância de se usar óculos de montanha por conta da radiação proveniente da neve:

Ocorre que tenho um alto grau de miopia, que me obriga a sempre estar com meus óculos de grau.
Lentes de contato, que poderiam ser uma alternativa, sinto desconforto ao usá-las...
Então, como fazer Base Camp e Kilimanjaro com quase dez graus de miopia? É possível? Como??
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Tem 3 opções.

 

Primeira que eu não gosto e usar lentes de contato. Esses locais que citou tem ótima infra estrutura perto de montanhas mais isoladas e permitem um bom cuidado com lentes. Mas se não tem o costume de usar e sempre mais incômodo o tira e põe de lentes. Segundo que o clima mais seco de alta montanha judia mais da lente e obriga cuidados maiores.

Segunda opção e comprar óculos escuros que permitam clip óptico por baixo do  óculos. Eu uso assim. Mas para 10 graus não seis e o clip aguentaria lentes usuais. Talvez as de maior qualidade zeiss ou similares conseguiria usar.

Terceira opção que a melhor porém mais cara é difícil e mandar fazer em formas especializadas no exterior em especial USA óculos de sol com lentes certificadas classe 3 e 4 com seu grau.

Tera a melhor qualidade visual e maior conforto.

Se tiver como aconselho a fazer lentes de materiais de alto índice de refração que são mais finas. Se conseguir NXT, trivex e similares é muito bom. Segundo ponto e cortar a lente com routing, chamfers ou tecnologias similares.

E por fim se quiser uma lente muito especial  fazer uma lente aesferica ou com curva chambers.

Lembre-se de ter DOIS óculos pq se perder o único e ceratite actínica na certa com alta chance de cegueira da neve.

Se conseguir aconselharia um óculos fotocromático classe 1 até 3 e outro classe 2 a 4 ou classe 3 a 4.

Outro ponto e saber se vai precisar de goggles? Ou só óculos?

Se precisar de detalhes mais técnicos ou de onde comprar me fale. 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

@Fábio Guzzo acho que o @rodrigo-whisky já te deu todas as informações técnicas, só vou deixar aqui um alerta.

Embora o Kilimanjaro ou o EBC não ultrapassem os 6000sndm, dê uma conversada com seu oftalmo sobre a retinopatia de altitude. Os míopes de alto grau, assim como diabéticos (meu caso) tem maior susceptibilidade a sofrer deste mal, que em último caso ocasiona descolamento de retina e perda da visão.

Em alpinistas sem restrição este problema costuma aparecer só na zona da morte (>8.000msnm) mas sempre vale a pena se cuidar não é? Só pra ficar mais tranquilo.

Eu tive restrição do oftalmo para uns projetos, rs, no seu caso as vezes dá pra fazer alguma coisa para contornar o problema!

E Kilimanjaro é um sonho! Boa viagem! :)

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muitíssimo obrigado pelas indicações, @rodrigo-whisky
Então, meu óculos de sol convencional está descartado (que já tem grau, mas não é muito escuro)??
Quanto às lentes de contato, infelizmente, não será possível, pois meu olho rejeita-as.
Vou avaliar com calma as opções apresentadas por ti, como clip óptico e confecção no exterior (Opticus?!).


@Juliana Champi, sabia que os que temos altos graus de miopia têm maior probabilidade de ter descolamento de retina. Entretanto, desconhecia que estas chances aumentam em altas montanhas...
Vou conversar com meu oftalmologista a respeito. Muito obrigado pela dica!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caros Rodrigo e Juliana, e demais mochileiros,
Entrei em contato com algumas agências que fazem Kilimanjaro e Base Camp.
Elas argumentam que não há muita neve nestes trekkings, e que bastariam os óculos convencionais que uso no Brasil (com proteção UV).
O que vcs acham, amigos??
 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Se julgarem melhor investir em um óculos de alta montanha, estou em dúvida em as marcas Julbo e Opticus.
Pelo que entendi, a JULBO só comercializa o clip óptico, que, como escreveu o Rodrigo, talvez não suporte meu alto grau de miopia. 
(Outra dúvida: este clip óptico encaixa em qualquer óculos da Julbo? Como saber o modelo?)
Já a OPTICUS parece que fabrica óculos de sol com grau, sob medida. Mas acho que vai ficar uma fortuna, pois estão sediados nos USA...
Não há ótica brasileira que produza óculos de montanha com grau?
Vcs aconselham alguma outra marca? Entre estas, qual preferem/indicam? 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
1 hora atrás, Fábio Guzzo disse:

Caros Rodrigo e Juliana, e demais mochileiros,
Entrei em contato com algumas agências que fazem Kilimanjaro e Base Camp.
Elas argumentam que não há muita neve nestes trekkings, e que bastariam os óculos convencionais que uso no Brasil (com proteção UV).
O que vcs acham, amigos??
 

Eu fiquei pensando se ia precisar de algo especial nestas altitudes, pelo pouco que sei achei que não. Mas deixo esta pro Rodrigo que manja bem das lentes.

Em relação ao problema de descolamento de retina, creio estar mais relacionado com a altitude independente de condições de luz. Como disse antes, acho que os locais que citou ainda são tranquilos, pois ainda estão abaixo dos 6000msnm.

  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
6 horas atrás, Fábio Guzzo disse:

Se julgarem melhor investir em um óculos de alta montanha, estou em dúvida em as marcas Julbo e Opticus.
Pelo que entendi, a JULBO só comercializa o clip óptico, que, como escreveu o Rodrigo, talvez não suporte meu alto grau de miopia. 
(Outra dúvida: este clip óptico encaixa em qualquer óculos da Julbo? Como saber o modelo?)
Já a OPTICUS parece que fabrica óculos de sol com grau, sob medida. Mas acho que vai ficar uma fortuna, pois estão sediados nos USA...
Não há ótica brasileira que produza óculos de montanha com grau?
Vcs aconselham alguma outra marca? Entre estas, qual preferem/indicam? 


 

Optimus e uma opção.  Eu também estou na caça.

vc d de onde Fábio Guzzo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...