Ir para conteúdo

Mochilão: RJ x Peru x Equador x Colômbia


Posts Recomendados

  • Membros

Oi Galera Mochileira!!

Então to pensando em ir do RJ até Cartagena na Colômbia de carro. Ou de ônibus talvez...!!!

Alguém tem dicas sobre o trajeto? Lugares imperdíveis? O que devemos evitar? 

O trajeto seria mais ou menos assim: RJ,  Mato Grosso, Rondônia, Acre, Puerto Maldonado, Cusco, Lima, Quito, Cali, Bogotá, Cartagena.

IMG_2320.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Você tem algum motivo especial para querer fazer isto de carro ou terra e perder uma enormidade de tempo na estrada entediada sem fazer ou ver nada de interessante?

Pergunto isto, por que com os preços atuais das passagens aéreas, se você se planejar e comprar as passagens aéreas com alguma antecedência, você consegue comprar passagens aéreas Rio x Lima/Cusco  e Bogota x Rio  pelo mesmo valor que gastaria no carro ou ônibus.

E com a vantagem de ir direto ao locais que interessam (Peru, Equador e Colombia), sem ficar perdendo uma semana na estrada só para chegar no Peru, e depois perder outra semana na estrada só para voltar ao Rio, ou seja, perder quase metade das suas ferias na estrada, sem fazer nada de interessante.

Por exemplo, numa pesquisa em datas aleatórias para viajar em novembro, achei voo direto Rio x Lima e Bogotá x Rio custando a partir de R$ 1.400

De ônibus, só de passagem até Lima você gastaria o mesmo valor, e ainda teria que custear a alimentação por uns 5 ou 6 dias na ida e outros 5 ou 6 dias na volta, sempre se alimentando em restaurantes e rodoviárias a beira da estrada, onde você gastaria facilmente outros 50 ou 100 por dia e pessoa.

 Então fazer uma viagem tão longa assim por terra, só se você tiver algum motivo muito especial que lhe obrigue fazer isto por terra, a opção com melhor custo benefício costuma ser ir de avião até Lima/Bogota e depois, se for o caso, explorar as vizinhanças por terra. 

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 18/08/2019 em 20:10, poiuy disse:

Na verdade,  fazer Rio x Cusco e Cartagena x Rio de avião está até mais barato:

https://www.decolar.com/shop/flights/results/multipledestinations/RIO,CTG/CUZ,RIO/2019-11-05,2019-11-19/1/0/0/NA/NA/NA/NA/NA?from=SB&di=1-0

 

 

 

 

Em 18/08/2019 em 20:03, poiuy disse:

Você tem algum motivo especial para querer fazer isto de carro ou terra e perder uma enormidade de tempo na estrada entediada sem fazer ou ver nada de interessante?

Pergunto isto, por que com os preços atuais das passagens aéreas, se você se planejar e comprar as passagens aéreas com alguma antecedência, você consegue comprar passagens aéreas Rio x Lima/Cusco  e Bogota x Rio  pelo mesmo valor que gastaria no carro ou ônibus.

E com a vantagem de ir direto ao locais que interessam (Peru, Equador e Colombia), sem ficar perdendo uma semana na estrada só para chegar no Peru, e depois perder outra semana na estrada só para voltar ao Rio, ou seja, perder quase metade das suas ferias na estrada, sem fazer nada de interessante.

Por exemplo, numa pesquisa em datas aleatórias para viajar em novembro, achei voo direto Rio x Lima e Bogotá x Rio custando a partir de R$ 1.400

De ônibus, só de passagem até Lima você gastaria o mesmo valor, e ainda teria que custear a alimentação por uns 5 ou 6 dias na ida e outros 5 ou 6 dias na volta, sempre se alimentando em restaurantes e rodoviárias a beira da estrada, onde você gastaria facilmente outros 50 ou 100 por dia e pessoa.

 Então fazer uma viagem tão longa assim por terra, só se você tiver algum motivo muito especial que lhe obrigue fazer isto por terra, a opção com melhor custo benefício costuma ser ir de avião até Lima/Bogota e depois, se for o caso, explorar as vizinhanças por terra. 

Então, eu vou por terra porque tenho pavor de avião. Apesar de já ter viajado algumas vezes de avião prefiro mil vezes ir de carro. Gosto de curtir a paisagem, conhecer cidades, lugares e pessoas ao longo do caminho... 

Preciso saber se a estrada é boa, se é perigoso o trajeto... como última opção vou encarar um avião até Lima e de lá sigo de ônibus até Cartagena. O que vc acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Que maravilha de pegar voo no Rio, trechos que saem de Porto Alegre não vai nem pra buenos Aires por menos de 1000, só com data bem selecionada. E ali são dois vôos, longe por 1700. Analisa esse meio de avião, mesmo tendo pavor, eu te entendo, mas seguimos numa proporção que pela quantidade de problemas que tem, é mais seguro que o carro. Outra coisa, eu li esses tempos que há algumas situações que podem ocorrer com os carros brasileiros em altas altitudes. Podem ocorrer falhas, carro consome mais, policiais corruptos. Enfim, pensa bem no avião.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
12 horas atrás, Juguif disse:

 

Então, eu vou por terra porque tenho pavor de avião. Apesar de já ter viajado algumas vezes de avião prefiro mil vezes ir de carro. Gosto de curtir a paisagem, conhecer cidades, lugares e pessoas ao longo do caminho... 

Preciso saber se a estrada é boa, se é perigoso o trajeto... como última opção vou encarar um avião até Lima e de lá sigo de ônibus até Cartagena. O que vc acha?

A maioria das pessoas que se propõe a viajar para aqueles lados por terra, ao invés de ir pelo Mato Grosso, Rondônia e Acre que tem pouca coisa relevante em termos de turismo para oferecer, acaba fazendo um roteiro diferente.

Saem do Brasil por Foz do Iguaçu, atravessam o norte de Argentina, passando por Jujuy para visitar o Cerro de los Siete Colores, em seguida atravessa para o Chile, para visitar San Pedro de Atacama.

Depois entra na Bolívia, para visitar o Salar de Uyuni, atravessa a Bolívia de sul a norte, aproveita para visitar o Lago Titicaca em Puno no Peru, depois segue até Cusco para visitar Machu Picchu, depois segue a Lima.

De Lima em diante segue pelo litoral até o Equador, atravessa o Equador, entra na Colômbia e termina em Cartagena das Indias.

Assim você contempla numa única viagem praticamente todos os pontos de interesse da parte norte dos Andes.

Não sei quanto tempo você terá disponível, mas seria uma viagem enorme!  10.000 a 11.000 Km de estrada!!

Se você fizer uma média de 500 Km por dia, para não ficar cansativo demais, seriam uns 20 dias até chegar em Cartagena!

Isto sem contar as paradas pelo caminho, por exemplo em Jujuy você fica 1 ou 2 dias para explorar as atrações da região, a mesma coisa em San Pedro de Atacama, em Puno, em Cusco, em Lima, no Equador, em Bogotá, etc...

Ou seja, para ir fazendo com calma, parando 1 ou 2 dias nos locais interessantes, você levaria uns 30 dias para chegar em Cartagena.

Só que você teria que fazer todo o caminho de volta, e mesmo que volte por um caminho mais direto e sem tantas paradas, vai facilmente outros 10 dias para você chegar no Rio de Janeiro.

Ou seja, seria uma viagem de uns 40 a 45 dias.

Então a primeira coisa, a avaliar seria se você realmente tem tanto assim para fazer esta viagem.

E a outra coisa, se o seu carro é robusto o suficiente para aguentar uma viagem tão longa, e se não vai ter problemas com a alta altitude, geralmente o pessoa faz este tipo de viagem com carro 4x4 diesel, que costumam ser mais robustos e potentes para este tipo de viagem e não sofrem tanto com a falta de potência na altitude.

 

 

1.png.d0da84526e452cd1de29611175ea1e42.png

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
12 horas atrás, Juguif disse:

Preciso saber se a estrada é boa, se é perigoso o trajeto... como última opção vou encarar um avião até Lima e de lá sigo de ônibus até Cartagena. O que vc acha?

O trecho mais problemático das estradas é no Brasil, em Mato Grosso, Rondônia e Acre, onde devido ao alto movimento de caminhões e fortes chuvas frequentemente as estradas ficam em condições não muito o boas, e nos meses de chuva, eventualmente ficam interditadas devido a alguma ponte levada pela enxurrada.

Faz alguns anos que não viajo pelas estradas de MT, RO e AC, mas na última vez que estive por aqueles lados, a uns 6 anos atras, as estradas não eram as melhores, mas também já vi estradas bem piores.

 

Na Bolívia, Chile, Argentina, Peru, Equador e Colômbia, as estradas principais são relativamente boas, mais ou menos no mesmo nível de conservação da maioria das estradas brasileiras, algumas um pouco melhores, outros trechos um pouco piores, mas nenhuma "intransitável"

Alguns trechos tem muitas curvas, e frequentemente tem forte neblina, que faz com que você tenha que dirigir devagar.

Quanto a segurança, no geral não tem nenhum grande problema em relação a violência, mas corrupção de policiais, encontrando "problemas" no seu carro e pedir dinheiro para não lhe multar, isto sim costuma ter bastante, igual ao que acontece no interior do Brasil.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
12 horas atrás, Juguif disse:

como última opção vou encarar um avião até Lima e de lá sigo de ônibus até Cartagena. O que vc acha?

É uma viagem bem extensa, e que pessoalmente eu não faria de uma vez só, eu faria isto em duas viagens diferentes.

Pessoalmente eu reservaria uma viagem para a Colômbia e Equador, e outra para Peru e Bolívia.

Peru e Bolívia daria para fazer de carro saindo do Rio, mas Colômbia e Equador, eu pegar um voo até Bogotá, e depois alugaria um carro ou pegaria ônibus.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 21/08/2019 em 22:09, AlexFontes disse:

Que maravilha de pegar voo no Rio, trechos que saem de Porto Alegre não vai nem pra buenos Aires por menos de 1000, só com data bem selecionada. E ali são dois vôos, longe por 1700. Analisa esse meio de avião, mesmo tendo pavor, eu te entendo, mas seguimos numa proporção que pela quantidade de problemas que tem, é mais seguro que o carro. Outra coisa, eu li esses tempos que há algumas situações que podem ocorrer com os carros brasileiros em altas altitudes. Podem ocorrer falhas, carro consome mais, policiais corruptos. Enfim, pensa bem no avião.

Oi Alex!! Sim, tenho pensado na possibilidade de ir de avião, mas quero checar se ainda é viável ir de carro mesmo... Bom, no teu caso, saindo de Porto Alegre, eu sei que os voos internacionais ainda são complicados,  tanto no custo, quanto no tempo das conexões... 

Também já li sobre a questão da gasolina ser "mais pura" em outros países e por este motivo o carro apresenta problemas na bomba de gasolina ou na injeção eletrônica, mas não seria a minha primeira viagem internacional de carro... Já tive problema na bomba e aprendi que devemos sempre misturar gasolina com etanol... Com relação aos policiais corruptos isso sim tenho medo!!! Mas pra quem mora no Rio de Janeiro, aprende a lidar com eles desde cedo infelizmente... 

Obrigada pelas dicas e boas viagens!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 22/08/2019 em 09:33, poiuy disse:

A maioria das pessoas que se propõe a viajar para aqueles lados por terra, ao invés de ir pelo Mato Grosso, Rondônia e Acre que tem pouca coisa relevante em termos de turismo para oferecer, acaba fazendo um roteiro diferente.

Saem do Brasil por Foz do Iguaçu, atravessam o norte de Argentina, passando por Jujuy para visitar o Cerro de los Siete Colores, em seguida atravessa para o Chile, para visitar San Pedro de Atacama.

Depois entra na Bolívia, para visitar o Salar de Uyuni, atravessa a Bolívia de sul a norte, aproveita para visitar o Lago Titicaca em Puno no Peru, depois segue até Cusco para visitar Machu Picchu, depois segue a Lima.

De Lima em diante segue pelo litoral até o Equador, atravessa o Equador, entra na Colômbia e termina em Cartagena das Indias.

Assim você contempla numa única viagem praticamente todos os pontos de interesse da parte norte dos Andes.

Não sei quanto tempo você terá disponível, mas seria uma viagem enorme!  10.000 a 11.000 Km de estrada!!

Se você fizer uma média de 500 Km por dia, para não ficar cansativo demais, seriam uns 20 dias até chegar em Cartagena!

Isto sem contar as paradas pelo caminho, por exemplo em Jujuy você fica 1 ou 2 dias para explorar as atrações da região, a mesma coisa em San Pedro de Atacama, em Puno, em Cusco, em Lima, no Equador, em Bogotá, etc...

Ou seja, para ir fazendo com calma, parando 1 ou 2 dias nos locais interessantes, você levaria uns 30 dias para chegar em Cartagena.

Só que você teria que fazer todo o caminho de volta, e mesmo que volte por um caminho mais direto e sem tantas paradas, vai facilmente outros 10 dias para você chegar no Rio de Janeiro.

Ou seja, seria uma viagem de uns 40 a 45 dias.

Então a primeira coisa, a avaliar seria se você realmente tem tanto assim para fazer esta viagem.

E a outra coisa, se o seu carro é robusto o suficiente para aguentar uma viagem tão longa, e se não vai ter problemas com a alta altitude, geralmente o pessoa faz este tipo de viagem com carro 4x4 diesel, que costumam ser mais robustos e potentes para este tipo de viagem e não sofrem tanto com a falta de potência na altitude.

 

 

1.png.d0da84526e452cd1de29611175ea1e42.png

Olá poiuy!!! 

Achei ótima as suas dicas!!

Só teria que alterar um pouco o roteiro sugerido, pois já conhecemos a Bolívia e o Peru (Puno, Cusco e Machu Picchu) fomos no ano passado, de mochileiros. Deixamos o carro em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, pegamos o Trem da Morte e depois seguimos de ônibus pelos 2 países, que por sinal são maravilhosos, recomendo!! Gostaria de passar pelo Atacama, mas a viagem ficaria muito longa. Vou fazer o trecho igual ao seu mapa, a partir de Lima, acho que já fica bom pra mim, de lá seguindo a Carretera Panamericana.

Com relação ao tempo tenho uns 25 dias de férias. Faço uns 1000 km por dia, se a estrada for boa ou em média 800 km por dia. Meu carro não é robusto, é um sedan 2.0 automático. Mas avalio a possibilidade de ir de carro até aonde der e se for preciso seguir mesmo de avião ou ônibus...

Obrigada pelas dicas e boas viagens!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...