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PERU - Lima/Miraflores/Cuzco/Valle Sagrado/Machu Picchu


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Fala galera, continuo agora o meu relato da viagem para o Peru (do final do ano passado), que estou fazendo devagarzinho (bem devagar) conforme tenho um tempinho...

 

Depois de um dia perambulando pelas belas ruas de Cuzco, voltamos ao Hostal para arrumar nossas coisas. Já era tardinha e tínhamos que nos separar, já que um de nós teria que esperar um quarto amigo que chegaria no outro dia, já eu e o outro seguiríamos para o Machu Picchu no dia seguinte, então pegamos algumas coisas e nos dirigimos até o local onde se pode pegar um ônibus de linha até Urubamba (cerca de 4 quadras da Plaza de Armas), pagamos 2 soles e éramos os únicos “forasteiros” no ônibus, passamos por entre belas paisagens e pequenos vilarejos até que no início da noite chegamos em Urubamba, de lá pegamos uma Van até Ollanta por 5 soles, aproximadamente pelas 19 horas estávamos chegando, pegamos um hostal (15 soles) apenas para dormirmos, pois nosso trem sairia bem cedinho.

 

 

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Vilarejo no caminho para Urubamba

 

Saímos para dar uma volta pela pequena e encantadora cidade de Ollanta, que a noite também é muito bonita. Perambulamos pelos históricos corredores de pedra da cidade que é de fato um espetáculo, meu amigo e eu naquele momento nos confraternizamos pelo momento e pela parceria, conversando relembrávamos um pouco das histórias que já vivemos nas praias do Paraná e agora estávamos em uma cidade do Valle Sagrado dos Incas prestes a ir para o Machu Picchu! Loco né!

 

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Pela noite nos corredores de Ollanta

 

Caminhamos até que fomos buscar algum lugar para jantar e pesquisando preços fomos cair no pequeno restaurante na Plaza de Armas S/N, chamado Inti Killa (tel: 204205). Vou ressaltar este lugar porque fomos muito bem atendidos pelo simpático Dante Ramirez, que baixou o valor do lanche, montou um sanduíche que não tinha no cardápio, colocou um recheio super arregado, com tudo que se tem direito – sinceramente, foi o melhor lanche que comi na viagem – e além disso, foi sempre muito simpático... Mas o principal mesmo foi o PISCO SOUR, que ele fez especialmente para nós em um jarro de um litro, mesmo que perguntando várias vezes se tínhamos certeza que queríamos um litro, vejam bem – se é para experimentar a famosa bebida típica local, tínhamos que bebê-la não molhar a língua – hehe, acho que ele foi com nossa cara porque o “choro” praticamente encheu o jarro de novo ... Comemos muito bem e bebemos bem o tal Pisco Sour, tudo por 20 soles por pessoa. Lembro que em Cuzco no único lugar que perguntei (pode ser que tenha lugar mais barato), o preço da bebida era 17 soles um copo, o que me levou a desistir de experimentar.

 

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Pisco Sour em litro e um "Sandubão" no Inti Killa

 

Ainda tivemos sorte de ver um pequeno desfile escolar dos locais, com bandinha típica, crianças caracterizadas e tudo mais, um bônus!

 

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Desfile de crianças em Ollantaytambo

 

Fomos dormir para acordar de madruga para realizar um dos mais desejados passeios do mundo... Machu Picchu o sonho, mas esta será a outra parte do relato... Até a próxima...

 

Obs: este tópico é a integra do que postei em meu blog:

http://locomundojapa.blogspot.com/2011/01/historia-viagens-por-onde-andei.html

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Muito fera!! to curiosa, você fez a trilha pra chegar em machu picchu ou pegou o trem? quero fazer essa trilha!!! to pensando em fazer essa trip em Julho agora, to um pouco preocupada com clima que é mais frio que o final do ano... to um pouco confusa também em relação as cidades que eu devo visitar. estou pensando em ficar só 10 dias e quero ir apenas pro peru, achei lima meio longinho de cuzco... cuzco é inevitavel!!!!! machu picchu então... e depois dessas tava pensado em fazer as praias, meu roteiro ta beeeeeem cru, tenho algumas ideias mais to mt confusa, não sei em quais realmente vale apena visitar... ACEITO SUGESTÕEEEEES!!! Quantos dias voce fico japa???

Beijoss

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Muito fera!! to curiosa, você fez a trilha pra chegar em machu picchu ou pegou o trem? quero fazer essa trilha!!! to pensando em fazer essa trip em Julho agora, to um pouco preocupada com clima que é mais frio que o final do ano... to um pouco confusa também em relação as cidades que eu devo visitar. estou pensando em ficar só 10 dias e quero ir apenas pro peru, achei lima meio longinho de cuzco... cuzco é inevitavel!!!!! machu picchu então... e depois dessas tava pensado em fazer as praias, meu roteiro ta beeeeeem cru, tenho algumas ideias mais to mt confusa, não sei em quais realmente vale apena visitar... ACEITO SUGESTÕEEEEES!!! Quantos dias voce fico japa???

Beijoss

 

 

Oi Camila blz... então, eu fui de trem p/ MP já que não disponibilizava de muito tempo e queria conhecer outros lugares, eu fiquei 13 dias no Peru, está época que vc vai é legal porque é época seca, não chove... mais o frio é mais intenso mesmo...

não sei se vc vai de avião ou terrestre, mas apesar de todo mundo dizer que Lima não tem nada eu gostei... de onibus é quase 1 dia de viagem, mas de avião é cerca de 1 hora...

 

Na minha opinião, dentro do que conheço...Posso afirmar que no Peru - Cuzco -Valle Sagrado - Machu Picchu são imperdiveis ...já as as ciades que são maneiras e derrepente vc pode incluir no roteiro são - Puno (lago Titicaca) - Nazca (linhas) - Arequipa - já as praias não cheguei a conhecer outras além das de Lima/Miraflores...

 

qualquer dúvida dentro do que eu possa ajudar estou a disposição! ::bruuu::

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  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...
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Então galera, pra quem ainda lembra da última parte do meu relato, na cidade de Ollantaytambo, fomos dormir cedo pra acordar de madruga e pegar o trem para o tão esperado Machu Picchu. Pedimos para o tio da pousada nos acordar, colocamos o celular pra despertar, mas nem precisou porque antes das 4 horas já tínhamos acordado e não tinha mais como dormir, tamanha expectativa.

 

Logo estávamos lá na estação, o trem sairia 5:32 e cada minuto esperado parecia demorar uma eternidade, quando partimos a emoção era muito forte.

 

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Lá vem o trêm

 

 

O trajeto de Ollanta até Águas Calientes é muito bonito, um espetáculo em meio a montanhas nevadas, túneis e paisagens de tirar o fôlego.

 

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Lindas paisagens no caminho para Machu Picchu

 

 

Chegamos em Águas Calientes, uma cidade simpática que nada mais é que a “base” de partida para o Machu Picchu. Repleta de tendas onde se pode comprar uma infinidade de coisas, águas Calientes conta com uma boa infra-estrutura de hospedagem e hotelaria.

Ali compramos o boleto de visita para a Ciudad Inca MachuPicchu – 126 soles a inteira e 63 soles para estudante estrangeiros.

Logo fomos pegar o ônibus que leva até a entrada do Parque, 7 dólares ida, optamos por voltar a pé lá de cima (seria mais 7 dólares), o que acabou sendo uma boa opção porque pelo menos tivemos o gostinho de percorrer um pedacinho da trilha.

Uma dica é levar água e algo para comer, porque lá em cima as coisas são absurdamente caras.

Finalmente estávamos na porta do Machu Picchu, logo adentramos e demos de cara com aquela paisagem tradicional que vemos nas fotos, sensação simplesmente inexplicável, indescritível, mesmo uma pessoa que já viu documentários, diversas fotos e etc, fica surpreendido pela imensidão e por toda energia que se sente ao chegar ali, é loco mesmo!!!

 

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Mais um sonho realizado

 

 

O Machu Picchu é muito rico em detalhes e mistérios, é imenso e cheio de história e como não tínhamos grana pra pagar um guia resolvemos dar um jeitinho, íamos até alguns lugares e ficávamos esperando chegar um grupo, logo ficávamos do lado ouvindo as explicações do guia, como não tínhamos pressa ouvíamos 1, 2 ou até 3 guias diferentes e cada um acrescentava um detalhe a mais, o problema é que certos momentos não aparecia nenhum guia e acabávamos por desistir de esperar, talvez perdendo informações importantes sobre o local.

 

Fomos até a ponte Inka em uma caminhada de cerca de 20 minutos com visões bem maneiras, inclusive uma das fotos que mais gostei foi tirada nesta trilha, ela esteve durante um tempo sendo a foto principal do LOCO MUNDO, pra quem não lembra é a do canto direito superior.

 

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Caminho para Ponte Inka

 

 

Subimos também a montanha Machu Picchu, ou melhor, fomos até a metade da montanha, já que começou a chover e a mata estava ficando fechada, então nos pareceu que talvez não valesse a pena a subida até o cume. Logo quando descemos encontramos as tradicionais lhamas, fiquei pensando em quantas mil fotos elas já saíram.

 

Um detalhe importante é que como chegamos depois das 8:30 da manhã já tava cheio de gente, achamos que não iria ter vaga para subir o Wayna Pichhu (já tinha lido relatos de gente dizendo que 7 horas já não tinha mais vaga), o que felizmente não aconteceu fui o número 347 a subir a montanha em um total de 400 pessoas (limite diário).

 

Em uma trilha bastante íngreme se chega ao topo do Wayna Pichu, uma visão alucinante, como tudo por ali! Meu amigo descobriu lá em cima que tinha medo de altura, nunca vi o bicho tão branco, hahaha. (ele pensava em comprar um paraglider e aprender a "voar", desistiu e foi pro mergulho) hahaha. Um detalhe que tenho que mencionar é que achei um pouco perigoso para crianças e idosos (tinham vários por lá), ou até mesmo para os menos preparados fisicamente.

 

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Vista a partir do Wayna Picchu

 

Descemos a montanha e voltamos a percorrer a velha cidade, ficando surpreendidos a cada detalhe, porque a cada lado que você olha tem alguma coisa que você pensa “caraca, como os caras fizeram isso”. Enfim, como disse acima o Machu Picchu é indescritível e inexplicável, portanto nada que eu escreva aqui vai descrever a magia daquele lugar!

 

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Machu Picchu - Indescritível

 

 

Lá pelas quatro e tantas da tarde chegou a hora de ir embora, tínhamos que descer a montanha a pé, uma caminhada de uns 40 minutos que acabou valendo a pena, descemos apreciando a natureza e tendo visões que não se tem de dentro do ônibus.

 

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Vista da descida a pé para Águas Calientes

 

 

 

Chegamos a Águas Calientes com fome e sem muita grana, comemos algumas coisas baratinhas e tomamos uma cervejinha em um dos diversos restaurantes/bares que existem na cidade, tínhamos que esperar o trem de volta que partiría as 22:00 horas, nada que um cochilo no banco da estação não ajudasse, cochilo este que foi prolongado após a chegada do trem e durou até a chegada na estação de Ollantaytambo.

Dalí pegamos uma van de 10 soles que nos levaria até Cuzco. Chegamos em Cuzco de madruga e dormimos uma ou duas horas saindo cedinho pra pegar o ônibus das 6 com destino a Puno.

Continuo logo, prometo que logo! Valew!

 

 

Obs: este tópico é a integra do que postei em meu blog:

http://locomundojapa.blogspot.com/2011/03/historia-viagens-realizacao-de-mais-um.html

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Itamar Japa

Simplesmente Fantastic!!!

Perguntinha: vou pra lá agora em Abril, vc viu alguma coisa sobre nadar com os leões marinhos, em Lima?

Pretendo trocar o "city tour" e os piscos sours por essa aventura.

Tô de bituca nos seus posts. Explicações excelentes.

 

 

cara eu depois voltei pra lima e vi um lance de uma companhia que levava para uma ilha próxima a lima e me parece que tinha leões marinhos, se não me engana era 50 dólares ... mas não tenho certeza, porque já não tinha grana portanto não me aprofundei nas informações... mas seu eu tivesse grana iria sim! valew!

 

:)

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  • 1 mês depois...
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dae pessoal, fiz e postei no meu blog esta ultima parte do relato, um dia antes de ter ido pra Venezuela, portanto coloquei menos fotos que de costume, espero que possa ajudar alguém... abraços vai aí: ::cool:::'>

 

Então vamos lá, 6 horas da matina estávamos chegando no terminal terrestre de Cuzco com destino a Puno, objetivo chegar em Iquique ( meu parceiro tinha a volta saindo de lá) devido a informações distorcidas que nos foram passadas pela pessoa que nos vendeu a passagem até Puno, tivemos que mudar a estratégia, já que só tinha ônibus partindo de Puno para Tacna a noite ( disseram que teria a tarde), resumindo tivemos que pegar van para Julliaca, depois van pra Moquegua depois taxi pra Tacna, ali nos despedimos, meu amigo foi pra Arica no Chile eu segui pra Lima, tudo certo apesar da correria, tensão e grande aumento dos gastos.

 

Segui pra Lima desde Tacna pegando um ônibus da empresa Flores, por 38 soles (+1,50 taxa do terminal) e 4 horas de viagem até Arequipa, dali foram mais 40 soles (+1,50 taxa de terminal) e uma longa viagem de aproximadamente 18 horas. O tempo dentro do ônibus foi compensado pelas paisagens que pude contemplar na CARRETERA PANAMEIRCANA, além da adrenalina da viagem por estradas, que diga-se por sinal, muito bem conservadas e bem sinalizadas que cortam desertos, montanhas, penhascos tudo isso ligado aos motocas do Peru me pareceram um pouco loucos, mas adorei o trajeto e sinceramente pra quem tiver com tempo e necessite fazer este trajeto eu recomendo o terrestre porque é realmente bonito. Fui com a empresa CIVA e ainda tive a sorte de ter ido no primeiro banco no para brisa superior ou seja na cara do gol!

 

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Belas paisagens nas mais de 17 horas da Carretera Panamericana

 

 

Restavam-me 53 soles no bolso e eu sabia que não teria lugar onde sacar mais durante a viagem e ao mesmo tempo sabia que ia chegar “tarde da noite” em Lima, portanto teria que poupar para o Taxi, porque nem sabia em que parte de Lima era o ponto final do ônibus (muitas empresas no Peru param em sua própria sede, o caso desta que eu estava), comi um pacote de batata e um milho durante toda a viagem, pra não passar fome masquei folha de coca a viagem toda e comprovei que funciona.

Como esperado cheguei em Lima aproximadamente meia noite, sinceramente não sei em que parte da cidade, dentro da empresa tinham taxis oficiais e na rua os piratas, pela segurança de estar sozinho, sei lá em que parte da cidade e meia noite e la vai cassetada, não precisava nem dizer que fui no oficial, a corrida foi 40 soles até Miraflores (...poderia ter comido na viagem mas vai saber né). Voltei para o mesmo hostal que ficamos nos primeiros dias. Como estava sozinho foi me cobrado 20 dólares por dia com desayuno, resolvi ficar ali pela localidade e comodidade.

No outro dia cedo fui resolver meus problemas na embaixada, tudo certo beleza. Voltei a Miraflores conhecer alguns lugares que ainda não tinha visto, como a Plaza, a catedral e o Palácio Municipal também a ponte Villena Rey e algumas coisinhas mais.

 

 

No outro dia acordei cedinho, fui até o centro de Lima, andar com mais calma nos arredores da linda PLAZA MAYOR, duas quadras acima está o CONGRESSO NACIONAL e a sua frente está o MUSEO DE LA INQUISICIÓN Y DEL CONGRESSO, interessantíssimo lugar onde foram julgadas mais de 2 mil pessoas que eram punidas por praticarem outras religiões, ali é possível ver os instrumentos de tortura utilizados pela igreja católica na época, além de conhecer toda a história do tribunal. É possível passar pelos corredores onde existem os cárceres originais da época, bastante sinistro e ao mesmo tempo revoltante, tendo em vista que milhares de indígenas foram torturados por não se proclamarem cristãos. A entrada é gratuita com direito a guia.

 

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Sala de tortura no museu da Inquisição

 

Depois fui a um outro lugar muito interessante que ninguém pode deixar de ir (pelo menos eu gostei muito) é a IGLESIA Y CONVENTO DE SAN FRANCISCO, com fundação no século XVI, possuí em seu interior um museu com diversas catacumbas e milhares de ossos e caveiras espalhadas por suas sinistras galerias, o lugar funcionava como cemitério até 1821 e também foi sede do Vice-reinado espanhol. Reúne além das interessantíssimas catacumbas, diversas outras atrações como a uma imensa sala de reunião que fica em cima da igreja, uma biblioteca com mais de 25 mil livros antigos, que conta com uma entrada de luz natural porque era proibida a entrada com candelabros para evitar incêndios, o refeitório e diversas salas com pinturas e esculturas, muitas folhadas a ouro, enfim é um show histórico repleto de cultura e com uma impressionante arquitetura da época - É proibido tirar fotos em seu interior – repito, vale a visita é muito interessante.

 

Bem próximo dali está o PARQUE DE LA MURALLA, “legalzinho”, mas nada de mais, possuí algumas escavações, um museu e partes originais de uma muralha do século 17, construída ao redor da cidade para proteger a coroa espanhola de piratas e inimigos.

Depois dei uma caminhada pelo famoso calçadão JIRÓN DE LA UNIÓN, com direito a refeição (frango frito, claro) em uma das diversas POLLERIAS e logo estava conhecendo a segunda praça mais importante de Lima a PLAZA SAN MARTIN, que é muito bonita também, fundada em 1921, possui uma estatua do libertador DON JOSE DE SAN MARTÍN e é cercada por imponentes prédios de arquitetura antiga, um destes foi o primeiro hotel de Lima, o Bolívar.

Chegou a hora de voltar, tomei uma cervejinha, jantei e fui dormir, tinha caminhado muito.

 

No outro dia cedinho acordei e fui rumo ao MUSEO NACIONAL DE ANTROPOLOGIA, ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA, foi a prática de quem tem boca vai a Roma, de pergunta em pergunta cheguei lá, uma van 1,50 foi só o que gastei, (no hostel me disseram pra pegar um taxi, que sozinho eu não ia conseguir ir de ônibus, porque tinha que ir pra lá, pra cá, blá, blá) nem foi tão difícil, rá... O museu fica na Municipalidad de PUEBLO LIBRE, em frente a PLAZA SIMON BOLIVAR (tem noção do nome?), além disso, está localizado em uma casa onde viveram os libertadores SIMON BOLIVAR e SAN MARTINS. É o museu estatal mais antigo do país e conta com um vasto e imenso patrimônio cultural, foi a vez que fiquei mais tempo dentro de um museu na minha vida, fiquei desde as 9:00 da manha até as 2:00 da tarde, tamanha a riqueza histórica existente lá. Além de todas o acervo de civilizações antigas, o que EU gostei muito foram as partes dedicadas à Simon Bolívar, Tupac Amaro e San Martins, porque será???

Ainda dei umas voltas ali pela região, conhecendo mais da localidade...

 

Já era final de tarde peguei o bus sentido Miraflores, pedi para o cobrador para descer em Barranco (um pouco depois de Miraflores) já que dizem ter um por de sol agradável lá, além de ser um “point” na noite e final de tarde, segundo informações. Eu até vi que tinha passado umas placas dizendo Barranco, até pensei que era por ali, mas achei que ia se aproximar mais da praia e tasl, mas quando o bus começou se afastar perguntei pro cara do lado se faltava muito e no fim tinha passado. Fui falar com o cobrador e ele tinha se esquecido de me avisar resultado ou eu saltava ali no meio de sei lá onde, periferia, ou voltava pro centro de Lima. O cobrador foi gente boa (depois da cagada) e me disse que van pegava pra voltar pra Miraflores, pulei ali e voltei pra MIraflores. Logo fui dormir pra acordar cedo e ir para o Aeroporto. Assim, terminou mais esta aventura, espero ter outra oportunidade de voltar para este país magnífico. Valeu povo, desculpem o tempo...

 

Esta é a integra do post:

http://locomundojapa.blogspot.com/2011/04/historia-viagens-por-onde-andei-por-la.html

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