Ir para conteúdo

COMO LEVAR DINHEIRO MOCHILÃO BOLIVIA-CHILE-PERU


Posts Recomendados

  • Membros

Opa, pessoal!

Irei me aventurar no meu primeiro mochilão pela América do Sul no final de Novembro, e gostaria de saber mais especificamente quanto a forma de levar dinheiro mais segura por esses três países.

Qual a melhor?

1. Cartão de crédito (vi que cobram uma taxa)

2. Dinheiro vivo (dollar, real, etc)

3. Cartão pré-pago

4. Ou alguma outra forma que não conheça, rs

E existe alguma maneira para que eu não fique com dinheiro sobrando ou faltando da moeda local, já que passarei por três países diferentes?

Obrigado desde já.

Att, Mateus.

 

Link para o comentário
  • Colaboradores

Eu fui em outubro do ano passado e levei de tudo. Na Bolívia troquei reais pois passei por Santa Cruz onde a cotação de reais sempre é muito boa. No Atacama é melhor trocar dólar pois a cotação de reais é ruim por lá, mas se vc tiver levando apenas reais consegue trocar numa boa, quase todas as casas de câmbio trocam reais. Vc pode também trocar uma quantidade maior de bolivianos e levar pro Atacama pois quando eu fui a troca de bolivianos por pesos era bem vantajosa. No Peru o dólar leva vantagem também, mas curiosamente lá compensava mais usar o cartão de crédito. Essa taxa que cobram no cartão de crédito é o IOF e é 6,38% sobre o valor de cada compra. Meu aplicativo do cartão de crédito já me dava o valor da compra com IOF e lá mesmo eu calculava e via que no Peru, mesmo com o IOF, o câmbio saía mais barato no cartão de crédito do que nas casas de câmbio (seja real ou dólar), então lá valia a pena usar o cartão de crédito.

Mas câmbio é uma coisa muito volátil, o cenário de outubro passado já não é o mesmo de hoje e o que era vantagem naquela época pode já não ser hoje.

Minha dica, que é o que eu faço também, é levar de tudo. Até cartão de débito pra sacar em caso de emergência, pois esse é o que sai mais caro no caso de taxas, pois além do IOF vai uma taxa do seu banco e uma taxa do banco do país que vc tá sacando. Mas pro caso de emergências é bom ter. 

Se vc já tiver dólar em casa, leve. Se não tiver, acho que com o preço do dólar hoje não compensa trocar dólar aqui pra levar. Dá pra se virar com reais.

E procure sempre várias casas de câmbio, compare e faça as contas pra ver se é melhor fazer câmbio ou usar cartão de crédito.

👍

Link para o comentário
  • Membros

Não tem uma opção perfeita, todas tem os seus prós e contras, levar dinheiro em espécie a cotação é melhor, mas tem o risco de ser assaltado ou perder a carteira, cartão de crédito, débito e pré-pago tem as taxas, mas é bem mais seguro...

Também não tem como saber exatamente a quantia de cada moeda que você vai precisar, sempre vai faltar ou sobrar um pouco de cada moeda, mas nestes país, você consegue trocar facilmente as sobras de uma moeda no seguinte.

Pessoalmente quando eu viajo por vários países que tem moedas diferentes, eu gosto de usar o meu cartão de débito para ir sacando moeda local nos caixas automáticos, saco o equivalente a uns 500 dólares em cada país, ou então a quantidade que eu achar que vou precisar, se faltar um pouco no final, saco mais um pouco ou então uso o cartão de crédito.

Isto funciona bem se você chegar e sair por cidades grandes, mas se você for or terra, pode ser que precise de algum dinheiro na fronteira, numa cidade pequena do interior, e neste caso pode não haver caixa automático e nem aceitarem cartão, então sempre é bom ter alguma coisa de moeda em espécie com você.

Pode ser a moeda local do país de destino, que você comprou antes de pegar a estrada, ou então dólares, que são trocados com certa facilidade nas fronteiras.

Em resumo, nunca coloque todos os ovos numa única cesta, mesmo que concentre os gastos numa forma de pagamento, sempre tenha duas ou três opções, por que se uma falhar, você tem a outra.

1 hora atrás, Rezzende disse:

Meu aplicativo do cartão de crédito já me dava o valor da compra com IOF e lá mesmo eu calculava e via que no Peru, mesmo com o IOF, o câmbio saía mais barato no cartão de crédito do que nas casas de câmbio (seja real ou dólar), então lá valia a pena usar o cartão de crédito.

Cartão de credito sempre é mais barato do que moeda em espécie nas casas de cambio.

 O que acontece, é que muitas vezes o IOF acaba anulando esta vantagem do cartão de crédito, mas em muitos locais e quando forem moedas "exóticas" como Real, Soles peruanos, etc, que tem cotação ruim nas casas de câmbio, trocar reais e dólares pode ser pior que usar o cartão.

Eu sempre falo, nem sempre moeda em espécie vai ser mais barato, vai ter situações e casos onde mesmo com o IOF, vai ser mais barato usar o cartão de crédito.

Ou seja, cada caso é um caso, e o que era a melhor opção hoje, mês que vem, já pode não valer mais a pena.

Então para quem vai viajar por vários países, a melhor opção é ter várias opções disponíveis, ter alguns dólares e reais em espécie, ter um cartão de crédito, e um cartão de débito que permita saques internacionais, e usar aquela que seja mais vantajosa naquele momento. 

Link para o comentário
  • Colaboradores
1 hora atrás, mateus-agnaldo disse:

@poiuy @Rezzende Extremamente esclarecido. Muito obrigado!

Quanto ao cartão de crédito, o meu é o Nubank. Li que além da taxa de IOF eles cobram também um tal de spread, de 4%. O de vcs também é assim ou será que é só de alguns bancos?

O meu que eu falei acima é Nubank tb

Esse spread já vem incluido na tabela de cotação. Já é adicionado na conversão do câmbio que vem cobrado. Ex: Se um câmbio de dólar vale 4.00 reais o Nubank já inclui os 4% de spread e aparece pra vc a cotação de 4,16. Na hora que vc faz a compra e chega a notificação já vem com essa taxa incluída, só o IOF que vem discriminado separado. 

O bom é que o valor total já aparece em reais na notificação e vc já pode fazer a conta na hora pra ver se valeu a pena a compra no crédito ao invés de trocar dinheiro vivo

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...