Atenção: Relato indicado para turista econômico do tipo que coloca tópico "viajar com pouco dinheiro" 😅
Contra indicações: Turistas CVC ou turista comum que não abre mão do conforto durante uma viagem. Se você se encaixa em um desses casos, não precisa continuar lendo. O relato não vai ajudar.
Observação: mesmo que tenha ajudado, por favor não "curta", "goste" ou "reaja" 😉
Câmbio:
Cuba tem uma grande curiosidade, existem DUAS moedas correntes. O peso cubano (CUP), também conhecido por "moneda nacional" e o peso cubano conversível (CUC), dinheiro para turistas. Ao chegar no aeroporto você vai trocar sua moeda estrangeira pro CUC e, depois, trocar alguns CUCs por CUPs. A empresa oficial de câmbio é http://www.cadeca.cu/ onde estão as cotações. A dica é não levar dólar, pois, eles cobram uma taxa de 10%.
Transporte:
Caminhos, caminhadas, caminhões...
Excluindo as caminhadas pelos caminhos , das opções de transporte em Cuba, sem dúvida, a mais barata é o caminhão. Tem praticamente para todas as cidades. Em Havana, o terminal "La Cumbre" tem saídas para as cidades do leste da ilha. Para Pinar del Río (Viñales) a saída é num viaduto perto da Avenida de la Independência/Avenida Boyeros, a mesma que vai para o aeroporto. Pegue o ônibus (Guagua) P12 e peça pra descer em "100 y Boyeros", mas confirme com o motorista ou cobrador.
O primeiro caminhão que peguei tentaram "roubar" cobrando muito mais do que o preço normal. Eu tinha chegado um pouco atrasado na rodoviária e o caminhão direto de Baracoa para Santiago já tinha saído. O próximo demoraria muito. Então, resolvi ir "por partes" de uma cidade a outra até o destino final. E aí, o motorista e o cobrador desse primeiro caminhão quiseram me extorquir por ser turista. Os cubanos acham que todos os turistas são ricos. Contestei, tentei negociar e até disse que era um absurdo o que tava acontecendo, que era discriminação e as porras . Depois de muito choro e na hora que estava para sair, o cobrador baixou para 50 CUP (o preço era 40). Fui a viagem toda preocupado porque pretendia fazer várias viagens por caminhão e pensei que todos iriam querer me explorar. Felizmente, após 23 dias e muitas viagens, essa foi a única vez em que tive esse problema. Nesse dia, o primeiro trecho foi Baracoa - Moa, depois Moa - Caballería, e finalmente Caballería - Santiago de Cuba.
Ômnibus Nacionales, empresa de ônibus exclusiva para cubanos (exceto se quiser pagar propina)
Ônibus urbano custa 1CUP. De graça! Mas geralmente estão lotados.
De Varadero para Havana:
Essa dica é boa. Transporte com ônibus confortável e muito barato.
É o seguinte, no anfiteatro de Varadero passam ônibus de uma das empresas de turismo oficiais para a cidade de Matanzas por apenas 10 CUP. Em Matanzas, pergunte onde fica o "viaducto" (melhor se informar no trajeto porque o ônibus pode passar por ele antes da rodoviária). No viaducto passam ônibus dessa mesma empresa para o centro de Havana por apenas 20 CUP. Não tem horários fixos, mas pelo que percebi, passam vários por dia. Os cubanos usam esses ônibus e é tranquilo, os próprios motoristas vendem as passagens, então não é irregular.
Aniversário de 1 ano da viagem 🎂🎉🎊
Atenção: Relato indicado para turista econômico do tipo que coloca tópico "viajar com pouco dinheiro" 😅
Contra indicações: Turistas CVC ou turista comum que não abre mão do conforto durante uma viagem. Se você se encaixa em um desses casos, não precisa continuar lendo. O relato não vai ajudar.
Observação: mesmo que tenha ajudado, por favor não "curta", "goste" ou "reaja" 😉
Câmbio:
Cuba tem uma grande curiosidade, existem DUAS moedas correntes. O peso cubano (CUP), também conhecido por "moneda nacional" e o peso cubano conversível (CUC), dinheiro para turistas. Ao chegar no aeroporto você vai trocar sua moeda estrangeira pro CUC e, depois, trocar alguns CUCs por CUPs. A empresa oficial de câmbio é http://www.cadeca.cu/ onde estão as cotações. A dica é não levar dólar, pois, eles cobram uma taxa de 10%.
Transporte:
Caminhos, caminhadas, caminhões...
Excluindo as caminhadas pelos caminhos
, das opções de transporte em Cuba, sem dúvida, a mais barata é o caminhão. Tem praticamente para todas as cidades. Em Havana, o terminal "La Cumbre" tem saídas para as cidades do leste da ilha. Para Pinar del Río (Viñales) a saída é num viaduto perto da Avenida de la Independência/Avenida Boyeros, a mesma que vai para o aeroporto. Pegue o ônibus (Guagua) P12 e peça pra descer em "100 y Boyeros", mas confirme com o motorista ou cobrador.
O primeiro caminhão que peguei tentaram "roubar" cobrando muito mais do que o preço normal. Eu tinha chegado um pouco atrasado na rodoviária e o caminhão direto de Baracoa para Santiago já tinha saído. O próximo demoraria muito. Então, resolvi ir "por partes" de uma cidade a outra até o destino final. E aí, o motorista e o cobrador desse primeiro caminhão quiseram me extorquir por ser turista. Os cubanos acham que todos os turistas são ricos. Contestei, tentei negociar e até disse que era um absurdo o que tava acontecendo, que era discriminação e as porras
. Depois de muito choro e na hora que estava para sair, o cobrador baixou para 50 CUP (o preço era 40). Fui a viagem toda preocupado porque pretendia fazer várias viagens por caminhão e pensei que todos iriam querer me explorar. Felizmente, após 23 dias e muitas viagens, essa foi a única vez em que tive esse problema. Nesse dia, o primeiro trecho foi Baracoa - Moa, depois Moa - Caballería, e finalmente Caballería - Santiago de Cuba.
As outras opções são:
Trem (depende do trecho);
Táxi (compartilhado ou não);
Viazul (https://www.viazul.com/), empresa de ônibus para turistas;
Ômnibus Nacionales, empresa de ônibus exclusiva para cubanos (exceto se quiser pagar propina)
De Varadero para Havana:
Essa dica é boa. Transporte com ônibus confortável e muito barato.
É o seguinte, no anfiteatro de Varadero passam ônibus de uma das empresas de turismo oficiais para a cidade de Matanzas por apenas 10 CUP. Em Matanzas, pergunte onde fica o "viaducto" (melhor se informar no trajeto porque o ônibus pode passar por ele antes da rodoviária). No viaducto passam ônibus dessa mesma empresa para o centro de Havana por apenas 20 CUP. Não tem horários fixos, mas pelo que percebi, passam vários por dia. Os cubanos usam esses ônibus e é tranquilo, os próprios motoristas vendem as passagens, então não é irregular.