Ir para conteúdo

Reflexões sobre uma viagem a Cuba


Posts Recomendados

  • Colaboradores
Clayton,

 

Sei o que a Cia andou fazendo na América Central (recomendo o livro do Eduardo Soares Batista, Nas asas do Quetzal, que trata do assunto), e no restante do mundo também, mas não me recordo de ver os EUA explodindo aviões por aí...

 

Acho que os dois lados estão errados, tal qual palestinos e israelenses, com a diferença que basta o primeiro gesto de boa vontade para começarem a melhorar as relações Cuba-EUA.

 

Finalmente ,uma indagação? A melhor maneira de ir a Havana é pela Copa, via Panamá?

 

 

O exilado cubano-venezuelano e agente da CIA, Posada Carriles, explodiu um avião da Cubana de Aviación que partia de Caracas nos anos 1970 e está hoje em Miami, apesar de ter ordem de captura internacional decretada e pedido de extradição pelo governo da Venezuela.

 

Eu fui de Copa e recomendo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Respostas 28
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Vivo em Cuba a mais de 6 anos e realmente é um país incrivel.

Da orgulho ver um povo livre, culto e com uma garra sem igual.

Aconselho a todos que visitem a ilha, é extraordinária.

É um país lindo, não é caro como disseram no post anterior, na verdade só é caro para quem nao conhece ou nao tem muita informação e acaba indo aos lugares mais cliches onde os turistas europeus vão. A Cuba real, revolucionária, essa é a que o verdadeiro mochileiro deve buscar.

Por exemplo, conto pra vcs que a 2 anos atrás fiz uma viagem mochileira de uma ponta a outra do país, até que por um problema na comunicação com o Banco do Brasil fiquei sem poder tirar dinheiro por 72 horas, conversando com os cubanos eles nos trouxeram pizzas, sucos, bolos, emprestaram suas casas para tomar banho e nos convidaram para jantar nessas 3 noites.

É incrivel a qualidade humana desse povo.

qualquer ajuda que precisarem não deixem de escrever.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Studart,

 

"...mas não me recordo de ver os EUA explodindo aviões por aí..."

 

Vou te explicar o porquê da menção: Em 1976 um avião da empresa Cubana de Aviacion voava sobre Barbados, procedente da Venezuela e com destino a Cuba, quando uma bomba explodiu a bordo, matando 73 pessoas, entre passageiros e tripulantes, no que ficou conhecido até 2001 como o único atentado terrorista das américas contra a aviação.

 

As investigações chegaram aos nomes de Luís Posada Carriles e Orlando Bosch, o primeiro dos quais cubano naturalizado na Venezuela, tendo sido treinado pelo exército americano nos anos 1960 e pertencido á CIA entre 1960 e 1976, conforme documentos do próprio governo dos EUA.

 

Enquanto estava preso na Venezuela, aguardando julgamento, conseguiu fugir, sendo tempos depois localizado na operação IRÃ-CONTRA, fornecendo armas aos contras que trabalhavam em Nicarágua com o apoio da CIA.

 

Mais recentemente, em 2000, Posada foi condenado por participar junto a Gaspar Jiménez, Pedro Remón e Guillermo Novo Sampol numa conspiração para assassinar Fidel Castro durante um encontro internacional no Panamá. Os quatro foram perdoados pela presidenta panamenha, Mireya Moscoso, nos últimos dias de seu governo. Jiménez, Remón e Novo foram depois admitidos nos Estados Unidos.

 

Atualmente Posada vive livre nos EUA, estando sendo julgado não pelo atentado terrorista, mas sim pelo crime de perjúrio, tendo a juíza a juíza Kathleen Cardone, de El Paso, Texas, que leva o caso do terrorista Luis Posada Carriles o autorizou a utilizar um avião privado para chegar ao julgamento, marcado para o próximo mês de fevereiro. A informação a respeito foi dada pelo jornalista Tracey Eaton em seu blog 'Along the Malecon'. Segundo Eaton, o antigo agente CIA voará para El Paso em 03 de fevereiro em um jato Hawker para oito passageiros, aeronave pertencente a Alberto Herreros quem pagará os custos de transporte, especificaram os advogados do terrorista.

 

A proteção que o governo dos EUA presta a Posada faz com que as autoridades cubanas e venezuelanas acusem os EUA de incentivarem e mesmo instigarem o terrorismo. Sacou agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros

Estive em Cuba em 2008 para um Congresso de Psicologia e voltei em 2009 para conhecer melhor o país maravilhoso e o povo lindo que é Cuba e os Cubanos. Não vi tristeza nos olhos dos cubanos... vi um povo alegre como nosso povo, apesar das dificuldades que enfrentam, e que foram muito bem colocada pelo colega. Não vou repetir o que foi dito e que assino embaixo.

Assim... fiquei duas semanas e depois um mes. Fiquei em casa de cubanos, fui convidada para jantar , almoçar em casa de cubanos e havia comida para todos... Fui até Santa Clara e vi um povo forte... culto. E digo, se quisessem, entregariam seu líder aos EUA como fizeram com Sadan. Miami está ali do lado da ilha. E pq nao o fazem???? Vá a Cuba e pergunte a um cubano. Ao encontrar um que não goste de Fidel, pergunte também. Voltarei a Cuba em abril para outro congresso em Cienfuegos. Vá a Cuba! Parabéns , colega, voce foi divino na sua fala sobre Cuba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Para mim a questão de Cuba se define da seguinte maneira. De um lado um País que rompeu com os EUA e conseguiu prosperar, principalmente no campo intelectual numa região onde existem "democracias" como Panamá, El Salvador, Honduras, El Salvador, Nicaragua, Haiti e outros que se submeteram a ser lacaios dos EUA. Mesmo com todos embargos ainda conseguem ser um povo acima da média em termos de AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Membros

Maravilha encontrar essas reflexões por aqui ::otemo:: E que bom que gerou um debate tão bacana! Não conheço Cuba, mas não vejo a hora de conhecer! E especialmente enquanto Fidel ainda estiver vivo...Acesso a educação e saúde pública de qualidade, população politizada...é tudo o que não temos no Brasil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...