Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Queríamos viajar neste final de ano 😀😀  e nossa escolha seria para EUA  🇺🇸✈️✈️, mas o dólar estava alto e nosso sonho era fazer uma Trip de carro 🚙🚙🚙

Decidimos que seria muito  mais empolgante se nossa historia ficasse pelo continente sul americano 🇨🇱🇵🇾🇦🇷🇺🇾🇧🇷.

Nosso tempo de viagem - 22 dias de pura emoção 

Nosso carro familiar um Honda HRV  com 20 dias de uso.

Participantes:  Eu (  👨‍🦳 Carlos Marques ), minha querida esposa (   👧 Cristiane ), meus queridos filhos  👩‍🎓Mariana - 21 anos ) e  🙋‍♂️  Matheus - 15 anos ) 

Destino - Mar del Plata ⛱️ - Última parada 

Percurso -   Rio de Janeiro - São Paulo - Curitiba - Foz do Iguassu - Cidade del Este (PAR) - Posadas (ARG) - Concórdia (ARG) - Buenos Aires (ARG) - Mar del Plata (ARG)  - Colonia del Sacramento (URU) - Punta Del Este (URU) - Chuy - Pelotas  - Jurerê Internacional - Joinville - Registro - Rio de Janeiro

Total do Percurso - 7.145 Km - Média do Carro - 11,7 Gasolina e Álcool -  Preço mais barato - 2,49 (Álcool) - preço mais caro - 6,09 (GAS) no Uruguay.

Vamos lá para nossa historia. 

Primeiro dia  - Saímos pela manhã de uma quinta feira, do Rio de Janeiro 🚙 com destino a São Paulo,  logo depois de 2 horas 50 minutos paramos em Aparecida do Norte🙏  para agradecer a Deus pelo ano de muitas emoções, depois de mais ou menos 2 horas de orações seguimos rumo a São Paulo, mas tínhamos uma meta de parar no Graal da Fernão Dias próximo de Mairiporã chamado Rancho Português , nossa expectativa foi um exito total, pois este restaurante recupera boas lembranças que tínhamos do nosso querido Portugal, onde vivemos por 9 anos. Já passava das 16:00 quando então voltamos para nossa rota e seguimos rumo a Curitiba, porém nosso objetivo deste dia era chegar até Registro e se hospedar no Maravilhoso hotel do seu Anastácio chamado ESTORIL  

Sempre festivo e muito agradável nossa primeira estada foi maravilhosa, jantamos no excelente restaurante do hotel, bebemos um delicioso vinho português na companhia do amigo Anastácio e fomos dormir depois de rodar 687 Km o que nos pareceu até leve pela quantidade de atividades que criamos para o percurso.

Segundo dia -  Acordamos pela manhã sem muita pressa, tomamos nosso delicioso café da manhã e seguimos para o centro de Curitiba, por lá para uma passagem rápida,  deu tempo de passar no Mercado municipal almoçar por lá, visitar a catedral e até dar uma volta no Ônibus HOP ON HOP OFF.  saímos de Curitiba por volta das 14:00 e seguimos rumo a Foz do Iguassu. Poderíamos ter feito a viagem direta apesar dos 685 Km de distancia, mas decidimos parar em Cascavel e dormir em um hotel de estrada chamado de Hotel do Trevo que foi escolhido no Booking minutos antes.  Ótima Escolha para um pernoite..  Lá se foram 715 Km de estradas somente neste dia ...

Terceiro dia - Muito próximo da fronteira seguimos logo cedo, depois do café, para Foz do Iguassu, pouco mais de 2 horas chegamos e logo deixamos as malas para seguir destino ao centro de compras do Paraguay depois da ponte da amizade.. Apesar de estar de carro o melhor transporte é o Uber que deixa a beira da ponte. Na correria esquecemos nossos documentos passaportes etc., mas mesmo assim arriscamos entrar,  foi uma grande aventura que não aconselho a ninguém, porém é percebido que pouquíssimas pessoas são vistoriadas.  Guarde folego para ficar andando pelas ruas cheias de pessoas e não deixe de se informar antes para saber quais são as lojas confiáveis para compra das suas prioridades. Se vale a Pena ?  sempre vale até porque você já esta la mesmo...  Barganhe, pechinche, faça seus cálculos com cuidado porque escolhas erradas podem fazer você perder alguns reais importantes para sua viagem. Dentro depois de 8 horas de muita pesquisa e algumas comprinhas básicas voltamos para o hotel.   Dica:   Retorne de táxi Paraguaio, apesar de mais caro, você não terá muitos problemas, a volta a pé e mais demorada e de alguma forma mais arriscada; Hotel  bom que recomendo seria: Hotel  Continental Inn ou Hotel Rafain.     Aproveitamos para fazer neste mesmo dia a Fronteira da Argentina visitando o DUTY FREE que para compras realmente não vale a pena.  Para um dia de 180 Km  foi bem animado..

Quarto Dia -  foi para se esbaldar na fronteira e nas compras, pois afinal se você esta no paraíso da  compras, então vamos fazer muita pesquisa e comprar tudo aquilo que sempre desejamos, dentro das nossas posses.  Uber para a a ponte, retorno com o Táxi paraguaio, e conhecer um pouco mais da cidade.  boas churrascarias nas cidades   Churrascaria Rafain, City Grill entre outras.

Quinto Dia -  foi reservado para conhecer as atrações da Cidade,  Cataratas, Parque das Aves, Itaipu Binacional, Macuco Safári, Rede Dreams de atrações, para conhecer tudo isto é preciso um bom planejamento, compras de ingressos antecipados, ou aproveitar algumas agências de Turismo como a LOUMAR. Uma informação importante é que tudo isto custa muito caro. mas vale a pena conhecer. 

Sexto dia -  chegou a hora de partir de Foz do Iguassu e do Brasil rumo a Argentina, nossa primeira parada seria na cidade de Posadas na região de Missiones que beira o rio Parana. Todas as regras básicas para esta aventura devem ser cumpridas equipamentos para o carro obrigatório no pais vizinho, documentos, seguros obrigatórios e o maior cuidado com os policiais argentinos que são conhecidos por ser muito corruptos neste trecho. A estrada é boa com muitos pontos de checagem da policia, radares de velocidade e muito verde para curtir.  Foram 341 Km de puro prazer e muita diversão com a família. A cidade de Posadas é muito surpreendente tem uma região de beira rio sensacional.

Sétimo dia -  Posadas era apenas uma cidade para pernoitar e não tornar a viagem muito longa, com isso, saímos pela manhã rumo a Concórdia onde passaríamos o Natal,  a viagem era de 594 Km para a véspera de natal, desta forma tínhamos pressa para chegar logo em nosso destino. Concórdia fica próximo a Fronteira do Uruguay e a cidade Salto é muito famosa. Esta região tem águas termais e muitos Spa & Golf e foi em um destes que ficamos.  

Oitavo Dia -  dia de Natal em Concórdia na fronteira com o Uruguay, próximo de Salto. A região tem excelentes estâncias termais com ótimas acomodações,  a cidade fica na província de Entre os Rios e tem 130 mil habitantes.  Curtimos muito nosso hotel e nossa estada.

Nono Dia -  Seguimos rumo a Buenos Aires logo pela manhã  são 454 Km pela Rota 14,  com todos os  postos de policiamento da policia, e desta vez não escapamos, fomos extorquidos por um, e foi necessário dar para o safado 100,00,   mesmo estando com tudo ok do  carro e com os nossos documentos. Minha sugestão neste trecho é andar sempre com o tanque cheio apesar de realmente não haver distancias maiores que 100 km de um posto para o outro, prestar atenção as bandeiras dos postos de gasolina para identificar qual o posto que esta com o preço da gasolina mais barato, ficar atento aos radares de estrada que apesar de ser em menor quantidade do que no Brasil aparecem em todas as cidades que margeiam a rodovia, sempre ter mantimentos e água no carro que podem ser comprados nas lojas de conveniência. Quando estiver chegando a Buenos Aires, muito cuidado com as zonas de rodizio  para carros ( normalmente das 11:00 as 16:00 ) e com as vias longas  com muitos engarrafamentos.. Neste trajeto o parceiro Waze é sempre o melhor amigo e se puder também um GPS para garantir seus percursos.

Ficamos 04 dias em Buenos Aires ( Décimo dia até o décimo terceiro dia ) . Quatro dias são suficientes para você conhecer  a cidade com tranquilidade, usando muito Uber para distancias pequenas, guarde o carro apenas para as viagens entre cidades, além do que, é sempre perigoso deixar seu carro com placa do Brasil nas ruas da cidade.  a regra sempre é a mesma, acorde cedo, sem sofrimento, e durma tarde sem exagero, viva o dia  e a noite com disposição e prepare-se para andar muito, pois em alguns lugares o melhor mesmo e aquela caminhada de um atração para outra. As Steakhouses são os melhores restaurantes, mas cuidado porque depois de tanto comer carne você fica enjoado, tem que fazer uma experiencia em um restaurante tradicional e neste caso eu recomendo La Cabrera que fica em Palermo, ou  SIGA LA VACA no Porto Madero que também tem uma carne especial, mas não perca oportunidade de comer em um restaurante italiano, de frutos do mar e tradicional que sirva um CHORIPAN ou EMPANADAS  ( estilo boteco ). A escolha do hotel também é fundamental em Buenos Aires e a minha Sugestão é fazer muitas pesquisas dos bairros para saber qual se encaixa no seu perfil, eu fiquei na região central próximo do metrô ao lado das principais atrações da cidade e relativamente perto dos outros bairros que tem que ser visitados. pessoas optam pela Recoleta, Palermo, Porto Madero e outros locais que também tem seus valores. o tipo de hotel que será escolhido também é importante, pois no centro tem muitos hotéis antigos e com dificuldade para chegar nos quartos, nos bairros os hotéis são gigantescos e normalmente das redes de hotéis internacionais.  Optei por um hotel que foi remodelado e tinha o titulo de Hotel Boutique... foi fantástico... TRIBECA BUENOS AIRES APART..

Décimo terceiro  Dia - Ante véspera do Ano novo seguíamos para Mar Del Plata que era nosso destino mais distante da origem. são 437 Km que percorremos em uma via muito movimentada neste período com muito policiamento e varias paradas para checagem dos motoristas.  O caminho é muito bonito e cheio de opções para paragem.

Ficamos 04 dias em Mar Del Plata ( Décimo Terceiro até Décimo Sexto dia ) Um paraíso para curtir  uma temporada com belas praias, excelente serviços para passar o dia todo incluindo piscinas, banhos locais para trocar de roupa, atrações aquáticas, e águas nem tão gélidas como esperavam. Minhas dicas para este paraíso é primeiro escolher um bom hotel, bem central que você possa ir andando para sua praia escolhida, nos ficamos no Hotel NUEVO OSTENDE, na minha opinião excelente hospedagem,   opções de restaurante são inúmeras, muitas  são para comer as deliciosas carnes argentinas, mas você pode variar o RESTAURANTE MANOLO  que fica em frente a praia é uma boa opção, outra dica legal e o ZAFARRANCHO que fica na zona central da cidade, com preço atrativo tem o LA CAMPINA que é muito bom e barato. Queria deixar aqui uma super dica pois para nossa família serviu muito, já estávamos com nossas roupas sujas e procurávamos uma lavanderia para lavar toda a roupa, mas sempre os preços destes serviços são altos, principalmente quando usamos os hotéis., nos achamos uma lavanderia chamada LA RIOJA que lavava por Kg o que ficou muito barato..

Décimo Sexto  Dia - Depois de um gostoso período nesta deliciosa cidade, era hora de voltar para nossa Trip e agora já retornando, neste  dia ficou reservado para retornar até Buenos Aires, pegar o Ferryboat até Colonia de Sacramento já no Uruguay e por lá pernoitar. Foram 428 Km retornando até a estação que ficava em Porto Madero ( Buenos Aires ), 2 horas de Ferryboat até  Colonia.  Este trajeto requer algum planejamento, principalmente com os documentos do carro, seguro carta verde e os passaportes ou Carteiras de identidade de todos os integrantes da Trip.  O Caminho de Mar Del Plata estava muito policiado como na ida, as opções de postos de combustíveis são bons, mas nem de longe parecido com o Brasil, o Ferryboat precisa ser reservado com antecedência e custa caro, quanto mais em cima você comprar mais caro fica a passagem,  as opções de destino são para Colonia del Sacramento e Montevidéu, se não me engano também tem direto para Punta Del Este,  A viagem é muito legal, mas cuidado para os marinheiros que enjoam nestas viagens, se tiver este problema, fique sentando tranquilo nas confortáveis poltronas do barcos, o DUTY FREE do barco,  já que a viagem é internacional e cruza dois países,  abre durante a viagem, mas os preço me pareceram caros, tem bar para fazer um lanche e até tomar umas e outras.  Chegando em Colonia a cidade é pequena mas belíssima, também é necessário fazer suas reservas antecipadas pois ela vive cheia, outra coisa interessante é fazer é outra boa pesquisa de onde você quer ficar, porque nesta cidade, não faz diferença o local, pois praticamente todos os hotéis ficam em um raio de 10 Km, o que vai  diferenciar é o tipo de hospedagem variando entre charmosíssimas pousadas, bons hotéis, porém mais antigos do que o normal. Colonia del Sacramento é um lugar mágico que merece ser visitado por pelo menos dois dias inteiros, nos estávamos de passagem, mas chegamos a conhecer todos os locais interessantes.

Décimo Sétimo  Dia - Tínhamos reservado para sair neste dia, cedo rumo a  Punta Del Este, mas os encantos da linda cidade de Colonia Del Sacramento nos fisgaram, decidimos que só sairíamos depois do almoço e aproveitamos toda a manhã para  visitar os locais maravilhosos, de carro elétrico, vale a pena fazer este passeio pelas ruas de pedra. Monumentos da cidade,  Farol, basílica do Santíssimo, rua dos suspiros, Rambla, Portal, Plaza del Toros e muito mais. perto do meio dia fomos procurar um bom restaurante, entre as dezenas que tem na cidade, Encontramos o PARRILHA EL PORTON, vale a pena uma degustação. Saímos para Punta depois deste maravilhoso almoço e percorremos 332 Km pelas boa estradas do Uruguay, policiamento não vimos nenhum pelas rodovias, boas paragens para lanches e abastecimento são poucas, mas bem abastecidos. Chegamos no fim da tarde ainda em tempo de aproveitar o por do sol e curtir o  mar azul e cristalino desta linda cidade.

Décimo Oitavo  DiaDécimo Nono Dia   Ficamos um final de semana inteiro neste paraíso, já conhecíamos este lindo local, desta vez aproveitamos para curtir aquilo que não tínhamos conhecido  da outra vez. Punta Del Este é surpreendente sempre com um custo alto, restaurantes de alto nível, atrações diferenciadas, uma noite super agitada, excelentes locais para curtir e beber.  Para quem tem um pouco mais de coragem para gastar em hotéis o Antigo CONRAD, hoje ENJOY,  que também funciona como casino é uma dica fantástica, nos ficamos em um hotel que tinha vista para o mar e o preço era mais acessível ( HOTEL SAN FERNANDO ). Ótimo centro de compras  com ofertas de produtos e qualidade, mas também outlets de marcas famosas. Restaurantes são dezenas em todas as partes para todos os gostos e todos os bolsos também.

Décimo Nono Dia - Finalizamos nosso  percurso internacional e tínhamos que partir rumo ao caminho da nossa casa, a partida de Punta Del Este é sempre difícil porque da vontade de ficar para sempre, mas tínhamos que seguir em frente na caminhada e neste dia enchemos nossos corações de esperança para chegar na fronteira do Brasil com Uruguay na cidade de Chuy que tem um comercio de produtos muito interessante. A distância de Punta até Chuy não é longa e a estrada é boa ( 210 Km ), chegamos por volta das 11:00 na cidade, estacionamos o carro e fomos as compras, principalmente bebidas, bons vinhos, excelentes produtos destilados. ficamos por lá até as 13:00 e almoçamos em uma churrascaria do lado brasileiro ( SPETUS CHURRASCARIA ).  Minha dica nesta parada é antes de chegar na aduana, para fazer os protocolos de entrada e saída do país é interessante conhecer as lojas, uma rua separa o país do outro e na verdade a Aduana fica como figura ilustrativa, pois se o viajante desejar não precisa  declarar suas compras. A checagem da documentação é um momento tenso, pois é necessário que você tenha todos os documentos obrigatório e um deles, o certificado de vacinação, sempre é cobrado, outra coisa que sempre soa como pegadinha é que o documento de identidade serve como comprovante, mas não deve ser a carteira de motorista. Saímos de Chuy já passava das 16:00 e seguimos para Pelotas onde iriamos pernoitar. Neste dia rodamos 501 Km.

Vigésimo Dia -  Depois de um pernoite muito bom em Pelotas, ter escolhido um ótimo hotel, mesmo que em cima da hora e no aplicativo, partimos com destino a Jurerê Internacional, este trecho é longo e cansativo, as vias tem muitos caminhões e a BR 101 quando você começa a chegar em Santa Catarina fica intensa. Saímos pela manhã depois do Café e depois de 04 horas de estrada paramos para almoçar em Osório na Churrascaria Estância e seguimos viagem, foi um dos maiores trechos da Trip, mas no fim da tarde chegamos no hotel. Foram 777 Km de estrada em um só dia.

Vigésimo Primeiro Dia - Um dia cheio para curtir Jurerê Internacional e a linda ilha de Florianópolis, loucura achar que teríamos tempo para tudo, mas focamos nossas visitas na região do Jurerê e curtimos muito. hotel que escolhemos também pelo aplicativo foi especial, os preços nesta região são salgados, mas o apartamento tinha dois quartos e os proprietários eram muito atenciosos. era uma Pousada com cara de hostel ( HOTEL DAS PALMAS ). Caminhadas pelas ciclovia de Jurerê, passando pelo P12, Café de la musique,  praia do forte que parecia estava mais animada, Lagoa da conceição a noite e tudo mais que poderíamos aproveitar.. Minhas dicas para esta ilha seguiria paginas e paginas porém digo que este local merece que você fique pelo menos 01 semana para conhecer tudo que você gostaria. 

Vigésimo Segundo Dia - Jurerê não era nosso objetivo de viagem, mas estava no caminho e não poderíamos deixar de lado, porém tínhamos que partir e a caminhada ainda era distante. neste dia saímos de Santa catarina e deveríamos chegar em Registro, penúltima parada da Trip, no caminho uma parada em Joinville para encontrar com um amigo querido. Foram 528 Km de estrada principalmente pela 101 que corta toda região sul do nosso imenso Brasil.  Este trecho da BR 101 sempre foi muito perigoso e minha dica é estar sempre muito atento aos radares, ao excesso de caminhões e a imprudência de alguns motoristas.  

Vigésimo terceiro dia - Último dia de Trip e teríamos que chegar ao Rio de Janeiro, pois tínhamos um compromisso no dia seguinte. acordar e tomar um café no Hotel do Amigo Anastácio sempre é um prazer, saímos por volta das 9:00 da manhã, sem muita pressa paramos para comer um pouco antes de Aparecida no posto Arco Iris na franquia da MADERO e novamente na Basílica para agradecer pela viagem, por volta das 20:00 chegamos em nossa casa depois de 675 Km.

 

Conclusão:   🌍🏝️🌞

Espero ter colaborado com a descrição de nossa Trip pelos países da America do sul, já estamos com saudade das brigas e discussões dentro do carro, das indecisões nos dias em que meu planejamento não alcançou o objetivo da família, das surpresas que tivemos nos lugares que visitamos, das pessoas que conhecemos que deixaram saudade, os apuros e medos nas estradas deste imenso continente e principalmente da felicidade que não tem tamanho de ter realizado mais um sonho..

 

Valeuuuuu......

 

 

 

 

 

Trajeto completo.png

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros

@hlirajuniorEstava lá também, mas a chuva que passou no dia 2,estava quente. Foi a 3 vez que estive na região e,nas outras, em abril e Maio,tenho alguma ideia do que é o frio da região. Saudades dos tempos em que se podia andar por aí.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...