Ir para conteúdo

Vai para Cuba!De tanto ouvir fui e adorei


Posts Recomendados

  • Membros

Cuba

Fui para Cuba.Não é nada daquilo que falavam,sim,um lugar como outro qualquer.Com a eleição do que está aí e de tanto ouvir vai para Cuba,eu militante e filiado a extrema esquerda resolvi enfim conhecer aquele país que a muitos inspira,PORÉM fascistas tem medo do regime de lá ser copiado aqui.Nunca sonhei com conhecer,pois fui criado com amor a URSS e ao ateísmo emanado dela,não a Cuba,um país que era colonia do norte e se entregou ao socialismo por falta de opções,virando mais um país satélite do saudoso país vermelho. 

Dito isso,vou iniciar um relato baseado na história que me foi contada em 29 dias por essas calles, tão mal faladas mas cheias de história e tombadas pelo patrimônio da humanidade da UNESCO. Fui com escala no Panamá, pois não existe vôo direto,aonde aproveitei para fazer um passeio único pelas eclusas do canal que cito aqui nos tópicos de Panamá.

Carros antigos hoje de turismo.jpg

  • Gostei! 3
  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Havana

Cheguei na madrugada, ao pousar no aeroporto José Marti aplausos para o piloto, descobri depois que sempre cubano aplaude ao final de um vôo. Na hora pensei,será que agora vou preso?Acho que não, mas metem tanto medo,que quem não o sente.Antes de ir,passei na CVC e comprei a tarjeta de turismo (única compra na vida nesta agência) e estava carimbado na tarjeta CVC.Fui carimbar o passaporte, saguão todo vermelho, um sonho,somente nosso vôo aquela hora.Sem filas,o que chamou a atenção foi a menina com uma mini roupa que seria um escândalo em terra de crente.Lá é uniforme do governo. Depois há um médico que pediu,pela única vez na vida em tantos anos,para ver a carteira de vacinação. Mostrei e fui pegar bagagem, que ficou o dia todo com a COPA,enquanto passeava por Panamá. Demorou, pensei que não havia chegado, mas chegou.

Acabei aqui já era alta madrugada e tudo estava fechado.Sai para a rua,os caixas eletrônicos não funcionam pela madrugada, então tive que entrar em uma fila daquelas para fazer cambio na CADECA ao lado de fora do aeroporto. Outras pessoas que foram antes postaram aqui que o táxi custaria 30 CUC.O maior valor que paguei, mas fui "entregue" na casa particular reservada por booking.com no meio da madrugada, pois a mala e a fila demoraram demais.Aquela hora, jovens jogavam basquete, conversavam e dançavam nas ruas.Depois dizem que é ruim,pensei.Adona da casa é uma velhinha,estava esperando,como vi nos outros dias que passei com ela.Dorme cedo,pois sabe que vai chegar gente no meio da madrugada.Tem dificuldades de locomoção,mas é muito agradável,como estivesse chegando um neto dela.Afinal,todos os cubanos são muito bons em trato pessoal,não gosta deles quem é preconceituoso.

Governo e sede do Partido Comunista.jpg

  • Gostei! 3
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Centro Histórico de Havana 

O Centro histórico talvez seja o único lugar que não gostei na ilha. Está sendo remodelado, há muitos buracos e lixo,vendedores ambulantes  (o que jamais pensei em encontrar no socialismo),casas caindo aos pedaços ao lado de outras recém reformadas.Começa no famoso e reformado Paseo del Prado,lugar aonde há muitos jovens matando tempo e se estende até o terminal marítimo, ou um pouco mais. 

Como fiquei perto do Prado, lugar que não recomendo, pois próxima vez iria a Vedado, conheci tudo isso a pé.Talvez um dos motivos de não ter gostado. O Prado é um calçadão reto que sai de perto do praia e vai até o teatro e o famigerado capitólio.Dele saem varias ruas,esburacadas em sua grande maioria,cheias de edificações que caem aos pedaços,fazendo a má imagem de Cuba,o que não é realidade,mas explorado por fascistas.

Vamos falar das atrações que há?O teatro já citado acima estava fechado,então não pude conhece-lo.Mas ali perto está a saída do bom ônibus city tour.Aqui a dica é tomar bem cedo,pois custa 10 CUC,e vale todo o dia,dei 2 voltas,pois não há muito a mostrar,diferente da cidade histórica,aonde não se pode entrar com ele. É sim,para conhecer os bairros da cidade.

A primeira e principal atração é o excelente museu da Revolução,que conta tudo em fotos e painéis todo o levante desde o seu primórdio até o dia vitorioso de 1/1/59.Perto dali está o museu de arte,divididido em 2 edifícios,um de arte cubana e outro de arte universal,esse maravilhso,com muitas coisas interessantes e antigas(não sei se originais),inclusive da antiguidade egípcia.Daqui se vai ao famigerado Capitólio ,uma imitação barata do grande irmão dominador deveria ser derrubado,já que foi fechado pela Revolução.Não,depois de décadas inventaram de restaurá-lo.Levaram anos,está pronto e há visita as horas certas atualmente antes de ser aberto como Congresso,que queria saber porque não continuará a ser no POLITBURO,simbolo do grande regime que revolucionou a saúde e a educação do país.Entrei lá,cheirava a tinta e havia operários ainda.A RESTAURAÇÃO DEIXOU-O LINDO,MAS PARA QUE?????O dinheiro que foi gasto ali seria melhor empregado na pavimentação das ruas do entorno e ,consequente,melhora da imagem da cidade.Agora,estão colocando esgoto e reurbanizando algumas ruas e avenidas.Erro dos ex governantes.

Ali em frente está a calle Obispo, do comércio,aonde se consegue de tudo.Curiosidade é o modo cubano e formar fila:Em todo o paí,sob um calor imenso de mais de 35 graus no meio da rua(fui no inverno,imagino como seria o verão).A fila da ETECSA POR EXEMPLO.Implantaram um sistema de net totalmente antigo,tem que comprar cartão por 1 CUC e digitar 1 código que vale por um tempo.Claro,não é permitido acessar todos os sites,sobretudo os do império ou os considerados pornôs(será que é influencia de pastor?),ou dos pequenos "mercados" aonde há de tudo para comprarem.Só cubano pode entrar,então não sei dizer como é.No meio disso há um museu pequeno,mas o bom está no final da rua,na Plaza de Armas,aonde foi fundada a cidade,em frente ao Museu dos Capitães Gerais,aonde mostra a servidão dos cubanos,primeiro a Espanha e depois ao norte até a Revolução.

Caminhando um pouquinho chega-se a Catedral,que infelizmente não foi derrubada como o tal capitólio,pois a presença desse símbolo religioso fez crescer a mentira na população.Em frente há uma casa histórica com móveis de época,entrada 2 CUC,e um outro casarão,hoje em reforma,mas também será museu.E,mais uma travessa sai na Plaza San Francisco,esta sim,a igreja foi desativada e virou museu.Nunca entrei numa ex igreja,tomara que um dia todas do mundo virem ex,e acabe-se com a mentira.Não veremos,quem sabe daqui a 200,300 anos.Ali em frente tinha o pelourinho,que funcionou no tempo de colônia.

Voltando da San Francisco pela beira mar,tem-se em frente o porto de cruzeiros e caminhando um pouquinho,vai-se aos barquinhos que saem a toda hora para o outro lado da baia de Havana e dá na Fortaleza do Canhonaço.Fui lá em uma noite de taxi,paguei 10 CUC,não adiantou tentar pechinchar.Bati com o nariz na porta,não havia luz e voltei,porém já estava jantando,era por volta das 21.30h,ouvi o estrondo cá do outro lado.Ou seja,informaram errado que não teria por falta de luzteve sim,mais tarde,porem teve.Mas foi até bom voltar,pois não teria volta fácil,não há ônibus nem taxi a disposição ali.

 

 

Coco taxi na Peatonal.jpg

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Os turisticos bairros de Havana

Vou iniciar pela beira mar,o Malecón, que tem um por do sol maravilhoso e muito romântico como os de Venezuela,que saudade!A pista é de mão dupla sem nenhuma sinalização ou semáforos em kms de extensão de recorrido.No começo dela há 2 fortes,entrei em um deles,o menor,aonde há um museu sobre as invasões dos piratas e depois dos espanhóis em toda a América.A não ser essa exposição,só a vista da orla central da cidade vale os 2 CUC de entrada.O outro eu não fui.Percorrido com o bus turístico até Vedado,o bairro turístico,aonde parece outro país,muito mais desenvolvido que o decadente centro histórico.

Uma linda avenida com canteiro central e tudo mais vai do Malecón a grandiosa Plaza de la Revolución.Chegando lá,volta a dificuldade para atravessar pela falta de semáforos, para o lindo e moderno Memorial José Marti,aonde é contada a vida do grande herói e também da revolução.Foi lá da torre,que se paga a parte,que vi a cidade e o POLITBURO,famoso nos anos 80,pois ali estava,como permanece a sede do governo e o parlamento socialista.

Afora do museu tem o local aonde o inesquecível Fidel fazia os famosos discursos de horas contra a velha direita,sobretudo no dia do trabalhador(1/5).Os edifícios em frente tem na fachada ilustrações a Camilo Cienfuegos e ao Che.Os grandes heróis da revolução são homenageados em todo o país.Seguindo,vemos o Grande cementério general,não fiz a visita,pois faria depois ao tumulo dos heróis que não estão na capital e termina a volta com o aquário da cidade(não visitei) e o luxuoso bairro de Miramar,aonde está a casa de Raul Castro e as embaixadas.

No retorno ao centro vemos a Universidade de Havana e o hospital no qual deve ter morrido Hugo Chavéz e logo chega ao fim o passeio.Também há o zoológico,muito fraco e descuidado,mas fui ali porque em frente está a venda e parada da pior empresa de ônibus do mundo,ou da América,A tal VIAZUL.Fui lá para comprar passagem para Varadero,pois não vende em nenhum lugar,nem na hora,só na véspera e a entrada é de acordo com a chegada,então não marcam poltrona.A primeira impressão é até boa,pois os ônibus saem dali e vão parando em todo canto até o destino.

Saudades do Exercito Vermelho.jpg

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Varadero

Praia mais famosa do Caribe,sonhava em conhece-la desde criança. Qual o comunista nunca sonhou em estar aqui?Foi uma decepção. Varadero poderia ter a sua história exposta, mas não há nada,só resorts para tomar dinheiro de americanos e canadenses. É,americanos vão lá,enquanto coxinhas tem preconceito. Muitos europeus também. O ônibus de Turismo custa 5 CUC e dá uma vota por todos os hotéis, estando lotado na maior parte do dia.De atrações tem a parada da cueva dos mulçumanes(não nenhuma explosão por aqui).O nome foi dado por piratas usarem as cavernas locais como esconderijo há séculos e se diziam que eram muçulmanos para os espanhóis.Trilha longa,sem guia.Há outra caverna ao lado,Cueva de Ambrósio,essa fraca,porém com guia.Mas passa-se uma tarde interessante por ali com 10 CUC.Outro passeio de dia completo é de catamarã ou o de jeep safari. Não fiz nenhum,então não sei detalhes.Mas o que me deixou bravo foi ver um lugar super turístico e não explorado como merecia por sua fama.

Perto das cavernas está o aquário de Varadero.Um dos 3 que há na ilha,tem apresentação razoável quando comparável ao outro,em Cienfuegos.Porém,esse é muito mais visitado,pois está em zona turística e o outro não entendi a sua localização até hoje.A apresentação ocorre diariamente as 15.30h e deve chegar um pouco antes.A entrada custa 10 CUC e há parada do bus turístico na porta.Do outro lado,há saída de catamarã ,se bem que a principal fica dentro de um shopping pequeno localizado um pouco afastado daqui,mas também com uma parada do bus turístico em frente.Ou seja,por 5 CUC,se roda toda Varadero e sobe e desce aonde quiser até as 19h.Não há necessidade de usar taxi para nada,só a noite,quando as festas são em resorts espalhados pela cidade.

Hospedei-me na casa de uma médica que esteve na Amazônia,localizada no município dormitório de Santa Marta,separado de Varadero por uma ponte.O bicitaxi vale 2 CUC até a ponte,pois são proibidos de entrar  na cidade propriamente dita..Quantas histórias,que saudades ela sente do Brasil e das pessoas que cuidava.Fez-me feliz ao vê-la agradecida ao povo brasileiro que a acolheu e revoltada com a forma que foi expulsa do pais pelo desgoverno coxinha e reaça que só se elegeu para mentir e prejudicar os pobres.Essa,por exemplo, é uma senhora que tem netos,largou tudo,veio e foi feliz com os interioranos.Terminou voltando triste,pois disse ter feito um juramento que há em todas as universidades cubanas de ajudar a minimizar o sofrimento da pobreza no mundo.

Matanzas

Está localizada a cerca de 25 km de Varadero,é um lugar em reforma, sobretudo o Centro histórico que tinha prédios terminando a sua reconstrução.Funcionando há uma farmácia museu,mostrando como era a farmácia há 100 anos e um belo mirante de onde se vê a refinaria de petróleo (Cuba tem outras) e um belo panorama da região. 

Também há a sensacional Cueva de Saturno. Lembra a gruta do Maquiné ou da Lapinha,em MG,porém é mais completa e bonita, embora um pouco abandonada pelo governo que gosta de ganhar, pois a entrada aqui custa 7 CUC.Desce muitas escadas enferrujadas para chegar nos salões aonde se ve as formações de estalactites e estalagmites com um guia incluído na entrada que é realizada nas horas certas,normalmente ao formar grupos,como o que estava.

Praia de Varadero..jpg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trinidad 

A minha grande decepção no país.Sabe aquele lugar que te enche de expectativas,mas quando você chega lá se decepciona por não ser o que esperava?Aqui está.Cheguei já era noite de uma viagem supostamente de 4h,mas viazul como sempre atrasou e encontrei uma cidade histórica pequena, aonde só passam bicitaxi, um misto de táxi e bicicleta, muito comum no interior cubano,em obras e escura como as outras,mas que parecia ter algo estranho, leia que abaixo vou contar o que aconteceu depois. 

Fui a hospedagem, não gostei do local, no Rio diríamos ser em um cortiço, mas o booking enganou-me mais uma vez.O bom de lá é a senhora, como todas as outras, tratou-me muito bem,embora essa não seja formada como as demais, sabe o que um turista gosta. Mandou logo o seu filho levar-me para jantar em um conhecido dela.Não gostei do preço, achei caro comparando a Varadero ou Havana e fui a uma armadilha. Bem recebido por um sujeitinho, passei a comer lá, nas 4 refeições que fiz nos 2 dias da cidade.Sabor Trinitário,guardem esse nome e jamais entrem ali,abaixo conto o porque.

Ainda bem que reservei apenas 2 noites, pois a cidade não tem muito,tendo conhecido 4 museus em 1 manhã. O melhor é o da luta contra bandidos (que seriam os fugitivos da revolução que voltaram para terrorismo).Deois fui a ex iglesia de San Francisco de cuja torre se ve toda a cidade,Torre Iznaga,ingresso por 2 CUC.Também há 2 na praça central da foto abaixo. O de arqueologia, muito fraco e o da casa azul,museu de arquitetura colonial.Também há o Museu romântico, visita guiada,pouco antes de chegar a praça aonde se vê objetos e móveis daquele tempo.Custam 1 CUC cada

As 15h tomei o bus turístico para conhecer Playa Ancon,não vi graça nisso,é uma praia como qualquer outra, mas ao voltar fui no mais interessante seguindo uma dica da senhora,Santeria Israel.Lugar de feitiços, pena não ter neste dia,senão ateu ia praticar a religião em que foi criado lá na Bahia, pois há gente merecendo.Depois uma esticada até a Cachanchara,um típico bar com musica ao vivo de dia.Vao chegando grupos de turistas,eles vão servindo bebida típica da cidade.Como não gosto de bêbados fui rmbora ler o Gramma,jornal oficial do PC Cubano que falava do futuro sombrio do Brasil,deve ter sido advinho.

Chegou a hora de jantar,fui ao mesmo lugar da noite anterior,pois o sujeito tratou-me muito bem,é muito visitado por turistas de todo o mundo e a comida era boa.Ele oferecia a todos um passeio a cavalo,pensei,por que não fazer,ois só vou as 14h?Combinei com ele as 9h do outro dia.Cheguei na hora,porém a conversa mudou.Ele tinha combinado que eram 15 CUC,MAS MUDOU O PREÇO PARA 30 CUC E NÃO ERA MAIS A CAVALO,SIM DE CALEÇA.PENSEI,QUE SERÁ ISSO?Devia ter desistido,porém meu erro foi insistir em fazer o passeio.A caleça nada mais é que uma charrete sem nenhum estofado,ou seja,senta-se na madeira e com o pulo do cavalo,que dor!Para piorar,muitos e muitos cavalos levando outras pessoas passando por nós que,com o peso,andavamos lentamente.Que tortura!Mas não é o pior,havia uma trilha a ser feita para ver,segundo ele uma cachoeira.O cavalo leva até um boteco no meio do mato,a menina ali disse-me que a trilha era complicada,mas ele insistiu que era fácil.O que?Nunca andei por caminho tão complicado e tinha que retornar a temo do viazul.Chegamos após muito esforço,que decepção,caia um fio de agua na famosa cachoeira e os europeus que chegaram ali estavam todos decepcionados.Agora era voltar rapidamente,30 CUC jogados fora,mas o pior era o viazul.Ao chegar,o restaurante estava sem agua e não havia almoço nenhum,a mulher dele falou que deixaria pronto.Fui com fome mesmo e para surpresa,o motorista da viazul disse:Estás sucio,vás a cambiar para ir!Pensei,sujo eu?Esse sujeito está ofendendo?Vesti uma camisa por cima e fui.Eram 2h de viagem,aoo chegar e retirar a roupa,vi que minha camisa de branca ficou negra de tanto tomar pancada da madeira e minhas costas doeram a noite toda.Que mal programa para um sujeito ganhar dinheiro.

 

Praça maior de Trinidad.jpg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Santa Clara

Santa Clara tem fama mundial por ter sido libertada do capitalismo selvagem pelo Comandante Che Guevara,que em sua homenagem está sepultado na cidade em um memorial que leva o seu nome e tem alguns pertences dele e sua história em Cuba.O sepultamento clandestino do Che foi na maldita Bolívia,mas quando descoberto,o que sobrou foi enviado a Cuba e recebido pelo comandante Fidel que o depositou,junto com outros revolucionários igualmente assassinados pelo grande satã na mesma época.

Além disso,a cidade tem o monumento ao tren blindado,réplica de carros de um trem tomado por Che,lotado de representantes do fascismo que se renderam aos  mortos de fome da época,pois ao contrário do que muitos pensam,no exercito dele lutavam todos,sobretudo injustiçados e perseguidos pelo capital.Foram esses que tomaram Santa Clara e,posteriormente,se  uniram com outros e fizeram a mais espetacular revolução popular da história da humanidade.

O centro de Santa Clara tem alguma beleza,dá para se ir almoçar ou jantar em 2 restaurantes de alto padrão para o país e baratos.Um ao lado do outro,complejo gastronômico e 1878,depois caminhar pela praça,aonde fica a juventude cubana,pois há antena para acesso a net por estar próximo da ETECSA ou tomar um helado na Copelia,menos na folga geral da segunda.Também fica na praça o Museu de Arte Decorativa,custa 2 CUC e nada mais é do que uma casa antiga com mobília de época.Hospedagem tem várias casas particulares nos arredores desses pontos.

Um detalhe que já ia m esquecendo-de Trinidad a Santa Clara fiz em taxi por 20 CUC.O viazul simplesmente quebrou e deixou um monte de gente na mão.Os outros não sei como fizeram,em sua maioria europeus.Sei que eu peguei umchevrolet 54 em bom estado e fui no maior medo,mas ele me levou direto a outra casa.Da próxima vez,Santa Clara a Cienfuegos o Viazul quebrou na entrada de Cienfuegos,em frente a sua própria garagem.Como era cedo,esperei o mecânico atravessar a rua e fazer uma emenda ali mesmo.Essa é a pior empresa da América Latina,onibus chinês antigo,sem peças de reposição.Dizem que vão comprar todos novos na reforma dos transportes,como os trens de carga.Esses estão todos novinhos,chegaram havia pouco tempo.

 

Comandanteeee.jpg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cienfuegos

Cidade sem graça,sinceramente não gostei dos 2 dias que passei aqui a não ser da dona da casa particular.Uma engenheira que largou a profissão em uma industria de açúcar para alugar quartos para turistas.Apaixonada por Fidel e totalmente atéia,passamo horas falando mal da escolha dos brasileiros e do progresso cubano,que hoje tem educação e saude para todos.Contou-me como era em seu tempo de jovem com muita saudade da URSS e eu quase chorei de saudades.Sem er essa atração a parte,a qual encontrei or acao,a cidade nada tem.

Vou contar aqui como achei essa casa supracitada.Havia reservado uma outra,o rapaz esperava com impaciência,pois como sempre,o viazul atrasou.Quando cheguei,ele me disse que estava sem agua,me contou sua história(é o campeão pan americano de tênis de mesa),falamos muito de viagem,pois não tenho experiência nenhuma perto dele e,claro,das bondades do regime cbano que coxinha devia conhecer antes de falar mal.Ele,na impossibilidade de me hospedar,transferiu minha reserva para essa outra senhora.Esse é o problema ficar em casa particular,todas tem o mesmo padrão de qualidade controlada pelo governo,mas as vezes,não podem te hospedar,como aconteceu em Santiago de Cuba,que conto a seguir e aqui.

A praia de COenfuegos e o aquário são as grandes atrações da cidade.A senhora conhece um rapaz que me levou lá por 10 CUC,a entrada foram mais 10 CUC,porém com o show dos golfinhos melhor que no de Varadero.Ao lado há a praia.Fica a alguns km da cidade,ó sendo possível o acesso em algum veiculo.A praça,tem um mirante(2 CUC) de onde se ve todo o centro até o porto e o malecón,que não fui,pois estava muito quente nesse dia para caminhar,e um "castelo" que,como era domingo,se encontrava fechado.A construção abaixo é o Palácio do Governo,lugar histórico,poi foi de seu balcão que Fidel fez o discurso que libertou a cidade dos yanki.Ao lado há um museu,o visitei na 2 pela manhã,também fechado aos domingos,que conta a história da cidade desde sua fundação há séculos ate a Revolução.

Holguim

Cidade sem graça,só serve para termos uma boa cama.Dos 2 museus que há na cidade,só 1 funcionava,o da história de um herói da independência.Paga-se 2 CUC e não pode fotos,mas é bem pequeno e fraco.O outro,que é maior,de zoologia e botânica encontra-se em reforma.A tarde dei uma volta pela cidade com o dono da hospedagem,não há o que ver.Fomos a um clube nos arredores e a um mirante de uma cruz do outro lado da cidade,enquanto não chegava a hora do Viazul.

Outro problema causado por esse lixo de empresa,se o horário era 17h,devia vender passagem as 16.30h,certo?Errado,o ônibus havia quebrado e estava sem previsão.Apareceu um gineteiro(unico que tentou me explorar em toda a viagem),dizendo que se aparecesse mais gente para fechar um carro levaria a Santiago por 30 CUC,cada.Na viazul o preço é menos de 20 CUC.A menina da bilheteria mudou a conversa disse que o ônibus já estava1 chegando e ele ficou na pior.Depois a perguntei o porquê.A resposta surpreendeu-me,pois era mentiradele,comprovado por outras pessoas a quem ofereceu,todos recusando sem pensar.Ou seja,queria $ fácil,sorte que já havia sido avisado da existência desses sujeitos pela filha da senhora de Havana.O ônibus chegou as 18.30h.

Palácio de governo de Cienfuegos.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Santiago de Cuba

Todo fã da Revolução Cubana deve ir ao cemitério de Santa Efigênia em Santiago de Cuba e esperar a troca de guarda,de 15 em 15 minutos no túmulo de José Marti e,ao lado,de Fidel Castro. Chorei e vi cubano chorando por tanto ódio que temos do grande capital e em saber que morrer é o destino de todos.Ali estão os 2 maiores cubanos,cuja obra foi de valor inestimável para um povo pobre e sofrido,colonizado por um regime do Mal vindo de uma terra criminosa que somente sabe conjugar o verbo explorar os pobres do mundo. 

Dito isso,Santiago tem muito mais para apresentar como o Quartel de la Moncada (2CUC),aonde iniciou-se a revolução na tomada fracassada deste e que fez os colonialistas através de um criminoso ditador iniciar a perseguição e prender Fidel,Raul e outros.Dali eles saíram para o exílio e voltaram para tomarem o poder.O quartel, hoje museu,não permite fotos da exposição que nos conta toda a história, mas tem do lado de fora,muitos tiros disparados nesta época. A história também está contada em uma casa,o Museu de la Lucha Clandestina  (2CUC) que também tem fotos e guia.

No Centro da Cidade está o parque Cesped,nada mais é do que a praça Central,mas em frente a ela,está o melhor museu do pré revolução cubana.O museu de Diego Velásquez, dizem ser a casa mais antiga do país, ele foi o primeiro governador dessas terras há 500 anos.Claro que a casa passou para outras mãos, foi reformada,mas continua bem antiga com muita história a contar.Aqui na praça está o hotel e restaurante IberoStar, muito bom e de valor baixo,comia sempre ali.Na rua que dá acesso há outro museu, o do Carnaval, um caça níquel que não tem nada,mas como todos os museus,cobra 2 CUC.

A hospedagem aqui foi um problema, o viazul atrasou mais de 2h,cheguei eram 23h.Fui a uma rua,escura como todas as ruas cubanas e não gostei do aspecto da casa particular. Fui recebido por uma senhora, fez grande festa,mas avisou que não poderia ficar lá,pis sua casa estaria com problemas, ela avisou a booking,por onde fiz a reserva, mas como sempre, tal site só pensa em ganhar.Havia descontado o meu cartão, mas não me avisou nada.Ela disse que o $ não estava com ela e teria que repassar para outra casa,da vizinha.A vizinha não aceitou ficar sem pagar,então me vi na rua,já que não havia cajero aberto para saque de tão tarde que era.Sorte que uma 2 vizinha aceitou,a casa dessa é ótima,fiquei lá. Mas o booking não atendeu aos pedidos da dona,sendo que tive de fazer um saque no outro dia. Em Cuba não se cobra por saque,possível 500 CUC de vez.Outra bondade do regime.Para verem como há cubano honesto,o irmão da dona mora no México,ficou com o dinheiro e enviou-me de vota por westwrn union,só não recebi logo,pois como é mpresa yanki,não há em Cuba.Pensei que fosse conversa dele,mas chegando ao Rio,fui lá por ir e,para minha surpresa,havia enviado.

Também fui em um Chevrolet 55 com ar condicionado, então vê-se que é todo reformado,ao lugar mais bonito que achei da ilha:Castelo de San Pedro de la Roca del Morro.O motorista é engenheiro mecânico e ele mesmo reformou o carro.Ele me contou muito sobre o regime de Fidel no qual cresceu, mas hoje em dia,a maioria já acabou. O castelo é um museu,tombado pela UNESCO e tem uma visão do Caribe sensacional.No passado,foi uma fortificação de defesa dos ataques de piratas.

Era hora de comprar mais um trecho com a viazul.O engenheiro taxista levou-me ao terminal e para a minha surpresa só havia horário a Baracoa as 7h,sendo que passagem somente no dia a partir das 6.30h.Foi aí que meu amigo disse que conhecia uma pessoa que ia a Baracoa todos os dias as 9h e o carro era bom.Perguntei 10 vezes,se era bom mesmo,mas ele mentiu,como conto abaixo.

Cemitério Santa Efigenia.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...