Ir para conteúdo

Ajuda para orçamento em mochilão!!


Posts Recomendados

  • Membros

Boa tarde, gente!

Decidi realizar um mochilão peru-bolívia-chile (antes da pandemia) e estou aproveitando para pesquisar mais sobre. Tenho algumas dúvidas em relação à orçamento, alguém pode me ajudar?

1- Vi que as opiniões divergem bastante sobre levar real ou dólar. Alguns dizem que dólar sempre será melhor, outros preferem o real. Com o dólar tão alto, ainda é mais vantajoso?

2- Podem me falar como seria o melhor modo de levar dinheiro? Vi alguns posts sobre dinheiro vivo, cartão de débito/crédito e travel money, mas apenas explicavam sem falar qual, realmente, é o mais viável. Há também um valor máximo de limite para sair do Brasil (creio que 10 mil), então é válido levar parte em dinheiro e cartão para saque no exterior? Se sim, débito normal ou o pré-pago? (Vi várias críticas em relação às taxas, mas há outra forma?)

3- É válido pagar o valor total dos passeios com as agências antes da viagem ou é um risco alto a se correr? Pagar antecipadamente como forma de "levar menos dinheiro" e já garanti-los, já que a hospedagem devo pagar na hora ou por cartão de crédito, em dólar (no caso da Booking)

Fora isso, algum conselho? Obrigada desde já.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • Membros
3 horas atrás, stephcoliveira disse:

1- Vi que as opiniões divergem bastante sobre levar real ou dólar. Alguns dizem que dólar sempre será melhor, outros preferem o real. Com o dólar tão alto, ainda é mais vantajoso?

O Real desvalorizou bastante em relação ao dólar, mas as moedas dos outros países sul-americanos também desvalorizou bastante em relação ao dólar, então na prática, os seus Reais compram menos dólares, mas estes dólares comprar mais moeda boliviana,, chilena e peruana, o que acaba compensando a alta do dólar.

Dólar você consegue trocar por moeda local em qualquer fim de mundo, já trocar Reais será fácil somente nas capitais, cidades de fronteira com o Brasil e algumas cidades maiores, mas se você precisar trocar Reais numa cidade pequena do interior, pode ser complicado achar onde trocar Reais.

Ou seja, a escolha entre levar Dólares e Reais depende muito das cidades que você for visitar, se for ficar só nas capitais ou cidades grandes dá para levar Reais sem problema, mas se incluir muitas cidades do interior, é melhor dólares.

3 horas atrás, stephcoliveira disse:

2- Podem me falar como seria o melhor modo de levar dinheiro? Vi alguns posts sobre dinheiro vivo, cartão de débito/crédito e travel money, mas apenas explicavam sem falar qual, realmente, é o mais viável. Há também um valor máximo de limite para sair do Brasil (creio que 10 mil), então é válido levar parte em dinheiro e cartão para saque no exterior? Se sim, débito normal ou o pré-pago? (Vi várias críticas em relação às taxas, mas há outra forma?)

Não existe nenhum limite de dinheiro para sair do Brasil!

A única coisa que existe, é que se você sair do Brasil com mais de R$ 10.000 em espécie, você deve declarar para a Receita Federal a quantia de dinheiro em espécie que está levando. 

Não custa nada, você não paga nenhum imposto ou taxa, só tem que entrar no site da Receita Federal, preencher a  Declaração Eletrônica de Bens de Viajantes (e-DBV), imprimeir ela, e no dia que você for sair do Brasil, chegar um puco mais cedo no aeroporto ou fronteira e ir no Posto da Receita Federal validar a declaração, apresentar o dinheiro e os comprovantes da compra legal dos dólares caso for levar dólares.

Isto é só para evitar a saída de dinheiro oriundo do crime, mas se a origem do seu dinheiro for legal, e você tiver comprado os dólares de uma casa de cambio autorizada, não tem nada o que temer e nem vai pagar nenhum imposto ou taxa.

Agora em relação a qual o melhor mode de levar dinheiro, realmente não tem resposta, pois cada modo tem os seus prós e contras e cada pessoa vai ter o seu modo preferido, e que pode ser diferente do meu ou do seu modo preferido.

Levar dinheiro em espécie, paga menos impostos e taxas, mas é mais arriscado, já pensou que você pode ser furtada ou assaltada e perder todo o seu dinheiro? Você se sentiria confortável e tranquila deixando o dinheiro guardado no hostel, sabendo que alguém pode arrombar o cadeado e ir fuçar nas suas coisas e levar o seu dinheiro? E se sempre levar todo o dinheiro junto com você numa doleira, você se sentiria confortável e tranquila sabendo que está o tempo  todo sentada em cima de um monte de dinheiro, ou então já pensou que num momento de distração e correria, pode acabar esquecendo a doleira no banheiro, e quando voltar lá, o dinheiro ter sumido?

Cartão de crédito tem taxas e IOF, e tem variação cambial, então você nunca sabe exatamente quantos reais vai pagar, pois o valor muda todo dia.

Cartão pré pago tem mais taxas do cartão de crédito, mas ao menos você "trava" a cotação no momento em que carregar o dinheiro e depois não tem mais variação.

Cartão de débito tem aceitação muito ruim no exterior, não funciona para fazer compras e pagar despesas, funciona só para fazer saques de moeda local nos caixas automáticos, mas mesmo assim não são todos os cartões de débito que funcionam para saques no exterior.

Também tem o fato de que algumas coisas você só vai conseguir pagar com moeda local e não vão aceitar cartão, mas também tem situações onde só aceitam pagamento com cartão...

Então a melhor opção costuma ser um mix entre moeda em espécie (Dólar ou Reais) e cartão de crédito, pessoalmente eu costumo fazer meio a meio, metade das coisas eu programo pagar no cartão de crédito, e metade em dinheiro vivo.

Mas independente da opção que você for escolher como prioritária, sempre tenha pelo menos uma outra opção de pagamento, pois se o seu cartão resolver não funcionar, você tem algum dinheiro em espécie, e se lhe furtarem o dinheiro em espécie, você tem o cartão para lhe ajudar na emergência.

E muito importante, nunca carregue dinheiro e cartão na mesma carteira, bolsa, pois assim se perder um você perdeu os dois, sempre que possível deixe um cartão escondido na sua mala/mochila.

 

3 horas atrás, stephcoliveira disse:

3- É válido pagar o valor total dos passeios com as agências antes da viagem ou é um risco alto a se correr? Pagar antecipadamente como forma de "levar menos dinheiro" e já garanti-los, já que a hospedagem devo pagar na hora ou por cartão de crédito, em dólar (no caso da Booking)

Pessoalmente eu não gosto de pagar muitas coisas antecipado, e paga antecipado somente aquilo que realmente for necessário. Eu costumo pagar antecipado somente passagem de avião e de trem, ou então de passeios que tem que ser reservados antecipadamente como Machu Picchu, que é um local onde você não costuma conseguir comprar ingresso lá na hora.

Se pagar muita coisa antecipado, e depois ocorrer algum imprevisto e você precisar cancelar ou mudar a data da viagem, ou se simplesmente tiver que mudar a data de um passeio por que o clima estava muito ruim no dia planejado, você vai ter um problemão para reaver o seu dinheiro, muita gente se ferrou nos últimos meses por causa disto, quando teve que cancelar as viagens por causa do covid e já tina pago tudo antecipado.

Eu também tive que cancelar uma viagem por causa do Covid, mas como eu só tinha comprado passagem de avião antecipado, o meu problema foi menor.

Ou seja, pagar antecipado ou não é uma escolha pessoal de cada pessoa, se você estiver disposta a correr o risco de ter problemas com cancelamento em troca de alguns trocados de economia ou para levar menos dinheiro, sem problema, mas nestes próximos 12 meses pessoalmente eu não arriscaria nada, devido a grande incerteza em relação ao covid.

  • Gostei! 3
Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

Levei um pouco de cada, ou seja, levei real e dólar. Usei o tempo todo a doleira e dólares fazem menos volume. Só tirava para tomar banho, e fiz uma bolsinha bem fina e adaptei no sutiã com algumas notas de 100 dólares. E vale vc fazer saquinhos de pano e prender dentro das roupas; Uso isso pra viajar no Brasil (tenho mais medo de viajar aqui do que fora).As notas tem que ser novas, não trocam notas velhas ou com qualquer rasura por menor que seja. Bolívia é muito barato e como só utilizei hostel foi bem tranquilo. No Peru utilizei o cartão de crédito aquele roxinho, não paguei taxa nenhuma já aparecia a fatura em reais. Mas utilizei bem pouco o cartão. 

Qto aos passeios, adquirimos todos na hora, é bem mais barato e vc pode negociar. Machu Picchu tbm foi comprado com dois dias de antecedência qdo chegamos em Cusco, e estávamos em pleno feriado de pascoa. Vale correr as agências e comparar preços.

  • Gostei! 1
  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
  • Membros

Nenhuma necessidade de fazer nada antes,nem reservas de passeio,muito menos de hotel.Agora, todo cuidado é pouco,com altitude, ladrão e vírus, pois tão cedo estes pseudo países voltarão a normalidade, devido a pobreza de lá e total falta de infraestrutura. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...