Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mochilão Mashi - Peru e Equador em 33 dias

Postado
  • Membros

[t1][align=center]MOCHILÃO MASHI

PERU E EQUADOR

DEZ/2010 E JAN/2011[/align][/t1]

[align=justify]“Mashi” é uma palavra quéchua que significa amigo. Existem muitas variações do quéchua, esta tradução é para o usado pelos indígenas equatorianos. Gosto de dar um título para os meus relatos e acho que esse traduz muito bem o que significou essa viagem. Fizemos essa viagem a Luana, o Junior e eu saindo do Rio de Janeiro, e mais o André e o Rafael saindo de Santos. Tudo começou há mais ou menos 6 meses atrás, quando começamos a viajar juntos com mais outros amigos pelo Brasil (Mamão Papaya, amo vocês!!). O Junior, o André e eu nos conhecemos através do Mochileiros.com, a Luana que estuda comigo na faculdade e o Rafa que é amigo do André completaram o grupo.

A idéia da viagem surgiu quando André, Rafa e Junior resolveram escalar o Cotopaxi (Equador), que é o maior vulcão ativo do mundo. Escalar um vulcão de quase 6.000 metros está bastante além das minhas capacidades atléticas, mas como o roteiro incluía também outros lugares que eu tinha vontade de conhecer me convidei para a viagem, e aí a Luana também animou pra subir o vulcão e acabou que fomos todos parar lá.

O Roteiro

Lima (3 dias)

Huaraz (7 dias)

Trujillo e Huachacho (2 dias)

Montañita (5 dias)

Guayaquil (1 dia)

Cuenca (3 dias)

Baños (3 dias)

Quito (9 dias)

O roteiro saiu bem parecido com o que tínhamos planejado antes de ir, apenas com pequenas mudanças da quantidade de dias em cada cidade. O objetivo principal da viagem, que era a subida do Cotopaxi, acabou não sendo realizado por nenhum de nós, porque sentimos a altitude e também o dinheiro pesou, já que para contratar uma agência para a subida ao cume custa de $175 a $200. Para quem se interessar o esquema é o seguinte: A subida é feita em dois dias. No primeiro se vai até o refúgio e dorme-se cedo, para acordar cerca de meia-noite para o ataque ao cume, e no dia seguinte por volta das 10 da manhã se está de volta ao refúgio. A subida não é muito técnica e pode ser feita mesmo por quem não tem experiência com alta montanha, mas é necessário um bom preparo físico e uma boa aclimatação à altitude, pois a subida é difícil e a maioria das pessoas acaba voltando antes sem conseguir o objetivo.

Gastos antes da viagem

Comprei as passagens aéreas pela TACA. O trajeto Rio de Janeiro – Lima / Quito – Rio de Janeiro saiu por $639, convertidos em R$1.144,87. A TACA é uma boa empresa, os aviões são um pouco mais confortáveis que a média, e o serviço de bordo foi muito bom. Minha intenção inicial era conseguir as passagens com milhas, mas nem a Gol nem a TAM emitem para o Equador. O Junior resolveu pegar ida e volta por Lima com as milhas, mas eu achei que não valia à pena e preferi guardar as milhas para serem mais bem usadas e outra ocasião.

Em dinheiro levei $500, comprados com cotação de 1,82, totalizando R$920. O restante saquei lá com o cartão de crédito. Prefiro não levar tudo em dinheiro por segurança. Vale lembrar que no Peru existe uma limitação de saque para quem é cliente do Banco do Brasil. É possível sacar, mas somente uma quantidade pequena de cada vez, o que faz com que o gasto em taxas seja alto. Se você ligar pro Banco do Brasil para se informar provavelmente eles vão dizer que isso não existe e que pode sacar sem problema nenhum, mas não acredite. Na primeira vez que fui ao Peru tive muitos problemas por causa desse limite. Dessa vez fiz o teste e novamente não consegui sacar no Peru com cartão do BB.

O restante dos gastos está relatado ao longo dos dias. Estou colocando valores inteiros, mas muitas coisas foram divididas, diminuindo o gasto da viagem, o que é uma das grandes vantagens de viajar em grupo, além da companhia dos amigos é claro hehe.

Não reservamos nenhuma hospedagem, nem mesmo para o ano novo em Montañita (na verdade nós tentamos reservar mas fomos enrolados, veja mais abaixo).

[linkbox]Relato do Junior: Huaraz e Caraz - Verdades e Mentiras[/linkbox][/align]

Editado por Visitante

• Respostas 102
  • Visualizações 26k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Samantha!

Passei dois dias lendo e relendo TODO seu relato e o que tenho a dizer é: PER-FEI-TO!

Mas, fala sério, a parte que eu mais dei risada, foi do Junior, coitado, e do rinoceronte, sem ofensas, até porque não sou muito diferente, rsrssrsrs

Anotei tudinho, tudinho, embora tenha ficado na dúvida com uma informação:

Lembra-se quanto pagou pelo tour no Cotopaxi e na Laguna Quilotoa? Olhei no site da Gulliver, mas eles informam dois valores e fiquei na dúvida em qual deles me basear...

E parabéns pelo relato, adorei! ::otemo::

Bjs,

Postado
  • Autor
  • Membros

Obrigada Daliana!!

Os preços que eu tenho anotados aqui são $35 pro Cotopaxi e $40 pro Quilotoa, isso foi o que passaram lá na própria agência

Dependendo da quantidade de pessoas dá pra negociar um desconto, pro Cotopaxi que fomos os 5 eles fizeram um desconto

Bjs!

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Sam, me fala uma coisa, a cidade de Montañita fica perto de onde rsrs??? é que vc gostou tanto que deu vontade de conhecer... até então, depois de ler bastante os relatos aqui, percebi que quero conhecer Quito e arredores (chego e retorno por aqui), Cuenca, Baños, Montañita e alguma cidade na região da Amazônia, talvez Tena ou Puyo... não sei se terei tempo suficiente, serão só 15 dias. O que vc acha?

Bju

Postado
  • Autor
  • Membros

Marina, dá tempo sim! Só se você resolver ir pra Galápagos é que aí fica apertado

Montañita é perto de Guayaquil, tem que ir por lá porque não tem ônibus direto dessas outras cidades que você vai passar

• 7 meses depois...
Postado
  • Membros

_

Olá, Samantha !

Cara, como eu amo os seus relatos ! :D .. São sempre sensacionais e bem detalhados :D

Dúvida Roteiro Huaraz:

MEU ROTEIRO ESTÁ + ou - ASSIM (não necessariamente nessa ordem):

1- Laguna Churup

2- Lagunas de Llanganuco + Laguna 69

3- Laguna Llaca e Laguna Wilcacocha

4- Mirador Rataquenua e Ruínas de Willcawain

5- Chavin de Huantar

6- Laguna Paron

7- Glaciar Pastouri

Pergunta: Todos esses passeios podem ser feitos contratando diretamente o " Guia Abel " ? Ou algum deles tenho que fazer por agências ?

Agradeço desde já pelas informações ! :D

_

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi! Obrigada pelo elogio :)

Todos esses que você botou são trilhas de 1 dia, não perguntei para o Abel se ele faz nesse caso, mas acredito que sim

Agora tem alguns que não bem trilha, então é mais uma questão de ter um transporte do que um guia, nesses casos ele não é necessário. As llanganuco não tem trilha, o pastoruri é uma trilha curtinha, o mirador não tem trilha, e o chavin eu não fui mas acho que não tem trilha também. Acredito que o Abel não faça esses, mas não custa perguntar

O mais pesado desses passeios é a trilha da Churup, então recomendo deixar pro último dia pela aclimatação (depende de onde você estiver vindo). Para o resto a ordem nem faz muita diferença

Abs!!

Postado
  • Membros

_

Ah, entendi ! Obrigado pelas informações :D

Pois então, essa é realmente a minha MAIOR DÚVIDA; Se preciso de " guia " para fazer esses lugares que indiquei ou consigo fazer por conta própria "/

_

Postado
  • Autor
  • Membros

No Pastoruri é obrigatório ter guia para entrar no parque

Churup é bom ter também porque é uma trilha difícil

Pras llanganuco você já chega direto nelas de carro, não precisa guia, só transporte mesmo

O restante eu não sei te dizer... pelo que dizem acho que as outras trilhas não são difíceis, mas não sei se são bem sinalizadas

Postado
  • Membros

Mto bom Samantha! Quero conhecer o Equador mto em breve.

Quanto a questão do dinheiro no Peru vou dar o meu relato:

Passei um aperto enorme esse ano em Arequipa. Cheguei do Chile sem dinheiro e meu cartão do Banco do Brasil não era aceito nos ATMs nem nos restaurantes! Fui em todos os bancos da cidade e segundo uma atendente o cartão de chip não era aceito nas máquinas do Peru. Por fim, fui no HSBC perto da Plaza de Armas e consegui tirar 100 dólares só pra aguentar as pontas até resolver o problema. Tirei pouco pois já imaginava a facada que seria as taxas para essa transação.

Resultado: Tive que ligar pro Brasil e pedir um amigo meu pra colocar dinheiro pra mim no Western Union. Enquanto isso tive que comer Cup Noodles! rsrs

Ou seja: Por via das dúvidas, no Peru leve dinheiro vivo!!

abraços!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.