Ir para conteúdo

Cidadania Alemã


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, boa tarde.

Poderiam me ajudar com alguns esclarecimentos?

Meus Tataravós(falecidos 1928) por parte paterna, vieram da Alemanha - Tiveram meu bisavô(falecido 1948) - meu bisavô teve minha vó(falecida 1954) - minha vó teve o meu Pai(vivo) e por último Eu que gostaria de verificar se tenho direito a dupla cidadania.

 

Com essa breve linhagem, eu poderia solicitar a dupla cidadania? Talvez pedindo para o meu pai primeiro seja possível, e meu pai passaria para mim.

 

Poderiam me ajudar com essa dúvida ?

 

Att Davi Machado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 13/04/2021 em 17:14, Davi Machado disse:

meu bisavô teve minha vó(falecida 1954)

A cidadania alemã é somente por linha paterna, ou seja, o direito a cidadania alemã terminou na sua avó.

Em 13/04/2021 em 17:14, Davi Machado disse:

Meus Tataravós(falecidos 1928) por parte paterna, vieram da Alemanha

Se ele faleceram em 1928, provavelmente vieram para o Brasil antes de 1908, acontece que até 1908, se não me engano, quem imigrava para outros países era obrigado a se registrar no consulado alemão a cada 1 ou 2 anos, e dos alemães que emigram para o Brasil antes de 1908, praticamente ninguém se registrou no consulado, e todo mundo perdeu o direito a cidadania alemã.

Ou seja, muito provavelmente o direito a cidadania já tinha sido perdido pelo seus tataravós por não terem se registrado no consulado alemão. 

Em 13/04/2021 em 17:14, Davi Machado disse:

Com essa breve linhagem, eu poderia solicitar a dupla cidadania? Talvez pedindo para o meu pai primeiro seja possível, e meu pai passaria para mim.

A princípio não.

Mas se você realmente tiver interesse, e estiver disposto a investir uma quantia de tempo e dinheiro considerável para juntar toda a documentação dos seus antepassados (precisa dos documentos de todos até o seu tataravós, documentos estes que muitas vezes já se perderam), eu recomendo entrar em contato com um advogado ou pessoa que trabalhe com processos de cidadania para que ele avalie o seu caso e veja se você por acaso não se enquadraria em alguma exceção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros
Em 16/04/2021 em 12:05, ALB disse:

Mas se você realmente tiver interesse, e estiver disposto a investir uma quantia de tempo e dinheiro considerável para juntar toda a documentação dos seus antepassados (precisa dos documentos de todos até o seu tataravós, documentos estes que muitas vezes já se perderam), eu recomendo entrar em contato com um advogado ou pessoa que trabalhe com processos de cidadania para que ele avalie o seu caso e veja se você por acaso não se enquadraria em alguma exceção.

Sinceramente? eu não perderia tempo. Meus avós nasceram no que é agora a Eslovenia, mas quando eles vieram pra cá, o país estava so dominação italiana (por volta de 1927) e meu avô constava como italiano e o advogado nos convenceu que seria fácil de obter a cidadania, inclusive mudamos o sobrenome que foi abrasileirado na chegada dele no BR, foi uma grana investida, e no fim vieram nos dizer, veja só, não acharam o lugar que ele havia nascido, pois o  Ranziano daquela época agora se chama Renče... o que alias nós sabiamos visto que não perdemos contato com a familia por um tempo, mas fomos levados pela lábia do advogado.. melhor procurar o consulado que se tu não puder fazer, já te cortam direto. (melhor assim do que ter pagar pra não conseguir nada)

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A cidadania alemã. austríaca, tcheca, eslovena, etc, são algumas das mais complicadas de se conseguir, existem muitas regras e leis que deixam o processo praticamente impossível de conseguir para quem veio ao Brasil antes da 2ª Guerra Mundial( 1945), então o pessoal que vivia na região de fronteira com a Itália quase sempre tenta conseguir a cidadania via Itália, por que o processo italiano é muuuuito mais fácil.

 Mas em se tratando de regiões de fronteira, que foram alvo de ocupação estrangeira, sempre é um processo complicado, pois há muitas divergências quanto ao status destas regiões durante este período. 

Por exemplo, a Itália atualmente fala que a região não fazia parte do território dela por era somente um território esloveno ocupado, mas a Eslovênia tb fala que não fazia do território dela por que era região ocupada pela Itália, e você fica travado no meio deste empurra-empurra.

Mas concordo que é uma grana significativa que você tem que investir neste processo e dar um nada, principalmente se pegar um advogado meio desonesto, ou então você ficar eternamente esperando o consulado responder se não tiver ninguém para "mexer" os pauzinhos por você lá dentro, então só vale a pena investir tempo e dinheiro nisto se você tiver bastante certeza de que vai certo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E veja você, os meus primos ainda me levaram em Nova Gorica para pegar o registro de meu avô, tudo certo, nascido em Renče, e mandei pro consulado que por sua vez mandou para Eslovenia, e eles ainda me responderam que está faltando a nacionalidade de meu avô... daí não dá pra entender.. 🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...