Ir para conteúdo

Mochilão Patagônia dez/2021


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá @Débora Bernez, bem vinda ao fórum.

Também estou na expectativa, porém consciente que, mesmo que a situação melhore, não seria o momento ideal para um investimento desse naipe.

Digo isso pois, mesmo que nossos países vizinhos decidam abrir suas bordas novamente (que estão nesse momento totalmente bloqueadas), é muito possível que haverão severas restrições em vários serviços oferecidos internamente - de forma que muito provavelmente não será possível curtir tudo que cada lugar tem pra oferecer (ao menos não nesses momentos iniciais de abertura).

Por isso, eu já decidi adiar minha viagem para Torres del Paine... vou esperar 2022 para analisar com calma se valerá a pena tentar de novo.

Enquanto isso, busco alternativas locais para não morrer sem fazer nada. :)

Abraços!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
20 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Olá @Débora Bernez, bem vinda ao fórum.

Também estou na expectativa, porém consciente que, mesmo que a situação melhore, não seria o momento ideal para um investimento desse naipe.

Digo isso pois, mesmo que nossos países vizinhos decidam abrir suas bordas novamente (que estão nesse momento totalmente bloqueadas), é muito possível que haverão severas restrições em vários serviços oferecidos internamente - de forma que muito provavelmente não será possível curtir tudo que cada lugar tem pra oferecer (ao menos não nesses momentos iniciais de abertura).

Por isso, eu já decidi adiar minha viagem para Torres del Paine... vou esperar 2022 para analisar com calma se valerá a pena tentar de novo.

Enquanto isso, busco alternativas locais para não morrer sem fazer nada. :)

Abraços!

Olá Alan! Obrigada pela contribuição com a opinião. Sigo ansiosa e empolgada por ser a primeira viagem internacional, mas o que você mencionou faz sentido, talvez não seja possível aproveitar como gostaria. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
20 horas atrás, SalgadoSJC disse:

Será que estará ok para viajar até lá?

essa informação só com bola de cristal

A pergunta pode parecer óbvia, mas eu nunca viajei sozinha e muito menos nas condições atuais de pandemia. Por isso estou em busca de opiniões construtivas de quem já foi e que possam me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
33 minutos atrás, Débora Bernez disse:

Olá Alan! Obrigada pela contribuição com a opinião. Sigo ansiosa e empolgada por ser a primeira viagem internacional, mas o que você mencionou faz sentido, talvez não seja possível aproveitar como gostaria. 

Pra te falar a verdade, eu fiz minha primeira viagem internacional apenas ano passado - antes disso sempre achei que usar dinheiro para 'essas coisas' era desperdício. Ai ai, demorei 30 anos pra descobrir como é prazeroso poder viajar (e quando digo viajar, falo de sair da bolha mesmo, ir para longe).

Desde que voltei da viagem, meu espírito melhorou um bocado - a vida meio que ganhou cores de novo. E obviamente, logo decidi que faria ao menos uma viagem desse estilo por ano (minha renda e trabalho permitem).

Esse ano eu planejava fazer o Circuito O de Torres del Paine - estava com tudo organizado já, comprei os equipamentos, alinhei minhas férias, juntei toda a grana que precisaria. Só não fiz o investimento (compra das passagens e reservas dos campings) pois estava acompanhando a situação da pandemia.

Eu sou um cara com pés no chão, minha tendência é primeiro recusar, e depois pensar sobre.

Talvez esse meu perfil me impeça de aproveitar certas oportunidades, mas garanto que é uma forma saudável de conduzir as coisas.

Por isso, diferente de muitos esperançosos que acreditam que as fronteiras abrirão no decorrer do segundo semestre desse ano (e existe sim uma forte possibilidade), eu acho que, infelizmente, certos pequenos prazeres de uma viagem ficarão prejudicados (mesmo que o setor turístico tentará com todas suas forças criar oportunidades). Aquelas regrinhas condicionando certas atividades, 'ah só poder ir até aquele ponto', 'só estamos aceitando metade da capacidade e a área comum do hostel não pode ser ocupada'...

Enfim, é custoso juntar esse dinheiro, então quero aproveitá-lo da melhor forma...

De início fiquei muito triste em perceber que não conseguirei fazer minha viagem programada pra este ano, mas daí decidi dar uma chance pra região onde vivo também. Existem tantas alternativas por aqui (que são economicamente viáveis) e eu nunca tinha dado a devida atenção.

Enfim, escrevi tudo isso pra reforçar que talvez seja uma boa dar uma segurada.

Mas e aí, tu já definiu teu roteiro certinho? Queres compartilhar?

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito bacana teu relato, me identifico e entendo totalmente! Acredito que seja uma experiência transformadora viajar pra longe, inclusive sozinho pra se conectar cada vez mais consigo mesmo.

Quando comecei a "estudar" a possibilidade de fazer um mochilão na Patagônia e pesquisar sobre a melhor época, fique extremamente empolgada pra ir o quanto antes, no caso já nesse próximo verão, ansiosa que sou haha. Mas toda a questão do covid me faz repensar e analisar os pontos que você colocou, pois a ideia é aproveitar tudo ao máximo. A ideia inicial era dezembro ou fevereiro como eu citei no post.

Tenho sim parte do roteiro definido. Tudo começou pensando no circuito W, mas deixarei pra fazer futuramente. Mudei então pra Punta Arenas > Puerto Natales > Torres del Paine > El Calafate e El Chaltén. Pensando em incluir Ushuaia, mas não tenho certeza ainda.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Eu acho que planejar é sempre válido, pra mim é parte importante e prazerosa do processo. Eu mesma tenho umas 3 viagens planejadas nesse tempo "ocioso" que a pandemia trouxe, Patagônia incluida. Mas tenho consciência que as coisas ainda estão instáveis demais e todos os destinos que me interessam ainda estão bloqueados.

A dica é ter a mente e fria e esperar um momento mais propício. Cuidado em decidir comprar passagem e hospedagem sem garantias nesse momento. Ano passado tive minha viagem pro Peru cancelada por causa da pandemia. Minhas passagens eram simples, só tive direito a reembolso total por causa de um decreto emergencial. Muita gente preferiu remarcar e está preso na companhia por causa desse limbo de restriçoes. Toda a burocracia de correr atras disso tudo me fez ter um pé atrás em definir algo a médio e longo prazo.

Acho que só teremos ideia de um cenário mais estável la pro meio de 2022, infelizmente. Mas sigo planejando 😅

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
48 minutos atrás, Nani84 disse:

Eu acho que planejar é sempre válido, pra mim é parte importante e prazerosa do processo. Eu mesma tenho umas 3 viagens planejadas nesse tempo "ocioso" que a pandemia trouxe, Patagônia incluida. Mas tenho consciência que as coisas ainda estão instáveis demais e todos os destinos que me interessam ainda estão bloqueados.

Pois então haha, planejar é meio que já ir viajando!

Também estou com algumas pastas, com levantamentos, roteiros, enfim - planos para quando as coisas melhorarem.
Volta e meia eu vou abrindo essas pastinhas e 'viajando' com elas.

Outras vezes abro aqui no site e releio alguns relatos que achei bacana dos lugares que ainda pretendo visitar.

1 hora atrás, Débora Bernez disse:

Muito bacana teu relato, me identifico e entendo totalmente! Acredito que seja uma experiência transformadora viajar pra longe, inclusive sozinho pra se conectar cada vez mais consigo mesmo.

Quando comecei a "estudar" a possibilidade de fazer um mochilão na Patagônia e pesquisar sobre a melhor época, fique extremamente empolgada pra ir o quanto antes, no caso já nesse próximo verão, ansiosa que sou haha. Mas toda a questão do covid me faz repensar e analisar os pontos que você colocou, pois a ideia é aproveitar tudo ao máximo. A ideia inicial era dezembro ou fevereiro como eu citei no post.

Tenho sim parte do roteiro definido. Tudo começou pensando no circuito W, mas deixarei pra fazer futuramente. Mudei então pra Punta Arenas > Puerto Natales > Torres del Paine > El Calafate e El Chaltén. Pensando em incluir Ushuaia, mas não tenho certeza ainda.

Esse roteiro que passasse era muito similar a aquele que eu me baseei também em 2019 (quando comecei a organizar a viagem). Eu vi que haviam muitos pacotes que envolviam ir para Ushuaia, Torres del Paine e El Calafate (com opção de daytrip para El Chaltén).

Comecei meu levantamento seguindo essa idéia... mas obviamente, conforme fui pesquisando, comecei a criar mais afeto por um e outro lugar, e levando em consideração os dias que eu tinha a disposição, e o dinheiro que tinha acumulado, acabei mudando um bocado todo o roteiro.

Caso desejes, tu podes ler meu relato nesse link: 

Eu desisti completamente de fazer Ushuaia e Torres del Paine naquela viagem. Percebi que precisava dedicar mais dias para conseguir fazer algumas atrações que eu desejava muito.

No final das contas cheguei a conclusão que, para mim, seria melhor dividir essa viagem em três:
- em 2020 eu iria para El Calafate (Perito Moreno) e El Chaltén (diversas trilhas);
- em 2021 eu iria para Punta Arenas e Puerto Natales (Torres del Paine - Circuito O);
- em 2022 seria a vez de ir para Ushuaia e Isla de Navarino (Dientes de Navarino).

Eu tenho uma tendência a fazer hiking ou trekking, então meu foco sempre foi esse tipo de atividade (mas claro que aproveito para curtir todo tipo de atração - seja cultural, gastronômica, etc).

Além disso, andei elaborando uma roadtrip saindo aqui de SC, e seguindo até Ushuaia (pela Ruta 3), depois retornando até Santiago (não é tão simples, tá cheio de paradinhas, a programação é pra 90 dias). Mas aí o buraco é mais em baixo haha, precisaria ver de um veículo apropriado, e tem outros detalhes também...

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Exato! É realmente muito prazeroso e acabamos com a sensação de já estarmos viajando. 

Um tanto quanto frustrante não poder programar tudo para viajar o quanto antes e nem saber ao certo quando será :')

Obrigada por compartilhar seu relato, seguirei acompanhando e torcendo para que possamos ir logo.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...