Ir para conteúdo

Mochilão


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Se vc quer comprar um computador e pergunta na loja o quanto de dinheiro que precisa, o lojista sério vai te falar "depende do uso". Pc para estudos, somente, vai exigir uma configuração x e vai custar valor x; pc para games vai exigir configuração y e vai custar valor y; pc para trabalhos profissionais vai exigir configuração z e vai custar valor z. E por aí em diante. 

Te trago essa analogia pq não existe uma fórmula mágica que te dê, com exatidão, o quanto que vc precisa. Infelizmente precisa vir de você, a princípio. O que vc quer fazer? Pq existem várias categorias de mochilão. De alguns estados, de uma região inteira, a nível nacional, etc. Vai depender do tempo que vc pretende ficar fora tbm (1 mês, 6 meses, 2 anos?). Fora que assim, cada região tem sua peculiaridade, por exemplo, no norte e nordeste vc vai sofrer horrores com transporte público, ao passo que no sul e sudeste é muito mais fácil vc se deslocar por via terrestre. Aí os gastos com transporte variam. Vc vai pernoitar no relento, acampando em locais mais afastados, ou vai procurar se hospedar em pousadas baratas nas cidades? Outra variável.

Defina primeiro o que vc almeja. Aí dá para começar a desenhar um orçamento mínimo. Dá para mochilar sem dinheiro? Até dá, mas aí, meu amigo, se prepara para as porradas que a vida vai lhe dar por aí. Eu jamais faria isso. Mas vai de cada um.

Recomendo que leia os conteúdos dessa seção do fórum, pode ajudar a clarear as idéias.

https://www.mochileiros.com/forum/416-viajar-sem-dinheiro/

No mais, vale MUITO a pena mochilar no nosso grandioso país. Tem um mundo inteiro aqui dentro, repleto de diversidade e coisas belas para serem vistas. Mas claro, com responsabilidade. Você não é o primeiro e com certeza não é o último a chegar no fórum com esse tipo de intenção e dúvida. E nós, colegas do fórum, tentamos ajudar, mas com um choque de realidade, tais futuros mochileiros. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@SullivanA7x apenas completando o que o colega acima disse, cada pessoa tem seu próprio limite de tolerância quanto aos "luxos" de uma viagem. Tem gente que se vira bem o dia todo comendo apenas o café da manha, outras necessitam do café, almoço, lanche e jantar. Algumas pessoas nao se importam em dormir em quarto compartilhado com mais 10 ou 15 pessoas, outras exigem um quarto privado. Algumas pessoas nao se importam em andar km e mais km à pé durante o dia, outras ja vao pegar um taxi / uber / metrô para toda parte.

Entao esses sao alguns exemplos que vão influenciar no orçamento da sua viagem. Sem falar que há cidades/regiões com um custo de vida mais alto, em contra partida há locais bem mais em conta. Entao defina primeiro pra onde quer ir, quanto tempo pretende ficar e baseado nisso voce começará a criar seu roteiro e ter noçao de quanto grana precisará para realiaza-lo.

Tem pessoas que querem meter o loco e sair sem grana. Nao tenho nada contra, isso é algo muito pessoal, porem na minha opinião nao vejo graça em fazer uma viagem sem grana e passar vontade das coisas. Qual a graça de chegar num lugar e nao poder fazer um programa legal? Nao poder sentar num bar bacana e tomar uma cerva? Nao ter grana pra pagar uma hospedagem mesmo que seja num hostel barato pra poder tomar um banho, deitar e espichar o corpo? Nao ter grana pra comer e passar necessidade? Entao sao coisas que voce deve levar em conta  ver se está preparado pra esses tipos de adversidade que poderá encontrar caso queira viajar com pouco grana ou sem nenhuma.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...