Ir para conteúdo

SP a Santiago passando iniciando em Atacama de carro


Posts Recomendados

  • Membros

Olá meus amigos mochileiros eu acompanho vocês desde 2013. Porém, o meu login era em conjunto agora criei o meu e vou fazer a minha primeira viagem de mochileiros em família depois de 8 anos. 

Preciso da ajuda de vocês!! Pesquisei alguns links, mas se puderem me ajudar ficarei muitooo grata!! 

Sou de SP e meu amigo do Rio! Planejamos ir em janeiro de 2023 para o Chile com destino inicial em Atacama e final em Santiago 

Vamos em dois carros: 1 festa sedan e um tcross. Passageiros: eu, meu esposo e minha filha de que estará com 4 anos (por mais que ela seja pequena nosso primeira viagem com ela, ela tinha 4 meses, viajamos 4k de carro, foi sensacional) e no outro carro o meu amigo e a esposa dele. 

Pretendemos acampar a viagem inteira (pq amamos acampar aqui no Brasil, para pescar com nosso caiaque e conhecer as cidades). 

Então gostaria de dicas de camping, roteiros ideais, onde compra a moeda (qual melhor levar), tem algum documento de carro ou carta que devemos providenciar?, passeios mesmo estando de carro é melhor ir por agência ou com o próprio carro? 

Obrigada vocês vão me ajudar muito!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Não sou a melhor pessoa pra falar de roteiro de carro. rs

Mas se for atravessar pela Argentina ou Paraguai precisará do seguro carta verde. 

Para campings pode usar o aplicativo iOverlander. Por lá consegue planejar a sua rota e ver todos os campings gratuitos e pagos e os reviews de outras pessoas. 

Estando no Atacama eu conversaria com o pessoal para entender como estão as estradas. Como vão estar em dois carros, arriscaria ir de carro próprio (se não tiver dó do Fiesta rs)! Ao menos em 2019 um passeio que nem as agências estavam querendo fazer era do ônibus no deserto, por conta da estrada muito ruim. 

Se até lá o dólar tiver um preço legal, vai de dólar. Se não de real mesmo e vai trocando por onde passar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 31/07/2021 em 06:53, Sabrinafranzo disse:

Olá meus amigos mochileiros eu acompanho vocês desde 2013. Porém, o meu login era em conjunto agora criei o meu e vou fazer a minha primeira viagem de mochileiros em família depois de 8 anos. 

Preciso da ajuda de vocês!! Pesquisei alguns links, mas se puderem me ajudar ficarei muitooo grata!! 

Sou de SP e meu amigo do Rio! Planejamos ir em janeiro de 2023 para o Chile com destino inicial em Atacama e final em Santiago 

Vamos em dois carros: 1 festa sedan e um tcross. Passageiros: eu, meu esposo e minha filha de que estará com 4 anos (por mais que ela seja pequena nosso primeira viagem com ela, ela tinha 4 meses, viajamos 4k de carro, foi sensacional) e no outro carro o meu amigo e a esposa dele. 

Pretendemos acampar a viagem inteira (pq amamos acampar aqui no Brasil, para pescar com nosso caiaque e conhecer as cidades). 

Então gostaria de dicas de camping, roteiros ideais, onde compra a moeda (qual melhor levar), tem algum documento de carro ou carta que devemos providenciar?, passeios mesmo estando de carro é melhor ir por agência ou com o próprio carro? 

Obrigada vocês vão me ajudar muito!!! 

Olá Sabrina,

Tenho um pouco de experiência de viagens de carro. Fiz 5 viagens pela Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Uruguai. Em todas as viagens passei pela Argentina e Chile.

Primeira coisa a saber: de preferência os veículos deverão estar no nome dos viajantes pois caso sejam financiados terão de pedir uma permissão da financiadora para essa viagem. 

O carro deve ter extintor de incêndio (dentro da validadde), dois triângulos, Um cambão ou cabo de reboque de aço de 2 m no mínimo (dizem que não é necessário, mas isso pode te ajudar em caso de quebra em um lugar mais isolado). No Chile é obrigatório carregar um colete reflexivo para usar quando se está trocando pneus ou alguma pane. Na Argentina é proibido engate de reboque fixo, só pode aqueles que vc pode sacar a ponta. Além disso é proibido quebra mato e não pode nada que ultrapasse 5 cm do  para-choques. É lenda que vc tenha de levar uma mortalha para cobrir um corpo de alguém que tenha falecido na estrada. TEM QUE ANDAR de faróis acesos em todas as estradas.

Na Argentina, principalmente na ruta 14 que vai para Buenos Aires os guardas costumam inventar histórias para pegar propina. Principalmente naqueles que ficam embaixo dos viadutos, se vir isso de longe saia a direita antes do viaduto e retorne para a 14 depois dele pela alça de saída adiante.

Sempre viaje com um Seguro de saúde para viajantes. Principalmente na atual situação, apesar que vcs vão só em 2023.

Para as fronteiras de Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia e Perú vc pode passar apena com o seu RG, mas ele tem que ter até 10 anos de emissão. Se for mais antigo não passa. O melhor mesmo é o passaporte, geralmente demora menos com ele para passar.

Atualmente é melhor levar reais pois a cotação do real paralelo está em 33 pesos por real. Até 2023 não sei como estará. Existem duas maneiras de se trocar real por peso na Argentina: 1ª com cambistas e a 2ª enviando com o aplicativo Western Union.

1ª - Nas cidades de fronteira perto das aduanas Argentinas sempre tem pessoas vendendo pesos. Já comprei diversas vezes e valores grandes de até 3 mil reais e nunca tive uma nota falsa sequer. Geralmente a troca em casas de câmbio oficiais é bem menos vantajosa sendo de 30 a 50% menos que com cambistas.

2ª - O aplicativo Western Union. Com ele vc deposita para vc mesmo no Brasil e recebe nas diversas agências e correspondentes da W.U. na Argentina. Inclusive o Correio Argentino é correspondente da W.U. Quando vc estiver na Argentina vc escolhe a cidade a receber e resgata o seu dinheiro já convertido em pesos. Esse aplicativo tem um câmbio quase tão vantajoso quanto os arbolitos (cambistas). Indico que vc faça pequenos envios ao invés de uma grande quantia de uma só vez. Por vezes os correspondentes podem não ter o montante e ainda é meio perigoso vc ficar rodando por ai com uma quantia muito grande de dinheiro.

No Chile é mais complicada a compra de pesos chilenos. Em São Pedro de Atacama tem muitas lojinhas que fazem câmbio em uma rua que cruza a calle Caracoles que é o centro da pequena cidade.

Qualquer outra dúvida é só perguntar. E entrando no meu perfil dá para ver os relatos das minhas 5 viagens na parte de viagens de carro: relatos.

 

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ha, como disse o colega acima os carros deverão contratar um seguro Carta Verde para a Argentina. A seguro Protegês de São Borja pode indicar uma agência que faz o carta verde pela Argentina e que fica muito mais em conta que se fizer pelas seguradoras do Brasil.

facebook.com/corretorasegurosproteges/about/?ref=page_internal

O Chile tem o seguro SOAPEX que vc pode pagar pela internet.

https://www.soapex.com/pt-br/index.php/o-que-e-o-soapex/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
7 horas atrás, Marcelo Manente disse:

2ª - O aplicativo Western Union. Com ele vc deposita para vc mesmo no Brasil e recebe nas diversas agências e correspondentes da W.U. na Argentina. Inclusive o Correio Argentino é correspondente da W.U. Quando vc estiver na Argentina vc escolhe a cidade a receber e resgata o seu dinheiro já convertido em pesos. Esse aplicativo tem um câmbio quase tão vantajoso quanto os arbolitos (cambistas). Indico que vc faça pequenos envios ao invés de uma grande quantia de uma só vez. Por vezes os correspondentes podem não ter o montante e ainda é meio perigoso vc ficar rodando por ai com uma quantia muito grande de dinheiro.

Tinha pesquisado formas de usar o dinheiro na Argentina/Chile (cartão internacional não dá, muita taxa), achei o TransferWise, porem eles (ainda) não entregam o cartão no Brasil para uso do dinheiro da carteira...

Gostaria de saber tu experiência com a Western Union e se ela funciona como uma carteira? ou realizar uma transferência, logo tenho que realizar o saque numa agencia correspondente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
22 horas atrás, Uilliam disse:

Tinha pesquisado formas de usar o dinheiro na Argentina/Chile (cartão internacional não dá, muita taxa), achei o TransferWise, porem eles (ainda) não entregam o cartão no Brasil para uso do dinheiro da carteira...

Gostaria de saber tu experiência com a Western Union e se ela funciona como uma carteira? ou realizar uma transferência, logo tenho que realizar o saque numa agencia correspondente?

Não acho que funciona como uma carteira é mais como se fosse uma conta que vc abre a cada depósito. Ai vc saca um depósito num dia e pode sacar o outro em outra data.  Por exemplo vc fez 3 envios de 500 reais cada, ai vc resgata um num dia com o numero fornecido. Em outro dia vc saca o outro e assim sucessivamente. Mas vc tem que resgatar o valor total de cada um dos envios. Vc não pode pegar metade de um envio de 500 Reais por exemplo.

Usei o W.U. na viagem que fiz até Ushuaia em 12/2019 a 01/2020. Na época não havia prazo para vc pegar o dinheiro, tanto que só fui resgatar no quinto dia de viagem. Uma coisa que eu percebi é que é melhor fazer vários envios diferentes de valores como 500 reais por vez. As lojas correspondentes da empresa não são bancos e um valor alto fica difícil de resgatar se não for na loja própria da W.U.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 01/08/2021 em 22:42, Uilliam disse:

Tinha pesquisado formas de usar o dinheiro na Argentina/Chile (cartão internacional não dá, muita taxa), achei o TransferWise, porem eles (ainda) não entregam o cartão no Brasil para uso do dinheiro da carteira...

Gostaria de saber tu experiência com a Western Union e se ela funciona como uma carteira? ou realizar uma transferência, logo tenho que realizar o saque numa agencia correspondente?

No Chile eu não usei o WU. Fiz câmbio no shopping da zona franca de Punta Arenas.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Haaaa,

E quando fui a San Pedro de Atacama fiz câmbio na rua Toconao. Lá tem várias casas de câmbio. Tem que ver qual esta pagando melhor. E é fácil retirar dinheiro nos caixas automáticos, é só usar a opção para estrangeiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...