Ir para conteúdo

Ilha Grande - RJ - 6 dias - Viajando sozinho


Posts Recomendados

  • Membros

Destino imperdível!!

Seguem as minhas dicas desse local incrível.
 

 

Dicas gerais:

Qual a melhor época?

 

A alta temporada é no verão, o que pode tb ocasionar  chuvas, então não é bom programar o seu roteiro muito limitado nesse período,  pois vc poderá perder alguns dias de passeio pela condição do clima. Feriados prolongados em geral tb a ilha está bem cheia.
De resto, é um bom local pra visitar durante todo o ano, em algumas épocas com menos agito no entanto. Eu fui em Julho, que é inverno, os dias estavam quentes e noites frias, sem chuva. Tiveram boas festas, porém apenas no fds.


Com quem ir?

Eu fui sozinho e não me arrependi,  os passeios pagos são em grupos grandes, então se vc for sozinho ou acompanhado vc irá se juntar à outras pessoas. Então é um rolê pra todos, pra famílias e pra galera solteira.

Quanto gasta?

Na Ilha vc encontra refeições pra todos os gostos e bolsos, os passeios são um pouco mais caros,  o segredo pra economizar é levar o seu próprio lanche durante os tours e no retorno procurar o seu PF preferido.

Dica de restaurante: Resenhas Bar Petiscaria - Pf’s a partir de R$ 15,00, ótima comida.

 

Os tours maiores custam uma média de R$ 80 a R$ 150 por pessoa dependendo do passeio.. Tem lanchas menores e escunas maiores, que também dão uma diferença no preço.


Quantos dias ficar?

Se vc ficar 10 dias, terá um rolê diferente todo dia se vc quiser, então o ideal é vc se adaptar à sua agenda.  Mas não recomendo um fds ou bate-volta apenas, pois tem muito o que ver.

Os principais tours são:

- Volta à Ilha

-  Meia-volta

-  Ilhas paradisíacas

- Super Sul

- Caipitour (finais de semana)

 

Esses Tours tem uma média de duração de 6 a 8 horas.

Além de muitos outros  passeios que vc consegue fazer por trilha, ou sem necessidade de reserva, como por exemplo a trilha pra 2 Rios, Abraãozinho e Feiticeira. E tb há barcos diariamente pra Lopes Mendes.


Qual agência contratar:

Nossa,  tem mais agência que moradores na Ilha, minha recomendação é fechar na própria acomodação, se a média de preço estiver como nos anúncios que vc vê pela ilha. E às vezes eles vão juntando as pessoas, nem sei se faz tanta diferença a agência.


Onde ficar:

Vou deixar 3 sugestões de Hostel:



Paradise Hostel - Uns amigos ficaram e recomendaram!

Che Lagarto - é o melhor hostel pra festas, porém no Hostelworld a nota não tava muito boa, optei por um outro que achei que seria agitado tb, no final o meu hostel estava tranquilo, e acabei indo em todas as festas no Che e fazendo amizade com o pessoal de lá. Única questão, é que teve um dia que cobraram ingresso pra quem era de fora em uma das festas. Pelo que me falaram o Che peca um pouco na questão de estrutura, limpeza de banheiros, etc.


Biergarten - Esse foi o meu  hostel escolhido, tem uma boa estrutura, boa localização, é bem limpo,  boas refeições cobradas à parte ( inclusive o café da manhã é extra) e tem uma agência de turismo boa dentro tb. Tinha Dj e música ao vivo inclusive, mas estava num clima muito relax pra mim rs.


Como chegar na Ilha Grande:

Seguem as infos chegando por Angra dos Reis:

Ao chegar em Angra  vc tem basicamente 4 opções de chegar na Ilha:

- Pegar o barco em Angra dos Reis até Ilha Grande por R$ 18,40

- Pegar um bus na rodoviária de Angra até Mangaratiba e de lá pegar a balsa por R$ 18,40

- Pegar  um bus  na rodoviária até Conceição de Jacareí e de lá pegar a balsa por R$ 50,00

-  Da rodoviária ir a pé até a Estação Santa Luzia e de lá pegar o barco por R$ 120,00 - Ida e volta - Vc agenda  o dia e hora da sua volta e pode alterar se precisar ligando pra companhia.

Atenção: Para escolher a sua melhor opção, vc precisa saber os horários dos barcos e avaliar conforme o seu horário de chegada em Angra:

https://www.ilhagrande.com.br/como-chegar/horarios-para-abraao/

No meu caso, o Buser deixou em um posto de gasolina, não foi na rodoviária, tinha um casal indo de Uber até o cais de Santa Luzia, então eu dividi o Uber com eles e acabei pegando a balsa de lá tb  às 08h. Seria a opção mais fácil e certa naquele horário.

 

Tinha uma agência aberta vendendo os tickets, em frente a estação, já por volta de 07h, mas aparentemente tem outros pontos de venda por lá tb.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Segue meu relato:

Dia 1: Saída de São Paulo às  23h - Buser SP - Angra dos Reis - chegada 07h em Angra

Dia 2 - Chegada 09h na Ilha (conforme infos acima)

Ao chegar no meu hostel, não foi permitido o check in antecipado, pois o quarto estava ocupado, então eu fui dar uma volta pra esperar até 14h.  Resolvi ir pra uma praia perto chamada Abraãozinho, uma pequena trilha de em torno de 30 min.  Ao chegar por lá, achei que eu merecia tomar uma cervejinha na praia, então pensei em tomar umas duas garrafas, não foi isso que acabou acontecendo rs.
Nessa trilha, tinha um outro carinha andando sozinho tb, com boné do Corinthians, gente boa, acabei puxando assunto com ele quando ele chegou na mesma praia que eu, pois estávamos sozinhos por lá, acabamos que mudamos pra mesma mesa, e no final das contas saí bêbado já nessas primeiras horas e acabei tomando nem sei quantas garrafas, e não comi nada lá pq achei caro as comidas.
Voltamos pela trilha,  esse meu novo amigo caiu e bateu a cabeça,  levei ele bêbado no postinho de saúde pra um curativo kkk, não sei como não quiseram dar glicose pra gente tb, aí fui no meu hostel depois,  tb já tropeçando, ninguém entendeu nada.
Fui direto pra cama dar uma descansada da viagem do dia anterior e do porre de boas-vindas. Acordei  de noite e saí pra comer algo, fui em um PF por perto de R$ 18,00 para uma almojanta.

Durante a caminhada pela manhã eu vi um local com uma placa que teria Forró, era uma sexta-feira, então eu estava animado pra uma festa. R$ 10,00 pra entrar, e a primeira decepção, o lugar estava vazio, e não enchia de jeito nenhum, e eu tomando minha cerveja sozinho.  Aí que algo aconteceu, percebi que havia um outro som de forró de fundo, e descobri que era ao lado, no hostel Che Lagarto, fui até lá, paguei R$ 10,00 de entrada, e agora sim, estava em uma baita festa, bombando, banda ao vivo, deck de frente pro mar, o barato foi louco. Acabando o Forró, geral foi pra uma hostel do lado chamado Aquarius, pra uma outra festa com dj, não pagamos a entrada, e foi até tarde tb. 

Abraãozinho 

20210709_111605.thumb.jpg.3f3c3d2fd3fe7a9354f1600450e3d9bf.jpg

Editado por Jay Silva
  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 3 - Caipitour - R$ 80,00

Alerta de rolê imperdível - Melhor custo benefício - Mas atenção, existem pelo que vi dois tipos de Caipitour, um  do Jack Sparrow com dj e um outro com banda de forró ao vivo, esse segundo ao meu ver é muito melhor, era um barco maior inclusive de dois andares. Esse tour só sai de fds, então tem que se programar, eu cheguei no hostel na sexta e já reservei pro dia seguinte.  O rolê começaria 11h...mais um dia de porre à vista. É basicamente um barco open bar de caipirinha com banda de forró ao vivo, vai umas 50 pessoas, e ele faz 3 paradas, a Lagoa Azul, uma das mais famosas, uma outra praia que esqueci o nome, e uma parada pro almoço em Japariz.  Esse almoço não é tão caro dividindo com algumas pessoas. 

Mas lembrem-se que eu viajei sozinho, mas lembram do cara que conheci na trilha no dia anterior? Então, ele me apresentou pra toda galera do hostel dele, o Che Lagarto, e nesse barco eu iria conhecer os meus novos amigos da viagem e curti esse tour com eles. Na parte da noite,  fomos naquele forró que estava zuado no dia anterior, e nesse dia já estava melhor e mais cheio. Depois ainda teve uma festa na praia ao lado, praia da Júlia, um lugar bem legal, com um bar e dj, pena que acabou cedo. Mas a Ilha não fecha, então dá pra ficar ainda curtindo por lá, caso esteja com seu drink e sua companhia.

Lagoa Azul:
IMG-20210710-WA0056.thumb.jpg.0987c079194b3503cdba5d49261cba24.jpg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 4  - Dois Rios

Era um domingo, e eu não tinha programado nada, já tinha reservado pra minha ressaca, acordei com uma msg do pessoal do Che Lagarto chamando pra uma trilha, mas eu acordei bem depois da msg, fui tomar um café em uma padoca, e resolvi tentar encontrá-los. Fiz a trilha sozinho, andando em ritmo rápido e consegui encontrá-los. É uma trilha de 2 horas, foi cansativo pra mim que estava fora de forma, mas é basicamente uma estrada de subidas e descidas.  2 Rios é uma praia com zero estrutura, no final da trilha é possível encontrar alguns estabelecimentos, mas na praia em si não tem nada pra comprar,  a praia é bem deserta com um rio de água doce em cada uma das pontas.  Pra quem gosta de locais isolados, é uma das melhores opções. Não tem barco pra lá avulsos, só privativo. Então tem que estar disposto a pegar a trilha. Tem um esquema de voltar de barco, mas acaba ficando caro, pois os barqueiros te deixam em outro local e de lá vc tem que pegar outro barco, não é funcional.  Dica: voltando da trilha no final do dia, tem um ônibus que vai pra Ilha, é só pra moradores, mas vcs podem fazer um pedido de carona se verem o bus vindo na volta, tem motorista que ajuda.
Durante a noite, fui novamente pro Che Lagarto, havia um dj com música eletrônica neste dia.

2 Rios:


20210711_142155.thumb.jpg.06b188fd7a04480b3fbbe0167822563b.jpg

Editado por Jay Silva
  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 5 - Lopes Mendes - R$ 30,00 o barco

Uma das praias mais famosas, não precisa se programar muito pra ir lá, pois ficam diversos barqueiros oferecendo o transporte, é basicamente só acordar e ir pro cais, por volta de 10h ou 11h.   É uma praia bem bonita, com pouca estrutura tb, apenas umas barraquinhas de salgadinho, refri e cerveja.   Pra chegar lá, o barco te deixa em uma outra praia chamada Pouso, lá tem um restaurante que fica dentro da água, é meio carinho, mas entramos lá pq tinha uma tartaruga linda e enorme nadando perto.  Dessa praia, vc pega uma pequena trilha pra Lopes Mendes.
Dica:  Alguns barcos tem isopor, vc pode levar cerveja e gelo, alguns barcos tem até gelo, aí vc leva só a cerveja.
Neste dia de noite, fui pro Che Lagarto, mas tava tranquilo, galera ouvindo música na caixa de som se revezando no youtube e spotify.

Lopes Mendes:

20210712_131958.thumb.jpg.b46efb04ddd5bd308a89a2aea66882a0.jpg

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 6 -   Tour Volta À Ilha - R$ 145,00

Um dos tours mais famosos, é importante agendar, pois depende das condições do mar, não necessariamente vai rolar na data que vc quiser. Reservei no meu hostel, mas a empresa que fez chama Nativos.  Passeio em lancha,  com parada na praia do Caixadaço - suba a pedra pra uma visão mais bonita da praia,  depois Parnaioca, uma praia bem deserta tb, e depois a minha praia preferida da viagem, a praia de Aventureiro, onde tem o coqueiro 90º, é linda demais essa praia, em alta temporada tem mais estrutura, mas estava tudo fechado quando fui, comprei uma Long neck de Heineken por R$ 15,00, e não tinham muitas opções pra comer.  No final do dia, o passeio parou novamente em Japariz para o almoço. Nesse dia, ficamos só no lanchinho mesmo e eu acabei comendo um pastel bem carinho lá.

Na parte da noite, fui novamente para o Che Lagarto, fomos expulsos do bar pelo horário, então uma galera levou uma caixinha de som pra uma praia do lado, Praia da Júlia, e acabei tendo uma bela noite de despedida da Ilha.

Caixadaço:

IMG-20210713-WA0054.thumb.jpg.35c60bb9517d8f725a042665b1ce796d.jpg


Aventureiro:

IMG-20210713-WA0039.thumb.jpg.e9c059835836610ec3cb990c5d7048d2.jpg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 7 - Dia de passar mal
Esse dia acordei de madrugada com diarréia rsrs...fiquei mal o dia todo...foi o único dia que não bebi rs...era o dia de ir embora, então fui apenas pra  uma praia próxima pra tomar um ar, Praia da Crena, Fiquei só na água mineral e nos banheiros da Ilha Grande.   Às 17h peguei a balsa pra Angra dos Reis, atenção aos horários da volta da Balsa tb, havia 10h e 17, peguei das 17h pra aproveitar mais, mas lembre-se de checar se em Angra vc terá ônibus pro seu próximo destino, eu iria pro Rio depois continuar a segunda parte da viagem e fui de Bla Bla car.


 

Então foi isso...espero voltar mais vezes na Ilha...em alta temporada para festas ainda mais badaladas...e em baixa temporada pra relaxar tb. Espero que tenha sido útil e não deixem de incluir esse destino em sua lista!

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Jay,

 

Muito obrigada pelo relato!

 

Poxa, entrei no CCR barcas e os horários das balsas estão horríveis e vi que quando você foi tinha mais horário.

Sabe me dizer que o site está incompleto ou se de fato houve alguma mudança e só existe um horário para ir e um para voltar.

 

E desculpe me perguntar, mas quanto custou a volta na ilha? Pesquisando por aqui, vejo que o preço é em torno de R$ 200, queria saber se conseguiu mais barato.

 

Super obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Natália C. Santos Quando eu estive lá em 2018 as lanchas da antiga CONERJ só faziam a travessia 1 vez por dia,as 11h saíam da ilha e as 15h de Angra.Era uma porcaria como tudo privatizado.Só que no dia de voltar, o barco quebrou,então quem ganhou foram os privados mesmo que cobravam 20 reais,enquanto o oficial 7 e pouco. Não gostei, não volto mais, só tem praia e preço caro,para quem viveu anos em Copa,nenhuma novidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Fabiano! hahahahahaha

Eu me divirto com os seus comentários!

Eu fui a muitos anos, fui com a balsa antiga na época. Mas como muita coisa mudou de lá pra cá, preciso me atualizar, pois vou esse mês. Sei que tem os barcos privativos, mas atualmente está 100 reais ida e volta, enquanto a balsa está R$ 19,00 cada trecho (R$ 38,00 ida e volta). Mas ontem a noite redesenhei meu roteiro e vou só usando a barca mesmo, que agora é da CCR.

Mas lá é caro mesmo, mas é possível economizar. Reservei o hostel com antecedência e ficou super em conta, 30 reais a noite em quarto de 4 pessoas. No Che Lagarto mesmo, que o Jay mencionou que ia nas festas. Vou cozinhar lá e levar meus lanches para as trilhas, evitando gastar ao máximo, além de comer bastante no café da manhã para aguentar bem as trilhas. 

Eu gosto muito de cachoeiras, praias e trilhas. Então pra mim é um passeio perfeito, acho que essa é a proposta da Ilha mesmo. 

 

Já planejei as trilhas, então tenho roteiro para não precisar gastar nada, como também tenho roteiro alternativo caso tenha uma passeio com bom custo benefício de barco (para descansar as pernas, tem dias que farei 10km de trilha). 

 

De qualquer forma, muito obrigada! ❤️ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...