Ir para conteúdo

Ajuda Roteiro Bolívia - 12/2021


Posts Recomendados

  • Colaboradores

@igorilas Tudo blz ?

Então, eu faria da seguinte maneira. Os trens chegam a Santa Cruz pela manhã. 

Passaria apenas o dia em Santa Cruz e conheceria alguns destes lugares que você disse, no final do dia pegaria transporte até Samaipata, lembrando que para ir a Samaipata, tanto de onibus quanto de taxi compartilhado tem de se deslocar até outro local, pois não saeem do terminal rodoviario. Custa 30 Bs por taxi compartilhado, que saeem a todo instante, assim que completam a capacidade máxima de passageiros. Pernoite em Samaipata e no dia seguinte conheceria o El Fuerte, são ruinas, eu gostei muito, a cidadezinha é legal, tem um grande mercado que vale a pena conhecer e experimentar algumas comidas.

De Samaipata é só ir até Mairana ( 10 Km de distancia ) e de lá pegar onibus a Cochabamba. O parque de Torotoro é longe e não da para fazer bate e volta. De Cochabamba você pode pegar onibus até La Paz. Copacabana também não compensa fazer bate e volta, pois são quase 4 horas de La Paz, para ir até lá você pode pegar onibus no terminal de La Paz ou também pode ir até o Cemiterio e pegar onibus ou Vans que saeem a todo instante assim que completar os passageiros, custa em média 20 Bs, basta negociar ok. Qualquer dúvida é so falar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
6 minutos atrás, RicardoRM disse:

@igorilas Tudo blz ?

Então, eu faria da seguinte maneira. Os trens chegam a Santa Cruz pela manhã. 

Passaria apenas o dia em Santa Cruz e conheceria alguns destes lugares que você disse, no final do dia pegaria transporte até Samaipata, lembrando que para ir a Samaipata, tanto de onibus quanto de taxi compartilhado tem de se deslocar até outro local, pois não saeem do terminal rodoviario. Custa 30 Bs por taxi compartilhado, que saeem a todo instante, assim que completam a capacidade máxima de passageiros. Pernoite em Samaipata e no dia seguinte conheceria o El Fuerte, são ruinas, eu gostei muito, a cidadezinha é legal, tem um grande mercado que vale a pena conhecer e experimentar algumas comidas.

De Samaipata é só ir até Mairana ( 10 Km de distancia ) e de lá pegar onibus a Cochabamba. O parque de Torotoro é longe e não da para fazer bate e volta. De Cochabamba você pode pegar onibus até La Paz. Copacabana também não compensa fazer bate e volta, pois são quase 4 horas de La Paz, para ir até lá você pode pegar onibus no terminal de La Paz ou também pode ir até o Cemiterio e pegar onibus ou Vans que saeem a todo instante assim que completar os passageiros, custa em média 20 Bs, basta negociar ok. Qualquer dúvida é so falar. 

Então eu sei q vc vai falar para eu ficar mais dias em Copacabana, mas olha esse tour feito em um dia parece bem aproveitoso, é um pouco caro, 450 bolivianos. Vc acha que não vale a pena de jeito nenhum? Outro bate volta que quero fazer tambem é o do Tour Bike Caminho a Los Yungas que esta 125 dolares, mas muitos dizem ser imperdivel também...

https://www.cocatravels.com/es/copacabana-lago-titicaca-e-la-isla-del-sol-tour-1-dia/

 

Editado por igorilas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

U$125 pelo tour de bike na estrada da morte ? Estão te roubando, este tour custa entre 300 até 480 Bs dependendo da bike, na Calle Sagarnaga e Illampu tem muitas agencias, não fache nada estando no Brasil.

Se quer mesmo fazer o bate e volta a Copacabana, pegue a primeira Van até la, vá até o cemiterio de La Paz, qualquer taxistta te leva lá por 10 Bs, na verdade da até para ir caminhando. Você pega a Van cedinho, tipo as 7 da manha, antes das 11 estará lá, rode o dia todo, a cidade é pequena, no final do dia você retorna a La Paz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
22 horas atrás, igorilas disse:

triste, pois é imperdivel.. como vc sabe que não vale a pena fabiano? Quero conhecer O Titicaca kkk

A Bolívia é linda, tudo é lindo nesse país. Vá sem medo. Samaipata vale sim um bate-volta. Já no Titicaca é bom fazer em 2 dias, pois tem muitas coisa lá que não podes deixar de ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
11 horas atrás, RicardoRM disse:

Voce vai de onibus e trem até lá, não sei sua disponibilidade de tempo, mas eu acrescentaria uns dias a mais para fazer o roteiro de forma mais tranquila. Vale um pernoite em Copacabana e também um pulinho na Isla de Sol.

Sim, obrigado pela dica, vou deixar para fechar tudo lá na hora no centro..

Quanto ao bate volta de Copacabana ela vai em Copacabana, lago titicaca E ISLA DEL SOL. Mas vou ver se consigo passar uma noite lá então... pq eu sou mais na vibe de reservar hoteis antecipadamente em Santa Cruz, Cochabamba e La paz , ou seja já  chegando la nas cidades base e fazendo os tours principais ao redor, sem ter que me preocupar...

 

Quanto ao valor do tour da estarda da morte vi em duas agencias bem recomendadas e o valor fica esse mesmo:

Pela Andes Discovery - Ride On Bolívia, 737 reais
Pela https://www.gravitybolivia.com/ - 125 dolares - 704 reais

Deve haver outras agencias, não conhecidas que fazem por menos como vc disse, mas muitos relatos que vi de brasileiros que foram indicaram estas pois são mais conhecidas e seguras.... Mas de qualquer forma se for 300 a 450 bolivianos a diferença é muito grande, acho que vou pesquisar mais ver se encontro um valor melhor na net ou quem sabe até la no centro de la paz mesmo.

 

E qual desses 2 passeios vc acha mais imperdivel?

Tour Tiwanaku e Puma Punku - Sitio Arqueologico - 1h:30 de la paz - 100 bolivianos entrada
ou Monte Chacaltaya + valle de la Luna

 

 

La Rinconada em Santa Cruz achei bem interessante também, tipo um clube com natureza, piscinas e animais.. muito bem recomendado,

 

Dezembro parece que chove bastate na Bolivia atrapalhando os passeios.. uma pena, mesmo assim to querendo arriscar, não sei se tem muitos brasileiro indo para lá...

Editado por igorilas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

A estrada da morte sobrevive apenas de historias do passado. Primeiro você vai numa parte asfaltada, chegando a parte de terra, a estrada da morte propriamente dita, eles irão de passar dicas de segurança, vão contar alguma historia que algum Francês morreu duas semanas antes (pobres franceses hahaha ), já fui duas vezes em epocas diferentes e por agencias diferentes, lhe digo, escolha uma agencia menor, pois eles terão um grupo menor e irá aproveitar bem mais. Em 2013 fiz pela agencia El Solario e em 2017 fiz pela Pro Down Hill, essa ultima fica quase em frente ao Hotel que você pretende hospedar.  Escolha um agencia lhe ofereça um bom capacete, isso sim é importante. Isso de bike cheia de perfumaria é papo furado, não é um downhill técnico, é apenas uma estrada asfaltada e outra de terra em boas condições, mas é perigosa, pois é a beira de enormes paredões e enormes barrancos, é só ter cuidado que você desce tranquilo, até naquelas bicicletas antigas dos correios, é sério. No final do passeio, a enorme maioria das agencias se reunem no mesmo local, é tipo um clube com piscina e almoço a vontade, cada grupo ( agencia ) senta em grandes mesas separadas. Mas é um excelente passeio. Pode ficar tranquilo que você consegue reservar para o dia seguinte, estando lá em La Paz.

Se gosta de história,r vá a Tiwanaku , eu gostei.

Chacaltaya é bacana também, deixe para ir quando tiver mais aclimatado, o finalzinho da subida é bem dificil para sedentários.

Editado por RicardoRM
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
4 horas atrás, RicardoRM disse:

A estrada da morte sobrevive apenas de historias do passado. Primeiro você vai numa parte asfaltada, chegando a parte de terra, a estrada da morte propriamente dita, eles irão de passar dicas de segurança, vão contar alguma historia que algum Francês morreu duas semanas antes (pobres franceses hahaha ), já fui duas vezes em epocas diferentes e por agencias diferentes, lhe digo, escolha uma agencia menor, pois eles terão um grupo menor e irá aproveitar bem mais. Em 2013 fiz pela agencia El Solario e em 2017 fiz pela Pro Down Hill, essa ultima fica quase em frente ao Hotel que você pretende hospedar.  Escolha um agencia lhe ofereça um bom capacete, isso sim é importante. Isso de bike cheia de perfumaria é papo furado, não é um downhill técnico, é apenas uma estrada asfaltada e outra de terra em boas condições, mas é perigosa, pois é a beira de enormes paredões e enormes barrancos, é só ter cuidado que você desce tranquilo, até naquelas bicicletas antigas dos correios, é sério. No final do passeio, a enorme maioria das agencias se reunem no mesmo local, é tipo um clube com piscina e almoço a vontade, cada grupo ( agencia ) senta em grandes mesas separadas. Mas é um excelente passeio. Pode ficar tranquilo que você consegue reservar para o dia seguinte, estando lá em La Paz.

Se gosta de história,r vá a Tiwanaku , eu gostei.

Chacaltaya é bacana também, deixe para ir quando tiver mais aclimatado, o finalzinho da subida é bem dificil para sedentários.

To achando meu roteiro muita historia já que vou em Samaiapata, mas se vc diz que Tiwanaku é imperdível também....

No passeio da estrada da morte vi que tem duas opções de bike... uma com completo amortecimento dianteiro e traseiro que é mais caro. vc acha melhor esta opção ou escolheu a simples mesmo?

Vi esse video do youtube e confesso que achei bem perigosa e fique com um pouco de medo: 

 

 

gostei das fotos do  Monte Chacaltaya , mas de  valle de la Luna nem tanto, pois já conheço o Vale de la luna do Deserto do Atacama... Vou decidir entre esse e Tiwanaku ou quem sabe os 2.

Editado por igorilas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...