Membros GodFatherBr Postado Dezembro 13, 2021 Membros Postado Dezembro 13, 2021 Estou planejando um mochilão pela europa e me aventurar, conforme permitido pelos países e fronteiras em março de 2022, porém uma grande dúvida me assombra ! global pass do trem vale a pena ? na internet vemos muitos relatos de pessoas reclamando dos passes de trem mensais, em contrapartida, também vi alguns elogios, fiz as contas, e fazer a compra das passagens pra mim de forma separada , apesar da vantagem do preço, acaba me prendendo a um determinado horário da passagem. a pergunta é: Vale a pena comprar o passe de trem, ou é furada, melhor ter o trabalho de comprar passagem trecho por trecho ? Agradeço quem quiser ajudar. Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Dezembro 13, 2021 Colaboradores Postado Dezembro 13, 2021 "Vale a pena" certamente é algo muito subjetivo pois varia da "pena" que cada um fazer valer. Usei uma vez e para mim, não valeu a pena pois não cobria todas as opções de trens e, no fim das contas, teria ficado mais barato comprar as passagens antecipadamente, com melhores opções. O que não gosto nele: Não é válido para TODOS os trens. Ok, é válido, mas se você quer usar um trem noturno ou ainda um trem rápido (ICE/TGV, etc), muitas vezes existe um valor adicional a se pagar (seat reservation fee) Quando planejada com antecedência, a conta final pode ser muito mais barata que o custo do RailPass. Por exemplo, o site da Railpass lista um valor médio por dia de US$ 50, porém, comprei ticket de Bruxelas para Munique por U$ 21 e facilmente encontra de Frankfurt para Munique por menos de 20 ou ainda, de Paris para Bruxelas por 10 Euros. A diferença entre passe para segunda classe e primeira é grande, quando na própria empresa, pode ser muito pequena. Porém, ele é conveniente se você quer ter menos trabalho. Compra um só e embarca onde quiser, dentro da validade, sem precisar se preocupar com aquisição e outras coisas, além de ter flexibilidade de ir e vir, não importando a data. Dessa forma, se você vai passar 3 meses vagando na Europa, seria uma boa pedida, mas se tem um roteiro fixo, pode ser que não seja tão interessante. Agora depende de você se "vale a pena" 2 Citar
Membros anselmoportes Postado Dezembro 13, 2021 Membros Postado Dezembro 13, 2021 Eu acho que só vale a pena se vc ainda não tem um itinerário de viagem. O primeiro mochilão que fiz na vida foi com esse passe, da InteRail. Comprei um válido para a Europa continental e tinha planejado apenas as 2 primeiras semanas dos 30 dias que fiquei viajando. Depois da segunda semana fui decidindo de última hora pra onde ir. Nesse caso valeu a pena, apesar de ter que pagar taxas extras em trens com cama, por exemplo. Agora, se vc tem seu roteiro já planejado, creio que não vale a pena. Sabendo de antemão quais os seus destinos, vale a pena comprar as passagens antecipadamente e assim vc economiza uma boa grana. Citar
Colaboradores Rafael_Salvador Postado Dezembro 14, 2021 Colaboradores Postado Dezembro 14, 2021 17 horas atrás, pmichelazzo disse: pois não cobria todas as opções de trens É um fator a ser considerado. O viajante tem que ter um roteiro, ainda que com alguma flexibilidade, mesmo porque hospedagem em cima da hora também é caro. Uma vez tendo um roteiro, a depender da região e dos deslocamentos pode ser interessante financeiramente ou, sair a conta pela receita e valer pela flexibilidade. 17 horas atrás, pmichelazzo disse: (seat reservation fee) Não é por ser o "passe" que rola essa taxa (fee) ... A depender do trem mesmo avulso paga-se a reserva. Dbahn por exemplo , salvo engano... Como é sua primeira viagem, procura ver bem a questão de onde ficam os assentos correspondente a classe de "passagens" (Tickets) que voce tem direito. Outra questão são as empresas ou consórcios que fazem parte do acordo para determinados passes. Somente para dar um exemplo, até pouco tempo tinha "All Belgium Station", que dava direito a uma conexão em "qualquer estação da Belgica"... Porem essa conexão free so valia para os trens da SNBC, muita gente entrava nos trens internacionais desavisadamente, sentava na primeira classe ainda por cima e levava uma bela multa. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.