Ir para conteúdo

Egito - Dicas atualizadas! Março 2022

Posts Recomendados

• Membros
Em 12/03/2022 em 20:03, samantha.v disse:

Oi pessoal!! Acabei de voltar do Egito e encontrei algumas coisas lá que foram um pouco diferentes do que eu havia lido em relatos anteriores, então venho aqui trazer essas dicas atualizadas!

Passei 2 semanas lá. Conheci Cairo, Luxor, Aswan e Alexandria. Daria para ter feito esse roteiro em 10 a 12 dias, fiquei mais tempo pois queria ir ao White desert, mas acabou não rolando.

Visto eletrônico

Agora brasileiro pode pedir e-visa! Não precisa mais pedir o visto na chegada no aeroporto. O valor é o mesmo (25 USD), e é bem mais prático, você já chega lá com o visto (uma fila a menos para enfrentar na chegada). O processo é bem rápido e fácil, meu visto chegou por email em uns 2 ou 3 dias. O site para dar entrada no pedido é esse: https://www.visa2egypt.gov.eg/ 

Fotografia liberada

Liberou geral a câmera fotográfica! Antigamente em todo lugar que ía você precisava comprar um ticket de entrada e um ticket de câmera. Agora acabou isso, liberou geral! Apesar de todas as placas nas entradas das bilheterias estarem desatualizadas, ainda informando valor adicional de fotografia, quando você vai comprar eles sempre informam que não precisa mais.

As múmias se mudaram

Antes as múmias reais eram visitadas no museu antigo (o prédio vermelho), precisava comprar um ticket para o museu e um ticket separado para a sala das múmias. Agora esse museu antigo só tem um bilhete de entrada.

As múmias estão desde abril de 2021 no museu novo (Museu da Civilização Egípcia) - cuidado para não confundir com o tão falado Grand Egyptian Museum em Giza, que ainda não foi inaugurado.

Vale a pena visitar os dois museus. O museu antigo é de dar raiva, peças de valor inestimável para a humanidade abandonadas de qualquer jeito em um prédio sem climatização, sem controle de umidade, muitas peças sem vidro com as pessoas colocando a mão, as peças que tinha vidro ele era tão imundo que mal dava pra ver o que tinha dentro, praticamente nenhuma placa indicativa. Mas mesmo assim ainda vale a pena visitar porque as peças da tumba do Tutankamun, inclusive sua máscara funerária, ainda estão lá. Não perca tanto tempo nesse museu.

O Museu da civilização egípcia é um museu recém inaugurado, esse sim dá para chamar de museu. Apesar de a coleção ainda ser pequena, são somente 2 salas, consegue passar uma noção em linhas gerais da história do Egito da pré-história até os dias atuais. A sala das múmias é espetacular, mas vale a pena ver com calma o museu todo.

O GEM ainda não previsão de inauguração.

White Desert

No momento não estão fazendo tour em grupo por conta de a quantidade de turistas ainda estar pequena, somente tour privado, com um custo que para mim foi muito elevado, acabei desistindo de ir.

Aplicativos

2 aplicativos que usei para transporte e ajudaram bastante:

InDriver - estilo Uber mas mais barato, funcionou em todas as cidades por onde passei

Suívl - Transporte de van entre cidades estilo Uber. Usei entre Alexandria e Cairo e foi excelente, não sei se funciona para trechos mais longos.

Hospedagem

Muito cuidado quando forem reservar hospedagem baseado em review do Booking / Google / Tripadvisor etc. Em vários lugares onde me hospedei os donos forçaram muito a barra pelas recomendações, chegou ao ponto de em um dos lugares eu ter que dar uma nota 10 com o recepcionista sentado na minha frente olhando o que eu estava escrevendo. As avaliações online não são nada confiáveis. Busquem recomendações aqui no mochileiros ou em outros sites estilo fórum.

Minhas impressões gerais sobre o Egito

Fui sozinha e sem guia, passei vários perrengues mas sobrevivi rsrs. Encarei desse jeito pois tenho muita experiência em viajar independente e sozinha, inclusive em países bastante pobres e já havia estado em países de maioria muçulmana também. Mas só recomendo se você também tiver tal experiência. Se você só conhece Europa e Estados Unidos, nem sonhe em ir pro Egito sem guia.

A infraestrutura do país é sofrível. Sinceramente, o Egito é um país que parece que não tem governo e as pessoas estão abandonadas a própria sorte. Muita gente em situação de miséria, adolescentes analfabetos, sinalização de trânsito completamente inexistente, entulho  para todo lado nas ruas, sinal de celular deixa a desejar, rede elétrica bastante ruim. Uma situação muito triste de se ver. O que compensa isso é o povo egípcio, que é extremamente receptivo com os turistas, não medem esforços para ajudar. Todas as vezes que passei perrengue, sempre teve alguém para me ajudar. Inclusive o pessoal da polícia turística, que tem certa fama de querer tirar dinheiro dos turistas, comigo eles foram maravilhosos. Os egípcios amam brasileiros! Quando estiver desesperado já fala logo pra alguém que você é brasileiro que e eles vão fazer de tudo pra te ajudar!

Em termos de segurança, não tenho absolutamente nenhuma reclamação. Me senti 100% segura em todos os lugares por onde passei. Andava na rua sozinha, de noite, com o celular na mão, sem nenhuma preocupação.

Se você tem vontade de conhecer o Egito, a hora é agora! O fluxo de turistas ainda está muito baixo comparado ao que era antes, não tive problema com superlotação em nenhum dos lugares que visitei (que era um clássico problema na hora de conhecer os templos).

• Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...