Ir para conteúdo

Egito - Dicas atualizadas! Março 2022


Posts Recomendados

  • Membros
Em 12/03/2022 em 20:03, samantha.v disse:

Oi pessoal!! Acabei de voltar do Egito e encontrei algumas coisas lá que foram um pouco diferentes do que eu havia lido em relatos anteriores, então venho aqui trazer essas dicas atualizadas!

 

Passei 2 semanas lá. Conheci Cairo, Luxor, Aswan e Alexandria. Daria para ter feito esse roteiro em 10 a 12 dias, fiquei mais tempo pois queria ir ao White desert, mas acabou não rolando.

 

Visto eletrônico

Agora brasileiro pode pedir e-visa! Não precisa mais pedir o visto na chegada no aeroporto. O valor é o mesmo (25 USD), e é bem mais prático, você já chega lá com o visto (uma fila a menos para enfrentar na chegada). O processo é bem rápido e fácil, meu visto chegou por email em uns 2 ou 3 dias. O site para dar entrada no pedido é esse: https://www.visa2egypt.gov.eg/ 

 

Fotografia liberada

Liberou geral a câmera fotográfica! Antigamente em todo lugar que ía você precisava comprar um ticket de entrada e um ticket de câmera. Agora acabou isso, liberou geral! Apesar de todas as placas nas entradas das bilheterias estarem desatualizadas, ainda informando valor adicional de fotografia, quando você vai comprar eles sempre informam que não precisa mais.

 

As múmias se mudaram

Antes as múmias reais eram visitadas no museu antigo (o prédio vermelho), precisava comprar um ticket para o museu e um ticket separado para a sala das múmias. Agora esse museu antigo só tem um bilhete de entrada.

As múmias estão desde abril de 2021 no museu novo (Museu da Civilização Egípcia) - cuidado para não confundir com o tão falado Grand Egyptian Museum em Giza, que ainda não foi inaugurado.

Vale a pena visitar os dois museus. O museu antigo é de dar raiva, peças de valor inestimável para a humanidade abandonadas de qualquer jeito em um prédio sem climatização, sem controle de umidade, muitas peças sem vidro com as pessoas colocando a mão, as peças que tinha vidro ele era tão imundo que mal dava pra ver o que tinha dentro, praticamente nenhuma placa indicativa. Mas mesmo assim ainda vale a pena visitar porque as peças da tumba do Tutankamun, inclusive sua máscara funerária, ainda estão lá. Não perca tanto tempo nesse museu.

O Museu da civilização egípcia é um museu recém inaugurado, esse sim dá para chamar de museu. Apesar de a coleção ainda ser pequena, são somente 2 salas, consegue passar uma noção em linhas gerais da história do Egito da pré-história até os dias atuais. A sala das múmias é espetacular, mas vale a pena ver com calma o museu todo.

O GEM ainda não previsão de inauguração.

 

White Desert

No momento não estão fazendo tour em grupo por conta de a quantidade de turistas ainda estar pequena, somente tour privado, com um custo que para mim foi muito elevado, acabei desistindo de ir.

 

Aplicativos

2 aplicativos que usei para transporte e ajudaram bastante:

InDriver - estilo Uber mas mais barato, funcionou em todas as cidades por onde passei

Suívl - Transporte de van entre cidades estilo Uber. Usei entre Alexandria e Cairo e foi excelente, não sei se funciona para trechos mais longos.

 

Hospedagem

Muito cuidado quando forem reservar hospedagem baseado em review do Booking / Google / Tripadvisor etc. Em vários lugares onde me hospedei os donos forçaram muito a barra pelas recomendações, chegou ao ponto de em um dos lugares eu ter que dar uma nota 10 com o recepcionista sentado na minha frente olhando o que eu estava escrevendo. As avaliações online não são nada confiáveis. Busquem recomendações aqui no mochileiros ou em outros sites estilo fórum.

 

Minhas impressões gerais sobre o Egito

Fui sozinha e sem guia, passei vários perrengues mas sobrevivi rsrs. Encarei desse jeito pois tenho muita experiência em viajar independente e sozinha, inclusive em países bastante pobres e já havia estado em países de maioria muçulmana também. Mas só recomendo se você também tiver tal experiência. Se você só conhece Europa e Estados Unidos, nem sonhe em ir pro Egito sem guia.

A infraestrutura do país é sofrível. Sinceramente, o Egito é um país que parece que não tem governo e as pessoas estão abandonadas a própria sorte. Muita gente em situação de miséria, adolescentes analfabetos, sinalização de trânsito completamente inexistente, entulho  para todo lado nas ruas, sinal de celular deixa a desejar, rede elétrica bastante ruim. Uma situação muito triste de se ver. O que compensa isso é o povo egípcio, que é extremamente receptivo com os turistas, não medem esforços para ajudar. Todas as vezes que passei perrengue, sempre teve alguém para me ajudar. Inclusive o pessoal da polícia turística, que tem certa fama de querer tirar dinheiro dos turistas, comigo eles foram maravilhosos. Os egípcios amam brasileiros! Quando estiver desesperado já fala logo pra alguém que você é brasileiro que e eles vão fazer de tudo pra te ajudar!

Em termos de segurança, não tenho absolutamente nenhuma reclamação. Me senti 100% segura em todos os lugares por onde passei. Andava na rua sozinha, de noite, com o celular na mão, sem nenhuma preocupação.

 

Se você tem vontade de conhecer o Egito, a hora é agora! O fluxo de turistas ainda está muito baixo comparado ao que era antes, não tive problema com superlotação em nenhum dos lugares que visitei (que era um clássico problema na hora de conhecer os templos).

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra
Em 29/03/2023 em 07:05, NaiPoliseli disse:

Olá Samantha, obrigada pelo relato. Estou indo por 10 dias para o Cairo, e gostaria de saber qual guia vc contratou?

Eu não contratei guia, fiz tudo por minha conta. Mas só recomendo para quem já tem bastante experiência em passar perrengue rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Oi Samanatha, voltei do Egito essa semana, realmente lá sem guia é meio complicado kk, Lá tentaram me extorquir no passeio de charrete, e no raio-x do cairo tbm, ficaram pedindo 10 dolares antes mesmo de eu passar a mala no raio-x.

De restante, os lugares lá são incríveis, fiz o cruzeiro pelo nilo, hurghada (submarino e quadriciclo), oasis de siwa, e giza e cairo, fiz todo o percurso com guia. 
Em kom ombo e edfu os vendedores ficam muito em cima forçando muito a venda, em hurghada e em aswan tentaram trancar a gente dentro da loja. O único lugar que consegui comprar foi a loja do Jordi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros
Em 12/03/2022 em 19:03, samantha.v disse:

Minhas impressões gerais sobre o Egito

Fui sozinha e sem guia, passei vários perrengues mas sobrevivi rsrs. Encarei desse jeito pois tenho muita experiência em viajar independente e sozinha, inclusive em países bastante pobres e já havia estado em países de maioria muçulmana também. Mas só recomendo se você também tiver tal experiência. Se você só conhece Europa e Estados Unidos, nem sonhe em ir pro Egito sem guia.

Hospedagem

Busquem recomendações aqui no mochileiros ou em outros sites estilo fórum.

Oi Samantha, tudo bom?

Estou com uma viagem marcada com minha namorada para passar a virada de ano por lá. Estamos com dúvida quanto a necessidade de guia, já li relatos que dizem que precisa e outros que não precisa. Entendi que sem guia é mais difícil, pq tem barreira da língua e tem a questão de quererem se aproveitar de turistas.

A questão da abordagem para oferecer produtos ou para oferecer serviços acho tranquilo, isso não me incomoda e quanto a quererem passar a perna em corridas de taxi ou outras coisas, acho que com bastante atenção e combinar BEM claro antes (vi dicas de filmar com o celular o acordo) acho dá certo.

Mas minha dúvida é quanto a facilidade de encontrar os lugares e se locomover em Cairo, vi q é caótico. É fácil de se locomover com o InDriver então? Tem bastante motoristas? Jogando endereços ou marcando no mapa eles te deixam no lugar certo?

Em Luxor e Aswan que são cidades bem menores fiquei com a impressão de que dá até pra fazer tudo a pé (ou quase tudo), pra mim e minha namorada é tranquilo andar 10km num dia. Queria alugar uma bicicleta, mas n achei nada sobre isso, parece uma alternativa interessante nas cidades menores.

Ouvi falar q o bom de um guia (e um guia bom) além de te carregar e de evitar as investidas de comerciantes é que te leva em lugares de compras com menos chances de coisas de baixa qualidade e etc. Mas não vamos fazer muitas compras.

Tenho experiência com mochilão e não tenho muito problema com perrengue, quero tentar ir sem e minha namorada, que já viajou um pouco aqui pela américa do sul e europa, está preocupada principalmente com Cairo.

 

As hospedagens me preocupam um pouco mais, é cada relato maluco. Quais foram os lugares que se hospedou em Cairo, Luxor e Aswan?

 

Obrigado pelo relato, fiquei um pouco mais confiante de ir sem guia. 😃

Editado por lordello_br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
12 horas atrás, lordello_br disse:

Oi Samantha, tudo bom?

Estou com uma viagem marcada com minha namorada para passar a virada de ano por lá. Estamos com dúvida quanto a necessidade de guia, já li relatos que dizem que precisa e outros que não precisa. Entendi que sem guia é mais difícil, pq tem barreira da língua e tem a questão de quererem se aproveitar de turistas.

A questão da abordagem para oferecer produtos ou para oferecer serviços acho tranquilo, isso não me incomoda e quanto a quererem passar a perna em corridas de taxi ou outras coisas, acho que com bastante atenção e combinar BEM claro antes (vi dicas de filmar com o celular o acordo) acho dá certo.

Mas minha dúvida é quanto a facilidade de encontrar os lugares e se locomover em Cairo, vi q é caótico. É fácil de se locomover com o InDriver então? Tem bastante motoristas? Jogando endereços ou marcando no mapa eles te deixam no lugar certo?

Em Luxor e Aswan que são cidades bem menores fiquei com a impressão de que dá até pra fazer tudo a pé (ou quase tudo), pra mim e minha namorada é tranquilo andar 10km num dia. Queria alugar uma bicicleta, mas n achei nada sobre isso, parece uma alternativa interessante nas cidades menores.

Ouvi falar q o bom de um guia (e um guia bom) além de te carregar e de evitar as investidas de comerciantes é que te leva em lugares de compras com menos chances de coisas de baixa qualidade e etc. Mas não vamos fazer muitas compras.

Tenho experiência com mochilão e não tenho muito problema com perrengue, quero tentar ir sem e minha namorada, que já viajou um pouco aqui pela américa do sul e europa, está preocupada principalmente com Cairo.

 

As hospedagens me preocupam um pouco mais, é cada relato maluco. Quais foram os lugares que se hospedou em Cairo, Luxor e Aswan?

 

Obrigado pelo relato, fiquei um pouco mais confiante de ir sem guia. 😃

Olá Lordello, eu fiz tudo sozinho e sem ajuda de guias. Fiquei quase 20 dias rodando de norte a sul (por terra), de Alexandria a Aswan (já na divisa com Sudão). A dica é, imprima um roteiro com imagens e no caso do Cairo (visita às mesquitas, etc) mesmo que você pegue um taxista que não fale inglês basta você mostrar a imagem do local que pretende visitar que ele vai te levar.  Não compre nada pela internet, pois vai ser explorado com certeza. Um passeio em Gizé, comprando direto lá, você vai pagar uma faixa de 50 a 100 reais, enquanto que pela internet já vi gente pagando 100 dólares. Em frente às Pirâmides existem as bilheterias e inúmeras agências que te oferecem o passeio com camelo, charrete, cavalo, bike etc..  Não senti falta nenhuma de guias e acabei fazendo uma economia incrível. 

Quanto a hospedagem, no Cairo paguei 5 dólares na diária, mas era um hotel MUITO simples, porém, no centrão do Cairo. Não me lembro o nome agora, senão eu faria a referência e indicação, mas posso tentar localizar em minhas anotações.

Apesar das pirâmides serem o cartão postal do Egito, simbolo maior do país, você precisa priorizar também outras regiões, como Luxor, que é o maior museu a céu aberto do mundo. É o local onde ficam os principais templos egípcios, para onde eram levadas as riquezas dos faraós. Para chegar lá pagando pouco, basta ir até a rodoviária e pegar um busão (cerca de 60 reais na passagem + ou -).    SIMMM, seja lá de trem ou de ônibus é uma viagem muito cansativa. Eu parti da rodoviária (centro do Cairo) por volta das 19 horas e cheguei ao amanhecer em Luxor.  

É uma distância considerável (cerca de 700km) mas em minha opinião SUPER vale a pena.  Resguardando as devidas proporções frente às pirâmides, Luxor é um destino imperdível no Egito.

O passeio de balão em Luxor é outra atração fantástica e da mesma forma, feche o passeio "lá no local". Evite contratar agência pela internet, porque vão te cobrar o dobro, triplo.. ou até 10 vezes mais.  Na época eu paguei 50 dólares pelo voo, que dá direito ainda a um lindo certificado em seu nome.  No hotel que você for se hospedar vai ter aqueles tradicionais dispositivos com panfletos, dispostos na portaria/atendente. Você vai fazer sua reserva logo que chegar a Luxor e na madrugada do dia seguinte eles já pegam você no hotel (no bom sentido rs).

Após um trajeto rápido pelo rio Nilo, você chega em uma área desértica onde você assiste o preparo dos balões, que é uma atração à parte. Vai fazer um voo incrível e vislumbrar um belíssimo nascer do sol sobre o templo de Luxor, Karnak, também da rainha Hatshepsut e sobre o Vale dos Reis. Dá uma pesquisada antes sobre estes lugares, pois eu falhei nesse sentido e quando sobrevoei estes pontos eu simplesmente não sabia muito sobre eles.

Quanto ao Mar Vermelho, eu visitei na cidade de Sharm El Sheikh e Dahab, no extremo leste do Egito, na Península do Sinai, pois meu objetivo era escalar o Monte Sinai e também visitar o paraíso do mergulho, Blue Hole, em Dahab. Mas se fosse sugerir a você (caso seja de seu interesse conhecer o mar Morto), sugiro que vá para Hurghada, que fica a pouco mais de 300 km de Luxor. 

De Luxor eu segui para Aswan onde fiz passeios de Feluca, visitei o 'Philae Temple' e segui pelo Nito até Abu Simbel. 

Minha viagem foi super super econômica (como todas que faço) e sem nenhum guia.  Apesar da dificuldade com o idioma (que sob minha ótica é uma adrenalina à parte) você consegue se virar muito bem por lá. 
 

Seu eu puder ajudar em algo mais, estou à disposição.  
Abração e boa viagem.  

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
16 horas atrás, D FABIANO disse:

@Luka Izzo E os cruzeiros pelo Nilo?Também se compra lá?

Olá Fabiano, o que eu fiz foi um passeio noturno pelo Rio Nilo, com saída do Cairo. Alguns com jantar incluído.  Esse passeio curto você contrata lá mesmo e é baratinho.  

No caso dos cruzeiros a reserva precisa ser antecipada, mas não sei quantos dias de antecedência. O valor vai depender do navio que escolher, da temporada do cruzeiro e da rota que fizer (no verão fica quase 100 dólares mais barato).  A rota que eles fazem é Luxor para Assuã (e vice-versa), com paradas nos principais templos. O trajeto ida e volta dura 7 dias. 

Pelo que pesquisei, os melhores sites pra você pesquisar e reservar são: Get Your Guide, Viator e Civitatis). 

 


 

 

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...