Ir para conteúdo

El Calafate, Torres del Paine, Punta Arenas e Ushuaia em dezembro de 2011


Posts Recomendados

  • Membros

Saudações, mochileiros!

 

Em dezembro de 2010 eu fiz a minha primeira viagem sozinha, pro sul da Argentina e do Chile, como teste pra uma viagem de volta ao mundo. Deu super certo, estou partindo em março de 2011 pra RTW, e queria contar a viagem pra Patagônia aqui. Espero que ajude os indecisos a fechar o seu roteiro.

 

Minha viagem não foi exatamente no estilo mochileiro / viajante independente. Pelo menos, não no bolso, porque essa região é cara demais. E eu, por insegurança e por não saber o que esperar por lá, fiz opções mais caras ainda na escolha do roteiro. A viagem valeu cada centavo, mas eu acho que as alternativas de viagem mais barata seriam legais também.

 

Meu roteiro foi o seguinte:

El Calafate - 2 dias + 1 dia de viagem p/ TDP

Torres del Paine - 3 dias + 1 dia de viagem p/ PA

Punta Arenas - 2 dias

Navio Punta Arenas - Ushuaia passando pelo Cape Horn - 3 dias (4 noites)

Ushuaia - 2 dias

 

[t3]Primeira parada: El Calafate[/t3]

Albergue: Hostal del Glaciar Libertador - Foi o albergue mais bonitinho, quentinho, limpo e organizado que eu já conheci. Os quartos eram só de 4 pessoas, com banheiro dentro do quarto. Todos os quartos dão pra um pátio no meio do albergue, com estruturas de madeira e tal. Recomendo fortemente.

A cidade: El Calafate me decepcionou. Muito pequena, cara, e sem grandes atrações, apesar de todos serem muito simpáticos por lá. Os glaciares ficam afastados da cidade, e pra aproveitar a visita você tem que fazer passeios caros de um dia, mas que são sensacionais. A foto abaixo dá uma idéia do que você vai encontrar: uma pequena cidade no meio do deserto, com vista pra montanhas ao fundo.

[align=center]20110214020739.jpg[/align]

[picturethis2=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110214022342.JPG 250 166 Estrada Secundária El Calafate - Perito Moreno]Tour alternativo pro Glaciar: Pro primeiro dia, eu agendei pelo albergue o tour alternativo do Perito Moreno, que pega uma estrada secundária na viagem de ida, passando por estâncias, animais silvestres (lebres, gñandus, condores etc) e muitas e muitas ovelhas. A guia ia contando a história da região, e o tour incluía uma pequena caminhada na beira do Lago Argentino, com vistas para o glaciar Perito Moreno. O dia foi sensacional, e eu duvido que o tour regular seja melhor do que esse.[/picturethis2]

[picturethis2=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110214025201.JPG 250 166 Icebergs formados pelo Glaciar Upsala]Estância Cristina: No segundo dia em El Calafate, fui para a Estância Cristina, num passeio também contratado no albergue. Sen-sa-ci-o-nal. Apesar do percurso longo pra chegar lá, que envolve uns 40 minutos num ônibus mais 2 horas num barco, a viagem é maravilhosa. No caminho, passamos pelo braço Upsala do Lago Argentino, onde um pedaço enorme (800 metros de comprimento) desse glaciar se rompeu em 2009, formando diversos icebergs que ficaram agrupados na região[/picturethis2]

[picturethis2=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110214022832.JPG 250 166 Glaciar Upsala, visto da Estância]Na Estância, uma viagem em 4x4 mais um pequeno trekking nos levaram até um mirador do Glaciar Upsala. Vista mais inesquecível de toda a viagem. O contraste do lago azul com as pedras vermelhas e o gelo do glaciar formam uma imagem de outro mundo, e linda demais pra esquecer.[/picturethis2]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110214031107.JPG 255 182 EcoCamp][t3]Segunda parada: Torres del Paine[/t3]

Como eu estava viajando sozinha, não fazia trekking há mais de 5 anos e estava totalmente fora de forma, eu preferi contratar um tour guiado do Torres de Paine. Escolhi uma versão curta do popular circuito W, com a agência Cascada. Nesse tour, ficamos hospedados 4 noites no EcoCamp, com todo o conforto que se pode esperar - exceto banheiros individuais - e uma noite no refúgio Paine Grande. A comida e o serviço no EcoCamp eram um luxo total, os guias muito atenciosos e bem preparados, e o grupo divertido. Recomendo pra quem estiver disposto a pagar um pouco mais por uma aventura com conforto.[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110214031849.JPG 255 182 Cueva del Milodón]No caminho pro TDP, nós paramos para uma curta caminhada até a Cueva del Milodón, que é essa caverna aqui ao lado. Vale a visita.

O percurso do 'Short-W' era uma versão 'V/' do W. No primeiro dia, subimos do Paine Grande até o mirador do vale francês, voltando até o Paine Grande. No segundo dia, andamos até o Mirador Grey, e pegamos o barco + van até o ecoCamp, na base da subida pro mirador das torres, que subimos no terceiro e último dia de caminhadas.[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110214043039.JPG 255 182 Guanacos no Torres del Paine]Nas regiões mais planas de acesso ao parque, encontramos grupos de guanacos correndo e pastando livremente. O circuito W é muito movimentado, e todo nas montanhas ao redor das três torres. Os guanacos não chegam muito perto desse caminho, infelizmente.[/picturethis]

[picturethis2=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110214032328.JPG 255 166 Legenda da Foto][t3]Punta Arenas[/t3]

A cidade de Punta Arenas também não tem grandes atrações. Eu fiquei no hotel Ilaia, que foi o lugar perfeito pra descansar depois do trekking. Meu objetivo aqui era um só: ver os pinguins da Ilha Magdalena. Fui com a Solo Expediciones, e gostei bastante. Se eu fosse de novo, contrataria a viagem pro Seno Otway, que custa a metade da viagem pra Isla Magdalena e, por ser mais perto, está menos sujeito a cancelamentos por causa de mau tempo.

O contato com os pinguins foi inacreditável. Bichinhos super dóceis, eles até deixavam alguns turistas mal-educados fazerem carinho neles. Os casais estão sempre juntos, ou um está cuidando dos recém-nascidos enquanto o outro sai pra pescar. Quem não fica doido com um pinguim?[/picturethis2]

[picturethis2=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110214033421.JPG 255 166 Cape Horn][t3]Cruceros Australis: Punta Arenas - Ushuaia[/t3]

A viagem de navio de Punta Arenas até Ushuaia foi a grande extravagância da minha viagem. Foi o meu presente de aniversário e natal de 2010 e dos próximos vários anos, porque eu queria muuuuito ir. Foi lindo, foi ótimo, mas entre o TDP e esse navio, eu ficaria com o parque.

Toda a viagem acontece nos canais Beagle e no Estreito de Magalhães, passando pela cordilheira Darwin. Esta é uma região extremamente interessante e cheia de história. Foi por aqui que Fernão de Magalhães encontrou um caminho para o Oceano Pacífico (assim batizado por ele) e viabilizou a primeira viagem de circumnavegação. E foi aqui que Darwin encontrou os fueguinos que se tornaram tão importantes no desenvolvimento da sua teoria.

O ponto alto da viagem de navio foi a viagem até o Cabo Horn, conhecido como o ponto mais ao sul da América do Sul e o local de centenas de naufrágios. Desembarcamos em zodiacs que nos levaram até a ilha de hornos, onde conhecemos o farol, uma pequena capela e o monumento da foto ao lado. A aventura começou quando de uma hora pra outra, o tempo virou e começou a chover granizo e a ventar muito forte. A ponto de derrubar qualquer pessoa. A única saída era sentarmos no chão, protegendo o rosto das pedras de gelo, e esperarmos passar a tempestade. Quando melhorou um pouco, voltamos ao navio, sendo que essa curta viagem nos zodiacs tinha ondas tão grandes que todos ficaram encharcados. Mas voltamos bem pro navio. Uma aventurazinha pra animar a viagem![/picturethis2]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110214035800.JPG 255 166 Sendero de la Costa, Parque Nacional de Ushuaia][t3]Ushuaia[/t3] Finalmente, a última etapa da minha viagem. Ushuaia é uma gracinha de cidade. O parque nacional é lindo e vale a pena conhecer. Eu fiz a caminhada de 4 a 5 horas do sendero de la costa. Em qualquer hotel você consegue contratar uma van que funciona com horários regulares par ir e voltar do parque. Não é barato, mas é uma boa opção pra chegar lá. Pra jantar, recomendo muito o Chez Manu, a alguns minutos de taxi da cidade.

 

[t3]Considerações finais[/t3]

Apesar de eu ser uma viajante experiente e de conhecer muitos paises, essa foi uma das viagens mais bonitas e interessantes que já fiz. A extensão dos parques nacionais na Argentina e no Chile, a diversidade do terreno e dos animais silvestres que encontramos por lá, são características únicas e muito especiais da Patagônia. Você sente que foi transportado pra um outro mundo, muito mais tranquilo e generoso do que a nossa vida na cidade conhece.

Existem opções de viagem na Patagônia pra todos os níveis de preparo físico. Essa viagem foi ideal pro meu. E vou dizer mais, por causa do Torres del Paine, eu já estou programando uma lista enorme de outros trekkings. Às vezes, um bom guia é tudo o que você precisa pra perder o medo da montanha.[/picturethis]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Katia e Kid,

 

Pelo o que eu me lembro, cada passeio custava uns R$500 por dia, incluindo hotel, 3 refeições, os guias etc. Mas eu não tenho boa memória pra esse tipo de coisa. Pode ter sido um pouco mais ou um pouco menos...

 

Kid, procura os passeios da Navimag que são mais em conta. Eu agendei tudo em cima da hora e já não tinha mais lugar.

 

Katia, a gente andava umas 6 a 8 horas por dia, com algumas paradas no meio pra descansar, comer, apreciar a paisagem... E mais, em subidas e descidas. É puxado, mas eu estava bem fora de forma e consegui -- então qualquer um consegue. Depois de ficarmos exaustos tentando ir no ritmo dos gringos no primeiro dia, eu e os outros dois brasileiros começamos a pegar mais leve, andando num ritmo confortável pra nós, e as caminhadas ficaram muito mais divertidas. Quem liga se a gente demorava 1 hora a mais pra fazer o mesmo percurso? Enfim, não tenha medo da caminhada, a viagem vale muito a pena.

 

Abraços,

Beta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Oi Camila,

 

A viagem de navio demorou 3 dias e 4 noites, mas porque ficávamos passeando pela regiao. Seria menos de um dia se fossemos direto.

 

Eu não tenho informações de voos PA-Ushuaia, mas se me lembro bem, existem linhas de onibus que fazem o trajeto. Eu chutaria que leva umas 10 a 12 horas.

 

Abracos,

Beta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ola Camiltorres, existem duas empresas de onibus que fazem P. Arenas x Ushuaia.

Foram 10 horas de bus, paisagem bacana, nao achei cansativo. Viagem diurna, da pra ver bem o deserto patagonico e atravessar o Estreito de Magalhaes.

No meu relato tem mais detalhes e tals!!!

Agora de Uhshuaia para El Calafate fiz aereo com Aerolineas Argentinas , comprei com antecedencia, preço bem barato mesmo.

Abrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...