Ir para conteúdo

Canivetes & Facas: Afiação


Posts Recomendados

  • Membros

Rmcolpani,

 

Como vai? Eu tenho um gadget semelhante à este, o pocket pal da Smith's. Ele funciona, se usado com as devidas cautelas. O grande problema é que o sistema de "mordentes em X" com pastilhas de tungstênio podem causar danos no fio se usados indevidamente. Mas sem dúvidas pode ser rápido para reparar fios muito danificados, principalmente em aços com baixos/médios volumes de carbonetos e que estes não sejam de Mo, W e V.

 

Eu, apenas como questão individual, prefiro que meus fios não tenham o tipo de afiação que estes gadgets propiciam, que pode ser até bom para aqueles que não têm experiência em afiação. Eu usaria a carborundum cortada. Mas tenho que reconhecer, principalmente nos casos dos aços citados por você, que não possuem carbonetos primários, que ele poderia ser mais prático caso você não tenha experiência com afiação manual em pedras.

 

Mas o contraponto também é verdadeiro, ou seja, com uma simples carborundum ( pedaço ) e um pouco de experiência você conseguirá muito bom fio nestas lâminas ( aços ) à campo.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Respostas 461
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Diego,

 

Sua Mora é em aço carbono e se tem uma coisa que aços carbono planos ( no caso, 1095 ) adoram fazer é oxidar! Não é falta de cuidado ou mal uso, é algo inerente ao aço.

 

Uma lixa 2000 deve fazer a mágica.Mas se tiver óxido de cromo ( pasta jacaré ) ou outras pastas de polimento, tente as mesmas primeiro, pois se for bem superficial elas darão conta. Se estiver mais profundo, sem ainda ser um pit de corrosão, então a lixa 2000 resolverá.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá pessoal, sempre leio as discussões muito interessantes de vocês por aqui e agora decidi me registrar pra colocar minhas duvidas em pauta e apimentar mais as discussões.

 

Não sei absolutamente nada sobre afiação, mas essa semana vou fazer um angulador semelhante ao do cabraljr e começar a estragar as facas da cozinha kkkkk

 

Ae surgiu minha primeira duvida, em um post do cabraljr em 2012 ele falou que devido a macies das facas de cozinha seria bom ir só ate uma granulação 400, sera que teria como explicar melhor cabral? Isto é se ainda tiver essa opinião já que faz tanto tempo e tenho certeza que o amigo está muito mais experiente agora, desde já agradeço.

 

E se puderem me ajudar com mais uma coisa, inicialmente não pretendo refazer o fio de nenhuma faca apenas afiar o fio existente, estou pensando em comprar a pedra dupla face da tramontina com granulação 400/1000 dispensando a carborundum por enquanto, acham que estou certo ou uma carborundum dupla face é indispensavel?

 

Lembrando que não sei nada de afiação, comecei agora nessa febre de açõ kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Sobral, como vai? Desculpe-me por não responder antes, mas é que não recebo mais notificações por e-mail de atividades nos tópicos devido à minha inatividade.

 

Na verdade mudei um pouco a recomendação sim; em facas de muito baixa dureza o ideal não é chegar sequer à grana 400 ( lixa d'água ), ficando na grana 150/160 ( lixa d'água ) o que equivale dizer o lado fino da carborundum dupla face, que tem grana equivalente a uma lixa mais ou menos 160. E isso no máximo, podendo se quiser ficar mesmo só no lado grosso ( mais ou menos equivalente a uma lixa 90/100 ).

 

Como na cozinha alguns cortes são do tipo push cut, eu recomendaria ir até o lado fino da carborundum, pois se o fio for bem feito ele capaz de executar o que eu chamo de "push cut meia boca" e rapar alguns cabelos.

 

Por coincidência fiz um vídeo mostrando justamente esta questão:

 

Quanto à sua questão das pedras, eu não tenho a dupla face da Tramontina, mas alguns amigos que a possuem inclusive as compararam com as Kings japonesas e reportaram como sendo excelentes pedras! Como você não pretende fazer desbastes pesados em suas lâminas, acho que pode perfeitamente comprar só a Tramontina.

 

Mas se conselho fosse uma coisa boa, eu o aconselharia a comprar também uma carborundum dupla face, que custa não mais do 15 reais, para simplesmente economizar sua pedra Tramontina que deve estar custando próximo dos 100 reais. Você faria a manutenção dos seus fios na Tramontina e se eventualmente alguns deles ficassem mais danificados você faria o reparo "grosso" usando o lado fino da carborundum ou talvez começando mesmo pelo lado mais coarse, depois suavizando no lado fino para então suavizar ainda mais no lado fino da Tramontina para finalmente dar um polimentozinho no lado fino da Tramontina ( 1000 ). Com isso sua Tramontina irá durar uma eternidade!

 

Quanto aos anguladores são a coisa mais simples do mundo de se fazer; pode usar até tabuinhas de madeira e faça/recorte uns triângulos retângulos de papelão para ajustar os ângulos desejados.

 

Um 2015 com muita saúde para você e todos os seus!

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sobral, me desculpe novamente, pois acabei não respondendo sua questão!

 

É o seguinte: aços com baixa dureza rolam o fio de maneira extremamente fácil, sequer exigindo muita pressão para que tal deformação ocorra, sendo assim, o simples fato de forçar a lâmina em alimentos mais duros, aliado ao fato da instabilidade natural do nosso sistema muscular que fatalmente leva a movimentos de torção na lâmina, o que em última análise quer dizer carga lateral, e mais ainda os inevitáveis impactos nas tábuas de cortar, levarão às deformações nos fios.

 

Fios mais polidos são excelentes em push cuts, mas não costumam ser muito agressivos e por isso quando se vai efetuar slice cuts, que é quando se desliza o fio ao longo do meio a ser cortado, exige-se maior força e com isso, o impacto nas tábuas após o corte ser efetuado também se dá em maior intensidade, novamente favorecendo a deformação ( rolamento ).

 

Outro detalhe a ser considerado é que facas de cozinha, em sua maioria, além das menores durezas também são confeccionadas em aços com baixa resistência à abrasão, e com isso também tendem a perder o corte por arredondamento e/ou aumento da secção transversal do fio propriamente dito.

 

No caso de fios acabados em pedras de grana mais grossa, ou seja, com acabamento menos polido ou mais grosseiro, têm altíssima agressividade e requerem absurdamente menos força para executarem slice cuts que seus equivalentes polidos. Outro detalhe interessante, é que apresentando milhares de micro-dentes que funcionam como uma cegueta em escala microscópica, ao sofrerem o desgaste, estes micro-dentes ou formam novos micro-micro-dentes ou se desalinham, originando uma cegueta verdadeira, com os dentes "travados", o que potencializa os cortes.

 

Com tudo isso, os fios mais grosseiramente acabados, em aços menos duros, duram mais que os fios polidos nestes mesmos aços.

 

Acho que deve ter ficado claro.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ficou muito claro, muito obrigado, vou comprar primeiro a carborum que é mais barata e aprender com ela ::otemo::

 

Agora que aproveitar o conhecimento dos amigos do forum pra uma questão que me deixou muito empolgado, encontrei um facão velho na chacara da minha sogra que tem gravado em baixo relevo "sorocaba", fui pesquisar na internet e pra minha supresa cheguei aos seguintes links.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-612693314-faco-antigo-sorocaba-sorocabano-2-riscas-tam-465-cm-_JM

 

http://www.colecaoorsini.com.br/facas_sorocaba.php

 

Segundo minha mulher elas tem esse facão a mais de vinte anos, teria eu encontrado uma reliquia? ::ahhhh::

 

Seguem fotos do facão:

 

20150103-0007.jpeg.9fa6d3823e5a2fc3a583047a0e0564ff.jpeg

20150103-0006.jpeg.13d2695b7a5b32409c489a90da2bace3.jpeg

20150103-0005.jpeg.b95c9672adb899a9483c362a2905fb46.jpeg

20150103-0004.jpeg.7b76f34ecb7ee027c0aa19b706cfb201.jpeg

20150103-0003.jpeg.31d4ed5ceef3f68eb8db97d07fe4346f.jpeg

20150103-0002.jpeg.6aa20917aa28d5120cbda38c9f57f739.jpeg

 

Como podem ver está bem feio de ferrugem, minha intenção é lixar ate a lixa 1200 pra ver se consigo recuperar ele, mandar colocar um cabo e afiar pra eu usar quando for acampar, o que acham? Sera mesmo um sorocaba original? Dicas pra tirar a ferrugem serão muito bem vindas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...