Ir para conteúdo

Canivetes & Facas: Afiação


Posts Recomendados

  • Membros

Andei lento quase todo o tópico e achei sensacional, mas ainda me restou uma dúvida.

As lixas parecem ser uma ótima opção p/ o campo (bem mais leves q carregar uma pedra) mas é possível utlizá-las para todos os tipos de corte ou apenas o convexo? E em todos eu uso o movimento contrário ao fio ou também apenas no convexo?

 

Obrigado

 

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 461
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

ferrib,

 

Se a lixa tiver grana 400 e principalmente superior você realmente irá correr o risco de cortar a lixa ao afiar as lâminas com o fio indo de encontro à lixa. E usando ou não um meio resiliente por baixo da lixa que pode ir desde couro e borracha até à folhas de árvores, passando pelo apoio sobre a coxa ( não recomendado ), usando o movimento "fugindo do fio" ( passar manteiga ), você fatalmente estará convexando o fio, quer seja ele já convexo ( mantendo ) ou em "V".

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Fodi 2 lâminas...hehehehe

Cara . Estou com um problema seríssimo! Já acendí uma vela pra São Cabral dos AÇOitados.

 

Olá Gribel!

 

 

Como foi isso? Com o "afiador" novo ???

 

Abs!

 

Olá, nobre Getúlio.

 

Rapaz...uma pedra de óxido de alumínio.

É que eu sou ruim de serviço memo. Estou aprendendo. Nem sei qual pedra é bacana de comprar.

Vou estragando umas lâminas aqui...mas consegui recuperar um Zebuzinho petico. Tá quase como era antes de eu emporcalhá-lo...rs

Estou tendo dificuldade com inox. Carbono...só tive coragem com esse canivetinho. Minhas lindinhas de carbono, só depois que eu adquirir mais traquejo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ví um cara no bushcraftbr que fez um kit muito legal. Ele comprou uma pedra ( não sei qual ), cortou uns compensados no tamanho da pedra, onde colou as lixas e um pedaço de couro. Uns 5 compensados. E fez uma caixinha de alumínio, ficando poudo maior que um SAK grande. Aí ele juntou uma mini chaira e um pedacinho duma massinha de polimento. Muuuito foda. O cara tem muita habilidade...foi um dos melhores vídeos de review que já ví. Assim que eu descobrir que pedra comprar, farei um desses, e ainda deixarei acoplado uma pequena lima. À pesquisar tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu cabraljr!

Então lixa no mato só p/ fio convexo mesmo?

O q vc recomendaria levar p/ afiar outros fios no campo? Conhece as pedrinhas da Victorinox? Será q prestam?

 

Mais uma coisa, assisti os seus vídeos tb e me surgiu uma outra dúvida. Para o fio convexo vc sugere colocar a lixa sobre uma superfície tb convexa (como por exemplo um pedaço de bambu) o q ajuda a dar a forma do fio. Mas uma superfície convexa não iria dar um formato contrário? Pensei, pensei e não consegui entender...p/ mim (q não entendo nada) uma superfície q ajudasse a dar uma forma convexa deveria ser concava.

 

Novamente obrigado!

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ferrib,

 

O melhor custo/benefício e qualidade de fio em termos de afiação à campo é um pedaço cortado da pedra carborundum dupla-face. Se portabilidade extrema for necessário, cortar pedaços no sentido perpendicular ao longo eixo da pedra, que irá resultar em pedrinhas com cerca de 2 a 3cm de altura, por 2 ou 3cm de largura e uns 5 ou 6cm de comprimento.

 

Outra opção é cortar a pedra dupla-face em cruz, o que resultará em 4 pedras de afiar dupla-face com dimensões reduzidas. Uma destas proporciona melhor afiação que as menores citada antes, mas implicam em volume um pouco maior e também um peso um pouco maior.

 

A "pedra" Fallkniven DC-4 é uma alternativa mais compacta e um pouco mais eficiente que a carborundum dupla-face. Entenda-se eficiência em termos de polimento final do fio obtido, porque em termos de desbaste mais rápido do aço o lado "grosso" da carborundum me parece mais eficiente que o diamantado da DC-4. Mas a cerâmica da DC-4 proporciona um polimento muito, mas muito superior ao lado "fino" da carborundum. Entretanto seu custo é bem mais elevado, ficando com o frete em torno de 30 dólares, o que daria para comprar 4 ou 5 pedras carborundum dupla-face 108N e produzir cerca de 16 ou 20 pedras se cortas em cruz! É pedra para todo um grupo ou para a vida inteira...

 

No caso da carborundum dupla-face ( a 108N da Saint Gobain é senão a melhor, uma das melhores e com baixo custo, cerca de 10 a 15 reais ), dá se cortando em cruz, uma pedra para você e mais 3 amigos. Para cortá-la, uma serra mármore com disco diamantado para cortar cerâmica. Estas usadas por pedreiros em obras quando se estána fase do acabamento.

 

Com relação à sua dúvida doporque utilizar uma superfície convexa como por exempo um gomo ou "meia-cana" de bambu, note que algum material resiliente é colocado sobre ele, como couro, borracha, EVA, tecido, folhas, etc. A intenção de se usar uma superfície convexa rídida sob o meio resiliente é tornar mais fácil a afiação convexa de lâminas curvas e recurvas, além de acentuar a efetividade de esgaste provocadopelas lixas pois a superfície convexa do apoio sobre o qual vão as lixas propicia menor área de contato instântaneo do fio com a lixa , o que potencializa o desgaste do aço e em lâminas com maior ou diferentes graus de curvatura do fio, impede que o fio seja "deformado" com eliminação da curvatura natural existente ou que surjam pontos ao longo do fio com diferentes graus de desgaste ou mesmo, às vezes, sem desgaste.

 

E lembre-se que afiação à mão livre, mesmo da forma tradicional tentando fatiar a pedra, em maior ou menor grau irá implicar em algum nível de convexidade no fio obtido, provocado pela nossa natural falta de controle muscular absoluto ao executarmos movimento repetitívos, que sempre sairão em maior ou menor grau com um pouquinho de diferença entre sí.

 

Se tiver restado alguma dúvida, por favor pergunte.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...