Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 72
- Visualizações 15.9k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Isabelli Vasco 23 posts
-
morganriva 6 posts
-
Prisilva 5 posts
-
PamelaValent 4 posts
Eu e Dilla partimos de Recife a Campo Grande de avião em novembro de 2014. De lá começamos a nossa viagem por terra e continuamos até o fim (janeiro 2015) nas estradas montanhosas, cheias de curva, poeira e pedra da Bolívia, do Peru e do Chile. Experimentamos as mudanças de cenário nos três países e, do meu ponto de vista, isso valeu muito a pena. Pegamos uns motoristas meio doidos, ônibus com cadeira quebrada (por 20h de viagem), criança vomitando, chola fedendo a suvaco mal lavado... Tudo isso faz parte. Vá esperando o pior e adote a filosofia d'o que vier é lucro! Com a gente deu super certo.
Em resumo nosso roteiro foi o seguinte: BRASIL > BOLÍVIA > CHILE > PERU > BOLÍVIA. Mudamos pouca coisa do roteiro original publicado aqui http://www.mochileiros.com/bolivia-chile-e-peru-40-dias-precos-e-trajetos-2014-2015-t102783.html.
Segue meios de transporte, duração das viagens e valores em moeda local (câmbio abaixo):
BRASIL
Recife > Campo Grande | avião - 12 mil milhas (4h)
Aeroporto > Rodoviária Campo Grande | ônibus R$ 6 (30min)
Campo Grande > Corumbá | ônibus - R$ 93,86 (6h30)
Corumbá > Puerto Quijarro | táxi - R$ 40 (30 min)
BOLÍVIA
Puerto Quijarrro > Terminal rodoviário | táxi - BOL 30 (10min)
Terminal > Santa Cruz | Trem da morte - BOL 70 (17h)
Santa Cruz > Sucre | ônibus - BOL 60 (14h)
Sucre > Uyuni | ônibus (sim, tem ônibus direto) - BOL 95 (10h)
CHILE
Uyuni > Atacama | transfer incluso no tour (30min)
Atacama > Arica | ônibus - CLP 17.200 (8h)
Arica > Tacna | táxi - CLP 4.000 + 300 taxa terminal (2h)
PERU
Tacna > Arequipa | ônibus - SOL 20 (6h)
Arequipa > Lima | ônibus - SOL 50 (15h)
Lima > Cusco | ônibus - SOL 68 (23h)
Cusco > Puno | ônibus - SOL 20 + 1,3 taxa terminal (7h)
Puno > Copacabana | ônibus - SOL 20 + 1 taxa terminal (4h)
BOLÍVIA
Copacabana > La Paz | ônibus - BOL 25 + 2 taxa da balsa (3h)
La Paz > Santa Cruz | ônibus - BOL 220
[/b]
Na Bolívia se pechincha tudo, inclusive passagem de ônibus. As passagens de 120 BOL acabavam ficando por 60 BOL, pra vocês terem uma ideia. Também percebemos que viajar aos domingos é mais caro (uns 20-30 BOL extras) e o reveillon/natal inflacionou nossos trajetos, mais do que esperávamos.
No Peru se come muito bem, porém muito mais caro. Depois de um bom tempo na Bolívia vc tá disposto a pagar o que for preciso pra fugir do pollo com papas fritas. No câmbio nossa moeda tá pareada! 1 sole a 95 centavos foi o ápice do natal, fiquei puta. Nesse caso, era melhor trocar dólares. Foi a única ocasião que ter dólares dava uma grande vantagem.
No Atacama passamos 5 dias e gastamos a mesma quantia que nos 10 dias na Bolívia. Detalhe importante: a gente não economizava na Bolívia - no Chile mal tomamos uma cerveja. Somado ao meu nariz sangrando, me dei por satisfeita! haahaha. Que lugar caro da gota (ALERTA dicas para lisos nesse relato!).
Nosso orçamento era R$ 3.200 no planejamento, mas gastamos em torno de R$ 3.700. Alguns motivos: não conseguimos fazer couchsurfing, viajamos aos domingos e o dólar subiu bastante. Fora os presentinhos de natal. Mas conseguimos nos manter firmes, viu? Dá pra gastar MUITO mais em restaurantes, bolsas de couro, calças coloridas, prata e lenços peruanos. É complicado manter o foco da economia, as vezes deixávamos de lado a pirangagem mesmo: são artesanatos lindos, lembrancinhas que só podem ser compradas "aqui e agora".
CÂMBIO
para boliviano variou de R$2.30 a R$2.50 (pior: copacabana | melhor: santa cruz)
para sole variou de R$0.95 a R$1.07 (pior: cusco | melhor: arequipa)
para peso chileno é melhor fazer a conta ao contrário hehe. Cada R$1 vc comprava 215 CLP (só tivemos no Atacama mesmo).
Pra gente ficava mais fácil pensar que cada 2000 CLP valiam quase R$ 10.
PRÉ-VIAGEM
Meninas, desapeguem! Sua coluna agradece.
Dilla foi com uma mochila Nautika 45L e merece o título de cabra macho desapego (talvez meio título por usar minhas roupas também) + uma mochila de ataque sem litragem, mas chuto 20l.
Eu investi numa cargueira da Curtlo 75l + 15l (é daquela que destaca a mochilinha, tem fotos já já) e não me arrependo, tô casada com ela. Apesar de ter usado da forma errada por uma semana durante a viagem! hahahaha
Primeira cargueira, achei que tava abalando, mas as alças não estavam ajustadas corretamente e o peso ficava todo no ombro. Até que tive a brilhante ideia de subir a barrigueira e PAM. Saltitava de alegria ao chegar em Uyuni com 13kg nas costas (i got the power!). Faz muita diferença qnd o peso fica bem de boa no quadril.
Eu precisei de uma mochila maior pq o final da viagem pra mim foi em Buenos Aires, onde vou estudar por um ano. Ou seja, eu carreguei minha-casa-minha-vida. QUEM MERECE MAIS O PRÊMIO DESAPEGO DO ANO AGORAAAA?
Na prática o ideal é levar roupa pra usar durante 10 dias. Dá pra lavar pelo caminho.
Pros pés: um par de havaianas, uma bota confortável para trilha e uma rasteira de couro bem fortinha e amaciada.
Fora a compra das mochilas, existe uma lista essencial aqui:
- Protetor labial 15 FPS
Comprei o da Nívea e durou os 40 dias. Tem que passar de hora em hora nessas terras sem umidade. O que mais encontramos foi nego com boca rachada - não só é feio como dói pra cacete.
- Bepantol
Dilla levou um hidratante labial diferente, com fator menos expressivo. Era um da nível tb, mas parecia um gloss. Serve não, galera, queimou mesmo, rachou tudo, a boca ficou roxa! O que salvou foi o bepantol. Ele tb salva de queimadura qnd vc esquece alguma parte do corpo sem protetor solar no Atacama! HAHA. É um exelente cicatrizante.
- Aspirina
Mais barato que as soroche pills e com o mesmo efeito. Ao invés de tomar um, tome dois e seja feliz sem dor de cabeça pela altitude. Pegamos picos altíssimos e ficamos bem. Só não tem cafeína na composição, como na soroche (dizque ajuda, mas pra gente não fez diferença). É bom ter algo pro estômago tb, na Bolívia é difícil sair ileso.
- Hidratante
Me julgaram por ter hidratante, mas arregaram meu potinho!!! Velho, sua pele fica igual o deserto de sal depois do terceiro dia no Uyuni.
- Protetor Solar
Aquele peso que você não se arrepende de ter carregado! Levamos um pote grande e deu pras duas. Usem sem pirangagem, não faça como os gringos que pagam de gatinhos-caramões. Dói!
- Calculadora/celular
Tem gente que desapega e não leva o smart, pois arranje uma calculadora! É muito difícil não se perder com os câmbios. E é um pesinho de nada a mais.
- Caderninho/caneta
Tem que anotar tudo pra botar no mochileiros depois!
Mas sério, deixe a caneta no bolso fácil da mochila de ataque, nos trâmites de entrada e saída dos países vc sempre preenche coisas e é mais prático e rápido do que esperar uma caralhada de gente preencher e te passar a canetinha.
- Doleira
Passaporte sempre na mão, dinheiro colado no corpo. Levamos tudo em espécie, só desgrudava pro banho. As taxas do cartão de crédito e débito não facilitam a vida do mochileiro. Abraçamos o risco e nada aconteceu.
- Adaptador Universal
Tomadas estranhas existem, lide com isso. Principalmente se seu equipamento eletrônico tem saída 3 pinos no padrão novo nacional.
- Baterias extras
Levei uma Canon T3 veinha que aguentou o tranco dos 4 dias de Uyuni sem bateria extra. Já a Gopro, levei 3 baterias e foi suficiente. No frio a bateria tende a acabar mais rápido, fica a dica.