Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Serra do Queixo da Anta, um cachorro guerreiro Com Fotos

Postado
  • Membros

Bom, esta trilha aconteceu em agosto, tinha feito o relato mais achei que ficou muito mal feito..rs

Um de meus alunos da academia, participa de um grupo que costuma fazer trilhas na região, e nesta oportunidade eu fui como convidado. O Locar escolhido foi o Pico do Queixo da Anta, conhecido também como serra do queixo da anta ou serra do focinho da anta (não..eu nunca vi o queixo de uma anta..)

O LOCAL: O pico do queixo da anta fica no distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos, tem cerca de 1740 m , e uma vista privilegiada da serra da mantiqueira,é uma trilha de dificuldade média para alta.

Saímos de SJC, aproximadamente 6 horas da manhã, saímos em 2 Jipes, éramos em 7 pessoas.

A ida do centro de SJC até São Francisco leva em torno de uma hora e vinte..

Paramos na cidade de Monteiro Lobato para um pão de queijo e café com leite (recomendo),

De lá foi direto e reto para São Francisco, chegamos lá em torno de 7:20 da manhã.

Paramos os carros na primeira base, demos uma aquecida no corpo e iniciamos a subida da estrada, cerca de 5 km de uma estrada de terra que não sobe nem tatu de botas...

20121229114118.jpg

Vista de satélite da area, marcamos o local da primeira base até o pico

20121229114320.JPG

A estradinha mortal!

A travessia da estrada a pé leva umas 2 horas e meia a 3 na Ida, Porém tem também a opção de parar os carros na sede da fazenda que fica ao pé da serra , ou seja, na porta da trilha... Porém só recomendo que pare seu carro lá, se ele realmente aguenta uma boa subida..

(a serra e a pedra, ficam em uma propriedade privada, os donos cobram uma taxa pequena pela entrada na trilha, coisa de 2 ou 3 reais se não me engano)

Chegamos a sede da fazenda, era umas 11 horas da manhã, e fizemos uma pausa para recarregar as energias, em um rancho do proprietário, Bolinho, Barra de cereais, castanha e muita água...muito importante para quem vai fazer essa ou qualquer outra trilha mais pesada.

O Inicio da travessia

Iniciamos a travessia umas 11 da manhã, a trilha começa tranquilinha, um pouco ingrime e de vegetação rasteira, em algumas partes com espinhos, recomendo a todos o uso de calça e botas, não apenas pela vegetação mais também pelos insetos.

Mais um integrante se juntou a nós na subida, um Cachorro do proprietário, e o bichinho era guerreiro demais da conta Sô... fez a trilha inteira, desceu de rapel e ainda voltou com a gente...

Bom, a primeira parte da trilha levou em torno de 1 hora, 1 hora e 20, e foi tranquilinha, o que marca o fim da primeira parte é a única bica de água do percurso todo, a água era cristalina e saia direto da pedra, a pesar dos pesares não me arrisquei, coloquei Hipoclorito e deixei agir.

20121229114929.jpg

Quem é o cachorro guerreiro do pai? quem? quem?

Iniciamos a segunda parte da trilha, Esta sim guarda a dificuldade do local a vegetação rasteira da lugar a mata fechada, Troncos caídos , e lugares tão ingrimes que para avançar na trilha era necessário segurar em alguma arvore e fazer um “pendulo” para o outro lado, esse trecho durou cerca de 3 horas, não possui nenhum local para reabastecimento dos cantis e apenas um abrigo de pedra já no pé do pico. Temos alguns pés de limão escondinhos no meio da mata, e algumas plantas que podem ser consumidas em caso de emergência.

20121229115157.jpg

O Pico

Chegamos ao Pico, que local lindo! Uma pedra colossal, de onde a gente enxerga tudo a nossa volta, o Bairro dos remédios, Santa Bárbara, Morro do UHF, e muito do vale do paraíba.

A pedra se divide em duas partes, a primeira é acessível sem equipamentos.

20121229115321.JPG

A vista mais linda do mundo!

A segunda só se acessa com cordas, existe porém a estrutura necessária para o uso da mesma.

descemos para o segundo nível da pedra, o cachorro guerreiro foi com a gente, lá encontramos uma Cruz de madeira, com um emblema da missão de paz da ONU no haiti, ainda não imagino o porque dessa cruz.

20121229115453.JPG

A Cruz...

Montamos no rancho, a comida dominante foi a mais básica, Feijão enlatado, Salsichas Viena em lata, Miojo, e um outro camarada levou uma sardinha (que foi roubada pelo cachorro em momento de descuido rs)

20121229120007.jpg

Quem nunca tirou uma foto como essa que atire a primeira pedra..

Descansamos um cadinho e voltamos a primeira fase da pedra, lá aproveitamos e fizemos um treino de rappel, estávamos equipados, e fizemos a descida da pedra, o local é bom, tem cerca de 60 Metros, com uma negativa de uns 5 ou 6 metros no meio, pra quem tiver oportunidade recomendo.20121229115716.JPG

Iniciamos a descida da trilha ao escurecer, usamos lanternas, refletores, enfim o que tínhamos a mão, não recomendo para quem não tiver esperiencia, descemos a trilha praticamente de lado para não despencarmos nos desníveis, e ainda com todo esse cuidado foi inevitável que ouvesse pelo menos uma queda por pessoa rs.

Chegamos a estrada e lá se foi mais 1 hora e meia de descida até a Base 1.

Quer Emagrecer? Pergunte me como!

Herbalife?, Total Shape?, Shakes milagrosos?

não! Quer emagrecer faça a trilha do queixo da anta... Iniciei a trilha com 93 Kg, terminei a mesma com 90 mais ou menos, Aaaaaaaah Davi você está de palhaçadinha, isso é desidratação... nããão meus amigos...me Hidratei a trilha toda, comi como um condenado, e mantive os 93 pelas próximas semanas, dali pra ca fui só emagrecendo e agora to com 88 Kg (quase um mister Universo).

Bom galera esse foi o meu Relato, espero que tenham gostado e que ajude alguém! Abraços e boas Trips!

Featured Replies

No posts to show

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.