11/2 a 11/3/2011 Fotos - Motorhome na Alemanha, Austria, Itália e Suiça

Confira os relatos de Mochileiros que viajaram para o Velho Continente e se você também já viajou pra lá: Escreva o seu!

11/2 a 11/3/2011 Fotos - Motorhome na Alemanha, Austria, Itália e Suiça

Mensagempor glaubercr » 05 Mar 2011, 22:46

Salve pessoal!

Abaixo vou contando, dia a dia, na medida do porssível, minha aventura no inverno Europeu! ::Cold::

Vou tentar colocar bastante fotos para que este relato me sirva como uma boa memória e para que meus amigos e familiares possam matar a curiosidade.

Espero motivar novos aventureiros! Havendo duvidas que eu possa ajudar, farei com prazer ::cool::

Segue abaixo algumas fotos do nosso motorhome, um Fiat Ducato, modelo standard para 2 pessoas locado com a Mc Rent, por intermedio da Ideamerge

Imagem

Entrada lateral com o degrau basculante aberto:
Imagem

Mesa que pode ser transformada em cama para crianças. O assentos frontais giravam 180 graus para compor a mesa com 4 lugares:
Imagem

Cozinha. A geladeira, que ficava a direita, funcionava no 220V, bateria e a gas. Em cima dela tinha um roupeiro:
Imagem

Cama de casal no fundo, mais confortável que a de muito hotel:
Imagem

Em baixo espaço para os carcarecos e o local onde cabem 2 botijões de gas de 11kg para o aquecimento:
Imagem

Banheiro:
Imagem

E a dor de cotovelo maior! Por um valor desses no Brasil eu não pensava 2 vezes pra comprar:
Imagem
Editado pela última vez por glaubercr em 22 Mai 2011, 12:07, no total de 8 vez
glaubercr
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 30 Nov 2008, 17:21
Próximo Destino: - Carnaval em Recife
- NY e onde der na telha a partir de lá
Reputation point: 1139

Re: 11/2 a 11/3/2011 Motorhome na Alemanha, Austria, Itália e Suiça

Mensagempor stephanriederer » 07 Mar 2011, 16:17

Primeiro a comentar!!!
Super viagem hein Glauber!? Pra guardar pra vida toda!

Olha o Papa na janelinha dando a bênção!!!

pô Glauber, faz o roteirinho no Google maps pra vc não esquecer! eu mesmo já teria esquecido de muitos lugares que eu passei se não tivesse feito o roteiro logo que cheguei, as estradas, campings, etc etc etc... quero ver fotos de dentro do motorhome, de fora, dos campings no inverno, das estradas, que viagem legal cara! quero só ver!

Grande abraço!!
stephanriederer

Data de registro: 11 Ago 2010, 14:37
Reputation point: 440

Mensagempor glaubercr » 10 Mar 2011, 05:26

Valeu Stephan! O seu relato foi elementar para a minha viajem!

Estou dando uma reconfigurada no meu relato!

Ia colocar o link do seu relato por aqui, mas vou fazer melhor: vou te passar uma MP depois te ensinando a colocar links na assinatura que nem tem na minha hehehe

Sobre o mapinha, vou ver se me animo pra fazer um no final. Poe enquanto eu quero mesmo é rechear meu relato com fotos!

Abraço!
glaubercr
Colaborador
Colaborador

Mensagempor glaubercr » 10 Mar 2011, 05:27

Dia 11/2 Floripa - Natal

Pra quem já ia ter que ir até SP pegar um vôo, uma mega promoção saindo de Natal é super bem vinda! Vôo TAM, conexão em Guarulhos, escala em Salvador, sem surpresas...
glaubercr
Colaborador
Colaborador

Mensagempor glaubercr » 10 Mar 2011, 05:28

Dia 12/2 Natal - Lisboa - Roma

Ao embarcar em Natal pela TAP, rumo a conexão em Lisboa, uma grande decepção: a aeronave havia sido substituida por um A310 (ou A300, não entendo bem disso) da empresa White, muito velho, sem nenhum entretenimento e com configuração 3-3-3 ao invés da 2-4-2 esperada.

Que vôo sofrido! Muito calor até decolar, monitores velhos, pequenos e mal distribuidos, mas o pior foi a comida…. se eu soubesse o que me esperava juro que tinha levado uma marmita! Uma janta horrível com pão duro que nem comi e uma carne totalmente sem tempero. Para sobremesa um pudim que deve ter sido feito de gelatina sem sabor que tambem não consegui encarar… No pequeno almoço servido pouco antes de pousar serviram um saiduichinho do mesmo naipe. Só por muita fome mesmo que encarei.

Pra ajudar tive a companhia de um cara que fedia uma asa brava ao lado. Agradeci a Deus quando a aeronave esfriou e ele vestiu uma blusa!

Enfim, creio que tenha sido uma situação pontual, senão tenho certeza que o voo não teria 99% de ocupação tal como foi, mas se não tivesse me saído "dado" como me saiu, e eu tivesse pago o que a maioria ali pagou, eu teria ficado muito puto! Tinha ouvido que voar TAP era muito parecido com a TAM, mas esse voo me lembrou mesmo foi um que fiz pela Aerolineas argentinas.

Chegando em Roma, pegamos o trem que vai direto pra estação central, o Termini, perto de onde tinha reservado pelo Booking o Hotel Dina por E$ 42 a diaria do casal na baixa temporada. Recomendo! Nada de luxo, mas nada de terror também, mais que suficiente!

Imagem
glaubercr
Colaborador
Colaborador

Mensagempor glaubercr » 10 Mar 2011, 05:32

Dia 13/2 Roma

Os planos iniciais eram pegar o motorhome em Roma e assim escapar do inverno rigoroso mais ao Norte na Europa, mas só depois de marcado o vôo que descobri que a Alemanha é quase sempre o melhor lugar para alugar um.

Como a diferença era grande, nem tanto pelo valor da diaria, mas pela vantagem da quilometragem ilimitada na alemanha, valeu a pena comprar pela Air France os trechos Roma - Frankfurt - Roma, já que conseguimos por R$ 400 ao todo, 2 pessoas.

E foi ótimo! Está na chuva? Molhe-se! está no inverno, aproveite o melhor que o inverno tem pra te oferecer. Não gostade frio? Vá em outra estação! Inverno na Europa faz frio pra caramba. E não adianta, teve dias em Roma tão frios quanto nos alpes.

E já que 13/2 era Domingo, e pra pegar o carro tem que ser dia de semana, nada como pegar a benção do papa para a nossa aventura. Onze e meia lá estava ele para nos abençoar:

Imagem

Chegando antes do homem santo acordar, conseguimos pegar a praça com pouca gente e entrar sem fila na basílica:

Imagem

Mas não deu tempo de subir as escadarias para ver o Domo de Michelangelo antes das 11:30. Já depois do papa aparecer, a fila estava enoooorme, e decidimos sair em caminhada pelos arredores, em direção ao Catel Sant'Angelo:

Imagem

Como pretendiamos comprar o Roma Pass na volta a roma, no fim da viajem, e isso nos daria isenção ou desconto no valor da entrada no Castelo, seguimos em caminhada.

Atravessamos a ponte Sant'Angelo e nos deparamos com uma região super aconchegante, cheia de restaurantes de aparencia agradável e uma paz que não se costuma encontrar em Roma... talvez por ser Domingo...

A Caminho da Piazza Navona encontramos um restaurante brasileiro que deu agua na boca mesmo tendo acabado de almoçar. aqui também fica a embaixada brasileira.

Imagem

A Piazza Navona tem varios artistas vendendo seus trabalhos, camelôs e umas fontes bem bonitas:

Imagem

Seguimos então para o Pantheon, com sua majestosa cúpula:

Imagem

A caminho da Fontana di Trevi passamos pela piazza Colonna, onde por fora observamos o Palazzo Colonna, sem grandes atrativos aparentemente:

Imagem

A Fontana sim é muito bonita, mas falam tanto dela e é tanta gente pra ver que eu esperava mais:

Imagem

Na Piazza Venezia um dos quase sempre estúpidos italianos, que cuidava da entrada, depois de dizer umas 3 vezes com cara de quem não faz sexo a meses que o Monumento a Vittorio Emanuele II estava fechado, me respondeu depois de eu engrossar a voz ::quilpish:: que ali fechava as 16h e que a entrada era gratuíta:

Imagem

Aqui o negócio é assim: toma-se patada o tempo todo, mas se você der patada também, aí eles baixam a bola.

Enfim... seguimos rumo ao Coliseo, mas não sem antes dar uma espiadinha no Foro Traiano onde aspiramos o ar da Roma antiga:

Imagem

No caminho ainda tentamos descobrir como entrar no Carcere de São Pedro e São Paulo, mas a péssima sinalização com placas controvérsas, as nossas pernas cansadas, a má vontade do pessoal das informações e o saco cheio de tomar e dar patada, nos fez deixar pra próxima, mesmo estando em frente ao suposto cárcere:

Imagem

Morro acima do tal carcere tinha um visual legal e algumas obras famosas como a Lupa Capitolina:

Imagem
Imagem

Bom, acho que o dia rendeu bastante e avistar a estação de metrô do coliseu deu vontade de jantar, tomar um vinho e voltar pro hotel. Mas um dia desse não podia acabar sem antes ser brindado pelo visual do Coliseu ao entardecer e uma bela lua ao fundo:

Imagem
glaubercr
Colaborador
Colaborador

Mensagempor glaubercr » 10 Mar 2011, 05:34

Dia 14/2 Roma - Munique

Era pro vôo sair 9:05 e logo depois do almoço estariamos com o motorhome em mãos! Era....

As 7:10 estavamos dentro do trem, esperando ansiosos pela partida. Chegariamos no aeroporto pelas 7:40, com uma hora e meia de antecedência, mas com tudo dominado pois já sabiamos direitinho pra onde ir.

Mas a Trenitalia resolveu nos mostrar o porquê da sua fama. Pelas 7:20 e nada do trem sair anunciaram que o trem sairia em 15 minutos, só entendi que tinha coisa com policia no meio pela explicação.... Bom, tava dentro da margem. Passaram 15, 30, 45 e mais nenhuma satisfação foi dada.

O pessoal já todo agoniado começou um rebuliço. Eles deviam ter mais tempo que eu. A mim só restava rezar pra aquela joça sair logo, pois não haveria outro meio de chegar ao aeroporto em tempo hábil.

Com uma hora de atraso, e o rebuliço dizendo que tinha um homem morto embaixo do trem, perdi as esperanças e corri pra bilheteria ver que outras opções eu teria.

Um raro educado, porém incopetente atendente, informou que para Frankfurt só tinha trem a noite, mas que tinha um rápido que estava saindo pra Bologna que chegava lá as 11 e pouco, e que em Bologna tinha trem alemão pra Frankfurt a cada 2 horas.

E agora? Pensa rápido! Tentamos a sorte no aeroporto e vai que nos realocam no próximo voo que eu lembrava que era pouco depois das 14h enão chegaria em tempo de pegar o motorhome? Mas de certo vão querer cobrar a diferença daquela tarifa ultra promocional pra tarifa de cima da hora.... E se o trem chega em Bologna tão rápido, é provável que de trem cheguemos em Frankfurt a tempo de pegar o motorhome! Compramos os bilhetes!

Chegando em Bologna aquela típica organização, educação e prestatividade italiana me fez levar uns 20 minutos para descobrir que havia um único trem por sair pela empresa alemã, que ele ia pra Munique, que não havia guichê pra vender os bilhetes (pagava-se dentro do trem e só deus sabia quanto exatamente), que chegariamos já a noite em Munique e que o trem saia em 5 minutos! Corre! Pelo menos estaremos longe dessa bagunça ainda hoje!!!

Dentro do trem já deu pra perceber a diferença na limpeza. O trem era bem mais novo, os atendentes corteses e prestativos e a comida alemã! Chega de pomodoro! Viva a salsicha, a batata e a cerveja! vamos alomçar!!

Imagem

No caminho aquela paisagem de inverno, árvores sem folhas, videiras secas, videiras secas e videiras secas. Caramba! Se plantassem trigo no lugar de todas essas videiras dava pra acabar com a fome no mundo!

Começava a aparecer a neve, e aquelas montanhas bonitas ao fundo... Seriam estes os tais Dolomites?

Imagem

As vilinhas com aspecto germânico foram aparecendo, a paisagem foi ficando branca, os rios congelados apareceram, putz, olha só o que nos aguarda!!!

Imagem

Chegando em Munique o terminal novo, limpo, organizado. É aqui o paraíso? Perguntei sobre os trens para Frankfurt no Guchê, e o funcionario em inglês fluente me explicou todas as opções enquanto imprimia uma lista com todas as opções e valores, dizendo que havia um com tarifa promocional de E$ 25 por pessoa saindo no dia seguinte pela manhã. Sim, estavamos no paraíso!

Assim que saímos do terminal tinha um escritório de informações turisticas, amplo, com 4 atendentes sorridentes. Pedi sobre algum hotel por perto, barato, mas digno. A atendente virou a tela do computador pra mim, organizou a lista por distancia e me mostrou que o hotel mônaco seria uma boa opção, por 50 euros, com café. O senhor deseja que eu reserve??? Como é bom não estar mais na itália!!!

O hotel era uma gracinha, todo decoradinho, tudo feito com capricho. O café da manhã era maravilhoso, cheio de opções, tudo bonitinho. Eu não sou de frescuras, mas me deu gosto estar ali!
glaubercr
Colaborador
Colaborador

Mensagempor stephanriederer » 10 Mar 2011, 08:11

aheuaheuaheua cara vc pegou raiva da itália hein hauehaue
continue o relato com fotos, muito interessante, muito legal mesmo!
PS. as Dolomites são bicudas, parecem dedos de uma mão
PS2. boa ideia, vou fazer os links na minha assinatura
stephanriederer

Mensagempor Carol Adler » 10 Mar 2011, 09:40

glaubercr escreveu:Dia 14/2 Roma - Munique

Dentro do trem já deu pra perceber a diferença na limpeza. O trem era bem mais novo, os atendentes corteses e prestativos e a comida alemã! Chega de pomodoro! Viva a salsicha, a batata e a cerveja! vamos alomçar!!

No caminho aquela paisagem de inverno, árvores sem folhas, videiras secas, videiras secas e videiras secas. Caramba! Se plantassem trigo no lugar de todas essas videiras dava pra acabar com a fome no mundo!

Começava a aparecer a neve, e aquelas montanhas bonitas ao fundo... Seriam estes os tais Dolomites?

As vilinhas com aspecto germânico foram aparecendo, a paisagem foi ficando branca, os rios congelados apareceram, putz, olha só o que nos aguarda!!!

Chegando em Munique o terminal novo, limpo, organizado. É aqui o paraíso? Perguntei sobre os trens para Frankfurt no Guchê, e o funcionario em inglês fluente me explicou todas as opções enquanto imprimia uma lista com todas as opções e valores, dizendo que havia um com tarifa promocional de E$ 25 por pessoa saindo no dia seguinte pela manhã. Sim, estavamos no paraíso!

E que paraíso hein! Eu como descendente de alemães estou adorando seu relato e devo concordar com você, claro, rsrsrs...
E viva a salsicha, a batata e a cerveja!!!! ::hahaha::
Colaborador Caribe | Venezuela | Colômbia | Pára-quedismo

Links dos meus relatos:
Bogotá, Cartagena de Indias e Isla San Andrés - Colômbia
Los Roques - Venezuela.

Blue skies e Bons pousos
Saudações aos que tem coragem, aos que estão aqui pra qualquer viagem...
Carol Adler
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 15 Ago 2008, 08:59
Próximo Destino: Ceará com os "herdeiros"...sugestões?
Reputation point: 821

Mensagempor glaubercr » 10 Mar 2011, 14:52

Stephan, Carol, valeu pelo apoio ::otemo::

Seguinte, pra assinatura ficar do jeito que está a minha:
1) Configurar Perfil
2) Aba Perfil
3) Sub item editar assinatura

Aí tem que usar esta ferramenta BBcode de url para entre colchetes colocar o link e o texto que aparece no lugar do link, podendo este texto também se aplicar as ferramentas de negrito, cor, etc.

Para facilitar vossas vidas e a compreensão desta lógica, o meu está preenchido assim, bastando substituir os arrobas por abre colchetes:

@b]@color=#FF6600]Colaborador@/color]@/b] @url=http://www.mochileiros.com/caribe-f315.html]Caribe@/url] | @url=http://www.mochileiros.com/venezuela-f275.html]Venezuela@/url] | @url=http://www.mochileiros.com/colombia-f115.html]Colômbia@/url] | @url=http://www.mochileiros.com/amazonas-f148.html]Amazonas@/url] | @url=http://www.mochileiros.com/santa-catarina-f139.html]Santa Catarina@/url] | @url=http://www.mochileiros.com/fernando-de-noronha-perguntas-e-respostas-t2680.html]Fernando de Noronha@/url]

Links dos meus relatos:
@url=http://www.mochileiros.com/trilhas-em-florianopolis-perguntas-e-respostas-t36412.html]Trilhas em Floripa@/url]
@url=http://www.mochileiros.com/final-de-semana-em-arraial-do-cabo-rj-t36411.html]Arraial do Cabo - RJ@/url]
@url=http://www.mochileiros.com/6-dias-em-manaus-presidente-figueiredo-e-novo-airao-t34147.html]Manaus - AM@/url]
@url=http://www.mochileiros.com/viagem-de-23-dias-los-roques-aruba-bonaire-curacao-t30800.html]Venezuela e Antilhas@/url]
@url=http://www.mochileiros.com/6-noites-em-fernando-de-noronha-abril-de-2010-t43332.html]Fernando de Noronha@/url]

Se não conseguirem me avisem!

Bom, sobre a Itália, eu diria que coisa antiga não é minha paixão, logo muita coisa que entusiasma muita gente na itália, por mim passam sem muita exclamação.

Mas o problema da Itália pra mim não foi esse. Coisa antiga requer conservação e Roma não dá conta de conservar todo seu patrimônio, logo é muito visível o estado de deterioração que vai avançando sobre tudo.

Soma-se a isso a rabujice intrinsica da raça que quem conhece alguem com influencias italianas sabe que não estou exagerando (e eu conheço varios), a sujeira nas ruas em geral, a quantidade de camelôs e pedintes, a falta de higiene (não sou nem um pouco fresco, mas me desculpem, lavar a mão com sabão depois de usar o banheiro não é pratica por aqui e isso pra mim é o mínimo) e os preços de primeiro mundo para o que pra mim é o 4o mundo (se o Brasil é terceiro mundo, Roma é o 4o certamente)....bom, nem preciso dizer que tão cedo a itália não me toma mais nenhum euro.

Mas valeu sim, não tenho como dizer que não aproveitei Roma.

Hoje é a minha última noite em Roma (tinham mais 4 no fim da viajem, antes de voltar pro BR ::lol3:: ) e tenho certeza que que muitos aficcionados por este tipo de cultura nem percebem tudo isso diante das maravilhas da antiguidade que só Roma tem. Já eu que não aguentava mais ver igreja, pinturas e estatuas sempre com o mesmo motivo (santos e gente se matando) percebi e provavelmente até com mais intensidade que a média.
glaubercr
Colaborador
Colaborador

Mensagempor stephanriederer » 14 Mar 2011, 07:53

E ae Glauber? Vocês chegaram bem? To querendo ver o motorhome que vocês pegaram hein! continua o relato que eu to acompanhando de perto aqui

grande abraço!

PS. arrumei minha assinatura, eu tenho muitas viagens para contar, com o tempo vou criando mais tópicos...
stephanriederer

Mensagempor glaubercr » 19 Mar 2011, 01:12

15/2 - Munique - Frankfurt (Friedberg)

Depois do melhor café da manhã de toda a viajem, no hotel Mônaco, saímos para enfim pegar o trem que nos levaria para Frankfurt. De lá ainda teriamos que pegar outro em uma viajem de 15 minutos até Friedberg, cidade ao lado, onde fica o depósito da Mc Rent que antigamente era em Frankfurt.

Porém, fui descobrir que este seria o dia que eu acordei mais atrapalhado na minha vida hehe. Culpa do Stephan! Tinha passado a madrugada tentando baixar o programa que ele me indicou pra usar o note como GPS, e depois de horas de download, não executou!! ::prestessao::

Na primeira parada do trem, me dei conta que tinha esquecido uns trocados no hotel!! Nada demais, mas não de menos a ponto de abandonar ::putz::

Me informei com uma moça que trabalhava no trem se eu teria que comprar outro bilhete se resolvesse voltar e ela disse que não, que eu podia voltar e depois pegar o próximo trem, que sairia 2h após aquele que eu estava, também com o mesmo bilhete. Então resolvemos voltar.

A moça passou um rádio para o trem que estava parado na estação no outro sentido pedindo para que nos esperassem atravessar! A prestatividade dos alemães já tinham me surpreendido muito, mas a ponto de parar um trem pra gente?!? Foi muito mais do que eu poderia imaginar!

Cheguei em Frankfurt dormindo e, acordado no susto, afinal a parada era curta, e o trem seguia, larguei meu celular no trem! Bom, era mais que um celular, era o meu N95, velho de guerra, viajadíssimo, meu GPS, meu Modem para o notebook, meu detector de wi-fi free, meu computador de mão, minha agenda telefonica..... seria um grande desafio passar a viajem sem ele!! Paciência.... já era tarde!

Chegando em Friedberg uma chuvinha gelada caia e então tomamos um taxi até a Mc Rent, até porque já eram quase 16h

Enfim fomos apresentados ao motorhome. Assistimos um videozinho e depois fomos pras explicações práticas. A pessoa que nos atendeu, a Suzane, foi bem legal. Porém, recomendo pegar o carro logo depois do almoço, pois é super importante ver tudo com calma, conferir o carro bem conferidinho quanto a avarias, e testar tudo. E isso tudo leva tempo!

Ela nos indicou passar a noite num camping perto do aeroporto de Frankfurt e eu acho que todo mundo que vai pegar um motorhome deve reservar a tarde em que pega o carro e a primeira noite apenas para isso. Tivemos a oportunidade de experimentar tudo o que nos foi explicado sobre o carro e detectamos que a água não estava aquecendo!!

Pelo menos o aquecimento de ar funcionava direitinho e nem nos deixou perceber o frio que estava lá fora. Colocamos o termostato no mais quente e suamos a noite inteira hehe.
Editado pela última vez por glaubercr em 23 Abr 2011, 14:47, num total de 1 vezes
glaubercr
Colaborador
Colaborador

Mensagempor glaubercr » 19 Mar 2011, 01:40

16/2 - Frankfurt - Wüzburg

Antes de ir arrumar o carro tinhamos um compromisso: passar no aeroporto pra ver se conseguiriamos confirmar o nosso voo de volta pra Roma, já que não tínhamos embarcado no de ida.

Como já esperava, a volta tinha sido cancelada e só nos restava pedir o reembolso dela. A compra de um novo trecho lá no aeroporto não estava muito intere$$ante. Verifiquei opções de trem para Roma mas também nada me animou fechar, deixamos pra pesquisar mais opções na net.

Aproveitei para pegar o contato do achados e perdidos da empresa de trem numa última esperança de reaver meu celular.

Enquanto esperavamos que verificassem o problema do nosso carro fomos numa loja de eletronicos grande que tinha bem ao lado para comprar um GPS.

Na volta ainda não tinham resolvido nada e vieram com aquele papinho que a gente não tinha sabido usar. Dei uma dura bem dura dizendo que eu tinha certeza do que estava falando e que queria ver algum deles tomando banho ali, e aí coemçaram a se coçar, até que acharam o defeito.

Já eram 14:00h e mais um dia tinha se perdido. Mas agora vai! Tem que ir! SAI PRA LÁ ZICAAAAAAAAAAAAAAA!

No caminho pra Wuzburg, pela auto estrada, cansado de ler e reler o manual do motorhome na madruga, paramos em um posto que deu vontade de dormir por lá. Tinha uma mega infraestrutura, com duchas, banheiros daqueles que você dá a descarga e fica olhando pasmo o mecanismo de limpeza automática hehehehe, bem melhor que o camping! E de graça, apenas 2 euros pelo banho! Mas ainda era dia e tinhamos que começar a tirar o atraso.

Seguimos até um camping em Wuzburg, que tinha na memória do GPS. Vários carros estacionados, mas a recepção já estava fechada. Estacionamos bem de frente para o lago. Podres de cansaso tivemos a nossa primeira noite a la europa: sem banho hehehe.

Imagem
glaubercr
Colaborador
Colaborador

Mensagempor glaubercr » 20 Mar 2011, 10:33

Dia 17 - Wüzburg - Tauberbischofsheim - Lauda Königshofen - Bad Mergentheim

Acordamos cedo e fui dar uma espiada no camping, já que quando tinhamos chego já estava escuro, não tinhamos conseguido ver bem o local.

O camping ficava a beira de um rio largo e tinham muitos carros parados, mas não estava muito bem cuidado. Vi que ainda não tinha ninguem na recepção e o aviso na porta escrito em alemão me fez ter a impressão de que o camping estava fechado naquele periodo. Creio eu que estava acessível porque tem o pessoal que aluga os boxes (pits) anualmente.

De repente começam a cair uns ciscos brancos em nós. Estava nevando!! Mesmo sendo pouco, sem sequer acumular em lugar nenhum, ficamos todo bobos, afinal, nunca tinhamos visto neve antes. Achamos espetacular aquele cristalzinho de neve igual o simbolo de refigeração!

Já que não tinha ninguem na recepção, então a noite foi grátis! Fomos logo conhecer Wüzburg. Estacionamos o carro no estacionamento em frente ao Residenz, um palácio grande e bem imponente:

Imagem

Neste estacionamento eram permitidos apenas veículos de passeio, mas tinha um furgão do tamanho do nosso motorhome e então resolvemos arriscar. Pelo comprimento ele ficava apenas um pouco pra fora da vaga, mas não deu nada.

Resolvemos deixar o Residenz pro final e partir pras demais atrações, mas não sem antes tomar um café da manhã delicioso em uma bakery! Os pães e doces alemães são deliciosos e baratos. Gastamos 3 euros em 2 cafés e uns comes bem bons.

Passamos então em uma igreja bem bonita, a Neumünster:

Imagem

Dentro desta igrja tinha umas criptas bem legais no subsolo:

Imagem

Quase ao lado tinha uma outra igreja, a Dom St. Kilian, mas estava fechada:

Imagem

Por aqui comprei numa loja da Vodafone um modem na promoção por 1 euro e com mais 15 que pagamos pelo chip adquirimos um pacote de uma semana de internet que foi uma mão na roda! Dava até pra fazer chamadas telefonicas pelo note. Mas fica a dica: as operadoras de celular na Europa não são muito diferentes das nossas. Consegui comprar esse acesso na base da insistencia. as lojinhas pequenas que eu tinha entrado antes se esquivavam dizendo que não era possivel por sermos estrangeiro e por ter que ser plano pré pago. Só deu certo nessa porque era uma loja própria.

No escritório de informações turísticas ao lado da igreja pegamos um mapinha com umas opções de walking tours e resolvemos seguir por um que atravessava a ponte rumo a uma fortificação chamada Festung Marienberg.

Pelo caminho e com a vista panoramica rumo ao forte, encontramos uma cidade muito bonita e aconchegante:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Dentro do Festung Mariemberg não tinha nada demais, apenas um museu que não entramos e suas construções fortificadas. O que faz valer lá é a vista panorâmica mesmo! Compramos lá um guia em inglês da rota romantica que nos foi extremamente útil.

O frio estava maior do que as nossas roupas previam e pensamos em voltar de ônibus até o centro, mas disseram que nesta época essa linha não funcionava e seguimos a pé.

Após atravessar de volta a ponte seguimos a direção do walking tour que beirava o rio até o Alter Kranen, um símbolo da cidade:

Imagem

Dando continuidade ao walking tour, passamos na Marienkapelle, aquela igreja de torre vermelha que se destacava nas fotos panorâmicas:

Imagem

Compramos uns comes e bebes para abstecer o motorhome e ao chegar nele, aquele friozinho que estava na rua, o atraso da viajem que tinhamos que tirar e o monte de palácio igual o residenz que ainda esperávamos encontrar pela frente nos fez resolver tocar para a próxima cidade da rota: Tauberbischofsheim.

Tauberbischofsheim é uma cidade pequena, aconchegante, com uma rua central bem bonitinha e cheia de lojinhas, cuja percorremos em meia hora:

Imagem

No centro as sempre imponentes prefeituras (Rathaus):

Imagem

Seguindo em direção a Lauda Königshofen um erro ao colocar o endereço no GPS nos levou para a área industrial da cidade hehe, mas já estava tarde e não tinhamos expectativa de nada demais por lá, então resolvemos procurar um camping.

Nenhum dos guias de campings que tinhamos apontava algo aberto nas imediações e na memória do GPS idem. Pensamos em seguir direto para Rothenburg, próxima cidade maior que visitariamos e que sabiamos que tinha camping aberto, mas o cansaso pedia pra deixar essa viajem para amanhã e então concluímos que se fosse o caso podiamos pegar um hotel mesmo pra essa noite.

Enquanto procuravmos uma opção razoável de hotel fomos dirigindo na direção de Bad Mergentheim, a terceira cidade da Rota Romantica. Ao pedir informação em um hotel e restaurante cujo hotel não estava funcionando, um senhor que só falava alemão tentou nos explicar como chegar num lugar onde poderiamos acampar, que eu só tinha entendido que tinha algo com piscinas. Numa próxima pedida de informação um cara colocou no nosso GPS o endereço deste lugar e BINGO!

Era uma praça de estacionamento grande, com umas maquinas onde se colocava 1 euro para se conectar na energia elétrica epodia se abastecer de água e esvaziar o esgoto sem nenhum custo. Ao lado tinha o Parque Solymar, um clube com piscinas aquecidas que qualquer um podia pagar para usar, mas já faltava menos de 1h pra fechar, então ficamos só na vontade...

Meio vencidos, resolvemos experimentar um banho no motorhome. O nosso carro não tinha um chuveiro em si, mas a torneira da pia tinha uma mangueira comprida que servia para tomar banho. Um pouco de engenharia e a torneira virou um chuveiro de fato e o banho até que foi bem agradável, seguido por uma noite regada a vinho e desta vez com o aquecimento do carro mais moderado, fazendo melhor uso dos edredons.
glaubercr
Colaborador
Colaborador

Mensagempor glaubercr » 20 Mar 2011, 20:29

Dia 18 - Bad Magentheim - Weikersheim - Röttingen - Creglingen - Rothenburg ob der Tauber

Bad Magentheim tem um centrinho bonitinho. Tem no centro uma praça grande, bem arborizada e aconchegante, perfeita para um dia de sol:

Imagem

Mas com o frio, o que nos atraiu mais lá foram as compras. Encontramos uma loja fazendo uma queima de estoque de inverno onde compramos 2 casacos por 15 euros cada e um de 10 euros. Um deles aliás esquentava demais da conta, apesar de não ser impermeável e nem do tipo fleece, mas tinha aquele material tipo lã de vidro por dentro. Isso o tornou meu companheiro inseparável por toda a viajem!

Em seguida paramos em Weikersheim. Logo na entrada da parte amuralhada da cidade tinha um restaurante pequeno oferecendo pratos hungaros com um preço legal e, como já era hora de almoçar, isso muito nos interessou:

Imagem

O hungaro dono do restaurante era gente boníssima e passamos quase 2 horas ali batendo papo com ele. A esposa dele que cozinhava e os pratos estavm espetaculares.

Cultura pra mim é conseguir ver o mundo mais além do que os nossos olhos são capazes de ver. Saber como vivem as pessoas de um lugar tão distante e com raízes tão diferentes das nossas é algo que me acrescenta demais.

Depois do bom almoço e do bom papo demos uma voltinha pela cidade, bem pequena e que estava completamente deserta. Acho que o pessoal por lá estava hibernando!

A principal atração de Weikersheim é um palácio chamado Schloss Weikersheim, com um grande jardim, mas que nesta épca não tem como fica tão bonito. Acabamos não animando de pagar pra ver o palácio por dentro apesar das fotos que vimos no guia serem bem legais.

Seguimos então para Rothenburg ob der Tauber, mas no caminho programamos o GPS para passar nas 2 cidades menores (Röttingen e Creglingen), mas estas não nos apresentaram nada que fizesse querer parar.

Rothemburg o.d.T é uma cidade maiorzinha, amuralhada, bem legal:

Imagem

Esta é a praça central, onde se vê a direita a prefeitura (rathaus), mas já era tarde pra visitar.

Imagem

O frio estava bravo e a neve voltou a cair. Eu ainda não tinha descoberto o poder de aquecimento da blusa que eu tinha comprado.

Chegando no camping estacionamos bem do lado do banheiro. Fomos nos informar no restaurante que havia ali sobre como funcionava. A noite custou-nos 10 euros ao todo e era tudo bem limpo. Veja só o banheiro:

Imagem

A ducha funcionava com uma moeda de 50 cents para cada 6 minutos.

A hora que saí do banhheiro a neve esta pesada e começava a acumular. Em minutos a paisagem mudou completamente. Os carros com aquela camada servida de neve fez a gente ficar de boca aberta:

Imagem
Editado pela última vez por glaubercr em 20 Mar 2011, 21:39, num total de 1 vezes
glaubercr
Colaborador
Colaborador

Próximo

Retornar para Europa - Relatos de Viagem