Ir para conteúdo

Africa do Sul Dinheiro ou Cartão?


Posts Recomendados

  • Membros

Sei que é uma pergunta repetitiva, mas tentei procurar a respeito aqui, mas ocorre um erro de SQL toda vez que tento procurar uma informação!

 

Afinal de contas, qual é a melhor opção?

 

Entendi que levando dólares em especie é mais barato (mais em conta) já que é cobrando a cotação do dólar, algo em torno de 3,28 + iof de 1,1% contra os 3,25 + iof 6,38% do Travel Money.

 

Muita gente está me aconselhando a levar dólares em Especie e trocar lá por Rands.

 

Ok, mas chegando lá quais as melhores opções de troca e quais a taxas que serão cobradas, por que lendo em um Blog que além da taxa de cambio terei de pagar uma taxa de comissão de 1% em bancos ou até 3% nas casas de cambio dos lugares mais turísticos + imposto. Algo entre 15% e 20% a menos do que deveria receber, inclusive eles afimam que essa é uma péssima escolha.

 

Inclusive ele recomenda que troque o mínimo e faça o máximo possível com o cartão. Que cartão seria esse???

 

Travel Money, pelos meus cálculos vou gastar uns 100 a 150 reais à mais para comprar os dólares.

Cartão de credito fecha a cotação do dólar na data do fechamento da conta, é um risco imenso, pois se algo ocorrer e o dólar aumentar posso acabar pagando muito mais ainda!

 

Em um outro site, eles recomendam usar cartão de crédito, da CAIXA ainda, que tem a melhor cotação do Brasil e ainda gera milhas. Diz que em 99% dos locais conseguimos usar sem problemas.

 

Afinal de contas, quanto se perde ao trocar dólares por rands?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

para mim o que mais funciona é levar dólar e fazer cambio na cidade. Com o IOF mais alto para VTM e transação em cartao de credito, prefiro sempre levar dólar. acabei de vir de lá e foi tudo tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sim, é possível sacar moeda local do pais se você tiver um cartão de débito Visa ou Mastercard do seu banco. Cartões Elo ou de outras bandeiras são meio inúteis no exterior.

 

O valor da taxa varia dependendo do banco que você tiver conta e da rede de caixas automáticos utilizada:

 

A taxa por saque dos bancos varia de R$ 9.60 no Itau (a mais barata), R$ 24.20 no Santander e mais de R$ 30 no Citi

 

Alem disto, algumas redes de caixas automáticos cobram uma taxa de 2 ou 3 Dólares por cada saque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Infelizmente, não tem como não perder dinheiro quando se faz câmbio, dá no máximo para atenuar as perdas. A pior opção seria trocar reais por rands aqui no Brasil, como há pouca demanda, a moeda sul-africana é vendida aqui no Brasil com uma cotação horrorosa. Levando dólar, vc teria que trocar por rands lá, e depende muito de sorte para conseguir uma boa cotação, e ainda deve ser levado em consideração fator segurança: andar com bolos de dinheiro no bolso nunca é uma boa ideia, ainda mais se vc passar por Johannesbourg. O cartão de crédito tem o risco que vc citou, mas a taxa de conversão costuma ser mais vantajosa e, por outro lado, se a cotação do dólar abaixar entre a data de fechamento da fatura e a data de pagamento, vc ganha dinheiro (muitos acham um absurdo o imposto de 6,38%, mas acha normal pagar até 20% de comissão para uma casa de câmbio). O ideal é diversificar: levar uma parte em dólar, e usar o cartão de crédito quando for necessário (eu não sou adepto do VTM, mas para quem tem medo da desvalorização cambial, pode ser uma boa alternativa).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Fui final de Novembro de 2016 para o destino, levei dinheiro mesmo e de backup cartão de crédito, economicamente é muito mais vantajoso levar dinheiro em especie e o que eu fiz foi ao chegar por Joanesburgo resolvi arriscar uma dica que vi em um blog, por incrível que pareça a melhor opção para Africa do Sul é levar Reais, isso mesmo, a cotação é muito boa e você não perde grana trocando por moeda forte. É só procurar o cantinho de câmbio que fica a esquerda do desembarque, localize o balcão da Bidvest = lucro. Outra dica se for trocar ZAR para BRL de volta é bom dar uma avisada antes porque não é sempre que eles vão ter reais.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Bruno,

 

Isso pra mim é novidade, trocar de real pra rand. Será? Pq eu fico tentando de tudo pra minimizar essas perdas e acho q fazer troca de real pra dolar e depois pra moeda local é sempre caro.

 

E o que acham de levar euro? Melhor ou pior que o dolar? Pq talvez eu consiga comprar euro com valor perto da cotação oficial...

 

Fui final de Novembro de 2016 para o destino, levei dinheiro mesmo e de backup cartão de crédito, economicamente é muito mais vantajoso levar dinheiro em especie e o que eu fiz foi ao chegar por Joanesburgo resolvi arriscar uma dica que vi em um blog, por incrível que pareça a melhor opção para Africa do Sul é levar Reais, isso mesmo, a cotação é muito boa e você não perde grana trocando por moeda forte. É só procurar o cantinho de câmbio que fica a esquerda do desembarque, localize o balcão da Bidvest = lucro. Outra dica se for trocar ZAR para BRL de volta é bom dar uma avisada antes porque não é sempre que eles vão ter reais.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros
8 horas atrás, lorenadesousa disse:

Vcs acham MESMO que o cartão de crédito vai sair mais barato que o visa travel money?

Não dá para saber antecipadamente. Dependerá da (des)valorização da moeda do VTM durante sua viagem, taxas envolvidas na aquisição e uso e do que você fará com o saldo restante no final da viagem.

Boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...