Oi Naty!
Tinha feito uma resposta bem formatada para te mandar, mas infelizmente, deu algum pau e não postou! Então estou refazendo de maneira mais simples!
Minha primeira sugestão é fazer dois trechos aéreos. Santa Cruz - Sucre e depois Cusco - Santa Cruz, se você comprar os dois na opção multi-destinos da Aerosur (
www.aerosus.com), acredito que vai pagar cerca de R$450,00. Se tiver condições de pagar, certamente vale a pena, já que você ganhará dois dias de viagem e vai se livra de todo o desconforto de passar tanto tempo em ônibus.
Para que esses trechos tenham valor você teria que alterar o seu roteiro, deixando ele da seguinte forma:
1⁰ Dia: RJ ->Santa Cruz de La Sierra (16/01)
2⁰ Dia: Santa Cruz de La Sierra -> Sucre (17/01) - Visitar a cidade de Sucre, final do dia pega bus para Potosí
3⁰ Dia: Potosí (18/01) - visitar a cidade: casa de la moneda, mina,... comprar a passagem para Uyuni (sair por volta das 18h, a viagem dura 8h).
4⁰ Dia: Uyuni (19/01) - acordar cedo (8h), comprar o passeio para o Uyuni, esse passeio sai as 10h.
5⁰ Dia: Uyuni (20/01)
6⁰ Dia: Uyuni (21/01) - comprar ida para La Paz, seja de trem até Oruro e depois bus, ou direto de bus!
7⁰ Dia: La Paz (22/01) - Chega pela manhã, conhecer a cidade
8⁰ Dia: L Paz (23/01) - Downhill
9⁰ Dia: La Paz (24/01)- Chacaltaya + Vale de la Luna, na volta pegar a van no cemitério e ir para Copa
10⁰ Dia : Copacabana (25/01) - Trekking na Ilha do Sol, sai cedo de manha e volta as 16h, pegar onibus para Puno
11⁰ Dia: Puno (26/01) - Ilhas Flutuantes, comprar passagem para Arequipa (as 14h tinha um onibus direto)
12⁰ Dia: Arequipa (27/01) - Trekking Canyon Del Colca
13⁰ Dia: Arequipa (28/01) - Trekking Canyon Del Colca
14⁰ Dia: Arequipa (29/01) - City Tour, Museu Andino e Convento Santa Catalina (pode fazer isso no dia 27 e o trekkin nos dias 28 e 29) (comprar a passagem para Nasca)
15⁰ Dia: Nasca (30/01) - Visita as Linhas, Cemitério, Aqueduto, (passagem para Ica - Oasis)
16⁰ Dia: Ica (31/01) - Oasis Huacachina, (***** bus para Cusco *****)
17⁰ Dia: Cusco (01/02) - City Your, Centro Histórico
18⁰ Dia: Cusco (02/02) - Valle Sagrado (chegando em Ollantaytambo, pega trem para Aguas Calientes)
19⁰ Dia: Cusco (03/02) - Machu Picchu (final do dia pegar trem de volta para Cusco)
20⁰ Dia: Cusco (04/02) - Maras e Moray
21⁰ Dia: Cusco (05/02) - Voo para Santa Cruz
22⁰ Dia: Voo Santa Cruz de La Sierra -> Rio de Janeiro (06/02)
***** Nesse caso, eu te sugeriria pegar um Bus até Lima (menos de 3h) e um voo de Lima para Cusco, pela Peruvian (1h de voo), paga cerca de U$100,00. Porque para fazer o trecho Ica - Cusco, ou tu volta até Arequipa, ou vai pegar estradas bem ruins até Ayacucho e Abancay. Quando me informei sobre isso, me disseram que levava mais de 15 horas de viagem, não sei se hoje ainda é assim!
Feito! Abraço!