renami escreveu:
já fiz uma cirurgia de desobstrução nasal mas ainda assim às vezes eu fico com a respiração de um lado da narina comprometido por conta da minha rinite alérgica
Deve ter feito uma rinoseptoplastia com turbinectomia ou uma cauterizacao linear dos cornetos... Elas servem pra tratamento da obstrucao nasal...
renami escreveu:
Acredito que para saber se as vias internas estão obstruídas
A grosso modo:
Obstrucao nasal pode ser devido a uma rinite (nariz) ou uma rinite acompanhada de sinusite (seios da face)...
A rinite é uma inflamação do nariz, geralmente associada a um processo alérgico... ja a sinusite é uma inflamação dos seios paranasais, geralmente associada a um processo infeccioso, porem existem quatro tipos dela: infeccioso, alérgica, traumática (por diferença de pressão (viagens de avião ou mergulho)) e crônica...
renami escreveu:
gostaria de saber se nessas condições é permitido mergulhar já que não sei se seria possível fazer a equalização corretamente
A sinusite, rinite e a obstrução nasal têm cura ou melhora... nao se preocupe... voce vai poder mergulhar... so precisa tratar corretamente... e lembrar que nao pode cair na agua doente devido ao risco de barotraumas...
renami escreveu:
provavelmente eu teria que fazer alguns exames
Procure um otorino...
[]s
Atenciosamente,
"Murillus"
- Médico: Cardiologia, Geriatria, Gestao em Saúde e Medicina do Mergulho
- Mergulhador: CMAS P1 CBPDS, AWO PADI, NITROX PADI