Ir para conteúdo

desabafo de um participante.


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Ola comunidade mochileira,

 

me registrei aqui no final de 2008 qdo estava procurando info sobre uma viagem q faria. Com vontade de retribuir procurei foruns/topicos sobre lugares q tenho infos relevantes para contribuir. Um dos editores gostou do tipo de colaboracao q eu dei e me pediu para continuar com a ajuda q se continuasse assim poderia um dia me tornar um editor tb, prospecto q me agradou.

 

Qdo voltei de viagem passei a ficar de olho nos assuntos para ajudar, mas com grande frequencia vi perguntas q nao so nao me davam vontade de responder como nao me davam vontade de retornar ao site para colaborar. Percebendo meu sumico o editor me escreveu me perguntando algo do tipo 'cade vc, perdeu a empolgacao?'. Qdo leu minha resposta sugeriu q eu colocasse isso num topico nesse forum. A resposta esta logo abaixo.

 

Ola "editor", como vai?

 

Cara, pra falar a verdade eu perdi a empolgacao sim, vou explicar pq. Assim q voltei de viagem em marco, entrei nos foruns pra dar uma olhada nas perguntas e nas duvidas q estavam rolando. A maioria das perguntas ja haviam sido respondidas nos posts. As pessoas nao leem as coisas. Vc deve estar cansado de responder a perguntas de pessoas querendo ir pra londres e dizendo q tem esse e aquele documento se eh suficiente! Se elas lessem saberiam que sim! Ate acho q vc eh realmente muito paciente pra responder muitas vezes, de formas um pouco diferentes, as mesmas perguntas.

 

outro tipo de pergunta. Qual o melhor roteiro pra x semanas de viagem passando por y estados ou paises, tendo z de dinheiro, qual o clima, qual a melhor epoca. A pessoa quer q vc monte um roteiro para ela! Eu passo semanas pesquisando sobre minhas viagens. Acho q as pessoas deviam perguntar coisas q elas procuraram e nao acharam, nao querer tudo de mao beijada para fazer as suas viagens, afinal de contas esse site se chama 'mochileiros'. Eu adoro compartilhar meu conhecimento, como vc pode perceber nas mensagens q mandei, nao omito um graozinho de informacao sequer pra quem nao tem a info q eu tenho, mas quero contribuir com coisas q eu possa contribuir mesmo, por saber de algo q pouca gente sabe, mas 'ajudar' respondendo questoes q podem facilmente ser encontradas na net, esse prospecto nao me deixou muito empolgado e eu acabei nao checando mais o site.

 

De qquer forma se vc se deparar com duvidas q acha q eu possa ajudar me encaminhe q, se eu puder, ajudarei com prazer.

 

um abraco

Xaliba

Link para o comentário
  • Respostas 83
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Admin

Fala Xaliba,

 

Realmente tem um pessoal que quer tudo na mão, não são capazes nem de fazer uma pesquisa no site. Não são Mochileiros na minha opinião. São turistas que visitam o site, mas deveriam ir direto na CVC, pois lá não é necessário pesquisar, nem planejar nada. É só comprar o pacote e ir rebolar na praia depois! Segue o link para os interessados: http://www.cvc.com.br/

 

Como o site é aberto pra todos o que podemos fazer é aguentá-los e tentar ignorá-los quando eles forçam a barra! Eu por exemplo não respondo dúvidas sobre viagem via MP e se alguém fizer uma pergunta em algum tópico onde já há a informação, mando pesquisar e ler o tópico direito pra ver se a pessoa se toca.

 

Fica a dica!

Link para o comentário
  • Membros

O problema não advém apenas deste fórum, mas é um mal geral.

 

Consulto alguns fóruns no dia a dia (fórum de BTT, ou MTB como vocês lhe chamam no Brasil, forum da faculdade, forum de Hi-FI, etc) e contam-se pelos dedos as pessoas que realmente perdem tempo a pesquisar o que necessitam.

Pura preguiça! É mais fácil para eles fazer um post a perguntar algo e esperar que os outros façam o trabalho.

 

Uma pessoa só tem de se resignar a esta realidade.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Silnei, sabe o q pensei agora?

 

Nao sei como viabilizar mas fica a sugestao.

 

Cada editor de cada topico poderia funcionar como um moderador, bom, nesse caso um sençor. Dai tudo q aparecer sera de relevancia e os chupins nao atrapalham a verdadeira troca de info. Assim sabemos q o q esta la passou por um crivo de uma pessoa confiavel, o editor.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Concordo com a opnião expressa pelo Xaliba e como o Sovesky disse isto é um mal generalizado.Eu pesquiso muito minhas viagens pela internet, principalmente uso bastante os foruns dos viajantes internacionais e o problema não é só nosso. Até no Lonely Planet, tem gente q faz este tipo de pergunta, mas lá eles levam uma resposta torta dos moderadores, rsrs.

Link para o comentário
  • Membros

Interessante o ponto levantado. Acho que neste fórum temos perfis bastante diferentes de usuários.. alguns (como aconteceu comigo), tropeçam pela net e caem aqui tentando encontrar alguma informação. E ficam um pouco atordoados com o volume de informação que o site contém. Então, algumas pessoas simplesmente postam sua pergunta e tocam suas vidas, sem se 'prender' ao site e ao que ele proporciona. Outros se identificam com os tópicos abordados e percebem as nuances entre as várias questões que aparecem, criam laços até. Eu demorei um pouco até entender como a coisa funciona, e a usar os recursos do site... imagino que muitos desistem nesta etapa, não se dão ao trabalho de pesquisar em 100+ páginas de informação sobre "que mochila comprar", por exemplo.

 

Queridos amados editores fofinhos do meu coração, não me atirem pedras rsss.. mas acho que este tipo de repetição de perguntas também pode ser visto como um indicativo que há algo a ser melhorado. Sei como é dificil ser voluntário num fórum deste porte e com estas características de usuários tão diferentes. E conciliar isso com a vida pessoal etc etc etc.. os tópicos informativos são uma maneira eficiente de indexar e categorizar as informações de modo que o acesso seja mais simples. Esse recurso poderia ser mais explorado. Em alguns fóruns vemos tópicos informativos super completos, em outros, nem tanto... e se as perguntas estão sendo repetitivas, porque não fazer um FAQ com elas?! Mas a questão está em fixar o post num lugar visível e fácil de ser encontrado, pq se ficar na página 126 do tópico ninguém vai achar mesmo.

 

Uma característica intrínsica de um fórum é justamente a colaboração de pessoas para a criação de valor pela informação. E com isso a coisa acaba ficando poluída de TANTA informação. Isos faz parte do conceito de fórum. Não sou a favor da moderação no sentido proposto, não creio que uma única pessoa como editor ou colaborador deva deter o "poder" de decidir o que é informação relevante ou não.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Katish vc tanbém bateu num ponto importante.

Vc deve ter notado que o site está em transformação, a grande maioria dos fóruns já tem um guia de informação que é exatamente o resumo das informações dos usuários e não somente de editores com a finalidade de facilitar as pesquisas. Os próprios guias ainda estão longe da perfeição, mas com a colaboração de todos com certeza vai ser um dos maiores acervos de viagens. Os tópicos de perguntas e respostas foram enxugadas com o maior critério possível mantendo as respostas com conteúdo e eliminando os agradecimentos e perguntas repetitivas para facilitar as pesquisas.

Parabéns pela tua resposta que tocou num assunto a meu parecer muito importante assim como o Xaliba também.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...