Ir para conteúdo

desabafo de um participante.


Posts Recomendados

  • Respostas 83
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Admin

Gisele,

 

Nossa preocupação com a organização da informação e com o usuário é grande e o site mudou muito exatamente pensando nisso nos últimos 6 meses e vai mudar mais ainda até o final do ano. Mas nós não somos uma Agência de viagem e não iremos tratar os usuários como consumidores. Aqui eles são membros da comunidade e se querem mudar algo não podem apenas reclamar do site, têm que sugerir mudanças ou participar ativamente delas ou as duas opções.

 

O Mochileiros.com assim como outros sites colaborativos, é criado pelo coletivo e os editores também são usuários, só que no caso deles, tiveram a atitude de participar ativamente do processo. Aqui os usuários não podem se acomodar como se estivessem assistindo um programa de TV ou fazendo perguntas de pré-venda em uma agência de viagens.

 

Além disso aqui como em toda a web, há uma receita básica que é: Pesquisa e Leitura

 

O que nós podemos fazer e estamos fazendo é melhorar o conteúdo dos tópicos para tentar melhorar a experiência de leitura. Na parte de pesquisa, o nosso sistema de busca interna é do Google que nem precisa apresentar. Se um usuário ignora essa receita e não participa de nada e ainda faz perguntas repetidas, ele está ignorando todo nosso trabalho e ignorando o funcionamento da web em geral. Isso se torna um problema que nós não temos capacidade de resolver. Isso pode estar ligado a preguiça e também ao analfabetismo digital. Aqui o usuário é bem tratado mesmo quando nos agride ignorando tudo isso que citei.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

Gismasil,

Não entendi o tópico como ataque , talvez até mesmo como um alerta! :lol:

 

O que acontece é que com a assiduidade dos colaboradores editores e membros de honra deparamos com um número maior de perguntas já respondidas e usuários que confundem com pacote de operadora , o que acaba passando despercebido a um usuário que esteja apenas interessado em obter informações.

 

É um problema que não vai acabar mas que estamos tentando diminuir com os guias de informações e talvez este tópico alerte àqueles que pretendam obter alguma informação em dar uma pesquisada aqui no site antes de perguntar. :mrgreen:

Link para o comentário
  • Membros

Aproveito e engrosso o coro da katish e do gismasil - a mão usuário-editor tem que ser de dupla no sentido de respeito também.

Acabei de ver que postei uma pergunta no Mochileiro de primeira viagem, que sou, sobre a exigência da Receita no aeroporto de POA atualmente, o que pós pesquisar no fórum não havia menção atual ou anterior ao fato em POA.

Meu post foi deletado, e mesmo sendo usuário devidamente registrado, não fui sequer comunicado deste fato ou advertido sobre alguma irregularidade.

Escrevi ao administrador hoje e recebi somente:

 

"Re: Sumiu o post

Enviado em: 28 Jun 2009, 16:29

De: Silnei

Para: Rpcline

 

Olá Rpcline,

 

Se você postou em fórum errado o editor pode ter deletado a mensagem"

 

Por exemplo, existem sim colaboradores que beiram a falta de educação e impaciência, e visto que o cargo é voluntário, isto é um paradoxo!

Outros que falam "com propriedade" e afimações de locais em que nunca estiveram, fazendo COPY/PASTE do google e outros fóruns conhecidos de viagem.

Acho que o TODOS temos que olhar o próprio umbigo e fazer o mea culpa, e não só os usuários.

Na paz,

Rp

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Silnei,

Tem que mudar o nome do post para desabafo (ataque) dos colaboradores/editores ::lol4::

Somente o Mauro levou em conta o que um usuário (a katish) expôs com muita propriedade...o resto só no chicote ao usuário ::toma::

hehehehe

 

Nao precisa mudar nada nao. É pertinente ao tópico. Mas beleza, vc deu uma boa idéia: a criacao de um tópico q poderia se chamar "Reclamacoes de Usuários", se é q ja nao existe.

 

 

Aproveito e engrosso o coro da katish e do gismasil - a mão usuário-editor tem que ser de dupla no sentido de respeito também.

Acabei de ver que postei uma pergunta no Mochileiro de primeira viagem, que sou, sobre a exigência da Receita no aeroporto de POA atualmente, o que pós pesquisar no fórum não havia menção atual ou anterior ao fato em POA.

Meu post foi deletado, e mesmo sendo usuário devidamente registrado, não fui sequer comunicado deste fato ou advertido sobre alguma irregularidade.

Escrevi ao administrador hoje e recebi somente:

 

"Re: Sumiu o post

[G1]Enviado em: 28 Jun 2009, 16:29

De: Silnei

Para: Rpcline

 

Olá Rpcline,

 

Se você postou em fórum errado o editor pode ter deletado a mensagem"

 

Por exemplo, existem sim colaboradores que beiram a falta de educação e impaciência, e visto que o cargo é voluntário, isto é um paradoxo!

Outros que falam "com propriedade" e afimações de locais em que nunca estiveram, fazendo COPY/PASTE do google e outros fóruns conhecidos de viagem.

Acho que o TODOS temos que olhar o próprio umbigo e fazer o mea culpa, e não só os usuários.

Na paz,

Rp

 

Vc tem td razao, um forum informativo tem mao-dupla, e deve sim existir uma troca harmoniosa/feedback de ambas partes. Mas o pessoal do site tb é Flho de Deus e, portanto, passivel de equivocos, erros e até relaxo, por assim dizer. Entretanto, ha uma diferenca entre quem tem a faca e o queijo nas maos, por exemplo, nao vejo problema no fato de retornar com "copy/paste" alguma info solicitada.. oras, é retorno ou nao? Afinal, ninguem aqui tem a obrigacao de nada e mto menos responder c/ assinatura do cartorio de foi de fato pra tal lugar em questao! O trampo é voluntario, mas nao é meia-boca, de forma alguma! No entanto, concordo contigo num aspecto: nada justifica falta de educacao. E novamente aí incorro na existencia de um topico de reclamacoes de usuarios, se é q ja nao existe. Qto ao sumiço do seu post, provavelmente foi transferido ou, na pior das hipoteses, deletado nalgum limbo virtual. Mas os motivos de fato apenas o editor de plantao saberá responder c/ exatidao e propriedade.[/G1]

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi,

 

Já tem muita bola levantada por aqui, vou aproveitar apenas uma.

Pior que as inúmeras perguntas repetidas notei que está acontecendo uma coisa por aqui nos Mochileiros e que estou há tempos para tocar no assunto.

Essas perguntas infinitamente repetidas são fruto também de um vício dos editores/colaboradores/pessoas de boa vontade, que é a RESPOSTA.

Se essas perguntas fossem ou ignoradas ou respondidas com uma resposta padrão enviando o usuário para os locais de pesquisa seria muito bom. Acontece que há uma enorme "boa vontade" em responder, o que realimenta o comportamento viciado. Então para cada pergunta repetida há uma "caridosa" resposta repetida.

Já escrevi que essas respostas são um desrespeito aos usuários antigos e toda a experiência e qualidade das dicas já existentes.

A qualidade dos Mochileiros é fruto de toda a experiência acumulada em suas milhares de mensagens nos vários tópicos.

Talvez nem seja desrespeito. Pode ser que para cada um que pergunta sem ler o que já existe, exista também quem responda também sem ler.

E assim esse comportamento se repete infinitas vezes.

Link para o comentário
  • Membros

Concordo com o constantino, no que diz respeito a uma mensagem de aviso quanto a tópicos que demonstrem preguiça da parte dos utilizadores.

 

Podiam deixar por exemplo um link para a parte da pesquisa e um smile engraçado com uma bandeira a dizer search. Não é ofensivo e obriga o utilizador a clicar mais um pouco.

 

Exemplo de smile: iconsearch.gif

 

Cumps

 

EDIT: Adicionei um exemplo de smile

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Quando me referi ao ataque e mudança de nome do tópico com fairplay, foi pela falta de elegância em alguns comentários em relação aos usuários, feito majoritariamente por integrantes do staff do site.

Os mesmos que deveriam ditar o tom, o nível da discussão no post...

Mauro, katish, sovesky, rpcline e Constantino teceram seus comentários de forma fidalga, inclusive com sugestões de melhorias.

Deveríamos ser menos minimalistas e tentar abordar o assunto, que está em baila agora, como um todo: inclusive adorei a sugestão do sovesky qto à sinalização.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

opa, parece q esse topico deu samba!! Meritos totais pro Mauro q me sugeriu abri-lo. ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Com relacao a pesquisa, qdo se coloca a(s) palavra(s) chave(s) ele vem com as respostas mas apenas da a pagina em q a palavra chave esta. Sugiro q elas sejam pintadas de amarelinho, assim como a pesquisa do gmail, o q vai fazer o caboclo ir direto no que quer, facilita pra quem realmente quer pesquisar e tb coloca o preguicoso direto la, diminuindo problemas. Outra coisa, tem vez q os topicos ficam gigantes, e realmente eh dificil ler tudo, acho q essa ideia de fazer guias e compilar info eh muito boa. Eu mesmo devo admitir ja ter colocado uma pergunta uma vez sem ler o q estava antes mas pq era um problema urgente q eu precisava de uma resposta o mais rapido possivel, mas expliquei a situacao e pedi desculpas antecipadamente.

 

Quem ta zuando meu cabelo ai???? :) Cara, rabanete eh nova, anemona, medusa, ajudante do palhaco do simpson's ja tinha rolado. Apesar de eu adorar esse cabelo infelizmente ele ja foi cortado, qdo voltei pro Brasil tive q ficar com cara 'seria'. Mas os dreds estao guardados como recordacao e as fotos tb.

 

abracos

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...