Fazendo Escala em Caracas para o Caribe

Guias, Troca de informações e Bate-Papo sobre destinos no Caribe

Re: Fazendo Escala em Caracas para o Caribe

Nova mensagempor nicoletti » 05 Jul 2011, 18:03

O hotel é o Airport Inn. Fica a no máximo 1 km do aeroporto, o que seria perfeito para a conexão em Curaçao, mas é NOJENTO. Não conheço outro por perto. Mesmo sendo tão perto, o táxi custa 10 dólares.

O procedimento com as malas foi sugerido pela própria TAM para que não passasse pela imigração venezuelana e, principalmente, para não pagar a taxa de embarque absurda. Fiquei MUITO preocupado em dar rolo, mas deu tudo muito certo. Eles te falam para sair do avião e dar o nome em um posto de atendimento ao turista, onde uma mulher para de fazer o seu artesanato (é sério, a mulher estava colando conchas numa caixinha) e anota seu nome que será passado para a DAE. E está feito o seu check-in. Ficamos esperando no "portão 2", que era virtual, já que não tinha portão, mas só uma placa. Em cima da hora aparece um rapaz com um bolo de cartões de embarque na mão e começa a distribuir (tudo meio nas coxas). Fui perguntar sobre as malas e, nem terminei a pergunta, o rapaz confirmou que estavam as duas lá.

Voltei de Aruba via Bogotá, com a Avianca. Mais tranquilo, mas o voo noturno da TAM de Bogotá para SP é cruel. Voo de 5 horas não dá para ser noturno.
nicoletti

Data de registro: 03 Ago 2010, 17:57
Reputation point: 0

Nova mensagempor Andre_Franca » 06 Jul 2011, 16:17

estou impressionado pois eu desconheço acordo da tam com a dae, deve ser um jeitinho brasileiro que eles encontraram pra diminuir os problemas na venezuela.... e depois o povo ainda fala mal da TAM ¬¬
André F.
Andre_Franca
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 25 Fev 2006, 16:53
Próximo Destino: provavelmente caribe!
Reputation point: 398

Nova mensagempor nicoletti » 06 Jul 2011, 18:21

De fato, não é um acordo. É algo totalmente informal que eles fazem com qualquer empresa aérea para que os passageiros não tenham de passar pela temida imigração e tenham de pagar nova taxa de embarque. Mas vc fica com o coração na mão. Se puder, leve bagagem de mão que é mais seguro.

Reclamação sobre a TAM: o horário de chegada na passagem não leva em conta o fuso-bizarro de meia-hora e os comissários de bordo também não sabem informar nada sobre o horário de chegada, o que gera uma pequena confusão entre quem tem conexões para fazer. Mas sempre tem um venezuelano a bordo para explicar as peculiaridades de seu país.
nicoletti

Data de registro: 03 Ago 2010, 17:57

Nova mensagempor Andre_Franca » 06 Jul 2011, 20:55

então nicoletti, é porque esse "fuso" só é aceito na venezuela (uma criação do titio mais democrático das américas rsrsrs), e como os voos em todo mundo sao feitos a partir do GMT, é de se esperar que haja confusão, principalmente por parte dos comissários que não devem receber esta informação... vale ressaltar um voo da american airlines que pousou em caracas faz algum tempo e o chefe foi dizer no anuncio "sras e srs sejam bem vindos a caracas, o "chaves local time é:" ai os passageiros entenderam "o chaves louco time é:" resultado: prisão de todos os tripulantes e mais uma confusão diplomática com os eua.....um país INCREDIBLEEEE como o nosso :D
André F.
Andre_Franca
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Nova mensagempor glaguilar » 29 Jul 2011, 10:34

Fala pessoal!

Eu to programando ir pra Aruba ou Curaçao, depois de lá seguir pro panamá e pegar o ticabus e fazer américa central. Mas pretendia ficar em Caracas uns 3 dias (visto que sai mais barato o voo pra Caracas). Vcs acham desaconselhável? Fiquei meio apavorado qdo li esses relatos.

Abraços
glaguilar

Data de registro: 12 Jul 2011, 13:46
Próximo Destino: Montevidéu

Nova mensagempor Andre_Franca » 29 Jul 2011, 16:26

sim, completamente desaconselhável.... tente ir via colombia os preços sao semelhantes ou com a copa airlines....
André F.
Andre_Franca
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Nova mensagempor monizynha » 14 Ago 2011, 14:05

Gente!!!!

Vou me formar na faculdade no fim do ano e gostaria de ir para Los Roques, só que ia descer em Caracas e não sei como chego até Los Roques, alguém me ajuda? Quanto custa a hospedagem e alimentação por lá?
monizynha

Data de registro: 14 Ago 2011, 13:58

De Caracas até Los Roques

Nova mensagempor monizynha » 14 Ago 2011, 14:14

Pessoal!

Vou me formar na faculdade no fim do ano, e de presente vou viajar. Notei que ir para Caracas na Venezuela é o mesmo preço de avião (pela TAM) que viagens dentro do Brasil. Pensei então em ir até Caracas e ficar uns dias por lá e visitar Los Roques. Alguem sabe me dizer como vou de Caracas até Los Roques? Quanto custa a passagem? E quanto custa uma pousada simples e alimentação por lá? Andei lendo uns tópicos do mochileiros que me deixaram assustada quanto a Caracas e o esquema de troca de dólares e notas falsas e mais um monte de coisas. Agradeço desde já a atenção!

Moni.
monizynha

Data de registro: 14 Ago 2011, 13:58

Nova mensagempor Andre_Franca » 14 Ago 2011, 15:27

monizynha, são poucas as cias aereas que voam pra los roques, tenta ver no topico venezuela quais sao.... mas vc vai ter que guardar uma graninha pq em los roques tudo é muito caro.....
André F.
Andre_Franca
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Nova mensagempor lucasns » 27 Fev 2012, 13:01

Olá!

Eu e mais 2 fomos esse mês passar três semanas no Caribe. A gente tinha milhas da TAM para gastar e decidimos então ir para o Caribe via Caracas, pois era de onde conseguiriamos passagens mais baratas para seguir para as Antilhas Holandesas (pela Insel Air, US$100,- one-way). Também queriamos passar um tempo em Caracas pra conhecer a cidade de fato e não só dizer que ''passamos por lá'', então ficamos três dias lá na volta do Caribe.
Tenho que dizer que não vi absolutamente NADA de CAÓTICO no aeroporto de Caracas. Inclusive, o aeroporto de Caracas é bem melhor do que os nossos dois grades aeroportos internacionais (Guarulhos e Galeão).

Bom, a gente chegou lá no dia 2/fev no vôo da TAM que chega lá às ~18h00. Não tivemos nenhum problema na imigraçao nem nas malas... (Inclusive, a imigração lá é bem mais simples do que nas ilhas do Caribe). A nossa idéia inicial era passar a noite no próprio aeroporto, já como o nosso vôo para Curaçao era já na manhã do dia seguinte, e a cidade de Caracas é bem longe do aeroporto, e estavamos com receio de nos aventurar a ir até a cidade sem a luz do dia. A nossa primeira idéia foi tentar fazer o check-in na Insel Air para termos os cartões de embarque e podermos esperar/dormir seguramente dentro da sala de embarque até a manhã seguinte. Isso não funcionou, porque as companias só podiam iniciar o check-in e emitir o cartão de embarque 3hs antes do vôo. Mas o funcionário da InselAir, simpático e querendo nos ajudar, sugeriu que a gente dormisse perto dos restaurantes próximos do desembarque, onde seria mais seguro para dormir. Além disso, nos sugeriu fazer o câmbio negro na AVIS rent a car. *Recomendo esse lugar para fazer o câmbio seguramente. Apesar de eles jogarem o preço inicial para 7 Bsf por dólar, eles cedem bem facilmente quando você negociar 8 BsF por dólar. Bom, fomos ao andar dos restaurantes para dormir lá. Ficamos lá uma ou duas horas, mas começamos a ficar com medo na medida que o tempo passava, pois os restaurantes fechavam e o aeroporto ficava cada vez mais deserto. Não que a gente tenha visto nada de suspeito, mas se às 21h00 o aeroporto já estava tão deserto, imaginamos como ficaria de madrugada. A gente ficou com medo de ser roubado durante a madrugada (tenho certeza que também teríamos se passássemos a noite no aeroporto de Guarulhos, por exemplo). Resolvemos então procurar um hotel para passarmos a noite, até por que estavamos muito cansados, e precisavamos dormir bem para poder aproveitar o dia seguinte em Curaçao. Me informei num quiosque turístico sobre hoteis, e eles sugeriram a ''Pousada La Parada'', que ficava próxima do aeroporto, era segura e com preço acessível. Foi para lá que fomos.
*Recomendo também este lugar. O hotel tem um transfer direto direto do aeroporto, o que evita pegar táxis (fica só a uns 10 min do aeroporto). A área do hotel é sem dúvidas um péssimo lugar, o bairro é extremamente pobre e aparentemente preigosissímo, mas o hotel tem um muro alto, segurança armado no portão e grades nas janelas de todos os quartos, então é realmente seguro do lado de dentro do hotel. E no mais, o hotel é bem limpo e perfeito para se passar uma noite. Custou BsF 585,- para três pessoas, o que é mais ou menos 25 dólares por pessoa. Foi muito bom ter dormido lá, pois assim pudemos descansar bem, tomar um bom banho e não ficar no medo de ser furtado no aeroporto. Além do que, o que vimos no caminho do aeroporto até o hotel foi uma ótima e única experiência, não esperava ver lugar tão pobre e caótico assim aqui na América, aquela era a imagem que eu tinha do Congo, talvez.
No dia seguinte fomos ao aeroporto, mas com o trânsito caótico do horário (8 da manhã) levamos 40 min para chegar até o aeroporto, sendo que tinhamos levado 10min no dia anterior.
Chegamos no aeroporto, fizemos o check-in na InselAir, pagamos os BsF 418,- da taxa de saída e fomos rumo à Curaçao.

Depois escrevo como foram os outros dias que passamos em Caracas, no retorno.
lucasns

Data de registro: 04 Dez 2011, 23:39
Reputation point: 112

Nova mensagempor glaubercr » 27 Fev 2012, 14:09

Você deixou pra comprar o trecho para as antilhas lá? Sem reserva? Como estava a disponibilidade? Quais outras empresas estão fazendo pra lá? Chegou a ver o preço das outras empresas? Alguma que dê pra comprar antecipado mesmo que sem o benefício do câmbio negro? Alguma que dê pra fazer reserva e pagar lá?

estava disposto a gastar 15 mil milhas pra ir com a gol direto pra aruba na minha próxima ida, mas o seu relato está me fazendo pensar em batalhar um trecho de 6 mil pra caracas
glaubercr
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 30 Nov 2008, 17:21
Próximo Destino: - Carnaval em Recife
- NY e onde der na telha a partir de lá
Reputation point: 1139

Nova mensagempor Andre_Franca » 27 Fev 2012, 15:45

só de pensar em todos os estresse que agente pode passar pela VEN, eu usaria minhas 15 mil milhas pra chegar direto em aruba sem pisar lá brincando hehehhe! :)
André F.
Andre_Franca
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Nova mensagempor lucasns » 27 Fev 2012, 16:58

glaubercr escreveu:Você deixou pra comprar o trecho para as antilhas lá? Sem reserva? Como estava a disponibilidade? Quais outras empresas estão fazendo pra lá? Chegou a ver o preço das outras empresas? Alguma que dê pra comprar antecipado mesmo que sem o benefício do câmbio negro? Alguma que dê pra fazer reserva e pagar lá?

estava disposto a gastar 15 mil milhas pra ir com a gol direto pra aruba na minha próxima ida, mas o seu relato está me fazendo pensar em batalhar um trecho de 6 mil pra caracas

Glaubercr,
não, eu comprei os trechos da InselAir já daqui. Os preços são em dólares, então o câmbio de bolivares não muda em nada o valor da passagem. A única coisa que é paga em bolivares é a taxa de saída. Eu pesquisei em todas as companias e a InselAir era a mais barata, a segunda opção era a Dutch Antilles Express, mas essa era uns 30 dólares mais cara. Eu comprei a minha ida Caracas-Curaçao e a volta Aruba-Caracas, isso encareceu um pouco. Se tivesse ido e voltado do mesmo lugar seria um pouco mais barato. Mas os aviões da InselAir de Caracas para Curaçao tanto na ida quanto na volta estavam bem vazios, mesmo sendo na alta temporada. Acho que só uns 30-40% dos assentos tavam ocupados.
Eu gastei 20.000 para ir até Caracas com a TAM (a GOL era 20.000 também) mas fevereiro é alta temporada. Não sei quantas milhas seria na baixa... Mas se você for para Caracas, vale a pena tirar uns dois dias para ir conhecer a cidade. Sem dúvidas tem muita pobreza na cidade, mas tem muita coisa bonita na cidade e o povo venezuelano é muito legal. A Venezuela não é nenhum bicho-de-sete-cabeças que nem falam por aí.
lucasns

Data de registro: 04 Dez 2011, 23:39
Reputation point: 112

Nova mensagempor glaubercr » 27 Fev 2012, 21:39

20mil que você diz é ida e volta certo? Esse é o preço normal. E pela gol o normal direto pra aruba é 30 mil ida e volta. Se for considerar que evita 2 taxas de saída, uma ou 2 noites de hotel em caracas e o tempo que sobra a mais pra curtir na viaje, compensa ir direto. Quando fui tinha promo e gastei 12mil ida e volta até caracas. Fiz as 3 ilhas, mas meu foco era los roques. Já na próxima quero passar uns 15 dias só matando saudade dos mergulhos de bonaire. Aí só mesmo uma promo de milhas pra animar uma parada em caracas, mas não sei não se vale a função.
glaubercr
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 30 Nov 2008, 17:21
Próximo Destino: - Carnaval em Recife
- NY e onde der na telha a partir de lá
Reputation point: 1139

Nova mensagempor rick_play » 15 Mar 2012, 16:21

Boa Tarde,
Viajo com frequencia a Caracas, mas sempre este como destino final e vou fazer algumas considerações.

- Taxa de saída
É um caso duvidoso até hoje para mim. Se a passagem for comprada recentemente, não tem, pois a taxa já está inclusa. Se comprar com antecedência e a taxa subir, no seu checkin de volta essa taxa será cobrada. Fui taxado em 77VEF na minha última visita.

- Aeroporto
No chekin da volta as vezes eles pesam a bagagem de mão e abrem sua mala de despachar mesmo que já a tenha embalado. Além disso, tem um detalhe curioso. Além de tirar o tênis e passar pelo raio x, o seu vôo pode ser selecionado para mais uma revista na porta do avião. Quem faz a revista é um militar. Eles separam a fila por homem e mulher. Não crie caso.

- AVIÃO
Simplesmente respeite as regras. Malas de mão tem regras específicas e fiquei de cara com alguns comentários aqui, por isso resolvi postar. Se você se comporta como um sacoleiro do Paraguay, viaje de ônibus de excursão! Nada de uma mala pequena de rodinhas e mais uma mochila com 11kg e N sacolas de compras. O bagageiro acima é para 1 volume apenas. Se comprou coisas no DutyFree os acomode abaixo do assento. Se você acomodou seus 60kg de bagagem de mão, saiba que tomou espaço de outra pessoa e espero que desabe na sua cabeça.
Pior na volta quando chego em SP e pego conexão doméstica para CWB. O povo entra com 2 malas e lotados de sacolas. Isso não tem cabimento! Engraçado que já voltei cheio de compras de DutyFree e acomodei apenas minha mochila com o notebook no bagageiro. O restante vai debaixo do assento oras. Já peguei situação que não tinha espaço nem para minha mochila devido as essas pessoas sem noção.
Viajo bastante e tenho as seguintes regras quanto a bagagens:
mochila com o note, jaqueta leve, livro e coisas (1 volume de uns 5k ou mais as vezes)
travel organizer com carteira, iphone, fone, travesseiro inflável, dinheiro e caneta que sempre fica no colo (e não lá no bagageiro, ok???)
mala de viagem com cadeado, embalada e despachada normalmente
Dica para mulheres: não passe spray no cabelo ou perfume dentro do avião. Não seja mal educada.
Dicas para todos: na hora da refeição, suba sua poltrona, mesmo que não coma. Não fique de conversas altas. Use seu fone de ouvido. Se você precisa ir ao banheiro a cada hora, sente-se no corredor. Essas são questões básicas de educação.

- GOL/TAM
A Gol mudou recentemente seu cardápio, início de Feb/12, e agora almoço e janta são servidos FRIO. O almoço na Gol se limitou a queijo com presunto ralados e misturados com um creme de maionese. Eu não sei da onde isso pode ser uma refeição. Na última volta, jantei no aeroporto.
A TAM, sempre foi muito superior a Gol nos voos com escala em Caracas. Nem de longe pode ser comparada com a Gol. A TAM também está de cardápio novo, muito bom por sinal e com almoço e janta quentes.

- Dinheiro
Simplesmente não use cartão de crédito lá. Em nenhum lugar mesmo! Cartões de colegas já foram clonados. Viaje apenas com dólar em espécie e de preferência naqueles 'porta-dinheiro' que ficam escondidos. Dentro da Venezuela tem algumas regras também. Você não pode andar por lá com mais de 200USD em espécie.

- Moleques de 18 a 20anos, fardados e com fuzil no aeroporto
Te param e fazem perguntas das mais variadas: 'o que veio fazer aqui', 'para onde vai', 'quanto tempo ficou', 'que musica toca no carnaval', 'vai para o Rio'... olha, sinceramente... responda de forma direta, apresente seu ticket de embarque e só.

- Cambio USD > VEF
Jamais aceite fazer cambio com qualquer pessoa do aeroporto. Já vi turista sendo preso, eles fazem armadilhas para te pegar. O cambio oficial é 4.2VEF para 1USD mas por fora conseguimos taxas a 8VEF por dólar. Taxistas em Caracas fazem 6 por 1. Procure informações com o pessoal do hotel, garçom e tal. Os Venezuelanos não podem comprar oficialmente mais do que 600USD ao ano, por isso o mercado paralelo é movimentado. Se for a uma empresa, reunião e tal, se informe, muita gente compra dólar e paga caro pois é artigo de luxo.

- Taxi
Não pegue taxi nas ruas. Vá a um ponto oficial, com os taxis todos iguais e pegue um. Combine o preço antes. Mas em geral, do hotel para todo lugar que vou em Caracas fica entre 50VEF e 70VEF.

- Água
Não tome água da torneira, pois terá diarréia. Compre água mineral.

- Tomadas
Padrão Americano, pino chato, 110V. Leve adaptador.

- Trânsito
Muito cuidado para atravessar a rua. Mesmo que você esteja na calçada, corre o risco de um motoqueiro passar e buzinar para você! Lá o pedestre é deixado de lado mesmo. Não ligue.

- Atendimento em restaurantes/lojas/qualquer lugar
Sempre demorado. Tenha paciência.

- Como andar pela cidade
Não vá sair com ipod, rolex e rayban. A cidade é perigosa, mas nunca aconteceu nada comigo. Não dê bobeira.

- Bebidas
Tem restrição de venda de bebidas no mercado após as 20hs, ou 19hs. Sábado e domingo não vendem. Nos bares e restaurantes é liberado.

- Shoppings (centro comercial)
Tolón, shopping mais ‘fino’.
Sambil, shopping ‘fino’ e muitas lojas. O Hard Rock Café fica lá.
Lider, bom shopping, muito grande, muitas lojas.
San Ignacio, tem bares e restaurantes. Tem uma ótima charutaria.
Millenium, bom shopping, é aberto, e quando chove eles param as escadas rolantes e colocam lonas...
Boleíta, shopping de descontos, tem alguns outlets lá. Mas dizem que a região não é das melhores, vá sempre de taxi e com mais alguém.

- Visite:
Visite o teleférico no Ávila onde tem um hotel desativado. Leve uma jaqueta. Depois faça o passeio de jipe (6VEF para ir e mais 6 para voltar) e visite uma comunidade ali perto. Tem um bom restaurante lá 'Luna Ávila', artesanatos e tal.

Abraço aos viajantes,
Ricardo Gabriel
rick_play

Data de registro: 15 Mar 2012, 14:58

AnteriorPróximo

Retornar para Caribe