por rick_play » 15 Mar 2012, 16:21
Boa Tarde,
Viajo com frequencia a Caracas, mas sempre este como destino final e vou fazer algumas considerações.
- Taxa de saída
É um caso duvidoso até hoje para mim. Se a passagem for comprada recentemente, não tem, pois a taxa já está inclusa. Se comprar com antecedência e a taxa subir, no seu checkin de volta essa taxa será cobrada. Fui taxado em 77VEF na minha última visita.
- Aeroporto
No chekin da volta as vezes eles pesam a bagagem de mão e abrem sua mala de despachar mesmo que já a tenha embalado. Além disso, tem um detalhe curioso. Além de tirar o tênis e passar pelo raio x, o seu vôo pode ser selecionado para mais uma revista na porta do avião. Quem faz a revista é um militar. Eles separam a fila por homem e mulher. Não crie caso.
- AVIÃO
Simplesmente respeite as regras. Malas de mão tem regras específicas e fiquei de cara com alguns comentários aqui, por isso resolvi postar. Se você se comporta como um sacoleiro do Paraguay, viaje de ônibus de excursão! Nada de uma mala pequena de rodinhas e mais uma mochila com 11kg e N sacolas de compras. O bagageiro acima é para 1 volume apenas. Se comprou coisas no DutyFree os acomode abaixo do assento. Se você acomodou seus 60kg de bagagem de mão, saiba que tomou espaço de outra pessoa e espero que desabe na sua cabeça.
Pior na volta quando chego em SP e pego conexão doméstica para CWB. O povo entra com 2 malas e lotados de sacolas. Isso não tem cabimento! Engraçado que já voltei cheio de compras de DutyFree e acomodei apenas minha mochila com o notebook no bagageiro. O restante vai debaixo do assento oras. Já peguei situação que não tinha espaço nem para minha mochila devido as essas pessoas sem noção.
Viajo bastante e tenho as seguintes regras quanto a bagagens:
mochila com o note, jaqueta leve, livro e coisas (1 volume de uns 5k ou mais as vezes)
travel organizer com carteira, iphone, fone, travesseiro inflável, dinheiro e caneta que sempre fica no colo (e não lá no bagageiro, ok???)
mala de viagem com cadeado, embalada e despachada normalmente
Dica para mulheres: não passe spray no cabelo ou perfume dentro do avião. Não seja mal educada.
Dicas para todos: na hora da refeição, suba sua poltrona, mesmo que não coma. Não fique de conversas altas. Use seu fone de ouvido. Se você precisa ir ao banheiro a cada hora, sente-se no corredor. Essas são questões básicas de educação.
- GOL/TAM
A Gol mudou recentemente seu cardápio, início de Feb/12, e agora almoço e janta são servidos FRIO. O almoço na Gol se limitou a queijo com presunto ralados e misturados com um creme de maionese. Eu não sei da onde isso pode ser uma refeição. Na última volta, jantei no aeroporto.
A TAM, sempre foi muito superior a Gol nos voos com escala em Caracas. Nem de longe pode ser comparada com a Gol. A TAM também está de cardápio novo, muito bom por sinal e com almoço e janta quentes.
- Dinheiro
Simplesmente não use cartão de crédito lá. Em nenhum lugar mesmo! Cartões de colegas já foram clonados. Viaje apenas com dólar em espécie e de preferência naqueles 'porta-dinheiro' que ficam escondidos. Dentro da Venezuela tem algumas regras também. Você não pode andar por lá com mais de 200USD em espécie.
- Moleques de 18 a 20anos, fardados e com fuzil no aeroporto
Te param e fazem perguntas das mais variadas: 'o que veio fazer aqui', 'para onde vai', 'quanto tempo ficou', 'que musica toca no carnaval', 'vai para o Rio'... olha, sinceramente... responda de forma direta, apresente seu ticket de embarque e só.
- Cambio USD > VEF
Jamais aceite fazer cambio com qualquer pessoa do aeroporto. Já vi turista sendo preso, eles fazem armadilhas para te pegar. O cambio oficial é 4.2VEF para 1USD mas por fora conseguimos taxas a 8VEF por dólar. Taxistas em Caracas fazem 6 por 1. Procure informações com o pessoal do hotel, garçom e tal. Os Venezuelanos não podem comprar oficialmente mais do que 600USD ao ano, por isso o mercado paralelo é movimentado. Se for a uma empresa, reunião e tal, se informe, muita gente compra dólar e paga caro pois é artigo de luxo.
- Taxi
Não pegue taxi nas ruas. Vá a um ponto oficial, com os taxis todos iguais e pegue um. Combine o preço antes. Mas em geral, do hotel para todo lugar que vou em Caracas fica entre 50VEF e 70VEF.
- Água
Não tome água da torneira, pois terá diarréia. Compre água mineral.
- Tomadas
Padrão Americano, pino chato, 110V. Leve adaptador.
- Trânsito
Muito cuidado para atravessar a rua. Mesmo que você esteja na calçada, corre o risco de um motoqueiro passar e buzinar para você! Lá o pedestre é deixado de lado mesmo. Não ligue.
- Atendimento em restaurantes/lojas/qualquer lugar
Sempre demorado. Tenha paciência.
- Como andar pela cidade
Não vá sair com ipod, rolex e rayban. A cidade é perigosa, mas nunca aconteceu nada comigo. Não dê bobeira.
- Bebidas
Tem restrição de venda de bebidas no mercado após as 20hs, ou 19hs. Sábado e domingo não vendem. Nos bares e restaurantes é liberado.
- Shoppings (centro comercial)
Tolón, shopping mais ‘fino’.
Sambil, shopping ‘fino’ e muitas lojas. O Hard Rock Café fica lá.
Lider, bom shopping, muito grande, muitas lojas.
San Ignacio, tem bares e restaurantes. Tem uma ótima charutaria.
Millenium, bom shopping, é aberto, e quando chove eles param as escadas rolantes e colocam lonas...
Boleíta, shopping de descontos, tem alguns outlets lá. Mas dizem que a região não é das melhores, vá sempre de taxi e com mais alguém.
- Visite:
Visite o teleférico no Ávila onde tem um hotel desativado. Leve uma jaqueta. Depois faça o passeio de jipe (6VEF para ir e mais 6 para voltar) e visite uma comunidade ali perto. Tem um bom restaurante lá 'Luna Ávila', artesanatos e tal.
Abraço aos viajantes,
Ricardo Gabriel