Faça perguntas e responda tópicos sobre qualquer tema abordado pela comunidade Mochileiros.com. Uma pergunta por tópico.
Regras do fórum: Fórum Perguntas & Respostas

Esse fórum é exclusivo para o envio de perguntas.

Importante:
- Envie apenas uma pergunta por tópico e não esqueça de escrever a pergunta no campo "título".
- Se você quer postar várias dúvidas sobre um roteiro de viagem por exemplo, o fórum correto é o de Roteiros de Viagem. Clique aqui para saber mais!
- Os tópicos criados que não forem perguntas claras serão renomeados ou movidos para outros fóruns mais adequados dentro do site.

Clique Aqui para postar sua pergunta!
#1099492 por luaamaral30@hotmail.com
20 Jun 2015, 23:37
Boa noite, estou indo a Europa passar 45 dias em janeiro , desses 45 ficarei 18 em Londres e o resto vou fazer um tour por la onde vou voltar por Roma. Em Londres vou estar na casa da minha irmã por parte de pai menor de idade, ela mora com a mãe e o padrasto ( cidadão europeu e todos devidamente legalizados), eles virão ao Brasil em agosto onde me entregarão a carta convite. Nesse período que vou estarei recém formada, exatamente dois dias!! (a viagem é meu presente de formatura). Minhas dúvidas são:
. A carta convite deve ser OBRIGATORIAMENTE me enviada por email ou posso levar a carta ORIGINAL?
. Como estarei recém formada quais documentos devo levar para a imigração não achar que estou desempregada e estou indo morar la?
. Como vou ficar na casa de parentes a imigração costuma " pegar leve" na quantia que levo em espécie? estou pensando em levar de 200 a 300 libras no máximo (aceito sugestões).
. Não sei falar NADA em Inglês, pretendo realmente me virar la fora por mimica, boa vontade e MILAGRE eu sei, menos em Londres onde vou contar com a ajuda dos parentes, mas na hora da entrevista com a imigração eu posso pedir um Tradutor? Isso pode causar uma má impressão ou é normal? (ESTOU APAVORADA COM ESSA MALDITA IMIGRAÇÃO)
. Referente aos dias que estarei viajando para os outros Países ( Italia, Holanda, Alemanha e França) tirando albergue e transporte devo levar mais ou menos quantos Euros? não vou esbanjar mas também não quero passar fome kkkkkk
Desde já, obrigada!

#1099508 por Vinícius Perez
21 Jun 2015, 01:16
A carta convite deve ser OBRIGATORIAMENTE me enviada por email ou posso levar a carta ORIGINAL?

Leva as duas e mostra apenas uma, se for solicitado a copia você mostra.

. Como estarei recém formada quais documentos devo levar para a imigração não achar que estou desempregada e estou indo morar la?

Quem você é:

passaporte válido por no mínimo 6 meses (embora não seja uma exigência oficial, parece ser a prática aceitável)
caso você precise comprovar uma afirmação, por exemplo, de que é casado/a com um cidadão europeu, certidão de casamento/união civil/divórcio/óbito do cônjuge, etc.
Sua profissão ou ocupação atual:

Caso seja empregado, você poderá levar uma carta da empresa em papel timbrado, detalhando seu cargo, salário e tempo de empresa e confirmando que você está de férias. Outros documentos: contracheque, formulário de imposto de renda, carteira de trabalho.
Caso seja estudante, você poderá levar uma declaração da escola ou faculdade em papel timbrado comprovando que você está devidamente matriculado e que está de férias.
Caso seja empresário, você poderá levar o contrato social ou registro da empresa confirmando que você é sócio e a data de início do negócio.
Condição financeira:

Para comprovar sua condição financeira, os documentos incluem:

extratos bancários, carta do banco declarando o saldo, contracheques, formulários de imposto de renda
Os agentes da imigração podem também perguntar quanto você tem em dinheiro (em espécie e/ou travellers cheques), quantos cartões de crédito, pré-pagos, etc. Eles poderão pedir para ver o dinheiro (e até contar!) e os cartões/travellers cheques, por isso não é uma boa ideia mentir. Aliás, mentir é a pior ideia em qualquer circunstância, pois eles são muito bem treinados para detectar mentiras.

Por mais que muita gente insista em saber, não há em nenhum lugar do website oficial do governo britânico, qualquer indicação de uma quantia de dinheiro por dia que deve ser apresentada. Este valor é mesmo uma questão de bom senso.

Detalhes da viagem e acomodação:

confirmação de reserva de hotel (a cópia enviada por e-mail é suficiente), ou carta do morador do local onde você se hospederá afirmando que você poderá se hospedar lá e
confirmação da passagem aérea de volta ou de continuação para fora do Reino Unido (e-mail ou cópia da passagem)
Planos de viagem no Reino Unido:

qualquer ingresso para atrações, museus, teatros, comprovante de reservas de tours ou excursões que você tenha feito diretamente ou através de uma agência.

Para ter as infirmações direto da fonte, acesse: https://www.gov.uk/government/uploads/s ... _CLEAN.pdf

Nada de mostrar documentos sem a imigração pedir. Tem gente que empolga e quando o oficial pede algum documento a pessoa acha que se mostrar outros ajuda a fortalecer, mas pode ter efeito negativo e gerar perguntas que você não teria antes ou até mesmo levar o oficial a pedir algum documento que você não tem. Para resumir, mostre apenas o que for pedido.

Como vou ficar na casa de parentes a imigração costuma " pegar leve" na quantia que levo em espécie? estou pensando em levar de 200 a 300 libras no máximo (aceito sugestões).

Não sei

Não sei falar NADA em Inglês, pretendo realmente me virar la fora por mimica, boa vontade e MILAGRE eu sei, menos em Londres onde vou contar com a ajuda dos parentes, mas na hora da entrevista com a imigração eu posso pedir um Tradutor? Isso pode causar uma má impressão ou é normal? (ESTOU APAVORADA COM ESSA MALDITA IMIGRAÇÃO)

O Reino Unido NÃO é signatário do Tratado de Schengen, um acordo assinado por 30 países da Europa que determina, entre outros, a livre circulação de pessoas entre os países membros. Sendo assim, quando você sair do Reino Unido para a Italia, Holanda, Alemanha e França vai precisar passar pela imigração novamente quando voltar caso for voltar. E quando chegar em cada país que vai visitar, novamente vai precisar passar pela imigração, ou seja trate de perder o medo da imigração, pois vai passar por várias. É normal pedir tradutor!

. Referente aos dias que estarei viajando para os outros Países ( Italia, Holanda, Alemanha e França) tirando albergue e transporte devo levar mais ou menos quantos Euros? não vou esbanjar mas também não quero passar fome kkkkkk

Não sei
#1099545 por xxxxxxxxxx
21 Jun 2015, 10:08
Desempregado, recém formado, viajando sem muito dinheiro, carta-convite, com parentes morando no Reino Unido, sempre vai chamar muita atenção na imigração, então é bom ir bem preparado para dar um monte de explicações.

Mas como você não tem muito o que levar que comprove a sua intenção de voltar ao Brasil(emprego, faculdade, etc), eu daria ênfase em já chegar lá em Londres com as passagens de Londres para Paris e demais deslocamentos já compradas e marcadas, já ter reservas de hospedagem em Paris e nas demais cidades que pretende visitar, seguro-saúde, e principalmente ter passagens de volta ao Brasil já marcadas...

Se você tiver como conseguir a carta-convite original é bem melhor, pois afinal de contas uma cópia enviada pela internet é muito fácil de conseguir. A carta convite tem que ser em Inglês e conter todos os dados do seu anfitrião, alem de cópias dos documentos dele.

Você pode levar os extratos dos seus pais, mas só mostre se lhe perguntarem. Os extratos não precisam ser traduzidos, leve o extrato emitido pelo caixa automático, ele dá um pouco mais de credibilidade do que uma folha qualquer impressa pelo computador.

Quanto ao orçamento, isto depende unicamente do que você escolher, se vai pegar um quarto coletivo de hostel com mais 12 ou 15 pessoas, um mais privatico com 4 pessoas, se vai pegar um quarto privativo, se vai ir no restaurante e pedir um prato de 10 euros ou um de 30 Euros... Mas num orçamento econômico, sem passar aperto e nem ficar em locais muito ruins, eu estimaria uma média de 60 Euros por dia para gastos com hospedagem em quarto coletivo, alimentação, metrô, entradas e passeios.

Agora é só fazer a conta para 28 dias e o Euro valendo R$ 3.75, Este valor é sem contar os deslocamentos entre as cidades.

Você consegue se virar com mímica, mas ao menos um pouco de inglês sempre vai lhe ajudar bastante... Uma sugestão, como você tem 6 meses para a viagem, por que você não se matricula num curso de inglês até lá? Não vai conseguir ficar fluente, mas vai lhe ajudar bastante com o básico do dia-a-dia...
#1100427 por TripNomade
23 Jun 2015, 17:27
AdrianoLB escreveu:Mas como você não tem muito o que levar que comprove a sua intenção de voltar ao Brasil(emprego, faculdade, etc), eu daria ênfase em já chegar lá em Londres com as passagens de Londres para Paris e demais deslocamentos já compradas e marcadas, já ter reservas de hospedagem em Paris e nas demais cidades que pretende visitar, seguro-saúde, e principalmente ter passagens de volta ao Brasil já marcadas...

Adriano, tenho uma dúvida um pouco parecida. Vou comprar uma passagem APENAS de ida para Inglaterra, pretendo ficar umas 2 semanas e para comprovar que não quero ficar na Inglaterra vou comprar uma passagem para Irlanda para ver uns cursos de inglês. Você acha que o oficial da imigração da Inglaterra vai me barrar por não term uma passagem de volta para o Brasil? Realmente não sei quanto tempo vou ficar na Irlanda procurando curso de inglês. Você pode me ajudar?
#1100494 por xxxxxxxxxx
23 Jun 2015, 21:09
Sim eles vão implicar com você, tenho quase certeza de que a imigração vai lhe mandar de volta ao Brasil direto do aeroporto de Londres, não deixando nem você entrar no Reino Unido.

A Irlanda e Reino Unido fazem parte de um espaço comum de circulação, ou seja, você não passa pela imigração para se deslocar entre Reino Unido e Irlanda, você só vai passar por uma imigração na entrada, independente de qual país, Irlanda ou Reino unido, você entrar.

Resumindo, você precisa ter uma passagem comprada e marcada para fora do Reino Unido ou Irlanda para ser aceito. De preferência uma passagem de volta para o Brasil, ter uma passagem só de ida e outra para Paris por exemplo, sem passagem de volta ao brasil ou para fora da Europa costuma dar problema, pois o agente de imigração geralmente entende que você pretende ficar lá indefinidamente, o que é proibido.

Então não tem jeito, você tem que definir desde já quanto tempo vai ficar estudando na Irlanda e já comprar a passagem de volta. Se for menos de 2 meses não precisa obrigatoriamente estar matriculado na escola, você pode escolher a escola lá, mas se você pretende ficar mais de 3 meses, até o limite de 6 meses, seria muito interessante já ter uma matricula em alguma escola, pois com certeza o agente de imigração vai querer saber o que você vai fazer todo este tempo lá, e seria muito interessante você conseguir comprovar as suas intenções.

Se eventualmente você resolver ficar mais ou menos tempo do que o planejado inicialmente, desde que dentro do limite de 6 meses entre UK e Irlanda, você sempre pode remarcar a passagem de volta para uma nova data. Você vai pagar a taxa de remarcação e a diferença de preço, mas mesmo assim vai ser muuuuito mais barato do que comprar só ida e depois comprar só a volta, uma vez que trechos só de ida costumam ser muito mais caros do que ida e volta.
#1100860 por TripNomade
24 Jun 2015, 18:33
AdrianoLB escreveu:De preferência uma passagem de volta para o Brasil, ter uma passagem só de ida e outra para Paris por exemplo, sem passagem de volta ao brasil ou para fora da Europa costuma dar problema, pois o agente de imigração geralmente entende que você pretende ficar lá indefinidamente, o que é proibido.

Como que os mochileiros POBRES fazem quando vão sair do Brasil para andar pelo mundo sem data de volta? Precisam comprar passagem de ida e volta toda vez que entrar em um novo país?

Por exemplo: Vou sair do Brasil e ir para Portugal ( com passagem de ida e volta), depois vou para a Inglaterra de trem, depois vou para a Irlanda, depois Finlândia. Quando sair da Finlândia vou ter que voltar para Portugal para pegar o avião ou consigo remarcar o voo para sair da Finlândia?
#1100910 por xxxxxxxxxx
24 Jun 2015, 21:31
A regra de imigração na Europa em resumo é esta:

- Inglaterra e Irlanda fazem parte de uma zona de livre circulação, onde você só passa na imigração no primeiro país que entrar, para circular entre os dois você não passa na imigração. Ao passar na imigração, o agente vai querer ver a sua passagem de saída da Europa comprada e com data marcada para garantir que você vai embora e não vai ficar lá. Caso esteja tudo certo ele vai conceder o seu visto de 6 meses de permanência na Irlanda e Reino Unido.

- Portugal, Espanha, França, Alemanha, Finlandia, Italia Holanda, etc fazem parte do espaço Schengen, que é outro espaço de circulação livre, ou seja, você só vai passar na imigração no primeiro país por onde você vai entrar, depois entre os países membros não tem imigração. Ao entrar o espaço Schengen, você também tem que apresentar uma passagem comprada e marcada para fora da Europa, e o agente decide lá na hora se lhe concede o visto de permanência de 90 dias ou se manda você de volta ao Brasil deportado.

No seu exemplo, ao chegar em Lisboa (Espaço Schengen), você apresenta a passagem de volta ao Brasil a partir de Helsinke (Finlândia) comprada e marcada. Ao chegar em Londres, você estará saindo do espaço Schegen e terá que passar na imigração, lá você apresenta a mesma passagem de volta ao Brasil a partir de Helsinke. Ao ir para a Irlanda, não terá imigração, pois você já terá passado nela em Londres. Mas ao ir para a Finlândia, você estará voltando ao Espaço Schengen e irá passar novamente pela imigração, onde você apresenta a mesma passagem de volta ao Brasil que apresentou antes.

Se a companhia aérea onde você comprou o voo operar na Finlândia, você consegue sim remarcar a passagem para voltar a partir de lá, basta entrar no site ou ligar na companhia e fazer a alteração.

Mas você não precisa comprar passagem de ida e volta pela mesma cidade, você pode comprar numa mesma compra a ida por uma cidade e a volta por outro, por exemplo chegada por Lisboa e volta pela Noruega...

Para isto usa-se a opção "Multiplos Destinos" ou algo similar que existe em todos os sites de companhias aéreas para comprar os dois trechos juntos. Geralmente custa o mesmo de chegar e voltar pela mesma cidade, e mesmo que seja um pouco mais caro, você compensa isto não desperdiçando uns 100 ou 200 euros em passagens de volta a cidade de chegada.

Resumindo, ao chegar lá na europa o que a imigração quer saber, é que você vai embora da Europa dentro do prazo e que tenha como comprovar isto, não importa para onde você vai depois, pode ser de volta ao Brasil, para a Ásia, Africa, etc, desde que seja para fora da Europa.

Alem disto, para estadias muito longas, geralmente a imigração quer saber o que você vai fazer lá por todo este tempo, se você chegar lá e falar que não sabe direito o que vai fazer, não vão deixar você entrar. O que o pessoal que quer rodar o mundo sem data de volta faz é já ter um roteiro meio planejado para os próximos 3 meses, com as principais passagens já compradas e já ter alguns passagens e reservas de hospedagem em locais que gostaria de visitar, assim não tem problemas com a imigração.
#1100937 por TripNomade
24 Jun 2015, 22:52
AdrianoLB escreveu:- Inglaterra e Irlanda fazem parte de uma zona de livre circulação, onde você só passa na imigração no primeiro país que entrar, para circular entre os dois você não passa na imigração.

Qual Irlanda você diz. Norte ou Sul?

AdrianoLB escreveu:Mas você não precisa comprar passagem de ida e volta pela mesma cidade, você pode comprar numa mesma compra a ida por uma cidade e a volta por outro, por exemplo chegada por Lisboa e volta pela Noruega...

Eu apenas defini Portugal como país de partida, você tem dicas de qual outro país fora da UE e do Reino Unido fique barato a passagem de volta para o Brasil levando em conta os gastos com o trasporte até esse país?

AdrianoLB escreveu:Resumindo, ao chegar lá na europa o que a imigração quer saber, é que você vai embora da Europa dentro do prazo e que tenha como comprovar isto, não importa para onde você vai depois, pode ser de volta ao Brasil, para a Ásia, Africa, etc, desde que seja para fora da Europa.

Por exemplo: Vou entrar por Portugal, andar por alguns países da UE (sem planos), depois ir pro Reino unido e Irlanda, e no final sair pela Ucrânia( Esse país é um exemplo, queria saber se existe países baratos para voltar para o Brasil, é claro que levando em conta o trasporte até a Ucrânia por exemplo).

AdrianoLB escreveu:Alem disto, para estadias muito longas, geralmente a imigração quer saber o que você vai fazer lá por todo este tempo, se você chegar lá e falar que não sabe direito o que vai fazer, não vão deixar você entrar. O que o pessoal que quer rodar o mundo sem data de volta faz é já ter um roteiro meio planejado para os próximos 3 meses, com as principais passagens já compradas e já ter alguns passagens e reservas de hospedagem em locais que gostaria de visitar, assim não tem problemas com a imigração.

Pretendo visitar tudo que for de graça ou quase de graça, por isso não tenho planos definidos e nem ingressos para mostrar. Você consegue me dizer se existe ingressos baratos( quase de graça) de qualquer atração para comprar em Portugal e em outros países da Europa?

Estou pensando em pegar em agencias de viagens aqueles panfletos de atrações na Europa, será q o oficial de imigração aceita esses panfletos como roteiro?

Vi que alguns hotéis são tranquilos de cancelar a reserva sem pagar multa. Como não sei o que fazer, vou precisar cancelar minhas reservas quase sempre, é tranquilo fazer isso no mesmo dia do embarque ou é melhor esperar passar pela imigração?
#1100997 por xxxxxxxxxx
25 Jun 2015, 08:19
TripNomade escreveu:Qual Irlanda você diz. Norte ou Sul?

Ambas

TripNomade escreveu:Eu apenas defini Portugal como país de partida, você tem dicas de qual outro país fora da UE e do Reino Unido fique barato a passagem de volta para o Brasil levando em conta os gastos com o trasporte até esse país?

As passagens mais baratas são voltando pela Espanha, mas de nada adianta você comprar uma passagem barata de volta pela Espanha se o seu cronograma ou roteiro de viagem fizer com que você esteja na Bulgaria e lhe obrigue a pagar uma passagem cara de volta até a Espanha, então se possível tente ter ao menos a volta planejada para algum local e vá montando o seu roteiro para que ele lhe direcione para lá no final da viagem.

TripNomade escreveu:Por exemplo: Vou entrar por Portugal, andar por alguns países da UE (sem planos), depois ir pro Reino unido e Irlanda, e no final sair pela Ucrânia( Esse país é um exemplo, queria saber se existe países baratos para voltar para o Brasil, é claro que levando em conta o trasporte até a Ucrânia por exemplo).

como falei antes, Espanha geralmente é barato, mas se você comprar uma passagem Ucrânia Espanha separado, somando o custo das duas, provavelmente será mais cara do que comprar múltiplos destinos chegando por Portugal e voltando pela Ucrânia.

TripNomade escreveu:Pretendo visitar tudo que for de graça ou quase de graça, por isso não tenho planos definidos e nem ingressos para mostrar. Você consegue me dizer se existe ingressos baratos( quase de graça) de qualquer atração para comprar em Portugal e em outros países da Europa?

Locais que cobrem ingressos sempre são meio caros, coisa de 10 ou 15 euros

TripNomade escreveu:Estou pensando em pegar em agencias de viagens aqueles panfletos de atrações na Europa, será q o oficial de imigração aceita esses panfletos como roteiro?

Não aceitam, uma sugestão se você que quer andar sem rumo, é você sempre levar o planejamento de umas 2 ou 3 semanas para frente feito, como por exemplo já chegar em Portugal com reserva de hospedagem para Portugal feita, coisa que você vai precisar de qualquer jeito mesmo para passar na imigração, e também já ter passagens e reservas para as próximos 2 ou 3 cidades nas próximas 2 semanas, isto não lhe trará problemas na imigração, e lhe dará uma boa flexibilidade de mudar o roteiro sem ter que replanejar toda a viagem.

TripNomade escreveu:Vi que alguns hotéis são tranquilos de cancelar a reserva sem pagar multa. Como não sei o que fazer, vou precisar cancelar minhas reservas quase sempre, é tranquilo fazer isso no mesmo dia do embarque ou é melhor esperar passar pela imigração?

Tem que passar antes pela imigração, pois se a imigração desconfiar de você, eles ligam no hotel para conferir, e se você mentir, já era...

Dica final, andar "sem rumo", decidindo lá na hora o que fazer e para onde ir sempre é bem mais caro. Por exemplo passagens de trem compradas na hora custam no geral 3x ou 4x mais caras do que compradas antecipadamente, a mesma coisa com hostel, os bons e baratos costumam lotar, e na hora geralmente sobram os mais caros ou ruins... Então é um jogo de estica e puxa, quanto maior a flexibilidade, mais cara a viagem, e quanto mais "fixa" e engessada mais barata, então você tem que chegar num consenso que lhe dê a flexibilidade que você quer mas que não estoure o seu orçamento.
#1101198 por TripNomade
25 Jun 2015, 16:15
Adriano queria agradecer por responder todas as minhas perguntas. Eu to ficando pirado já de tanto pesquisar, e quanto mais pesquiso, mais dificil minha viagem se torna, acredito que vai ser uma luta para vagar pelo mundo sem rumo uahauhau.

AdrianoLB escreveu:por exemplo já chegar em Portugal com reserva de hospedagem para Portugal feita, coisa que você vai precisar de qualquer jeito mesmo para passar na imigração

Mesmo com carta convite preciso de reserva em hotel feita e comprovar 30 euros por dia que for ficar em Portugal?

Andei lendo que o Brasil tem acordo com Portugal para atender brasileiros de graça com problemas de saúde. Sendo assim, falaram em alguns sites que basta solicitar o Certificado de Direito à Assistência Médica - CDAM aqui na minha cidade mesmo. Apenas com esse certificado consigo entrar em Portugal ou realmente preciso contratar aquele da Schengen 30.000 euros?

AdrianoLB escreveu:As passagens mais baratas são voltando pela Espanha, mas de nada adianta você comprar uma passagem barata de volta pela Espanha se o seu cronograma ou roteiro de viagem fizer com que você esteja na Bulgaria e lhe obrigue a pagar uma passagem cara de volta até a Espanha, então se possível tente ter ao menos a volta planejada para algum local e vá montando o seu roteiro para que ele lhe direcione para lá no final da viagem.

Levando em consideração da passagem de volta, achei na internet algo interessante sobre o tratado de Schengen, eu posso escolher um desses países Europeus para visitar como rota de saída da Schengen, pois nenhum deles fazer parte da Schengen, tem a Albânia, Bósnia, Bulgária, Croácia, Chipre, Kosovo, Macedônia, Montenegro, Rússia, Romênia, Sérvia, Ucrânia.

AdrianoLB escreveu:como falei antes, Espanha geralmente é barato, mas se você comprar uma passagem Ucrânia Espanha separado, somando o custo das duas, provavelmente será mais cara do que comprar múltiplos destinos chegando por Portugal e voltando pela Ucrânia.

Por exemplo:

Posso comprar,

Essas vou comprar no Brasil para apresentar na imigração de portugal
[IDA] Brasil x Portugal( tradado de Schengen);
[VOLTA] Portugal x Inglaterra (Não faz parte da Schengen);

Agora essas deve ser mais barato comprar pelas empresas Low Cost ou trem
[IDA] Inglaterra x Russia( Não faz parte da Schengen e nem do Reino Unido);
[VOLTA] Russia x Brasil( ou algum outro país caso sobre grana).

Esse roteiro garante para os oficiais que vou sair do país deles e das linhas do Reino Unido e do tratado de Schengen, Correto?

AdrianoLB escreveu:Então é um jogo de estica e puxa, quanto maior a flexibilidade, mais cara a viagem, e quanto mais "fixa" e engessada mais barata, então você tem que chegar num consenso que lhe dê a flexibilidade que você quer mas que não estoure o seu orçamento.

Fixo no meu roteiro é começar por Portugal, depois Inglaterra, apenas isso de fixo. Você tem alguma sugestão de roteiro de baixo custo levando em consideração entrada em Portugal depois Inglaterra e depois aceito sugestão para ficar o mais barato possivel e seguindo as leis das linhas imaginarias hehe.
#1101302 por xxxxxxxxxx
25 Jun 2015, 21:18
1 - Carta convite serve como comprovante de hospedagem, não precisa de reserva de hotel se você tiver uma carta-convite correta. Portugal é Espanha são bem chatos quanto a carta-convites, devido ao grande número de fraudes relacionadas a carta-convites, então as cartas convites para se ficar em Portugal e Espanha precisam ser registradas no cartório Português ou delegacia de polícia, e paga-se uma taxa de uns 70 Euros para isto.

2 - O Certificado de Direito à Assistência Médica - CDAM vai lhe isentar do seguro somente em Portugal, mas só vale lá, não vale em qualquer outro país do Espaço Schengen, então se você for para Londres e voltar para Paris por exemplo, poderá ocorrer de eventualmente lhe exigirem o seguro, uma vez que o Certificado de Direito à Assistência Médica - CDAM não vale nos demais países.

3 - Em teoria você poderia sair do espaço Schengen indo para Albânia, Bósnia, Bulgária, Croácia, Chipre, Kosovo, Macedônia, Montenegro, Rússia, Romênia, Sérvia, Ucrânia, mas como ainda ficam na europa, se o agente de imigração resolver implicar ele vai implicar de qualquer jeito por você não estar saindo da Europa, então é bom ter uma passagem para fora da Europa comprada.

4 - Passagens Brasil x Europa x Brasil sempre tente comprar os dois trechos juntos, comprar só ida para a Europa ou só volta ao Brasil vai ser muito mais caro. Por exemplo numa pesquisa rápida em datas aleatórias para Outubro achei os seguinte preços: São Paulo x Lisboa só ida custa R$ 2.500, Moscou x São Paulo só volta custa R$ 3.000, total de R$ 5.500, São Paulo x Lisboa x São Paulo ida e volta compradas juntas custam R$ 2.500 e São Paulo x Lisboa - Moscou x São Paulo compradas juntas usando a opção "Múltiplos destinos" custa R$ 2.800, agora é só você fazer as contas para ver se vale a pena seguir o seu plano. Já os trechos internos lá na europa, estes sim pode valer a pena comprar numa low-cost.
#1101362 por TripNomade
25 Jun 2015, 23:30
AdrianoLB escreveu:São Paulo x Lisboa - Moscou x São Paulo compradas juntas usando a opção "Múltiplos destinos" custa R$ 2.800

Usando esse exemplo seu se minha passagem de Moscou x São for para 6 meses, o oficial de imigração em Portugal vai perguntar como vou me sustentar esses 6 meses pela Europa toda e vai pedir 6 meses de hospedagem?
#1101406 por xxxxxxxxxx
26 Jun 2015, 08:03
Perguntar como você vai se sustentar, provavelmente ele vai sim, ai é com você ser convincente o suficiente para convencer o agente...

Mas reservas de hospedagem não precisa para os 6 meses, como falei antes, se você tiver reservas para as próximas 1 ou 2 semanas não tem problema.

Usuários navegando neste fórum: Lucas Balthazar e 8 visitantes