vanessa.miranda

• Última visita

• Dias Ganhos

vanessa.miranda venceu a última vez em Dezembro 19 2020

vanessa.miranda tinha o conteúdo mais apreciado!

1 Seguidor

Bio

• Ocupação
    Economista - regulação de serviços de saneamento

Outras informações

• Colaborador

Distintivos Recentes

Reputação

1. @iscaglioni eu não fui até a plaza francia.... Dormi uma noite em confluencia e de lá direto pro campo base no dia seguinte... Mas pode jogar suas dúvidas aí que tento ajudar no que eu souber!
  2. @GERALDOGFILHO , obrigada! Pode fazer quantas outras perguntas quiser! 1. porque vc escolheu o mês de dezembro para a acensão? Pq não em janeiro, na alta temporada? Foi por uma conjunção de fatores....primeiro pq eu coloquei na cabeça que iria em dezembro kkk (pensei que estaria mais bonito, com mais neve, mais limpo, com menos gente, mais com cara de montanha selvagem, e realmente tudo isso foi verdade); segundo porque a permissão era bem mais barata na baixa/média temporada; terceiro porque foi quando deu pra conciliar as férias.. 2. em relação a sua preparação física, você teria feito diferente se pudesse voltar atrás, teria se preparado melhor? Eu consegui recuperar meu joelho e a minha tendinite de aquiles a ponto de não sentir nadica de nada no aconcágua, e considerei isso uma baita vitória pessoal. Mas por causa desses mesmos problemas, treinei consideravelmente pouco. Mas não achei que fez falta... Talvez se eu tivesse mais preparo cardiorrespiratório tivesse tido mais facilidade com a falta de oxigênio... mas não posso afirmar. De qualquer forma, cardio deve ser o foco do preparo... A musculação vem pra prevenir lesões que podem surgir com o treino de cardio (corrida por exemplo). Os músculos fortes não acho que servem pra mta coisa em altitude (há controvérsias). Acho que ajudam no comecinho, mas depois a altitude acaba com eles...e quanto mais músculo mais consumo de oxigênio. Eu errei bastante no treino foi depois de voltar... voltei com o frostnip nos dedos do pé e a recomendação era corrida pra ativar a circulação e ajudar a "ressuscitar" o tecido... Só que a altitude tinha comido todos os meus músculos, e eu comecei a correr sem fortalecer a musculatura primeiro... Aí aconteceu o óbvio, sobrecarreguei a articulação do joelho e ganhei uma síndrome que tá me enchendo o saco. Só percebi o tamanho do problema quando comecei a correr mais pra preparar pra cordillera blanca, que fui em julho/agosto. Como eu não pretendia cancelar essa viagem, detonei meus joelhos, e to lidando com o problema até hoje. Enfim, músculo e altitude é um dilema que eu não sei como resolver... 3. Na sua opinião, valeu a pena adquirir alguns equipamentos ou hoje você teria alugado tudo? (eu moro no norte do Estado de Mato Grosso, onde o clima nunca fica frio e o montanhismo não será um hobby frequente para mim) Se realmente não será um hobby frequente pra vc, vale a pena alugar tudo, ou se achar barato pra comprar pode comprar e vender depois. No meu caso, arrependo é de não ter adquirido ainda mais coisas, ou de melhor qualidade, porque o que não comprei pro aconcágua acabei comprando depois, ou ainda estou comprando. E algumas coisas já estou substituindo por melhores opções. Mas pra mim é um hobby permanente rss. Arrependo principalmente de não ter investido em uma mochila cargueira boa na época. Fui com a minha quechua forclaz 60 (aquela laranja da decatlhon), sem suporte correto pro peso que precisa carregar lá e sem espaço suficiente, tinha que ficar pendurando um monte de coisa de fora e isso castiga. Uma boa mochila pode fazer uma baita diferença poupando energia.
  3. Olá Rodrigo! to indo explorar el chaltén mês que vem e tenho a mesma dúvida que vc tinha... Como foi lá em relação a acampar fora dos campings oficiais, deu certo ou não rolou? E pegou clima ruim em abril? Obrigada!!
  4. Oi @robson.gomes-jpa ! vc lembra o nome ou a localização desses dois hosteis de 150 pesos? obrigada!
  5. @Carlos Eduardo Dum Dum @Thiago Cintra @Danilo.Pereira Olá! comprei a himalaya em 2016 pra usar no aconcágua, e testei antes em alguns lugares aqui no brasil com vento e chuva (pico da bandeira e serra dos órgãos). Achei ela excelente pra vento forte e chuva, estrutura muito resistente, mesmo mal montada. O chão é bastante forte, não rasga/fura fácil mesmo dormindo sobre pedras pontiagudas. O sistema de ventilação é mto bom tbm, e dá pra usar de boa no calor, por ser possível abrir as duas janelas laterais e as duas portas enormes. Vi basicamente dois problemas nela: o tamanho/peso (é um trambolho pra carregar e pesa um pouco mais que o informado, pelo menos 4,9 kg, ou mais); e o fato de não dar pra fechar as janelinhas externas por dentro, o que faz entrar neve na telinha, derreter, e pingar dentro. Fora isso, ela passou no teste no aconcágua, sem perder pras TNF VE 25.
  6. @mateus.passos-de-souza O gás era desses sim, não lembro se os que levei pro Aconcágua eram na proporção 70/30 ou 75/25, mas já usei das duas proporções em altitude e não notei diferença relevante. Sobre o frio, essa composição é suficientemente boa pra temperatura baixa, não falhou nem quando tava -20º (antes eu tinha lido sobre eles falharem, mas nunca aconteceu comigo...) Não tivemos mto cuidado com manter os cartuchos aquecidos, só mantivemos dentro da barraca, claro. No Huascarán teve um dia que o cartucho grudou no gelo enquanto tava derretendo neve fora da barraca, e tivemos que deixar ele passar a noite fora. No outro dia de manhã funcionou normalmente. Sobre o rendimento ser melhor se o cartucho não estiver gelado, faz sentido, mas não sei dizer. Com certeza quando tá mais frio gasta mais, mas talvez seja só porque a água demora mais a esquentar, o gelo demora mais a derreter.... não sei... Uma dica pra derreter neve mais rápido é jogar um pouco de água já derretida junto. Se estiver sem água, derrete um pouco até esquentar, e vai colocando a neve e esperando derreter, sempre deixando um pouco de água junto, faz mta diferença. Outra dica é evitar desencaixar o fogareiro do cartucho, quando der, porque cada vez que desencaixa vaza um pouco de gás. Se estiver com mais gente, cozinhar/derreter neve em equipe tbm economiza Legal esse artigo que vc mandou!
  7. @mateus.passos-de-souza, sim, por pessoa, e já considerando uma boa folga por precaução. Não sei dizer ao certo quanto gastei nos acampamentos altos.... Lembro por exemplo que quando derretemos neve juntos pra 3 pessoas no Cólera, suficiente pra beber bastante, cozinhar e levar pro cume, gastamos 1 cartucho cheio e um pouco de outro. Não tenho certeza de qual marca foi o gás, mas acho que era Coleman. Em santiago custou o equivalente a uns 9 ou 10 reais cada cartucho de 230g (isobutano e propano). Em Mendoza custava mais ou menos o dobro.
  8. @caiorsd considerando "alta montanha" como acima de 5500m, eu até tinha alguma experiencia no Peru, pequena, mas que fez diferença. Além da vivência, conversei com muita gente lá, o que me ajudou a ir construindo o conhecimento que precisava. No mais, pesquisei e li tudo que pude encontrar na internet (relatos, vídeos, livros, pesquisas científicas, filmes etc.) As conversas no outro tópico que abri aqui no mochileiros na época pra buscar companhia também ajudaram bastante a ir amadurecendo os planos, principalmente com as dicas e experiência dos que já tinham tentado o Aconcágua. Sobre a alimentação, sim, nos acampamentos altos fiquei praticamente na base de miojo, purê de batata em pó, biscoito recheado e barrinhas... Pro acampamento base levei enlatados: atum, feijao etc. Também levei um arroz pequeno. Em alguns dias a gente cozinhava em grupo e juntava coisas que cada um tinha levado tbm, ainda no acampamento base. Na madrugada antes de subir pro cume, eu ia comer um miojo maaais uma vez, mas o Andre me deu um liofilizado dele que tava sobrando. Isso foi ótimo. Aprendi e agora sempre levo pelo menos 1 liofilizado pra cada pré-cume. Outra coisa que aprendi que é bom de levar é cuzcuz marroquino. Só levar uma embalagem metalizada vazia (como as dos liofilizados) , colocar o cuzcuz dentro e água quente e nem precisa sujar panela ou pote nenhum.. Fica pronto nuns 5 minutos. Também levei uns chocolates e castanhas, mas acabou rápido.
  9. Oi @caiorsd ! Respondendo suas perguntas: 1) Eu considero que o grau de aventura/desafio muda bastante, mas isso é abstrato. Não levando em conta opiniões pessoais e custos, acho que a maior desvantagem é a falta de flexibilidade. Vc pode perder o cume pq a janela de tempo bom vai ser um dia depois do fim do prazo contratado (aconteceu com vários grupos quando eu estava lá)... Ou pode ter que desistir pq está se sentindo mal e seu grupo está bem e vai continuar subindo, sendo que se vc pudesse fazer seu próprio cronograma bastava descansar/aclimatar mais um dia e continuar depois, por exemplo. 2) Gastei uns 2000 reais e uns 400 dólares, sem incluir equipamento: Voos, ônibus, taxis: R$1480 Gás (comprei em santiago) + comida que levei: uns R$150 - R$170 Comida fora do parque (restaurantes, etc..) uns R$200 Permissão: US$291 Serviço básico de mulas ida e volta dividido para 4 pessoas: US$100 ou US$110 Hostel em mendoza antes e depois (4 noites total) + 1 noite em puente del inca - uns R$150 ou menos. Quanto ao equipamento, eu acabei comprando antes quase tudo o que eu ainda não tinha... Então só tive que alugar botas duplas e mittens. Não lembro certo quanto foi, mas é fácil conseguir orçamento de alugueis, eles mandam por email. Acho que deu uns R$350 - 400 no total.
  10. Olá! Comprei direto lá usando a carteirinha ISIC. Isso foi em outubro/2015. Tbm usei para entrar num museu em Cusco; na trilha nos Canions de Colca em Arequipa; e na travessia de San Pedro do Atacama (Chile) para Uyuni (Bolívia).
  11. isso, nosso "cume" foi ali nos 6200 mesmo, bem quando chega no "ombro" da crista pro cume. A greta tinha uns 2 metros de largura pra saltar, e uns 40 de profundidade. Um grupo levou escada, mas imagina carregar uma escada até lá! Achei a montanha bem mais técnica do que eu imaginava, tinha uma parede com mais de 70°...subir aquilo carregando escada é só pros mais malucos mesmo. E dava também pra passar rapelando até um ponto mais abaixo e subindo pelo outro lado, mas o gelo tava bem ruim ali, umas partes com rocha quase exposta e tal... Possível, mas arriscado. A gente até pensou em tentar, mas tinha o problema do horário tbm. Chegamos lá às 6hs. Pra atravessar a greta ia gastar pelo menos 1:30 com todas as ancoragens... mais 1h pro cume. Chegando ao cume depois das 8:30 já tá batendo muito sol em todo o caminho da descida, e aí fica perigoso com aquele tanto de seracs e gretas ... No Huascarán meu amigo teve uma dor de barriga cabulosa na noite do ataque ao cume, e aí tivemos que descer... Vou ter que voltar pra chegar nos dois cumes!
  12. Legal de1000, eu queria ter feito Ischinca também! mas acabou não dando tempo... fiz só o Chopi e tentei o Huascarán, sem cume... Cordillera Blanca é demais!! Fique à vontade para fazer mais perguntas. Abs
  13. Olá de1000! Não há cobrança pelo camping, apenas para uso do banheiro, talvez. Digo "talvez" porque a informação oficial é de que há um banheiro para uso gratuito em cada acampamento base, porém, na prática, tem que procurar bastante pra descobrir que banheiro é esse. Contratando o serviço básico de mulas, já ganha o direito ao uso dos banheiros da empresa, além de poder usar a barraca domo comunitária da empresa para cozinhar e descansar. O acesso a água nos acampamentos base é o mesmo para todas as pessoas. Não há distinção. Em plaza de mulas cada empresa prepara um local específico para reservar água, geralmente galões com torneira e/ou potes, mas ninguém se importa, reclama ou controla se quem está pegando a água contratou outra empresa ou nenhuma. Não tivemos, nem vi ninguém ter problema algum com as empresas por estar sozinho. Pelo contrário, vi todos sendo muito amigáveis. Em relação a montar barraca, o parque estava mais vazio quando fui, porque era baixa/média temporada, então foi tranquilo. Mas as empresas mandam porteadores subirem antes e montarem as barracas nos melhores lugares para seus clientes, então na alta temporada acho que pode acontecer de ter que montar a sua num local menos protegido. No acampamento Canadá pode ser complicado, pois á área boa é pequena. Os outros acampamentos são muito grandes.
  14. Oi Mauro! É possível avistar bem o Aconcágua com uma caminhada de uns 15 min a partir da entrada do parque (essa vista da imagem abaixo), mas em Confluência não. Eu particularmente não acho que vale a pena o trekking só até Confluência. Se quiser ir até o mirante da face sul perto da Plaza Francia, é possível sim fazer em um dia, se começar cedinho. Umas 2,5 a 3 hs até Confluência, mais 4 a 5 hs até Plaza Francia, e umas 2,5 a 3 hs pra voltar tudo (lembrando que os dias são longos lá no verão). O trekking não é permitido nesta época do ano. Quando vc está planejando ir?